Terra Americana

Terra Americana Jeanine Cummins

Resenhas - Terra Americana

Rosangela Max 26/08/2021

É uma história bem interessante.
Gostei do tema abordado.
Difícil encontrar livros de ficção que falam sobre as travessias ilegais no México e sobre a ação dos Cartéis.
A escrita, em geral, é fluída. Em alguns momentos, senti falta de um pouco mais de evolução.
O final poderia ser melhor.
Miguel 27/08/2021minha estante
Fiquei curioso por causa da temática. Se chegar a ler o livro, vou prestar atenção ao que vc pontuou aqui. Adora esse intercâmbio de opiniões!

Mar 16/03/2022minha estante
Também esperava um final mais detalhado, mas no geral é incrível.

Carlos Padilha 03/08/2022minha estante
Concordo com seu comentário sobre o final. Ficou abaixo do nível do restante do livro, que me agradou bastante. O tal telefonema me pareceu muito pouco plausível.

Nado 09/08/2021

Romance publicado nos Estados Unidos e que tem sido considerado um dos maiores lançamentos do país. A obra foi elogiada até por Stephen King, o grande mestre do terror e dos mais arrepiantes thrillers.
Para o leitor desavisado é bom que ele saiba que a história já começa com um cenário chocante. Nos primeiros parágrafos é narrado uma chacina na qual 16 membros de uma mesma família perderam a vida. Quem sobrevive a esse massacre é somente Lydia e seu filho Luca, de oito anos de idade. Essa barbárie aconteceu depois que Sebastián, esposo de Lydia, fez uma matéria em um jornal na qual ele entrega quem é o verdadeiro controlador do cartel de drogas da cidade de Acapulco, no México (tente não fazer referências aos episódios nostálgicos de Chaves).
Após esse cenário de terror, a mulher foge com seu filho com destino aos Estados Unidos com o objetivo de tentar salvar as suas vidas. E é nesse caminho que ela passará por diversas dificuldades, encontrará várias pessoas em situações semelhantes ou até piores que a dela e de seu filho. Em meio a todo esse drama narrado, o leitor também descobrirá em pequenas passagens qual é a ligação de Lydia com o mandante do crime que dizimou a sua família.
A narrativa de Terra Americana é ágil, em tempo real, mas também tem momentos de flashback para que sejam apresentados os motivos que levaram todos os personagens e suas tramas até ali. Alguns recursos usados pela autora ou alguns comentários em meio a trama não funcionaram muito bem para mim, o que me deixou a sensação de que estavam ali somente para aumentar o número de páginas. Independente dessa opinião pessoal, é um livro que merece ser lido e discutido. Ao conhecer essas histórias fictícias, é possível ter uma ideia dos sofrimentos e do que é necessário abdicar para tentar alcançar o ?sonho americano?.

KaillanyMorais 04/02/2022

Achei esse livro bem interessante, mas de fato, para mim, não foi uma leitura que me empolgou, não achei quase nada fluída. Independente disso, é um livro realmente emocionante, cheio de reflexões. Na maior parte eu gostei, mas o que fez eu abaixar minha nota foi a narrativa em si, achei muito arrastada e muuuito descritiva, depois de um certo ponto, pra mim a leitura se tornou muito cansativa.

Kawan.Felipp 31/05/2021

Quanto vale a liberdade ?
Festa de 15 anos, todos os familiares reunidos, Lydia vai até o banheiro com seu filho e nesse meio tempo acontece um atentado, todos os seus familiares estão mortos.
Lydia sabe quem matou, e ele está atrás dela.
O que você faria?
Até onde você iria para salvar o seu filho?

A escrita da autora é SENSACIONAL, te prende do início ao fim, senti o desespero dos personagens na pele, foi uma experiência única.
Ani 31/05/2021minha estante

arrasouuu

jovuanna 31/05/2021minha estante
mdss arrasou

frndjr 31/05/2021minha estante
faltou dedicatoria pra mim e pro man

Manrique 02/06/2021minha estante
mandou mt

@tigloko 11/12/2021

"Imagino que o medo tenha propriedades magicas."
Na maior parte da leitura eu gostei do livro. A realidade brutal de quem busca a migração é retratada de forma bem crua, com a tensão do perigo a todo momento rondando a cabeça de Lydia e Luca. Fora isso, o sentimento de luto por parte deles, que perderam toda a família para o cartel, é muito bem escrito.

