Relâmpagos de sangue

Relâmpagos de sangue Nelson Magrini

Resenhas - Relâmpagos de Sangue

Vanessa Vieira 10/10/2015

Relâmpagos de Sangue - Nelson Magrini
O livro Relâmpagos de Sangue, de Nelson Magrini, nos traz um suspense bem elaborado e repleto de analogias. O autor conseguiu explorar muito bem o mistério em sua trama, porém acabou se estendendo demais em algumas passagens e confesso que senti falta de um embasamento maior no que concerne aos protagonistas Sara e Jôs.

A jornalista Sara e o veterinário Jôs não se conhecem, mas compartilham algo em comum: ambos sonham o tempo todo com chuvas de sangue e relâmpagos vermelhos, pesadelos estes que acabam deixando os dois completamente fora de órbita. Prestes a enlouquecer, eles resolvem voltar para Germinade, cidade mineira onde passaram suas férias, em busca de resposta e esclarecimento, visto que os pesadelos tiveram início a partir daí.

Em Germinade, coisas estranhas também começam a acontecer. Pessoas desaparecem sorrateiramente e sem deixar rastros, animais são cruelmente dilacerados e empilhados e um misterioso pó vermelho cobre o município mineiro...

Relâmpagos de Sangue nos traz um livro interessante e misterioso, com um tema original e que faz analogia aos tempos atuais. Logo quando iniciei a leitura, fui tomada por um certo sentimento de angústia e aflição, visto que o autor soube intercalar o suspense e o mistério de modo quase que visceral. Porém, algumas descrições e passagens me soaram um pouco desnecessárias e acredito que a história poderia ter sido um pouco mais enxugada. Senti falta também de um aprofundamento maior acerca dos protagonistas da trama, que acabaram sendo deixados em segundo plano. Narrado em terceira pessoa, de forma intrincada e envolvente, o livro possui muitos atrativos, mas tem lá os seus pontos negativos.

Os aspectos emocionais de Sara e Jôs são bem explorados no começo da trama e alguns de seus sentimentos nos soam quase que palpáveis. Porém, no meio da história, eles acabam não tendo o foco que eu esperava e se tornam pequenos coadjuvantes em meio aos mistérios de Germinade.

Um dos pontos que me chamaram a atenção no enredo de Magrini foi a descrição de Germinade, seus mistérios e sobretudo, o forte impacto que as Forças Armadas tem no enredo. Quase que de imediato, associei a história ao mistério do "famoso ET de Varginha", que até hoje é uma incógnita e claro, acabou sendo ocultado pela poeira do tempo. Achei a analogia do autor fantástica e extremamente convincente. Outro fato que vale destacar é a proeza de um piloto e co-piloto tentando salvar seu avião, que foi tecida de pura adrenalina, se tornando um dos momentos mais marcantes do livro.

Em síntese, Relâmpagos de Sangue se mostrou um enredo criativo, misterioso e com uma carga de suspense para ninguém botar defeito. Apesar de ter tantos elementos excelentes a seu favor, o livro deixou a desejar em alguns aspectos, se estendendo em cenas não tão importantes e deixando de explorar personagens dotados de potencial. A capa retrata bem a essência da história e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de revisão. Apesar de alguns pontos negativos, é uma obra que eu não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2015/10/resenha-relampagos-de-sangue-nelson.html

Leo Ramos 06/01/2013

Entendiante
Abandonei esse livro. Ele me causa impaciência por suas cenas desnecessariamente longas e redundantes. Coisa que em um parágrafo o autor poderia ter passado a mensagem, ele o faz em 3 páginas. Estica e estica irritantemente.

Talvez em outra oportunidade eu tente reler

André L. Pavesi 18/07/2011

Uma grata surpresa na literatura nacional!!
Eu já havia lido críticas muito boas ao trabalho do Magrini, mas sinceramente fiquei surpreso , de uma forma positiva, com a qualidade do livro.

Os primeiros capítulos estão praticamente prontos para uma transcrição cinematográfica, com um ritmo envolvente e acima de tudo apresentando personagens cativantes, com os quais o leitor consegue se conectar de uma forma natural – o que pra mim é uma qualidade obrigatória num bom livro.

