Desgrávida: Unpregnant

Resenhas - Desgrávida: Unpregnant

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Divertido
Olá literáriooosss!!!

Essa semana vai ser especial da @faroeditorial aqui no ig, então se preparem para muitas indicações incríveis.

O primeiro livro é "Desgravida".
Veronica Clarke tem a vida perfeita. Dá orgulho á sua família, namora o garoto popular da escola e tem sua vaga certa na faculdade.

Todos seus planos estão dando certo, até que ela descobrir que está grávida. Ela já imagina tudo que isso irá causar na sua vida. E não sabe com quem contar.

Até que a pessoa mais improvável se torna sua única esperança. Bailey é uma menina tímida e estranha que anda sozinha pela escola e que já foi a melhor amiga de Veronica no passado. Até o momento em que ela não se encaixou mais na vida de nossa protagonista.

Elas embarcam então numa jornada de mais de três mil quilômetros para que Veronica possa fazer o aborto. Porém nessa distância toda muita coisa pode acontecer.

É uma história bem humorada que nos leva ao riso em vários momentos. É claro que tem um tom mais sério em vários momentos pois é uma jornada muito legal de autoconhecimento e valorização das pessoas que temos ao redor.

Adorei essa aventura. Ela foi escrita pelos mesmos responsáveis de How I met your mother. E tem uma adaptação no HBOmax.

Risos e uma ótima história garantidos aqui.

De Olivato - @olivatobooks 11/10/2020

Desgrávida
Este livro nos conta a história da adolescente Veronica Clarke que tem uma “vida perfeita”. Ela sempre vai bem na escola, tem a vaga na faculdade garantida, namora com um garoto popular na escola e sua família sente orgulho dela.

Tudo estava seguindo aos planos que Veronica fez para o futuro, o que ela não esperava é que fosse ficar grávida. Ela já consegue ouvir as fofocas e os julgamentos de todos. Sem saber como pedir ajuda ou para quem pedir ajuda, a jovem começa a entrar em desespero.

Bailey Butler é a garota rebelde da escola, a que se senta sozinha e que todos julgam sempre, ela era a melhor amiga da Veronica quando elas eram crianças, mas Bailey não teve espaço nos planos da protagonista e acabou sendo deixada de lado.

Quem diria que a única pessoa capaz de ajudar Veronica fosse a pessoa que ela deixou fora da sua vida? As duas partem em uma viagem de mais de três mil quilômetros para realizar o aborto. Os pais da Veronica acham que ela está com as amigas, as amigas acham que ela está com o namorado e o namorado se revela ser um idiota.

O livro foi escrito pelos criadores de “How I met your mother” e levanta questões muito atuais, mas ainda conta com um humor que faz com que o leitor ria durante umas situações inacreditáveis. É uma leitura bem fluída com um ritmo que faz com que seja difícil parar de ler até terminar. Gostei do desenvolvimento das personagens e de todo o drama, mas acho que ainda faltou algo para ser um livro perfeito.

🎬 Ganhará uma adaptação pela HBO

No Skoob, eu dei 4 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/CDURcR8DTa2/