Achei que iria se concentrar bastante na fronteira EUA/México mas não foi o caso. De certa forma gostei, não atrapalhou o foco da história, a sobrevivência da mãe e filho.

Também gostei que em poucas paginas me apeguei aos personagens apresentados. Seja as irmãs Rebecca e Soledad, que mesmo tão novas já sofreram para toda vida. Ou o garoto Beto, sempre com um sorriso no rosto apesar de todo sofrimento vivido.

Gostei que a autora não ficou apegada a estereótipos relativos ao povo mexicano, de que todos são mal intencionados, perigosos. Assim como existem pessoas cruéis, sem nenhum apreço pela vida alheia, existem pessoas que dariam a vida pelo próximo sem nem hesitar. E é nos momentos de solidariedade para com os personagens que estão migrando, seja com uma refeição quente ou uma garrafa d'água, proteção durante a travessia, que é revelado o melhor que a humanidade tem a oferecer. O sentimento de esperança é o que tiro de melhor do livro.

O que me fez abaixar tanto a nota, apesar de ter gostado muito dos personagens, foi a narrativa em si. Arrastada, excessivamente descritiva. Com algumas partes não acrescentando nada para o andamento da história. Do tipo levanta, abaixa, pega objeto, coloca objeto, anda dois passos. E isso a todo momento é cansativo.

Aninha52 16/01/2022

la bestia: meu novo pesadelo
Impactante é a palavra que melhor descreve esse livro. Desde a primeira página a narrativa te prende, iniciando com muita ação na comemoração da quinceañera de Yénifer, onde 16 pessoas são mortas em uma chacina promovida pelo cartel Los Jardineros. Apenas Lydia e seu filho Luca escapam do massacre de sua família, agora os dois precisam deixar tudo para trás para garantir sua sobrevivência, longe da violência do cartel. A história então narra a migração ilegal de mãe e filho através da América Latina, suas dores e dificuldades para chegar aos Estados Unidos.

A leitura pra mim foi dolorosa, não unicamente pela história, mas principalmente por retratar a realidade de milhões de migrantes, que precisam fugir de suas terras em busca de uma vida melhor. O medo, a dor, a fome, a violência, os roubos, a morte... é tudo muito claro para eles.
Foi o primeiro livro que li com esse tema, ele abriu meus olhos para coisas que eu não sabia que existiam (gente, como assim as pessoas pulam em trens em movimento????), trouxe reflexões importantes acerca de um assunto que eu ainda não tinha acesso. Apesar disso foi beeeem tedioso em algumas partes, com muitas descrições sem necessidade e cenas que não agregaram em nada na história. Você lê, lê e não sai do lugar, mas se for parar pra pensar talvez seja exatamente o sentimento que a autora quis passar, me senti na pele da Lydia em todos os momentos, é angustiante.

Gostei muito dos personagens, me apeguei a todos, porém me incomodou profundamente as crianças serem tão fortes, não consigo imaginar tanta maturidade depois dos traumas que passaram, até eu fiquei perturbada!!! Esperava um final melhor, mas no geral achei fiel ao que prometeu. É uma experiência válida para conhecer mais sobre a crise migratória, mesmo que tenha sido escrita por alguém fora de seu lugar de fala. (é importante ter isso em mente)

Recomendo.

ps: prepara o coração, se tiver ansiedade como eu vai até passar mal em alguns momentos.

Kleilson.Torquatto 25/02/2024

Este lado também há sonhos ??
Essa leitura me impressionou demais!!
Passei o livro todo com o coração nas mãos.

Quando eu li a sinopse eu pensei: é o meu tipo de livro. Dito e feito!
É uma leitura super original e rica em detalhes. Eu nunca tinha visto nenhum livro abordar a temática de migração do México pra os EUA, e nesse livro é feito de uma forma brilhante e surreal que eu fiquei preso em cada parte da história.