Outra qualidade do livro, já destacada por outras resenhas, é a abordagem dada às Forças Armadas brasileiras; neste livro, os militares mereceram o mesmo tratamento dispensado aos demais personagens, fugindo do tradicional estereótipo de “militares-caxias-e-intolerantes” normalmente apresentado na ficção nacional. Sinceramente, fiquei com vontade de ler mais histórias utilizando o cenário militar criado nesse livro!

Lendo certo trecho do livro, não pude evitar de pensar no relativamente recente acidente aéreo com o avião da Air France, a semelhança entre a ficção (que precedeu ao referido acidente em alguns anos) e a realidade nua e crua é impactante.

Resumindo, um livro nacional que não fica nada a dever em relação aos grandes Best-sellers no mercado. Altamente recomendado!

Guilherme 28/06/2011

Relâmpagos de Sangue - Nelson Magrini
Um constante mistério envolve a vida de Jôs e Sara. Ambos têm sonhos (melhor dizer pesadelos) onde há muito sangue... realmente muito. Isso não mencionando o fato de que esqueceram muitos acontecimentos recentes, que se mostrariam essenciais para entender o que está acontecendo com eles.

O problema é que esses eventos sobrenaturais não é algo da cabeça deles. Está acontecendo em várias partes do Brasil, como: chuva de sangue e pessoas desaparecendo em pleno ar. O centro de tudo isso parece se localizar numa pequena cidade chamada Germinade.

Agora é necessário voltar ao lugar em que tudo começou, para entender o que está causando isso, e tentar impedir... antes que seja tarde.

Foi uma boa experiência, sendo esse o primeiro livro que li do Nelson Magrini. Esse é um livro em que o suspense predomina a cada página, e vai ficando mais intenso. É um livro que quando terminado, você ainda ficará pensando no final por várias e várias horas... certamente.

Nedina 05/06/2011

Angustiante
Sim, essa é a palavra que melhor define esse livro do Nelson Magrini. Em pouco mais de 400 páginas ele te faz prender o fôlego da primeira a última página.
Mas do que trata realmente a história? Bem, basicamente é o seguinte: Sara e Jôs estão tendo visões estranhas de relâmpagos vermelhos que parecem lhes chamar... Sabem que tudo começou depois de férias passadas em Minas Gerais e resolvem voltar lá para tentar entender o que aconteceu. De volta à pequena cidade de Germidade, coisas estranhas começam a acontecer, por exemplo, pessoas estão desaparecendo, animais estão morrendo.
Uma das coisas interessantes do livro é a participação do exército brasileiro. Sim, oficiais do exército também são personagens dessa história. Muito bom para levantar a moral do Brasil.
Enfim, um livro muito bem escrito com uma história bem construída e que deixa um gostinho de quero mais.

Fimbrethil Call 31/10/2010

ETs em Minas, mas não em Varginha
Um suspense bem construído, que te deixa sempre com vontade de saber o que vai acontecer depois.

Legal essa aventura bem brasileira, com personagens como Janjão.

Felipe Santos 09/10/2010

Germinade sabe guardar seus segredos
Com uma temática completamente diferente de "Anjos - a face do mal", Nelson Magrini nos brinda com mais um romance de tirar o fôlego. A sinopse é instigante e não conta nada da trama. A obra é baseada na história da jornalista Sara e do veterinário Jôs que estão sendo perseguidos por uma "entidade" que vem na forma de uma chuva de sangue e relâmpagos vermelhos. Para resolver o mistério, antes de enlouquecerem, eles resolvem voltar para a cidade onde passaram as férias. A trama é envolta em mistério, mas o que chama a atenção na obra é a forma como Nelson relata a angústia e o medo das personagens em momentos em que estão solitários. A solidão é sufocante e seu desespero chega ao extremo em determinadas páginas do livro. O autor se supera ao fazer você sentir todas essas emoções junto com as personagens e acredite isso não é fácil. As cenas são muito bem descritas.
Pontos adicionais positivos para a descrição de um piloto e seu co-piloto tentando pilotar um avião comercial dentro de uma tempestade de sangue e para os exercícios da aeronáutica brasileira.
A criatividade de Nelson também é vista em vários momentos do livro. Adorei a idéia do pó vermelho, do relâmpago sólido e das alterações das leis fundamentais da física. Ficou curioso? Então tente resolver o mistério de Germinade. Mas já adianto: a cidade sabe guardar seu segredos...

