Richthofen

Richthofen Roger Franchini

Resenhas - Richthofen

Alessander.Oliveira 15/11/2021

?Fui tapeado?
Ao me decidir pela leitura deste livro tinha a impressão de se tratar de uma obra que contaria os fatos acerca do caso Richthofen com uma pegada jornalística. Entretanto é um romance que ?acompanha? o caso ora mais próximo ora mais distante, de acordo com o enfoque/perspectiva das personagens.

Não que tenha sido ruim, mas não era o tipo de leitura que eu esperava. Se tivesse prestado mais à atenção (antes de iniciar a leitura) na proposta do livro muito provavelmente não o teria lido.
Suely.Fernandes 15/11/2021minha estante
Eu seria tapeada também pela capa do livro! E também pelo título kkkk

Alessander.Oliveira 15/11/2021minha estante
Kkkkkk

Bruna.Portoghese 12/04/2022minha estante
Você tem que ler o do autor Ulisses , se chama Suzane...ele é ótimo, estou lendo...esse eu não conhecia, mas não relata os fatos do crime?

Alessander.Oliveira 06/06/2022minha estante
Relata, sim.

Bruna.Portoghese 06/06/2022minha estante
leia esse que te indiquei, se puder

Edison.Eduarddo 31/08/2022minha estante
O livro do Ulisses é show! Dá detalhes de coisas que nem a imprensa noticiou...

NathAlia.Senteio 26/12/2023minha estante
Alessander.to

Concordo com você, cara! Tô terminando de ler e não é nada daquilo que eu esperava. Falam mais daquele policial grosseiro do que do crime, da vida dos Cravinhos, dos Richthofen, da investigação... nada a ver. Tô me sentindo tapeada também. Só vou ler até o fim porque já tô acabando, e o livro é pequeno

NathAlia.Senteio 26/12/2023minha estante
Já li do Ulisses. Amei! Esse sim é bom!

LetAcias 11/01/2024

Resenha "Richthofen"
Não tem muito o que falar desse livro, mas vamos lá. A narrativa se reveza entre os policiais na investigação do caso e os assassinos. A história é, em boa parte de ficção e retrata o cotidiano dos policiais.
A parte da delegacia não é o foco da maioria das pessoas que compraram o livro. Eu, por esse motivo, demorei muito para acabar "Richthofen", não por ser ruim, mas por ser desinteressante e dar as informações do caso de forma rasa.
Enfim, não é ruim, mas não é o que a maioria esperava. A escrita é boa, mas a proposta deixa a desejar.

Daniela.Barbosa 27/04/2022

Quando comecei a ler, achei que mostraria a visão dos investigadores, porém ganhamos um romance? Não é uma leitura ruim, mas esperava mais.

yssa.vogrincic 09/01/2023

suzane richthofen
"Extremante fría, manipuladora e com uma personalidade enigmática, Suzane von Richthofen é assim: Assustadora."

Sendo bem sincera não é tão bom assim, não conta muitos detalhes do caso como EU gostaria mas é um livro bom mas se você quer conhecer o caso da Suzane e os pais delas com mais detalhes então deveria escolher outros livros, documentário e até mesmo o filme dela e do namorado.

Esperava bem mais detalhes sobre o caso, esqueci de ler a parte que esse livro tem uma parte fictícia então complicou um pouco a leitura.

Mas é bom e não é TÃO pesado como eu achei que fosse.

Ale 09/05/2023

Esse livro trata o caso como deveria ser. Um crime brutal. Esta detalhado nesse livro, partes do crime que eu nunca tinha ouvido falar, por ser nova na epoca, não acompanhei. E pelos documentarios, tambem não estavam sendo retratados. Esse livro abre uma perspectiva da policia, tambem nunca lida por mim. o Autor não tem medo de apontar o dedo e contar os podres, por muitas vezes senti que o autor fugiu da proposta do livro, que seria contar sobre o crime, e foi para um caminho de denuncias ofuscadas de outros casos dos policiais. Mas ainda assim, é um livro bem desenvolvido e que conta o caso Richthofen.

BeatrizrBlanco 27/07/2022

Bom?
Achei agradável a escrita do autor, a história do crime é envolvente.
porém, a parte policial dentro do contexto + a corrupção segue meio arrastada.

manu forssell 24/04/2020

Muito bom!!
Para quem gosta de crimes e investigação esse livro é tuuudo, apesar de a história ser trágica e bem pesada.

Mariza27 16/01/2024

Defeitos
Sou amante de histórias reais. Mas esse livro é irreal, kkk. O autor misturou ficção com realidade.

Bom até entendo pontos que talvez levaram o autor a isso, mas que não ficou legal para me fazer dar 5 estrelas, uma história paralela de um policial que supostamente naquela noite, atendeu ao chamado do que seria, um dos crimes que mais abalaria a sociedade brasileira.

O polícial é fictício, o chamado e alguns poucos detalhes daquela noite, e do caso em si são poucas. Acredito que na busca por uma história mais leve, mais descontraída ele teve a ideia de misturar ficção e realidade. Não deu muito certo já que queremos o tempo todo saber o que está acontecendo na parte que é real.

Porém praticamente todos os capítulos, fora o último, é contando a vida do policial e seus tabus dentro da delegacia e até na vida pessoal.

O que de fato queremos saber é só no último capítulo, contém trechos bem pesados, e gatilhos para pessoas sensíveis.

Dei 2,5 estrelas, pelo fato de não ter me convencido desse jeito mistureba de real e ficção. Há quem tava lendo era eu, a opinião nesse caso é minha.

Agora leia o livro e me conte o que achou.
Beijinhos ? ?

