As leis fundamentais da estupidez humana

As leis fundamentais da estupidez humana Carlo M. Cipolla

Resenhas - As leis fundamentais da estupidez humana

1 | 2 | 3 | 4

Canoff 07/06/2023

Este livro me trouxe um questionamento: sou eu um imbecil por não ter entendido nada, ou o autor é um esquizofrênico que escreveu qualquer coisa e chamou de livro? Não é possível. 96 páginas e absolutamente nada faz sentido.
O livro inicia com um prefácio brevíssimo no qual o autor menciona que, inicialmente, não desejava publicá-lo, pois queria que houvesse apenas uma edição impressa. Isso também se aplica às traduções. Ao ler isso, qualquer pessoa tende a valorizar muito o livro. Como assim, ele só quer que uma pessoa veja? Ele deseja que apenas uma edição seja impressa? O que esse livro tem de tão interessante? Pois bem, decidi começar a leitura.

Eu adicionei esse livro à minha lista de leitura há anos. Fui atraído pelo título, pelo enredo, e tudo parecia indicar que seria mais uma leitura envolvente, com críticas sociais e, principalmente, críticas à modernidade. Não sei por que adiei tanto a leitura, já que tem apenas 96 páginas, mas, de qualquer forma, fui adiando ao máximo.

Comecei a ler e terminei sem entender NADA, absolutamente nada. O autor elaborou 12 leis, mas não disse nada que fizesse o MÍNIMO sentido. Tive a impressão de que ele estava em meio a uma confusão mental e escreveu qualquer coisa.

Só consigo pensar em duas possibilidades: ou ele é um gênio e escreveu algo tão complexo que eu não entendi nada, ou ele sofre de esquizofrenia. Não sei nem o que dizer. Essa leitura foi tão estranha que parecia um panfleto. Vou ter que aumentar a classificação do pior livro do ano, porque este conseguiu ser ainda pior. Sabe o que é mais estranho? Tem pessoas elogiando! Tem pessoas que teceram elogios a isso. É surreal!
Canoff 07/06/2023minha estante
Observação:

Eu quero (muito) acreditar que sou um completo imbecil e não entendi. Não quero aceitar que o livro se resuma a isso. Minhas expectativas estavam altíssimas, mas caíram tanto que atingiram o pré-sal.

GiSB 07/06/2023minha estante
Robson, é muito simples: o livro não era para você, você não deveria fazer parte do público-alvo do livro. Simples assim. Tem livro que algumas pessoas elogiam, pois fala para elas, toca no íntimo dessas pessoas, mas pode não fazer efeito algum em outras. De repente, esse livro foi assim para ti, não deveria surtir efeito algum, nem positivo, nem negativo.

Duchesse 19/09/2023minha estante
Acabei de ler o livro agora e fiquei exatamente com a mesma sensação....

Duchesse,

Pelo menos, não foi o único. Eu não entendi NADA do livro. ?

Duchesse 19/09/2023minha estante
Nem sei se o livro quer dizer alguma coisa... o que é aquele gráfico?!?!

Duchesse 19/09/2023minha estante
Robson, esse livro deve ser uma pegadinha... como aquele artigo que foi propositalmente escrito para não dizer nada, mas que muitos especialistas elogiaram. Só depois de muitos elogios é que o autor veio a público para dizer que tinha escrito um monte de bobagem em linguagem hermética justamente para expor aqueles que aplaudem qualquer coisa que tenha um ar de inteligência...

Canoff 19/09/2023minha estante
É... Eu pensei na mesma coisa. Um dado interessante é que há muita gente elogiando e redigindo resenhas sobre nesse livro. Acredito que eles tenham imaginado uma coisa, mas trata-se algo completamente diferente.

Duchesse 19/09/2023minha estante
Eu vi! Foi por causa das resenhas positivas que li. Talvez não tenham querido dar o braço a torcer...

Ah, provavelmente...

hdcavalcante 28/04/2021

As leis fundamentais da estupidez humana
Em tempos de negacionismo e polarização política, este livro de Carlo M. Cipolla mostra o potencial destrutivo do binômio estupidez e poder.

Pâmela Cristina 01/10/2022

As Leis Fundamentais da Estupidez Humana foi um achado. O autor trás um raio X da pessoa estupida. Em suas leis, nos mostra como existe esse perfil de pessoa em todas as classe, todos os locais e em quantitativo impensável. Nesse momento de nossa sociedade em que nos deparamos com pessoas que prejudicam outras enquanto prejudicam a si mesmos, essa leitura é imprescindível.