Felipe Santos
Autor do livro "O Preço da Imortalidade"
blog: williambrenauder.blogspot.com

Claudinei 28/07/2010

Dificil encontrar as palavras certas para descrever esse livro...
Pra quem já conhece o trabalho do Nelson Magrini, entenderá que não é exagero o que vou dizer.
Impossivel começar a ler esse livro e não querer avançar um pouco mais as paginas seguintes, o que vai tornando uma cadeia viciosa, pois ao chegar a essas páginas você com certeza irá querer coninuar até as próximas.
Uma narrativa envolvente, em dados momentos a história te deixa tenso, dada a circusntância que o personagem está vivendo, parece refletir diretamente em você. Gostei muito dos outros dois livros do Nelson, mas nesse , me surpreendi e muito com a qualidade, a forma de se expressar os instantes dramáticos , o porte de cada personagem , a forma como passei vivenciar a história, como se eu mesmo estivesse participando dos acontecimentos. Quem já leu, deve imaginar o que estou tentando descrever.
Ponto p/ o autor mais uma vez que dividiu com milhares de leitores, a espetacular aventura, fruto de uma boa imaginação!
Com certeza, nesse genero de mistério e suspense Nelson está no topo da lista de autores aqui de nosso país.

Karine Coelho 24/06/2010

Hã??
O título da minha resenha é o que você pensa ao final da leitura. Hã?? Não tem outra palavra para expressar o sentimento que Nelson Magrini te proporciona no fim do livro. Bem, mas vamos à resenha.

Dessa vez vou começar logo pelo pontos negativos. O livro me pareceu muito longo, tem muitas cenas que nem precisavam estar ali, e há passagens muito detalhistas. Toda aquela ação na base secreta de Cruzeiro foi muito extensa, embora muito boa. (quase morri com aquele suspense todo!) O livro precisava ser enxugado, e eu queria que fosse mais focado na Sara e no Jôs, que praticamante se perderam no meio da narrativa. Mas esses são só os pontos negativos. Vamos agora aos positivos.

Tensão. Medo. Angústia. Você sente tudo isso durante a leitura. E eu prezo muito os livros que me fazem penetrar na história, sentir o que os personagens sentem. Os capítulos finais do livro já valem para o Nelson ser chamado de mestre do suspense nacional, na minha opinião. Eu sentia o medo dos personagens, ficava intrigada com o suspense! O que era tudo aquilo? E no final... Bem, ele não te responde nada! O suspense continua! Isso, ao meu ver, foi genial! Eu quase podia sentir o suor frio escorrendo pela pele dos soldados, a respiração ofegante de Sara enquanto corria pela floresta, a angústia que suas visões provocavam... A confusão dela quando se lembra de tudo. Segundo o próprio autor, essa era a proposta do livro. Então, só posso dizer: parabéns, Nelson, você conseguiu!
bardo 24/06/2010minha estante
Karine, achei muito pertinente sua resenha e suas críticas bem objetivas, e concordo com vc, apesar de discordar do tamanho do livro, eu até achei adequado, mas concordo com vc, com uma enfase maior no Jos e na Sara, acharia legal diminuir a cena da base aumentar as cenas com eles, apesar de algumas cenas da base serem perfeitas, acho que o Nelson esticou de propósito pra deixar o leitor angustiado rs, por o leitor apropriadamente no "clima" rs
Abraços

Nana B. 20/04/2010

Gente, posto aqui meu histórico de leitura, pq o site não está deixando eu postar no lugar!!!
Estou na página 102, em duas horas de leitura!

Cara, mal a trama começou a se desenrolar e eu já estou toda arrepiada, juro!

Várias frentes, pessoas distintas e um mesmo mal sem nome, assolando as mentes de todos!

Tensão no ar e na terra...

Ui, meda!

Magda Attié 10/04/2010

Nooossa
Belissimo!! Fantástico...que história!!!
Nosso amigo Nelson tem talento de sobra...para o suspense!!
Foi angustiante esperar até a última folha, o desfecho é imperdível!!! Estou juntando os cacos!...delirante do começo ao fim!!!
Impressiona...
Parabéns!!!

Leonardo 01/11/2009

Volto a dizer "Para bom entendedor"
Não entendi por que o cara ae apagou sua resenha e postou em cima da minha sendo que seria extremamente correto deixar como estava, mas pelo menos o titulo da minha resenha "Para bom entendedor" deu certo.

O peixe foi fisgado...

Vamos la...irei postar novamente....

