Quando Meus Deuses Ruíram

Quando Meus Deuses Ruíram Maria Anne Hirschmann

Resenhas - Quando Meus Deuses Ruíram

Ingrid Ronconi 31/01/2021

Uma grata surpresa
Eu não sabia direito do que se tratava o livro, mas me surpreendi positivamente. Primeiro que não é o lado comum dos livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial, a história é sobre os apoiadores de Hitler, a princípio, e que com a queda dele as pessoas descobrem que estavam apoiando o lado errado da humanidade. E posteriormente é a descoberta de Deus, que permaneceu junto dos personagens o tempo todo, mesmo sem eles saberem. É um livro para refletirmos sobre escolhas, fé, dificuldades e prioridades.

Edna 05/11/2016

A oração alimenta a fé em Deus.
A garota orfã, que foi adotada por uma família pobre que viviam nos Sudetos da Tchecoslováquia, de onde podiam ouvir a voz contrária ao tentar tirar das montanhas rochosas o sustento da familia, mas sobreviviam e tentavam passar para a familia os princípios cristãos., nos cultos em família, caminhos biblicos e ensinamentos Deus, esse era o carinho, pois as pessoas ali não tinham o hábito de carinhos nem afagos aos filhos, a maioria dos lares eram assim a convivência dura e seca. Em 1939, veio a separação dos filhos requisitados para a guerra. A nossa Marianne vai logo depois, se despedindo da mãe idosa na estação de trem do pequeno povoado, a Mae faz um pedido à filha - "Não se esqueça de Jesus". Maurien conseguira uma bolsa de estudos em uma escola Hitlerista em Praga, capital da República Tcheca, já tomada pelas tropas de Hitler. Inicia um novo começo, contrariando tudo o aprendera na simplicidade de seu lar. Passando a adorar como seu único seguidor Hitler e seus ensinamentos - Adolf Hitler e o Terceiro Reich, onde os alunos eram chamados de Das Deutschland von Morgen - "A Alemanha de amanhã, onde era aplicado aos jovens uma verdadeira lavagem cerebral com Mein Kampf "Minha luta" livro obrigatório, onde eram treinados para serem frios, (Sequer eram permitido chorar). Em um conflito interno que Marianne vai viver em todas suas lutas,
porque não se conforma com o suicídio de Hitler o qual idolatrava, quando são obrigadas a se retirarem do alojamento que logo após sua partida é bombardeado, quando enviada a um campo russo de trabalhos forçados ela sente o perigo e não entende os livramentos que recebe, que consegue fugir por caminhos que poucos conseguiram. Como refugiada de guerra mas falando alemão e mesmo assim consegue emprego em uma escola num povoado Onde vai reencontrar seu es-noivo o amor de sua vida e passam a rever seus conceitos de crer em Deus e entenderem que o poder da oração alimenta a fé, e não existe nada que possa contrariar isso.
#trechodolivro "Deus me falou na beleza daquela hora dourada, e meu coração se tornou forte e reanimado. Eu estava certa que Deus nos chamara e que estávamos fazendo o melhor."