A estratégia da lagartixa

A estratégia da lagartixa Dário Vianna Birolini

Resenhas - A estratégia da lagartixa

Glayci 08/03/2012

A linguagm divertida e dinamica cumpre o objetivo do autor, que lias revelado nas primeiras paginas de desconstruir o mito do medico sacedorte e infalivel. No entanto ele cumpre outro papel ao levar-nos a evolução da vida e estudo do medico, ele fornece base para os que aspiram essa profissão dando um cenário bem mais realiticos a quem pretende seguir a profissão. enfim um livro que todo futuro medico deveria ler!

André 20/03/2014

Como estudante de Medicina foi uma grata surpresa este livro. Mostra com um pouco de humor a vida de pré-universitário até a residência de um estudante de Medicina. Acompanha de um humor leve, relata casos reais vividos pelo autor e que são de modo bastante frequente causos da vida dos estudantes de medicina. Me vi em muitas situações do livro e ainda tirei muito do que irei viver.
É um livro que lerei novamente nas próximas fases da Medicina: internato, formatura, primeiro dia como médico, residência médica, e estabelecimento no mercado de trabalho.

Nati Ozol - @natiozolle 29/07/2021

Estudantes de medicina uni-vos e leiam esse livro
Da pra encarar esse livro por 3 ângulos:
1- um compilado de histórias bizarras e engraçadas no meio médico
2- um guia pra quem tá na carreira da medicina já ir se familiarizando com as próximas etapas e seus respectivos desafios
3- uma espécie de autobiografia, afinal, acompanhamos o autor desde o início da faculdade até uma boa parte do mercado de trabalho.
Achei completamente viciante, tem capítulos curtinhos mas cheios de valor, as histórias são uma melhor que a outra, além de fornecer vários insights e informações interessantes pra galera que tá cursando medicina. Como tô no primeiro semestre não teria melhor momento pra pegar esse livro, afinal, no início a gente mal se sente parte desse mundo, então ler o livro da um gostinho do que tá por vir. Recomendo pra quem gosta de umas leituras super aleatórias, mas principalmente pra estudantes de medicina. É uma boa pedida pra quem tá pensando em entrar no curso também! Tava bem desanimada com a faculdade e esse livro me deu um up, mostrou que vou sim aprender as parada que preciso aprender e no final vai dar tudo certo :)

Tay 17/10/2022

É tão estranho perceber que já estamos no processo de formação médica desde o momento que abrimos nossa boca grande pra afirmar que queremos medicina. Passamos pela peneira injusta do vestibular com uma imensa pressão de tentar passar em uma pública (principalmente quando vc nn tem dinheiro pra uma particular) e isso se agrava com as questões de você ter que ser dependente financeiramente de alguém por um tempo superior ao dos outros cursos. Você ver pessoas que escolheram outras carreiras aproveitando muito mais a sua existência enquanto você tá no cursinho (talvez?) .Quando vc passa tem toda a pressão pra dar conta de toda a matéria (nesse ponto eu acredito que quem teve mais tempo de cursinho acabou mais beneficiado pq vc sabe que se nn conseguiu aprender aquela matéria provavelmente é pq existe outra forma de tentar absorver e que esse só vai ser mais um desafio no meio de tantos outros). A pressão já é enorme desde o começo. Eu acreditava que acabava melhorando com o tempo, mas parece que não.
? Findados os desabafos vamos ao livro. A escrita é muito boa e o livro é muito fluído. Há um mix de situações cômicas com eventos que com certeza vão estar presentes, seja na forma de pensamentos ou de ações concretas durante a sua formação. Recomendo bastante pra quem quer ser médico, as coisas são muito romantizadas e o livro contribui para humanizar a imagem do médico como humano e da medicina como profissão.

Liara Magalhães 30/10/2013

Faz parte da minha estante de releituras.
Sabe aquele livro que quando você começa a ler não quer parar mais? Sim, A estratégia da lagartixa é um desses. Amei.

