Beladona

Beladona Denis Mello

Resenhas - Beladona

WalterGoncalves 02/10/2023

Beleza nas Ilustrações, Vazio na Trama
As ilustrações são belas, mas a trama carece de profundidade. É uma leitura breve, adequada para uma ressaca literária, porém não espere uma história excepcionalmente criativa.
A narrativa é extenuante por conta da excessiva confusão em certos momentos, ( especialmente no final) as ilustrações sombrias em tons de roxo e preto criam uma atmosfera aterrorizante. Beladona segue pela protagonista Samantha enquanto ela enfrenta seus pesadelos e traumas em um mundo sinistro.

O final deixa questões em aberto sobre o destino dela. mantendo a tensão. É uma escolha sólida para amantes de terror e suspense, mas não é recomendada para leitores sensíveis.
gabriele.sc 02/10/2023minha estante
Achei esse livro tão ruim que nem tive coragem de marcar como lido kkkkk

WalterGoncalves 02/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk

Fabio Pedreira 02/05/2020

Sonhos reais
Desde pequena Samantha começou a ter sonhos terríveis. Pesadelos onde criaturas sinistras a perseguiam. Toda vez que dormia era a mesma coisa. Com isso a garotinha não sabia se estava ficando louca, ou se aquilo ali era real.⁣

Até que um dia, Samantha, já acostumada com esses sonhos, descobre que ela não é a única que passa por aquela situação. Um garoto aparece para ajudá-la a ter o controle sobre o "outro mundo".⁣

Mas acontece que assim como existem pessoas querendo seu bem, também existem aqueles que querem o seu mal. E assim a garota tem que enfrentar a perda de pessoas com as quais ela se importa.⁣

Beladona é uma HQ incrível. Tanto nos traços como em sua história. Ela vai alternar entre momentos de realidade e sonhos. Cada qual apresentando dificuldades para a protagonista. É uma HQ que trata de depressão, luto, raiva, medos e também das fases da vida.⁣

Durante os capítulos Samantha vai crescendo e a cada fase de sua vida, seu conhecimento, comportamento e poderes vão sendo aprimorados. É nítida a evolução para cada fase de sua vida. De uma garotinha assustada até uma adulta decidida.⁣

A única ressalva que faço é que infelizmente minha leitura foi em e-book e apesar de estar acostumado a ler mangá que é preto e branco, senti falta das cores da HQ no Kindle. Mas é claro que isso é só um detalhe, pois, elogio a editora por disponibilizar vários títulos no Kindle. Principalmente nesse momento.⁣

Então, leiam Beladona e divirtam -se.
Xand.Brum 28/08/2020minha estante
Pp cara na boa baixe o aplicativo e releia no celular, as cores desse quadrinho sao um espetaculo a parte, foi algo q me pegou logo de cara

Fabio Pedreira 28/08/2020minha estante
Siim. Eu soube depois que o app no celular e PC pegava colorido. Lerdo demais kkkkkkk eu vi as cores e são muito massa

Maria Heloisa 31/08/2022

Boiei na maioria da hq, arte completamente e absurdamente linda mas a história eu realmente fiquei com Deus

Adriano 16/06/2022

A premissa é interessante, e as primeiras páginas foram instigantes... No entanto, acho que logo fica evidente uma falta de profundidade, tudo fica meio corrido e confuso. A arte, que de início também achei fascinante, logo se mostrou mais "caótica" que o necessário, e em muitos momentos não consegui discernir o que acontecia na cena.

Anny Ways 30/12/2021

Wow
O estilo do desenho e as cores utilizadas já remetem esse clima de terror e apatia que a gente vai visualizar durante toda a Novel.
Sinistro é pouco para descrever!
Super recomendo a leitura. ?

André Hausmann 24/06/2021

Obra nacional de terror que primeiramente foi disponibilizada como webcomic, quando ganhou o prêmio HQMix 2014, e depois na forma impressa, nos apresenta os pesadelos da protagonista e como isso influi na sua vida social.
A arte de Daniel Mello expressa bem a dualidade entre o mundo real e o mundo dos pesadelos, enquanto no primeiro os quadrinhos são bem demarcados com cores distintas e suaves, já o no outro mundo as cores escuras e sombrias querem realçar o tom macabro do lugar, tanto que não existe separação na transição das cenas. Como acontece num sonho e seu ritmo de desenvolvimento diferenciado. Talvez aqui tenhamos um pouco de ponto negativo em virtude de algumas páginas terem muita coisa acontecendo no mundo do pesadelo o que as vezes pode atrapalhar a leitura.
Não quero passar spoiler acerca do roteiro, mas posso ressaltar que a medida que a personagem cresce, novas perguntas e respostas surgem, desenvolvendo novas camadas.
Mas para mim, achei que faltou algumas explicações na reta final da história, tanto que o final foi meio que brusco.
É um universo que pode ser bem explorado e expandido, e por isso vale sua leitura.