É uma história tão bem construída, tanto em personagens quanto em ambientação que foi o que mais me impressionou, eu até sonhei a noite, me imaginando lá nessa jornada junto com os personagens passando os perrengues que eles passam ali. Foi BIZARRO a minha experiência de leitura.

O livro vai contar a história de Lydia e seu filho Luca que após terem toda sua família dizimada em uma chacina na cidade de Acapulco/ México e terem sido os únicos a sobreviverem, partem para uma jornada de migração em busca de um recomeço através da travessia do México para o Estados Unidos e também com o intuito de salvar suas vidas. A partir dai vamos acompanhando a longa jornada frenética de perseguição contra eles, os perigos e desafios que eles enfrentam durante todo o percurso em busca de fazerem a travessia e se livrarem de vez da violência e o risco iminente de morte por conta do chefe do cartel.
À medida que se juntam às inúmeras pessoas que tentam uma vida melhor fora do país, e enfrentam todos os obstáculos e perigos dessa viagem que deixa uma infinidade de vítimas pelo caminho, Lydia descobre que todos ali estão fugindo de algo.

Durante a leitura acontece cenas muito gráficas e chocantes de estupro, violência, torturas, mortes, mutilação? a leitura se desenvolve de uma forma muito rápida e fluida, deixando o leitor preso a todo momento, angustiado e sofrendo junto com os personagens. Eu chorei horrores e sofri demais lendo esse livro.

Com personagens cativantes, cujas histórias fazem refletir sobre o heroísmo e a generosidade das pessoas que arriscam tudo para ter um lugar em que possam viver com dignidade.
Terra Americana é um livro que foi publicado em 2020 aqui no Brasil e eu não sei porque ele não é tão falado por aqui. Ele devia ter um hype muito grande pois merece demais. E outra, ele é tão gráfico que facilmente viraria um filme, o roteiro já tá pronto não precisaria nem adptar nada. Hahah?

É um livro muito duro, triste, realista e impossível de esquecer!!
Eu indico demais esse livro!!
Com certeza é um favorito da vida!

Obs: Eu li em ebook e no meio da leitura já sabia que seria um favorito, dai comprei o livro físico na Estante Virtual que foi o lugar mais barato que encontrei, hahaha?
Pretendo reler com certeza e passar as minhas marcações do ebook para o livro físico.

Dayra.Zambon 14/09/2021

"También de este lado hay sueños"
Comecei a leitura do livro de forma despretensiosa, achando que levaria muito tempo para terminar de ler, que não me seria tão interessante ao ponto de me prender, porém, com o desenrolar da história tudo foi ficando muito mais interessante, o coração apertado para que tudo chegasse ao fim e que ficasse tudo bem.

É um livro necessário nos tempos de hoje, tempos em que existem cada vez mais migrantes e que também existem cada vez mais pessoas passando por esses migrantes sem nem notar a presença, como se fossem pessoas invisíveis.
É um livro que nos faz refletir sobre a vida desses migrantes e nos faz olhar para eles com mais empatia e respeito, afinal, guardam sonhos dentro de si e estão em busca de realiza-los.

Grey 24/03/2020

Extraordinário
Li o livro por acaso. Só depois de já ter começado a leitura é que soube do "bafafá" que causou em muitos leitores. Achei inicialmente que se tratava de um livro de investigação. Quando percebi que não, pensei em deixá-lo, pois não é meu tipo de leitura...
Que maravilha que segui lendo.
O livro tem um ritmo empolgante. Personagens cativantes. Realidades e tristezas. Não vou negar que teve angústia. Mas acima de tudo, fala de amor. De luta. Fala da fuga de uma mãe com seu filho, em busca de um recomeço.
Pra mim, resumo em uma palavra: extraordinário!

Ing | @ingridalvesdiary 15/07/2022

PERFEITOOOOOO
Dezesseis membros de uma mesma família foram brutalmente assassinados. Incluindo o marido de Lydia, o jornalista responsável por divulgar o perfil completo do maior narcotraficante e homem mais poderoso da cidade de Acapulco. Sendo os únicos que escaparam, ela e seu filho Luca precisam chegar aos EUA. É a única chance deles sobreviverem. Mesmo devastados por perder tantas pessoas que amavam, eles precisam ter uma determinação inimaginável para fugir e passar por todos os desafios (muitas vezes mortais) de serem migrantes.