Fábbio (@omeninoquele) 27/09/2020

Espetacular!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
"Tinha trabalhado tanto pra salvar uma garota que não existia mais. Tive tanto medo de perder algo que realmente não queria. Ainda não sabia quem eu era, mas não importava."
⠀⠀
Verônica Clarke é uma garota esforçada na escola, uma ótima filha, ótima namorada e uma boa amiga. Leva seus últimos dias de ensino médio com muito afinco e pretende ser oradora da formatura, pra acumular pontos pra universidade que deseja ir no verão, a Brown, seu futuro está quase todo planejado e isso a deixa bastante feliz.
⠀⠀
Mas ela vê seus preparativos, seus sonhos e reputação irem por água abaixo, quando descobre no banheiro da escola que estava grávida de seu namorado Kevin, e logo o desespero bate, pois ela não tem noção do que fazer, só sabe que prestes a terminar o ano, ela precisava estar focada nos exames finais e inscrições para a faculdade. E é quando ela decide, que no último fim de semana em que um grupo de amigas se reuniram para estudar numa cabana, ir à outra cidade para fazer um aborto.
⠀⠀
Nessa jornada embarca com ela Bailey Butler, uma ex amiga do tempo de criança que vai ajudá-la nesse momento complicado, e essa viagem vai servir muito mais pra elas resolverem as coisas que ficaram pendentes no passado, que foi inclusive o motivo de agora elas estarem afastadas.
⠀⠀
O namorado dela também descobre do plano pro fim de semana e decide ir atrás delas, com o intuito de encontrar a namorada e conversar, mas com o desenrolar da história nós descobrimos o quão babaca ele é, mas como sempre por ser popular e desejado pelas outras meninas isso passa despercebido.
⠀⠀
Verônica vai embarcar nessa jornada até a clínica de aborto, num momento de autodescoberta que ela nem sabia que precisava até aquele momento surgir. Claro que surge também uma duvidazinha nela a respeito do aborto que estava prestes a fazer, mas os motivos que fizeram ela decidir ir por esse meio também são bastante coerentes pra se firmar a trama do livro.

Mesmo que o tema do livro seja o aborto, creio que os autores não tentaram em nenhum momento impor algo com a história. Mas partindo da concepção que tenho, acho só uma mulher pode decidir ou não seguir esse rumo e tem situações e mais situações, mas bato na tecla que toda vida deve ser valorizada até a última opção, e eu senti que o livro iria caminhar pra outro lado, mas no fim ainda foi uma boa experiência.
⠀⠀
Recomendo demais, porque é um livro leve, com muitas passagens divertidas e com uma escrita super fluída que prende muito a atenção do leitor, sem contar que os capítulos são super curtos, além de que esse livro logo menos terá uma adaptação pela HBO, e eu já fico curioso pra conferir.
#Desgrávida #Unpregnant #JenniHendriks #TedCaplan #FaroEditorial

site: https://www.instagram.com/p/CFkxxaUjKFi/

Gustavo.Marques 14/06/2020

Será que vale a pena?
Esperei um pouco demais desse livro, porém ele apresentou apenas propostas para fazer com que o leitor risse durante a leitura, porém tudo é muito previsível, fazendo com que a gente não se espante com nada. De todo o livro, eu apenas de uma cena, foi uma coisa que eu não estava esperando. Sem contar com algumas estigmatizações que acontecem...

Libera 22/08/2020

Veronica não consegue acreditar quando o teste de gravidez dá positivo, afinal ela sempre se preveniu. Ao ver seu futuro indo embora se decidir seguir com a gravidez, ela opta pelo aborto. Mas fazer um aborto não é fácil para uma garota de 17 anos.

"Tudo bem, não era hora de entrar em pânico. Precisava manter a calma. Talvez o teste não fosse visto. Talvez a garota que entrou no banheiro fosse cega e surda. Talvez houvesse um grande terremoto, a escola desabasse e todos nós morrêssemos. Missouri devia ter uma falha geológica em algum lugar."

Encontrar uma clinica que faça o procedimento sem a autorização de seus pais é quase impossível.
A única clinica fica a mais de três mil quilômetros, e sem poder contar para ninguém, Veronica se encontra perdida e sua única saída é Bailey com quem Veronica não conversa a anos.
Esse livro é aquele "clichezão" que a gente ama (mesmo quem não admite).
Veronica é uma garota chata, popular, cercada de amigas fúteis, e com um namorado capaz de despertar o ódio de qualquer um, mas que parece apaixonado por ela; também tem uma família amorosa e muito religiosa, que torce pela sua ida para a universidade.
Bailey é a garota revoltada que todos correm, tem a fama de louca e perigosa, vive com sua mãe, o pai a abandonou ainda criança.
 Enfrentar essa viagem com a garota mais assustadora da escola vira uma aventura com direito a fugas, vacas e alienígenas.

