Desgrávida: Unpregnant

Resenhas - Desgrávida: Unpregnant

jbwerlang 07/08/2023

Mt chato
Achei meio merda
é uma leitura facil, a proposta é abordar o tema c leveza e humor, e seria um livro rapidinho mas na real so é beeem chatinho
os personagens e o enredo em si n prendem nada, e n tem graça nenhuma tb sla só n gostei

Lua 27/07/2023

Amei
Um livro leve, e engraçado. Não espere nada muito profundo, é algo pra você se distrair, e dar boas risadas.

Ju 11/06/2021

Mediano
Vi o trailer do filme, fiquei super curiosa para conhecer a história e resolvi pegar o livro. O livro em si não tem algo de errado, só não me pegou nem pelo enredo nem pelos personagens. Achei tudo meio legal, mas não empolgante. Também aconteceu que várias vezes tinham soluções simples para os problemas insolucionáveis das meninas, isso sem contar que metade desses mesmos problemas foram causados por elas mesmas e por serem incapazes de focarem e seguirem estrada. Entretanto, eu sei que a propostas era essa, de desenvolver a amizade de Veronica e Bailey através de uma aventura engraçadinha e leve enquanto tem o tema aborto como plano de fundo. Não posso dizer que não conseguiram cumprir o objetivo, mas devo falar que não é uma história tão memorável que vai ficar comigo por muito tempo ou pela qual terei carinho.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/11/2020

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Veronica Clarke, a narradora, tinha dezessete anos, era uma aluna exemplar e motivo de orgulho para o pai por ter sido a primeira da família a ser aprovada para uma faculdade.

Porém, mesmo se prevenindo, Veronica se viu grávida. Ter um filho aos dezessete anos significaria o fim dos seus sonhos de um futuro melhor, e ela já havia visto o que uma gravidez não planejada fez com a vida de sua irmã mais velha.

Então, Veronica decidiu fazer um aborto, mas, no seu estado, necessitaria de autorização dos pais, e ela não queria falar com eles sobre o assunto. A clínica mais próxima, onde ela não precisaria de autorização, ficava em Albuquerque no Novo México, 1590 quilômetros distante da sua casa em Columbia, Missouri.

Veronica precisaria de alguém para levá-la até Albuquerque, e foi aí que Bailey Butler apareceu. Veronica e Bailey tinham sido melhores amigas, mas se distanciaram quatro anos atrás, quando Veronica passou a se destacar como aluna modelo e Bailey se tornou uma garota rebelde.

Acompanharemos a viagem de carro das duas durante o final de semana, uma viagem cheia de percalços, onde muita coisa vai acontecer, inclusive o acerto de contas entre as ex-melhores amigas.

Assim que abri "Desgrávida", me surpreendi com o quão fluida é a narrativa. Quando eu via, já tinha lido várias e várias páginas, e queria continuar lendo para entender o que tinha causado o afastamento de Veronica e Bailey e descobrir o que mais iria acontecer na viagem das garotas, pois elas encontram cada coisa no caminho! Perigos, fanáticos, mas também algumas pessoas legais que surpreendem e são personagens que vou guardar com carinho.

Aborto ainda é um tabu no nosso país. Li "Desgrávida" justamente na semana em que tentaram impedir que uma menina de dez anos, grávida após ser estuprada pelo tio, pudesse realizar o aborto em um hospital de Recife, procedimento que é um direito garantido por lei em casos de estupro. É revoltante ver como mulheres tem o acesso a seus direitos dificultado, além de serem vítimas de violência apenas por serem mulheres. Pelo menos, para Veronica, existia a possibilidade de realizar o aborto de forma segura, mas ela ainda teria que lidar com os julgamentos alheios. O que parece não gerar comoção é o "aborto paterno", a realidade e o livro nos mostram como homens não são obrigados a exercer a paternidade.

Mesmo falando de aborto, "Desgrávida" consegue ser um livro divertido pelas situações inusitadas com que Veronica e Bailey se deparam ao longo do caminho. E é bem interessante ir desvendando as duas personagens no decorrer dos capítulos, entendendo como ambas tinham defeitos e qualidades, e percebendo quanta coragem é necessária para ser você mesmo na adolescência, tendo que lidar com as expectativas sobre o futuro e a pressão para ser aceito.

Agora, precisamos falar sobre o Kevin, o namorado da Veronica! Eu tinha visto outros leitores comentando o quanto ele é irritante, mas ele conseguiu ser ainda pior do que eu esperava! Além de ter feito uma coisa horrível com a Veronica, uma deslealdade sem tamanho, algo que pode até ser chamado de crime pelo que pesquisei, ele ainda era insistente, não desistia! A cada vez que o Kevin tornava a aparecer, eu o detestava um pouco mais!