Acompanhamos essa jornada de 3.000 km, com um nível de angústia que beira o desespero. Quem lê só tem um sentimento: "cheguem bem nos Estados Unidos! Por favor! Sobrevivam!".
Eles passam pelas situações mais extremas, mais perigosas, e cada cidade se torna uma vitória, um risco a menos. Muito estudo foi feito para que esse livro fosse criado, o que torna ainda mais real e necessário, pois esse é um retrato dos migrantes que sonham em ter uma vida mais digna. Eles não tem escolha.

Está mais do que claro para mim o porquê desse livro ter sido indicado por Oprah Winfrey e Stephen King. É uma escrita num nível que poucos conseguem alcançar: narrativa cheia de pontos altos e que, até quando não está acontecendo nada demais, te envolve para continuar lendo com o mesmo interesse e emoção.
Ele é necessário. E esmagador.

Um favoritado que me emocionou em vários momentos. Um dos poucos que no exato momento que terminei, queria voltar ao início para ler tudo de novo.

Deixo aqui uma frase da vida real que a autora trouxe em seus agradecimentos, que a moveu durante toda a escrita de Terra Americana:
"Deste lado também há sonhos".

Esse livro precisava ser escrito.

KENIA 02/06/2021

Você precisa ler esse livro!
Fiquei tão envolvida nessa leitura, que se me ligassem dizendo q Lydia,Luca, Rebeca e Soledad precisavam de ajuda,eu vendia a minha casa kkkkkkkk. Mas falando sério, eu amei o fato desse livro nos aprofundar sobre a situação dos migrantes e sobre os diversos motivos que os leva á fazer uma travessia tão perigosa.
Mesmo q haja polêmicas sobre a romantização q a autora fez, a história levou não só eu,mas também meu grupo de leitura a pesquisar e pensar sobre o assunto, e portanto acho que o livro cumpriu o seu papel de nos fazer sentir empatia pelos migrantes reais através desses da ficção, o que torna um livro necessário.
Joyce.Danielly 10/06/2021minha estante
Nossa, sim!

Dudu 01/02/2024

Não esperava que gostaria tanto desse livro, mas fiquei incrivelmente preso à trama.

A autora consegue costurar bem uma história que prende bastante pela tensão e pela curiosidade do desenvolvimento dos fatos.

É claro que há alguns momentos um pouco forçados e difíceis de acreditar pela plausibilidade, mas, em geral, é uma obra que entretém e prende o leitor.

O tema é, por vezes, pesado e pode trazer alguns gatilhos ao leitor. Apesar disso, o livro apresenta um tema contemporâneo, de bastante relevância, e a obra permite a reflexão sobre as questões abordadas.

Kikibel 10/08/2021

Emocionante
É um livro encantador, ele te prende e te faz querer madrugar pra não perder um segundo dessa história. Nas primeiras páginas não achei que fosse ser tão fluido, mas não demorou muito pra que eu me envolvesse completamente na saga da fuga da Lydia e do Luca. Gostei muito tanto da escrita quanto do enredo, a única ressalva foram alguns poucos flashbacks da Lydia ao lembrar da sua história com o amigo, geralmente nao sou muito fã de flashbacks e achei alguns um pouco repetitivos. Mas nem se preocupe com isso, é pouca coisa se comparado à ótima construção da história.
E sobre o final, gostei bastante e achei possível, sabe? Li muitas resenhas de pessoas dizendo que esperavam mais, mas sinceramente senti um alívio imenso e foi como se conseguisse respirar de novo depois de ter ficado com a respiração irregular durante todo o livro. Essa sensação veio justamente graças à escrita viciante da autora.
Sei também que ela é muito criticada por abordar um tema que não vivenciou na pele. Realmente é um bom ponto, mas no meu caso abriu meus olhos pra procurar mais livros parecidos e de autoras(es) com conhecimento de causa, até porque não é um tema que se esgota rápido e com certeza há mais histórias. Tive uma experiência muito positiva com este livro, super recomendo!