Debora 25/05/2020

Esperava mais
O livro passa uma mensagem simples e clara: não subestime a quantidade de pessoas estúpidas nem o poder destruidor que ela pode causar.

Confesso que esperava mais, mas não deixa de ser um livro hilário. Além de ser uma leitura muito breve.

13marcioricardo 17/02/2023

Curto, mas interessante.
Um pequeno ensaio sobre a estupidez e seus danos. O autor parte do princípio que uma pessoa estúpida é alguém que causa prejuízo ao próximo sem sequer ganhar nada com isso. Assim a pessoa estúpida é imprevisível e pode até causar mais danos que bandidos inteligentes. O mundo está cheio de pessoas estúpidas, não importa a raça, o sexo, a cultura, o credo, o emprego e tudo o mais. Eles estão em todo o lado e, normalmente, nós caímos no erro de os substimar. É um livro curto, mas com algumas ideias interessantes. Pena o autor não o ter desenvolvido mais.

Bianca Martins 05/04/2023

Eu não estava no clima
Sinceramente eu acho qie precisa estar um pouco no ciima para ler esse livro, já que ele é construído sobre o deboche.

No geral, tem algumas frases boas e dá para ler em 20 min, então recomendo a leitura rápida.

Nic 05/06/2023

Nunca subestime os estúpidos.
Nunca subestime os estúpidos. Rssssss
Um livro curtíssimo, iniciei e terminei num voo POA/SP.
Vale a pena a leitura, repleto de ironias e frases marcantes o autor divide as pessoas em vulneráveis, inteligentes, bandidas e estúpidas, para isso, usa gráficos e os divide nos quadrantes X e Y.
Mas, os piores de todos são os estúpidos, e pela análise do autor ele comprova o porque estes fazem tanto mal para a sociedade.
Fikdik de uma leitura que mesmo com toda a ironia nos faz refletir... Ainda mais nós que vivemos tempos onde alguns andam cultuando a estupidez.
Grátis no Amazon Prime.

ftsolivetti 12/02/2021

Estupidez humana
Achei legalzinho... não seu se concordo com a 2a Lei que o autor propõe, mas achei bacana o balanço da sociedade que ele faz.

Tentando viver sempre no primeiro quadrante ?

Júlio 23/04/2023

Sagaz e recalcitrante.
Esse ensaio busca fazer um breve esclarecimento sobre a estupidez humana; o que ela é, como ela funciona, quais danos ela pode causar a nível individual e coletivo.
O autor tem uma maneira criativa de demonstrar o funcionamento dos indivíduos e ações estúpidas através de gráficos, também classificando tipos de membros da sociedade como os inteligentes, os vulneráveis e os bandidos - juntos é claro, dos estúpidos.
O ensaio é breve mas eficaz. Recomendo a qualquer um que queira refletir filosoficamente a respeito do que é a estupidez e suas implicações.

21/09/2020

Os estupidos explicados pela lógica
Livro curto, de fácil entendimento, que promete explicar a estupidez pela lógica. É, no mínimo, bem divertido.

Lucas1429 14/06/2023

Dúvida
Eu fiquei muito na dúvida se eu li esse livro no momento errado e não entender muito bem, ou se o autor só escreveu esse livro quando não tava batendo bem das ideias.
Por que ele é muito sem sentido

Lenon, André Lenon 30/05/2021

Bem breve e resumido. Aborda um ponto de vista interessante mas não se aprofunda. Recomendo como uma leitura rápida sobre um assunto relevante.

Damiris 31/07/2020

Sobre a estupidez
O autor fala sobre a estupidez humana e o quanto a é subestimada. O quanto o poder de destruição da estupidez humana é subestimado.

O que seria a estupidez em si? Consiste em agir de modo que você prejudica o outro e a si mesmo.

Ele fala sobre o como os indivíduos estúpidos prejudicam a sociedade.

É um livro bom e curto...simples e direto!

Há...e a edição tá caprichada, papel grosso e macio, páginas amareladas..

Reccanello 17/09/2023

Apesar de escrito com intenção cômica, o livro traz uma importante e interessante forma de perceber e avaliar o comportamento estúpido (aqui entendido como burro ou imbecil) e seu impacto na sociedade e na vida do indivíduo. Infelizmente, a conclusão óbvia é que vivemos cercados por idiotas, somos cada vez mais afetados por suas atitudes e o filme "Idiocracy" não era uma comédia, mas uma profecia.

1 | 2 | 3 | 4