Segue o que eu tinha postado anteriormente:

"É preciso, acima de tudo ter bom gosto para ler um livro de tamanha qualidade criativa e tecnica como este. Simples bom gosto, mais nada. Não é preciso ser intelectual ao extremo, pois qualquer um (com bom gosto) pode ler esse livro e adorar...

Então, se voce tiver bom gosto, eu Recomendo!! Dou nota mil!

Agora se tiver um gosto pessimo para livros, eu recomendo alguns livros como "O Segredo"...

É um livro magnifico, com uma trama que prende mesmo nossa atenção e o final, claro, nos deixa com um gosto de "quero mais"!! Ótimo mesmo!!!

Até por que, o que esperar de um escritor que já foi (ou talvez ainda é) tema de estudo acadêmico...

Leiam!!! Compram!!!!

E tenham bom gosto!!"

Bidoia 26/11/2009minha estante
Caro Leonardo, como você não entendeu eu explicarei : Eu não apaguei minha resenha e postei em cima da sua, apenas a editei para corrigir um erro de português que estava presente nela - você deveria fazer o mesmo na sua.Não sabia que ela se recolocaria sobre sua resenha.

Bom, obviamente eu entendi mas temo a dizer que o peixe não foi fisgado, pois ainda que você tenha tentado ser provocativo, eu não tinha intenção de desperdiçar um tempo apenas para responder uma resenha de péssimo gosto.Mas como você levou para o lado pessoal ,irei comentá-la apenas para inflar um pouquinho o seu ego.Já aviso,porém , que vou responder tomando como direcionada a minha pessoa seus infelizes comentários.

Primeiro : "bom gosto" é extremamente relativo, há gostos diversos para livros diversos e baseado nas obras que você tomou por lidas na sua estante - todos do gênero horror/ficção ou espécies de auto-ajuda - vê-se logo que você como um bom ignorante literário não entende se não do seu próprio gosto.Não obstante esse mesmo fato me faz duvidar de sua capacidade de comentar livros dos mesmos gênero já que são estes apenas os que lhes despertam prazer, tornando assim qualquer elevação dos mesmos uma simples tentativa de mostrar que "são bons porque lhe interessam".

Segundo : Eu nunca li o segredo, e tampouco tenho a pretensão de lê-lo - e por isso não irei comentá-lo.

Terceiro : Há muitos livros bons de variados gêneros que têm como objetivo a pura e plena diversão de forma que o simples fato desta obra em discussão não ser voltada para intelectuais não a torna boa.Há autores contemporâneos que escrevem sobre temas semelhantes e que possuem potencial muito mais elevados.Vide: Stephen King; Neil Gaiman; Anne Rice ou mesmo o brasileiro André Vianco.

Quarto : Ser tema de estudo acadêmico não revela necessariamente uma tendência boa.Deixe-me recordá-lo que autores Parnasianos são ainda muito estudados mas são também, todavia, alvo de críticas por muitos no meio acadêmico ou que mesmo o próprio Machado de Assis possui um começo de carreira literária considerado lixo neste meio.

Quinto : A forma correta de conjugar o verbo "comprar" no Imperativo afirmativo da terceira pessoa do plural é "comprem" - "compram" trata-se do presente do indicativo.Vide : primeiro grau escolar.

Sexto : o que penso sobre o livro em si, está escrito em minha resenha, logo não escreverei outra vez.

Sétimo e último : gostaria de lembrá-lo também que um "bom entendedor" possui uma boa interpretação de texto, e assim sendo entende que este espaço serve para postar resenhas e não para afrontas e que caso da próxima vez você queira discutir algum livro comigo, por favor fale diretamente para mim, ai posso lhe passar meu MSN ou E-mail para que você escreva, sem que os outros tenham que ler seu descontentamento e ínfima provocação.

Agradeço sua compreensão.

Leonardo Brum 06/07/2009

Imperdível
"Relâmpagos de Sangue" traz a história de Jôs e Sara, arrebatados por um medo indecifrável e devastador que vai tomando conta de suas vidas. Os capítulos vão se somando num "crescendo" de mistério instigante. A nossa ânsia em saber o que de fato está acontecendo vai aumentando, até que, finalmente, a trama se esclarece, surpreendentemente, num epílogo curto e eficaz. Por isso o efeito arrebatador.

Leonardo Brum
Autor do livro Um Mundo Perfeito, editora Novo Século.
www.leonardobrum.com.br