Gostei muito de "Desgrávida", dei cinco estrelas para o livro e foi uma das minhas melhores leituras desse ano! Jenni e Ted souberem trabalhar o polêmico tema do aborto num enredo cativante, que nos diverte e também nos faz refletir. Os autores conseguiram mostrar bem as descobertas e dificuldades da adolescência, nessa história que super recomendo, especialmente para quem gosta de histórias sobre amizades e viagens.

Passe no blog para conferir fotos e citações do livro.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2020/08/resenha-livro-desgravida-jenni-hendriks.html

Biia Rozante | @atitudeliteraria 16/11/2020

Uma leitura para refletir.
Veronica Clark, é uma adolescente de dezessete anos tida como um exemplo. Aluna com notas perfeitas, com um namorado completamente apaixonado, com pais orgulhosos, e uma vaga garantida na faculdade dos seus sonhos. Ou seja, tudo caminhando exatamente como ela planejou, o futuro não poderia ser mais promissor, ou pelo menos parecia, até que um teste positivo, virou um pesadelo. Veronica está GRÁVIDA. Grávida aos dezessete anos, grávida em um momento completamente errado, e o pior de tudo, a gravidez foi descoberta justamente por sua ex melhor-amiga, a esquisita Bailey Butler.

Obviamente que ver seu futuro tão metodicamente planejado ser ameaçado, a deixou desesperada, com medo de decepcionar a todos e principalmente a si mesma, e em meio a todo esse caos, decide que um aborto seria sua única e melhor solução, e quem acaba por ajudá-la, e parte com ela nessa busca é justamente a rebelde e reprovável Bailey, que não a julga, nem repreende, apenas encara a situação como uma bela e longa aventura, já que para Veronica fazer o procedimento, ela terá que viajar um pouco mais de três mil quilômetros.

”Bem acima de mim, com o vento desgrenhando seu cabelo, ela parecia pronta para uma aventura. Bailey parecia livre. Uma liberdade que eu nunca tinha sentido em toda a minha vida. Sobre mim havia muitas expectativas, muitas obrigações para me reprimir.”

DESGRÁVIDA para mim é muito mais sobre duas jovens que precisavam se reencontrar para curar velhas feridas. E a jornada que isso as levou, foi apenas um bônus. Veronica e Bailey se tornaram como água e óleo, e as diferenças, escolhas e status, acabaram por separá-las, pois uma já não cabia mais dentro do universo da outra. Só que independente de agora terem se tornado estranhas, o que viveram no passado ainda que tenham tentado, nunca foi apagado. Portanto, mesmo que não tenha sido premeditado, quando a situação complicou, Bailey estava lá para Veronica e acabam que juntas partem em uma vigem por mais de três mil quilômetros, viagem essa que ninguém além de ambas pode ficar sabendo. Uma missão secreta. O que elas não imaginavam é a quantidade de discussões, situações e loucuras as quais acabariam expostas, tornando o percurso, um verdadeiro desafio. SURREAL, é pouco para descrever muitos destes eventos.

Caros leitores, é complicado falar deste livro sem levantar alguns debates, assim como lê-lo sem ser confrontado por questões como aborto, religião, escolhas, expectativas e erros. E isso é ao mesmo tempo complexo e necessário. Para quem possui uma mente mais aberta, ou que de fato busque por informações, causas, a leitura pode ser mais “fácil”, enquanto que para quem for mais “conservador”, a leitura tende a ser mais incomoda e controversa, mas como já mencionei anteriormente, é uma leitura necessária para ambos os tipos de leitores, justamente pelas discussões e temas levantados. É importante falar sobre, é essencial que se pense a respeito.

Confesso que minha experiencia com a leitura foi agridoce. Primeiro porque não consegui me conectar com nenhum dos personagens, Veronica é uma protagonista que mais me irritou do que cativou, ela é egoísta, mesquinha e arrogante. E isso não tem nada a ver com o fato dela se descobrir grávida aos dezessete anos. Porque suas motivações quanto a querer fazer o aborto, ficaram claras, eu entendi toda a pressão que estava sobre ela, compreendi tudo que ela teria que sacrificar e como isso viraria sua vida do avesso, mas me incomodou a maneira “fria” e “natural” com a qual ela tratou toda a situação. Talvez eu que tenha criado muitas expectativas sobre como deveria ter sido a abordagem, por querer algo mais profundo, sendo que essa não era a intenção dos autores. Outro ponto que também acabou sendo um espinho na leitura, foi o próprio namorado dela, que de príncipe se tornou um sapo asqueroso e obcecado, com atitudes claramente doentias e até criminosas, que levanta toda uma problemática que precisava ter sido abordada e é tratada de maneira superficial. E por fim, ainda temos a não amizade, entre Veronica e Bailey que não foi explorada, que pra mim soou raso. O que realmente salva a leitura é a narrativa fluida e rápida que prende o leitor, além claro das muitas reflexões que o enredo proporciona e não estou falando apenas do aborto, e sim sobre liberdade, autodescoberta, crescimento, liberdade e perdão. Então você pode até não amar o texto, mas termina sentindo que aprendeu algo, que foi confrontado de alguma maneira, e isso é sempre relevante e importante.