"Caí na gargalhada, mas o grito de Bailey acordou as outras vacas.Uma a uma, elas se levantaram. Um coro de mugidos tomou conta da noite. Todas começaram a seguir a primeira vaca."

A viagem dessas duas garotas tão diferentes - que um dia tiveram uma grande amizade - rende muitas risadas e muita emoção também.
Durante toda a leitura elegi Bailey como minha personagem preferida, amei cada detalhe da personagem: suas tiradas, suas loucuras e sua personalidade, fiquei imaginando como ela seria.
Veronica não é o tipo de personagem que me cativa: garota popular que faz de tudo para ser melhor que os outros, mesmo assim consegui sentir empatia por ela, e ao decorrer da história as coisas vão surgindo e percebemos que não é bem o que parece no começo.
Os autores conseguiram tratar de um assunto tão sério como o aborto com leveza e humor, sem tornar o tema algo pesado ou errado, tendo a delicadeza de demonstrar os sentimentos dos personagens em relação ao aborto.

"Eles não estavam me ajudando. Aquilo não era uma oração. Era ódio. Mesmo que não fosse possível ser vista através das janelas escurecidas, tapei meus ouvidos e me encolhi toda, sentindo seus berros com tapas"

Eu amei a história e recomendo, lembrando que em breve a história vai virar filme e as atrizes já foram escolhidas, eu pensei em outras (mas, quem sou eu na fila do pão né? kkkk).
A edição da Faro como sempre vem dando show, a capa tem o titulo em relevo e na contracapa podemos ver o mapa do caminho da viagem das garotas.

Mundo da Vavah 17/08/2020

Verônica Clarke sempre foi, um orgulho para seus pais, com as melhores notas na escola, ótimo desempenho, garantiu a vaga na faculdade desejada, namora o jovem que é cobiçado por todas e estrela do time de futebol, que também frequenta a mesma igreja de sua família e com tudo isso em mente, o futuro perfeito está planejado. Até que seu ciclo atrasa, o que poderia ser reflexo do nervosismo de provas finais, baile do último ano, e etc, mas mesmo assim ela resolve fazer o teste e tirar esse peso da consciência. O que não acontece, já que o teste dá positivo e ao invés de relaxar, Verônica se vê mais apavorada e com uma única alternativa: o aborto.

Com a decisão, mais um problema aparece, a clínica mais próxima que realiza abortos em menores sem o consentimento dos pais fica a 1590 quilômetros, ela precisa da ajuda de alguém e esse alguém que deveria ser Kevin, que por incrível que pareça ainda lhe revelará grandes surpresas desagradáveis e decepcionantes. E não querendo ser julgada pelas suas atuais amigas, a única alternativa é recorrer a sua ex-amiga de infância Bailey. Após uma conversa que gira em torno de troca de favores, as duas partem para essa viagem.

Mesmo a história tratando de um tema polêmico e delicado, como é o aborto, os autores abordaram com extrema leveza, sem pontuar sobre o certo e errado, mas querendo levar a reflexão sobre o porquê de a protagonista pensar em tomar essa decisão, seja pela carga de responsabilidade que carregava para com seus pais, sua "fama", seu futuro e até mesmo pelo julgamento alheio. Tendo isso em vista, a viagem se torna uma longa jornada de autoconhecimento e análise da vida que até então Verônica idealizava como perfeita. E claro que, a amizade, antes esquecida entre Veronica e Bailey será rememorada, questionada e entre muitas brigas as duas podem colocar tudo em pratos limpos ou até mesmo se ofender ao extremo. Elas vão se reinventar e redescobrir, voltaremos ao passado de cada uma, trazendo temas importantes como religião, relacionamento entre pais, entre pais e filhos, respeito, amor e amizade.