Polly 02/06/2020

Beladona: uma história fantástica, mas faltou desenvolvimento (#115)
Baixei Beladona simplesmente porque estava de graça na loja do Kindle dia desses. Não fazia ideia do que se tratava e foi uma bela surpresa quando a peguei para ler. Beladona é uma HQ de terror e, apesar do kindle não ser o melhor veículo para ler esse tipo de livro já que as ilustrações ficam bastante prejudicadas nele, isso não estragou em nada a minha experiência. Além disso, como Beladona originalmente foi criada para ser uma HQ online, ainda é possível acessá-la no site Petisco e conferir as ilustrações pela tela do computador, possibilitando-nos, assim, apreciar sua alternância entre cores e tons monocromáticos, indicando a também alternância entre os mundos em que vive Samantha, sua protagonista.

Samantha é uma menina estranha e reservada que, desde os sete anos de idade, tem pesadelos terríveis a ponto de precisar fazer terapia. A agonia é tanta que nem mesmo ela sabe diferenciar o que é real e o que é sonho, ou mesmo se todo aquele terror e todos aqueles monstros assustadores são apenas sonhos. Cheia de mistério e aflição, a história vai nos prendendo, falando-nos metaforicamente de traumas e abusos que precisam ser superados pela Samantha, que chegamos ao seu fim sem nem percebermos. E, olhe, que eu nem curto histórias de terror, viu? Fora a arte belíssima do Denis Mello, complementada pelos anexos do livro explicando todo o processo criativo da HQ, que me deixou com uma certa inveja de tanta técnica (risos).

No entanto, apesar de ser uma narrativa muito envolvente, achei que Beladona teve um final preguiçoso e apressado. Minha impressão é que faltou tempo e espaço para explicar o porquê das coisas. Tudo foi jogado com muita pressa no nosso colo e o vilão de uma história tão densa revelou-se um raso, sem uma motivação clara, a não ser a maldade pela maldade, para fazer tudo o que fez com a Samantha. É como se faltassem páginas. Eu esperava mais, inclusive um segundo volume para desenvolver a história, mas não encontrei nada.

Assim, Beladona é uma HQ incrível, útil para discutir sobre abuso e omissão parentais, fora o bullying que Samantha sofre por ser “estranha”, tema sempre tão necessário. No mais, a mensagem final de superação dos traumas e de renuncia às trevas que existem dentro de si é super importante. É necessário curar-se para que possamos curar o mundo ao redor. Adoraria ver uma continuação de Beladona, aprofundando esse vilão raso que a HQ tem. Adoraria ver também a Samantha construindo novos mundos, queria ver uma Samantha efetivamente dona de si, efetivamente atuante contra às trevas, e não apenas uma sobrevivente como esse final pode parecer.

Gus 30/11/2021

Beladona
A história da Hq é muito interessante, mas sinto que ela foi mal contada nessas poucas páginas que tem, com um ritmo muito corrido e algumas páginas que tinham tanta informação que dificultava a compreensão, mas não é uma Hq ruim, é boa e vale a leitura.

ari 16/09/2021

acho que gostei?
eu sinceramente achei bem confuso (espero que não seja pq eu sou burra ?)

é uma leitura leve, bem fácil de ler, mas bem confusa, teve um plot bom, porém confusoKKKKKKKK

enfim, a arte é INCRÍVEL PERFEITA

Aninha 18/05/2022

Huuum...
Sinceramente eu não sei nem o q dizer desse HQ ? sei lá viu... É mt maldade. Deu p entender a história só achei que tinha mttttt informação nas páginas.
amanda 18/05/2022minha estante
me deixou cansada e nem terminei

maryelli0 22/12/2023

Três estrelas é uma avaliação bem bondosa para essa hq. Tem ilustrações bonitas, mas um história bem fraca e confusa.

loracy.y 16/09/2022

Estranho, confuso, mas tem uma arte da hora ??
"E não é isso que somos? Um monte de seres tentando achar o seu lugar no mundo?"

É uma HQ com uma arte bonita e bem detalhada, foi basicamente pelos desenhos que dei 3? por que a história em si é bem estranha e ruinzinha até...

Yasmim320 16/03/2022

É bem legal, os desenhos são lindos mas não faz muito meu estilo de leitura então não tenho muito o que falar
Vitoria 16/03/2022minha estante
Eu amoooo
O livro é todo insano, gosto disso

May 16/06/2022

Terrível e meiga Beladona
Existe dois mundos, um mundo real e outro do pesadelo, esses mundos se encontra frequentemente através do sono, Samantha era ainda um criança quando foi enviada para mundo o pesadelo que assombrou até a adolescência, ela teve que conviver com bullying e com uma psicologia que só piorava os pesadelos. E uma história interessante com muito terror e ação.