“Quis perguntar por que não. Perguntar o que tinha acontecido. Mas não perguntei, porque, se eu tivesse sido uma amiga melhor, não precisaria. Mas não fui uma amiga melhor. Só tinha me preocupado comigo mesma. E, depois de todos aqueles anos sem perguntar, sem estar presente, havia, naquele momento, um abismo entre nós que eu não era capaz de atravessar.”

Depois que conclui a leitura cheguei à conclusão de que talvez a intenção dos autores seja realmente a de cutucar e não de esmiuçar cada tema. Portanto eles entregam um texto “comercial” que entretém, e é isso. Ok.

Como sempre falo, a única maneira de saber se você gosta ou não de um livro, é lendo ele. Portanto fica aqui a minha dica de leitura, não se apeguem apenas aos meus apontamentos, a leitura pode ter um significado totalmente diferente para você. E como já falei, DESGRÁVIDA possui temas válidos e necessários, que precisam ser trazidos para as discussões.

Ainda preciso mencionar o quanto a edição está lindíssima. Faro Editorial arrasou mais uma vez.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2020/11/desgravida-jenni-hendriks-e-ted-caplan.html

Nane 01/01/2024

Achei uma boa história!

O aborto é um assunto bem sensível e muita gente espera que ele seja abordado com bastante seriedade, o que até entendo.

Gostei do desenrolar da história e dessa viagem cheias de aventuras, descobertas, diálogos difíceis, amizade e perdão.

Laura 10/08/2020

Surpreendente!!!!
Sabe aqueles livros clichês ,pois é esse é bem esse tipo ,mas é um clichê tão maravilhoso ,uma escrita bem fluída,um leitura tão gostosa de se fazer ,o livro retrata a vida de garota perfeita da Veronica que mostra que nem tudo é perfeito sempre ,mas ao mesmo tempo fala sobre amizade,e gente que livro maravilhoso eu adorei ,eu recomendo muito !!!!!

Silvana 24/07/2020

Veronica Clarke decidiu aos doze anos que nunca seria uma decepção para seus pais como aconteceu com sua irmã. Melissa engravidou do namorado que conheceu semanas antes logo que saiu do ensino médio e, até agora cinco anos depois, ainda não conseguiu terminar o curso de enfermagem que ela começou na época e já está indo para o quarto filho. Veronica colocou de bom grado o anel de castidade no dedo para mostrar que era muito melhor que a irmã. E até agora ela tem conseguido ser a filha exemplar. Dedicou-se aos estudos com afinco e já tem uma vaga garantida para a sua faculdade dos sonhos, a Universidade Brown, faz parte da corte do baile de formatura e provavelmente será a escolhida para ser a oradora da turma.

Isso sem falar que namora Kevin Decuziac, que além de ser a estrela do time de futebol, ainda toca na banca da igreja em que seus pais frequentam. Seus futuro perfeito está todo planejado e nada pode dar errado. Ou talvez dê já que sua menstruação está atrasada, mesmo ela e Kevin tendo usado camisinha todas as vezes em transaram. Provavelmente é apenas nervosismo pelas provas finais estarem chegando, mas para tirar logo aquela dúvida da cabeça Veronica decide fazer o teste. E para seu desespero o resultado é positivo e antes de conseguir processar o que está acontecendo sua ex-melhor amiga Bailey Butler, hoje em dia o terror do colégio, entra no banheiro e descobre que ela está grávida. Mas apesar de tudo Bailey não desmascara ela na frente da escola inteira e Veronica só vê uma opção a sua frente: fazer um aborto.