Laura 10/08/2020

Surpreendente!!!!
Sabe aqueles livros clichês ,pois é esse é bem esse tipo ,mas é um clichê tão maravilhoso ,uma escrita bem fluída,um leitura tão gostosa de se fazer ,o livro retrata a vida de garota perfeita da Veronica que mostra que nem tudo é perfeito sempre ,mas ao mesmo tempo fala sobre amizade,e gente que livro maravilhoso eu adorei ,eu recomendo muito !!!!!

Nanna - Livraneios 30/07/2020

Muito mais do que uma história sobre aborto
Em Desgrávida nós vamos conhecer Veronica Clarke. Uma jovem de 17 anos prestes a fazer suas provas finais, tornar-se oradora da turma e ir para a faculdade de seus sonhos. Tudo parece perfeito até que ela se descobre grávida de seu - também perfeito - namorado.

Uma gravidez poderia arruinar todos os seus planos, e por isso Veronica decide fazer um aborto. Sem possibilidade de contar para mais ninguém, acaba sendo obrigada a buscar ajuda com Bailey, sua ex-melhor amiga, que acaba descobrindo de sua gravidez.

O livro se passa durante a viagem das duas para a realização do procedimento. Nesse percurso, muitos aprendizados acontecerão, portanto, temos uma história que conta com o aborto - e todas as suas implicações e questões que acompanham - como plano de fundo de uma trama sobre amizade, confiança, expectativas e com a importante lição de que devemos ser leais a quem somos.

Um livro super divertido e com capítulos curtos que tornam a leitura ainda mais envolvente. As personagens são muito bem desenvolvidas e evoluem de maneira considerável conforme passamos as páginas e descobrimos mais de suas camadas. Adorei a leitura!

Patti Spissoto 02/04/2024

Um livro meio dramático demais mas legal
Achei os acontecimentos meio dramáticos e exagerados, mas a história é engraçada e interessante. Gostei das personagens...

Veh 19/06/2020

Ótimo para distração
Des-grávida é um livro extremamente leve e divertimento, mesmo abordando um assunto tão delicado e que é um tabu para a sociedade como o aborto, lembrando que ele é legalizado em diversos estados estrangeiros, então a polêmica retratada no livro, não é o foco.

O foco é a reflexão, sobre até onde podemos ir para manter uma imagem para os outros, o poder da amizade para nos amparar em momentos difíceis, e ver o sentido real da felicidade e da liberdade.

Espero que gostem e até a próxima!

Isabela | @readingwithbells 14/07/2020

Veronica Clarke tem 17 anos e possui a vida perfeita: ela é o exemplo da família, estudante exemplar, tem as melhores amigas e o namorado perfeito, Kevin Decuziac. Ela está preparada para ir estudar na Universidade Brown no próximo outono quando uma reviravolta acontece em sua vida: ela descobre que está grávida.
A ideia de ter uma criança aos 17 anos apavora Veronica e ela faz uma grande decisão: abortar.
O livro se passa em um dia e vamos acompanhar Veronica e Bailey Butler, sua ex-melhor amiga, partindo em uma viagem de mais de três mil quilômetros para realizar o aborto. Nesse meio tempo vamos ler sobre o tema muito importante que é o aborto, vamos ver como nossa vida pode mudar de um dia para o outro e como nossas decisões influenciam nosso futuro, além de nos mostrar que podemos sim recuperar uma amizade que nos parecia "perdida".
"Talvez um teste positivo seja o menor dos problemas. Talvez o percurso seja mais importante. Talvez aprender a rir da vida e não levar tudo a sério seja um caminho. Será?"

