O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O Jardim das Borboletas

alynebz 13/04/2024

"Ninguém aprende a ser corajoso. Temos apenas que fazer o que é certo, ainda que seja assustador."
Um Jardim repleto de borboletas, capturadas e selecionadas com muito cuidado pelo jardineiro, com novas identidades e espécies diferentes, para serem expostas no auge da sua beleza, até onde os vidros as cercam, para serem eternizadas.

O livro é narrado por Maya, em primeira pessoa, e algumas vezes pelos detetives. Ela é uma das borboletas, e agora que tudo acabou, precisa dizer como tudo aconteceu. A história intercala, como flash backs, do passado de Maya até como chegou ao Jardim, narrando o sofrimento vivido nas mãos do jardineiro e o filho dele, e como conseguiu sair desse lugar bizarro e angustiante.

A escrita desse livro é diferente, nem tão fluida, mas também não tão maçante, ele disseca muito bem todos os acontecimentos, e o fato de ser narrado também em terceira pessoa pelos detetives algumas vezes acaba sendo confuso, mas é um livro muito curioso e instigante. Um ponto negativo: acho que poderia ter revelado alguns pontos cruciais sem muita enrolação.

A história do livro é triste, é algo que jamais conseguiria imaginar se não tivesse lido, e nos causa um efeito estranho e doloroso, e a forma como é narrado nos permite nos colocar no lugar dos personagens. Eu recomendo o livro? Sim, mas para quem sabe que pode aguentar ler. Não é um livro com um final feliz, por mais que aparente ter sido.
alynebz 13/04/2024minha estante
?? É livro pesado, por isso vou deixar alguns alertas de gatilhos: abuso, sequestro, pedofilia, assassinato, suicídio, estupro e violência.

stephany :) 13/04/2024minha estante
amei a resenha, quero ler esse ainda esse mês

alynebz 14/04/2024minha estante
@Ste espero que goste da leitura, se for seu gênero melhor ainda!

Yonne.Tavares 24/03/2024

Amei
Meu 5 livro lido esse ano, amei demais , me tirou da ressaca literária que eu estava, vai entra para minha lista de livros favoritos.

Silva 22/03/2024

O Jardim das Borboletas
Que livro bom, MEU DEUSS! Favoritei!
É um livro meio criminal. Algumas pessoas podem achar um pouco pesada e explícito, mas eu não achei ruim.

Uma leitura muito fácil e um livro que te prende dms

thai 19/03/2024

Não consigo acreditar na força dessa menina
A força dela e de todas as outras meninas foi o que mais me chamou atenção no decorrer da leitura. A cada novo parágrafo eu esperava ela surtar e nada acontecia. Realmente, não sei se eu seria capaz.

O fato é que é um livro pesado, mas te entretém a cada frase. Li ele muito rápido e me apaguei muito a protagonista e todas as outras meninas.

É um livro bem bom, não tem um plot twist que vai querer te fazer arrancar os cabelos, mas ainda sim é uma história intrigante, e claro, perturbadora.

Recomento a todos que tenham estômago.

Mimim 05/03/2024

"um trauma não termina só porque a pessoa foi salva."
Esse livro realmente foi um misto de emoções e sentimentos para mim. Ele vai alternando entre passado e presente, como se fosse a protagonista contando uma história, e isso gera uma tensão bem grande, porque você sabe o que acontece mas não como acontece. Foi um ótimo livro, gostei bastante, ele é bem grande em detalhes, então não recomendo se tiver estômago fraco, mas se estiver preparado e atento aos gatilhos é um ótimo livro.