Veronica procura na internet e vê que a clinica mais próxima que realiza abortos em menores sem o consentimento dos pais fica a 1590 quilômetros e sabe que só terá uma chance de fazer isso sem ninguém desconfiar: o fim de semana que ela e suas amigas tiram para estudar para os exames finais. E para levá-la até a clínica o mais obvio é a outra parte interessada, Kevin. Mas ao tentar contar seus planos para Kevin, Veronica é surpreendida com um pedido de casamento e descobre que além de Kevin já saber da gravidez, ela foi "planejada" por ele, que não queria se separar dela. Furiosa e sem tempo a perder Veronica só consegue pensar na outra pessoa que sabe da verdade, Bailey, e vai até ela implorar que seja sua acompanhante nessa viagem.

Antes de falar sobre a história preciso falar sobre a edição da Faro que mesmo em tempos de pandemia não deixou a qualidade cair. A edição está incrível, muito bem feita, caprichada e dá o tom que a história precisa. E o título na capa é em alto relevo em um acabamento áspero que amei. Mas tenho que falar sobre outra coisa da capa. Eu particularmente não gosto quando vem na capa do livro indicação de alguém famoso ou algo do tipo, porque cria-se uma certa expectativa em relação a história que pode ou não ser alcançada. Como eu nunca assisti How I Met Your Mother, no meu caso não fez diferença porque não tinha nada para comparar, mas acredito que quem assistiu vai ler já esperando alguma coisa, que como disse antes pode ou não ser atingido.

Agora sobre a história. Eu não lembro de ter lido muitos livros que abordam o tema aborto e gostei da forma como os autores abordaram o assunto com tanta leveza e naturalidade. O foco não foi sobre ser certo ou errado. O que os autores trazem é a indagação do motivo da protagonista querer fazer o aborto escondido de todos, até mesmo de suas melhores amigas. Então a viagem será uma jornada de auto reconhecimento e vai fazer a Veronica se questionar se a vida que ela tem é a que ela queria viver realmente. Se a vida perfeita idealizada por ela vale mesmo a pena. E o curioso é que a única pessoa que ela confia para isso é a garota que ela deixou para trás por não corresponder ao seu novo estilo de vida.

Em praticamente um final de semana que se passa a história vamos ver os autores abordando diversos assuntos relevantes não só, mas principalmente para pessoas dessa faixa etária entre a vida de adolescente onde a responsabilidade de tudo está a cargo dos pais e a vida de adulto onde cada um toma as rédeas da sua vida e vai ver que a coisa não era tão fácil quanto os pais faziam parecer. Vamos ler sobre amizade, bullying, religião, vida de aparência, e vários outros assuntos sendo abordados de uma forma leve e de uma maneira que faz com que o leitor pense e tenha sua própria opinião sobre cada um deles. Em nenhum momento me senti sendo manipulada pelos autores como já aconteceu em outros livros.

Vamos viver uma jornada de conhecimento ao lado de Veronica, que por sinal não é um personagem "gostável", ela não é a garota perfeita que diz ser, mas nem é por isso que não temos logo de cara aquela empatia com o personagem. Você se questiona o porque dela querer viver uma vida de aparência quando ela não tinha motivos para aquilo. Mas ao longo do caminho vamos entendendo o porque de tudo aquilo que acontece com Veronica e por vezes nos reconhecemos em suas atitudes. Bailey também não é a garota que você ama logo de cara, mas que assim como acontece com Veronica, entende sua história e o porque da situação.

O foco da história está nas duas protagonistas, mas temos personagens secundários bem interessantes, principalmente os que elas conhecem ao longo da viagem. Cada um deles vai fazer parte da história delas e vai ajudá-las a entender o momento que estão passando. E por falar na viagem gostei de conhecer os pontos onde as garotas passam durante seu trajeto. Quanto ao final ele pode ser considerado em aberto por alguns, mas eu não considero assim porque não ficam faltando detalhes e nada a ser fechado. O que fica é uma história que Veronica e Bailey ainda terão que viver. Enfim, termino a minha resenha indicando o livro para todos que curtem o gênero e esse tipo de história. Com certeza vai agradar.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2020/06/resenha-desgravida-unpregnant-jenni.html

Nathália 11/09/2023

Meio difícil explicar minha experiência
Esse livro é bastante polêmico (ou não?) porque fala de uma adolescente que decide 4b0rt4r um bebê após descobrir que seu namorado a engravidou ?criminosamente?, eu diria.

passei dois meses pra ler porque a história não prende muito. apesar de ter trechos engraçados e uma aventura bem louca, o desenrolar da história é bem lento e eu já não aguentava mais me arrastar a leitura.

meu parâmetro pra livro maravilhoso é o tanto de citações legais que consigo marcar no decorrer da leitura e nesse eu definitivamente não marquei nada ?

enfim, é um livrinho razoável, talvez até bom se você não for com tanta expectativa.