Thay Freitas 11/07/2020

Divertidíssimo!
Veronica Clarke é o que chamamos de garota zero defeitos. Além de ser um grande exemplo para família, é um modelo quando o assunto é escola. Está no último ano - mais precisamente na época dos exames finais -, sempre teve ótimas notas, é popular, está concorrendo à oradora da turma e já tem sua vaga garantida na Universidade Brown, aquela que ela sempre sonhou! Para completar, tem três melhores amigas que também são bem populares e ela ainda namora o garoto mais cobiçado, o Kevin, que é completamente apaixonado por ela.

O que alguém mais poderia querer?
Nada poderia ser mais perfeito e não tinha o que dar errado (ou tinha?).

Como nem tudo são flores e dias ruins chegam para todos, Veronica percebe que sua menstruação está atrasada e mesmo sabendo das mínimas chances de uma possível gravidez - uma vez que ela e Kevin utilizam dos métodos contraceptivos -, ela faz um teste de farmácia para tirar a dúvida!

Então no banheiro da escola, ela decide acabar com aquilo e faz o teste ali mesmo. E para desespero da nossa protagonista, o teste dá positivo. Isso mesmo: PO SI TI VO. E como se já não bastasse, Bailey, sua ex-melhor amiga aparece no banheiro e descobre tudo. É aí que Verônica chega a conclusão que tem dois problemas pela frente - num momento típico daquelas situações em que a gente se dá conta de que nunca deveria ter saído da cama.

E agora? Sem chão, a garota de 17 anos não sabe por onde começar para resolver os problemas que tendem a colocar sua vida de cabeça pra baixo e destruir, além de sua imagem, seus planos de futuro.

Com base nisso, toda a jornada começa.

Continue lendo em: http://sankasbooks.blogspot.com/2020/07/resenha-desgravida.html

Nath Correia @bibliotecadanath 03/07/2020

Desgrávida l Jenni Hendriks & Ted Caplan l @faroeditorial
A vida de Veronica Clarke parece saída de um sonho: aluna exemplar, filha perfeita, amigas fiéis e um namorado apaixonado. No entanto, toda a sua vida começa a desmoronar quando ela descobre que está grávida aos 17 anos. Desesperada e sem poder contar a ninguém, ela decide fazer um aborto.

Para isso acontecer, ela precisa de uma aliada disposta a percorrer mais de 3 mil quilômetros em um único fim de semana... e a única pessoa disponível é Bailey Butler, sua ex-amiga e a garota rebelde da escola. Assim, as garotas partirão em uma viagem rumo ao Novo México e reabrirão antigas feridas para tentar recuperar uma amizade há muito tempo perdida.

Mais uma vez, os criadores de How I met your mother acertaram ao contar a história de duas garotas que precisam reaprender a serem amigas de novo em meio a uma viagem marcada por eventos bizarros e vários contratempos. Com uma narrativa leve e descontraída, os autores conseguem falar de temas importantes como aborto, bullying, isolamento social e a necessidade de viver de aparências; enquanto também mostram como os laços de união, cumplicidade e sororidade podem ser restabelecidos mesmo quando se acha que uma amizade estava totalmente perdida.

Veronica e Bailey, apesar de serem o oposto uma da outra, conseguem se identificar e se compadecer com os dilemas e anseios que cada uma enfrenta. Foi bonito ver o quanto elas passaram a se apoiar e a entender que a vida de nenhuma delas era tudo o que parecia ser (sempre existe muita coisa por trás de cada fachada, né!?). Gostei de como a motivação para Veronica decidir realizar o aborto foi abordada e, quando se descobre como toda a gravidez aconteceu, fica impossível não se colocar no lugar dela e entender sua decisão.

No mais, "Desgrávida" mostra o quanto uma vida pode mudar em um único dia e o quanto nossas escolhas e decisões podem impactar nosso presente e futuro, mostra que nunca é tarde para tentar salvar uma amizade que parecia perdida e que podemos achar apoio e aceitação onde menos esperamos.

Nota: 4/5

Livro recebido em parceria com a Faro Editorial