"? Algumas delas são amigas. Todas elas são família. Acho que é o que acontece, simplesmente."

thisismayzis 01/03/2024

Dando 5 estrelas pq não consegui dar 4.75 mas talvez esse livro de fato mereça 5 estrelas?. é bem pesado e aborda assuntos delicados mas que história genial. que escrita boa. e que personagens complexos! leria esse livro de novo de novo e de novo. o fato de variar entre narrativas do passado e do presente flui bastante e faz você sempre querer saber mais. é perturbador , não leia achando que será mais um livrozinho qualquer. mas por favor, se tiver estômago forte, leia! eu pareço ter sido a única pessoa do planeta que amou amou esse livro mas simplesmente nao teve como. acho que entrou com um dos meus favoritos?.

Brenda.Ferreira.1 26/02/2024

Eu sou apaixonada por trilher psicológicos! E esse foi mais um que me deixou intrigada do início ao fim! Apesar de algumas coisas terem ficado desconexas na minha mente o enredo prende bastante, o plot não é tão previsível assim e os personagens são bem desenvolvidos!
Achei magnífico a exploração das espécies mundiais de borboletas!
Porém ao mesmo tempo que a história tem uma suspense ele não é tão marcante quanto o drama!

Nicolas 25/02/2024

DECEPCIONANTE!!!!!
Confesso que estou revoltado!!! O clima de suspense que se constrói ao longo da história me fez devorar o livro, eu estava maluco pra descobrir como as meninas fugiram de lá, e esperava um bom plot twist, claro que nada do final foi satisfatório como eu esperava. A forma como elas conseguiram sair foi meio meh, eu pensava que teria alguma ação ou sei lá, mas da forma como tudo aconteceu só parece que a autora tava forçando um romance ali no meio, e aquele final, que confusão!!! Não estava entendendo nada, e de acordo com as resenhas muitas outras pessoas tiveram esse problema. Sinceramente achei o plot fraco, não sei se considero uma reviravolta, enfim, acho que o livro tinha tudo pra ser melhor, mas não foi.

(O livro tem MUITOS GATILHOS!!! ??????, são coisas muito pesadas e da forma como foram escritas não acho que funcionou de um jeito bom. Por conta disso não recomendo o livro pra ninguém).

Jamy's 25/02/2024

Gostei bastante do ar de suspense do livro e da falta de confiabilidade na Maya (protagonista), teve algumas cenas um pouquinho perturbadoras porém acrescentaram bastante para a história, tem pedofilia, mas recomendo

@janaotenhohora 12/02/2024

Terminei o livro na base do odio, na moral cara.
As personagens pareciam que não queriam mudar a realidade que tinham, outras até gostavam, e a propaganda pelo amor de Deus.
Horrível não gostei.
Confesso que a narrativa, o enredo são muito bem escritos mas esperava muito mais algo que realmente me fizesse sentir que tudo o que estava acontecendo iria ter algo não sei explicar.

trice 07/02/2024

É um livro que de fato mão é para todos lerem, pode conter gatilhos.
Embora as cenas de est*pro não sejam detalhadas, você ainda sim sente a raiva e injustiça do que acontece com as meninas.
Dei 4 estrelas pois o plot não foi muito bom, já que a principal já dava a entender durante o livro. Também o final ficou um ppuco confuso e corrido, o que foi muito diferente da obra em si.
Você consegue imaginar como são as meninas pela personalidade de cada uma, as asas em suas costas também. Cenários muito bem escritos, você consegue visualizar claramente o jardim.
Única coisa que deixou a desejar foi o final corrido e o plot previsível.

HyunShake 05/02/2024

O Jardim das Borboletas
Bom, direi com sinceridade que esperava mais. O livro todo não passa de uma garota narrando os acontecimentos que ocorreram com ela, enquanto essa estava sendo mantida presa com outras garotas e sendo abusada por um maníaco.
Você não verá nenhum policial tentando desvendar o caso ou algo assim, pois tudo já foi solucionado desde o começo. Será realmente mais os relatos do que ela passou e etc...
O livro não deixa de ser menos perturbador por conta disso, tem vários gatilhos para pessoas sensíveis ou fracas com temas desse porte.
Gostei, porém realmente esperava um suspense em que teria de descobrir coisas ou algo assim. Nessa parte me decepcionei bastante.