Jaque @blogmalucadoslivros 22/06/2020

me conquistou do inicio ao fim
Quando eu fiquei sabendo do lançamento deste livro, logo fiquei doida para ler e não me decepcionei.

A PREMISSA:
Verônica Clarke não é apenas uma das melhores alunas da escola. Ela é a esperança de sua família, a primeira a ir para a faculdade, uma filha exemplar. Mas aos 17 anos e prestes a se formar ela descobre que está grávida. Agora tudo que ela conquistou está prestes a ir por água a baixo, junto com todos os seus sonhos. Mas a única pessoa que pode ajudar Verônica nisso, é sua ex melhor amiga Bailey Butler.

❝(...) Só tinha me preocupado comigo mesma. E, depois de todos aqueles anos sem perguntar, sem estar presente, havia, naquele momento, um abismo entre nós que eu não era capaz de atravessar.❞

Para chegar na clínica e realizar o procedimento, as duas vão percorrer cerca de 1600km cheios de desafios, encrencas, redescobertas e terão que lidar com feridas abertas da antiga amizade que tinham. E o que seria uma viagem com apenas um objetivo, se torna um momento marcante que vai mudar as vidas delas pra sempre.

O QUE ACHEI:
Primeiramente quero deixar claro que pra mim, Des-grávida é um livro que precisa ser lido livre de preconceitos. O livro aborda assuntos necessários como o aborto e relacionamento abusivo, mas com muita leveza e eu adorei isso, simplesmente não consegui desgrudar deste livro até o fim.

Dos mesmo criadores da minha série preferida da vida - How I Met Your Mother -, a obra traz muitos momentos cômicos, e isso pra mim é mais um ponto positivo porque eu dificilmente "acho graça" em qualquer coisa, então se preparem para uma leitura que rende boas risadas com personagens cativante e complexos.

Eu adorei demais Bailey e Verônica, confesso que este livro me deixou até com o gostinho de quero mais, porém vou me contentar em aguardar a adaptação que vai ser feita pela HBO, e que eu espero que faça jus a essa história que eu gostei tanto, mas sem deixar a comédia de lado. Se você procura uma leitura leve, rápida e divertida, não deixe de ler Des-grávida!

site: https://www.malucadoslivros.com.br/2020/06/resenha-des-gravida-jenni-hendriks-e.html

lais 03/02/2022

não é um livro sobre aborto e ao mesmo tempo é
Eu comecei a leitura achando que o tema principal seria o aborto de forma genérica e auto piedosa, mas não, graças!!!!

Kevin, namorado de Veronica fura os preservativos na intenção de engravidar e fazer com que ela desista de ir a faculdade.

Decidida a abortar e a não contar a suas melhores amigas, recorre a Baiyle, excêntrica e ex melhor amiga, para uma viagem de mais de 3 mil quilômetros.

Desireé (@UpLiterario) 16/12/2020

1590 km e muitas aventuras pelo caminho. (@Upliterário)
1590 km e muitas aventuras pelo caminho.
Veronica Clarke é a filha perfeita. Sempre tirou ótimas notas, foi aprovada na Brown, usa um anel de castidade da igreja e tem um namorado lindo e popular. Ela é o sonho de qualquer pai, porém, o mundo de Veronica vira do avesso quando duas riscas assustadoras aparecem no teste de gravidez. Como aquilo pôde acontecer?
Ela sempre foi muito cuidadosa, mas aparentemente não o suficiente, apesar de sempre ter feito relações com Kevin de camisinha, agora Veronica está grávida e precisa resolver isso e retomar os seus planos. O problema só pode ser resolvido em Albuquerque, a 1590 km. Sem carro e sem coragem de contar a verdade para suas amigas ou para sua família, ela convence Bailey Butler, sua ex-melhor amiga, a levá-la até a clínica. E nesse viagem, tudo - literalmente tudo - pode acontecer.
Acidentes, perseguições, doninhas, precipícios, roubos, strippers e muito mais cruzou o caminho delas, nessa viagem doida e cheia de ótimos momentos, ao som da diva Kelly Clarkson. Veronica tem um único objetivo: fazer um aborto, ir para Brown e retomar sua vida, mas nessa viagem ela vai descobrir muito mais sobre si mesma e sobre quem ela gostaria de ser.
Um livro divertidíssimo, com personagens carismáticas e fortes, dramas, reviravoltas - um namorado insuportável! - e uma amizade que vai além das palavras e dos atos, capaz de percorrer mais de 1600 km para fazer o que for preciso.
Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Patti Spissoto 02/04/2024

Um livro meio dramático demais mas legal
Achei os acontecimentos meio dramáticos e exagerados, mas a história é engraçada e interessante. Gostei das personagens...