Juuu 12/07/2020

Policiais do assassinato do casal Von Richthofen
Esse deveria ser o título do livro. Particularmente não gostei de livro. Afinal queria saber sobre o assassinato e não sobre as conversas desnecessárias sobre Edu, Rubens, Maurício e entre outros citados... Bom quem quiser realmente saber mais sobre o crime o inquérito policial e como a investigação procedeu. indico ?o quinto mandamento? de Ilana Casoy. É um livro rápido e vai direto ao ponto.
Kelly | @kellymachadoblog 06/10/2021minha estante
Eu te indico também o livro Suzane -. assassina e manipuladora... Acabei de ler ele e tem muuuuuitos detalhes sobre o crime e sobre a vida da Suzane depois de condenada..

Juuu 07/10/2021minha estante
Eu lii e amei o livro de Ulisses Campbell!!! Indico também o quinto mandamento de Ilana Casoy, fala muito sobre o inquérito, julgamento. Mas esse aí é, é um desserviço ?

Grailson 04/07/2022

Não foi exatamente o que eu esperava. Embora pela sinopse, fosse possível perceber ser um romance e não um livro que fale propriamente sobre o crime, ainda assim foi um pouco frustrante.
As passagens do livro narrando o cotidiano de Suzane e os fatos ligados ao crime, são as partes mais interessantes e fluem bem, os outros capítulos intercalados falando sobre a polícia e sua corrupção, são arrastados na leitura.
No fim, parece mais um livro que tem propósito de denunciar o sistema policial corrupto, que falar do crime em si.

Marina.Ortolani 29/02/2024

Esperava mais..
Eu achava que o livro fosse contar sobre os detalhes da investigação, sobre o crime em si, depoimentos etc.. mas na verdade o autor trás personagens fictícios (policiais e investigadores) que narram o caso a partir da sua perspectiva.

ðQueen ð 30/09/2022

O livro é muito bom, não fala somente sobre a Suzane e sim sobre o Eduardo (policial e personagem principal), mostra a realidade da polícia brasileira e muito mais.
É um livro que todos deveriam ler e divulgar também pra ajudar o autor nacional

mans 21/05/2020

Em 'Richthofen', ficção dá mais camadas ao crime bárbaro
Recentemente, o crime cometido por Suzane von Richthofen voltou a ganhar as páginas literárias. No caso, o péssimo livro Suzane: Assassina e Manipuladora, onde uma ficção pobre se fantasia de jornalismo literário para narrar os últimos momentos dos pais da criminosa. Por isso, que boa surpresa encontrar a reedição de Richthofen, uma ficção inspirada no crime.

Aqui, o autor Roger Franchini faz o caminho inverso do outro livro citado: ele parte dos fatos reais do crime cometido por Suzane von Richthofen para aplicar um verniz de ficção -- algo que é deixado claro desde a primeira página. No caso, a vida do investigador Eduardo, um antigo policial do Campo Belo que sente um verdadeiro ímpeto de mergulhar nessa nova história.

Afinal, enquanto o Brasil entra em ebulição com o caso da menina que matou os pais, Eduardo vê seu emprego no plantão do Campo Belo se esvair enquanto um novo delegado chega por ali. Essa é a importante oportunidade de solucionar uma intrincada história de inveja, ciúmes e corrupção por baixo dos panos, escondida no meio do noticiário e do crime sanguinário.

E assim, dessa forma, Franchini cria uma saborosa ficção em cima dessa história já tão conhecida por brasileiros. Enquanto a inventada trama sobre Eduardo vai trazendo os elementos clássicos do gênero policial, com abusos dos personagens, corrupção e colegas novatos, a vida e os detalhes do assassinato de Marísia e Manfred vão povoando a história e dando camadas.

Por isso, é uma experiência deveras diferenciada. Por meio da ficção, Franchini -- que se mostra um escritor de mão cheia do gênero -- dá camadas e ângulos nunca antes visto para essa história já tão explorada. É interessante e curioso ver os bastidores da polícia, mesmo que ficcionais, saltando nas páginas e dando novos olhares pra história. Ótimo jeito de ficcionalizar.

Além disso, são interessantes alguns elementos trazidos pela trama e que sempre são apenas salpicados em outras obras -- como a corrupção desenfreada de Manfred no comando da Dersa.

Por isso, Richthofen é uma forma do leitor mergulhar na história da família assassinada por Suzane e os irmãos Cravinhos enquanto se depara com uma deliciosa ficção policial, que instiga e provoca aos moldes de livros de Rubem Fonseca. É estilosa, é interessante, é instigante. É uma maneira, enfim, curiosa e diferenciada de entender um dos maiores crimes brasileiros.

site: https://www.esquinadacultura.com.br/post/critica-em-richthofen-ficcao-da-mais-camadas-ao-crime-barbaro

Mariana.Vanzeli 07/09/2023

Fraco
Ele não é um livro que vai te contar tudo que aconteceu e tals. Mas sim sobre o que o povo pensava e tals, além que será na visão de pessoas que pelo que eu entendi estavam no caso e etc.

Ele tem uma narrativa boa, é um livro tranquilo de ler, mas pra quem quer entender o caso bem mais a fundo, prefira ler um livro sobre a Suzane ou um vídeo.
Se caso só quer ler pra ver a visão de outras pessoas, pode ir em frente.

Hevellyn.Gabriela 13/02/2023

Decepcionante
Não era o que eu esperava, FATO! Mas mesmo assim continuei com a leitura e é ruim, apenas. Bem ruim. Não é sobre a Suzane, é sobre uma polícia boca suja e corrupta o que sim, é legal, mas não é a proposta do livro. Não recomendo.