Nicole 15/12/2014

Eu sei o que você fez no verão passado
Recebi a indicação desse livro de um amigo quase médico e queria deixar minha indicação pra quem assim como eu nunca pensou na medicina como profissão, eu vi muita gente indicando o livro pra futuros médicos (e eu acho que é quase uma leitura obrigatória mesmo), mas todo mundo passa pelo médico né? Eu morria de vontade de poder olhar pro médico com aquela cara de 'eu sei o que você fez no verão passado' sabe? haha Mas o livro não é nada disso, o autor tem um desprendimento pra contar das partes por trás das câmeras da profissão que dá a impressão que vai ser algo ruim, mas não ele ajuda a humanizar a figura do médico.
Super indico pra entender melhor essa área e de brinde ainda ganhar umas diquinhas de como se relacionar melhor com seu médico.

Cat 31/12/2020

Bom humor acima de tudo
Um livro sobre os bastidores da medicina que relata experiências desde o primeiro dia de aulas na faculdade, passando pelo internato, residência e atuação do médico formado. Reúne com muito humor “causos” interessantes e bem peculiares. Quem é da área certamente vai se identificar em diversos acontecimentos e para aqueles que não vivem nesse meio, terão a oportunidade de ver as coisas com outros olhos (quem romantiza a figura do médico pode se chocar).

Carolina Zaghi 09/06/2023

Ja tinha ouvido falar desse livro há muito tempo e quando encontrei em um sebo não hesitei em comprar. Pra quem gosta do universo da medicina é maravilhoso, mas acho que todos deveriam ler alguma vez na vida. O livro termina com uma colocação infeliz sobre a enfermagem, o que me fez não favorita-lo, mas "relevando" isso, o resto é muito interessante

Lulu 02/11/2023

Demorei bastante pra acabar pq é uma leitura bem diferente do q sou acostumada
Mas achei muito interessante e legal de ler pra quem pretende fazer ou está fazendo o curso

Horroshow 21/06/2015

Lembrar que o médico é um ser humano passível de erros, e não um Deus.
Resenha por João Pedro Mesquita

"Dário Vianna Birolini assinou um exemplar para mim, acrescido de um "para você conhecer onde está se metendo", o que se justifica pelo fato de que, na época, eu pretendia fazer medicina. Porém, o livro não se limita a fazer "uma viagem pelos bastidores da Medicina", conforme chama a sua capa, interessante somente a quem é ou pretende ser da área; é uma leitura extremamente proveitosa a todos.

A linguagem usada pelo autor, apesar de ele mesmo se considerar amador, não tarda a cativar o leitor. É estabelecido um diálogo próximo, como se Dário estivesse ali no quarto, conversando com você; mesmo usando alguns termos técnicos no decorrer das linhas, prevalece uma linguagem didática. Tudo isso contribui para tornar a leitura bastante agradável já nas primeiras páginas."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/10/a-estrategia-da-lagartixa-de-dario.html

Danilo 30/08/2016

Aprenda com a lagartixa...
Caro leitor, o que você pensaria ao ler na capa de um livro "A Estratégia da Lagartixa"?
Parece estranho, mas eu realmente pensei em como uma lagartixa poderia me ensinar algo e, não satisfeito, fiquei mais intrigado quando li o subtítulo dizendo "Uma viagem pelos bastidores da Medicina". Calma leitor, eu também não via sentido algum em como uma lagartixa ensinaria um médico a abstrair tal fato de sua formação.
Essa é chave central do livro de Dário Vianna Birolini, revelando uma fluidez na narrativa de arrancar o fôlego, cheia de humor, observações atentas do comportamento humano e da profissão médica, além de desmistificar os "superpoderes" atribuídos ao ser humano intitulado médico.
Talvez leitor, as descrições citadas instiguem o gostinho de desvendar essa estratégia. Contudo, aviso que você não será o mesmo depois de se envolver nos bastidores paralelos entre o real e imaginário do deslumbrante mundo da medicina.

Flávia Martins 29/12/2017

"A arte está perdendo terreno para a tecnologia. Há um tentativa, impossível, em transformar a nossa ciência inexata em exata. Em razão de uma intolerância crescente, estamos deixando de ser humanos e virando robozinhos. Teoricamente, muito teoricamente, desapareceriam os erros, mas também se extinguiriam o humanismo e a própria humanidade. (...) Deixamos de cuidar de pacientes e passamos a atender clientes." - Dário Birolini

Com um roteiro fluído e muito bem humorado, o livro é essencial não apenas para estudantes e médicos, mas para todos àqueles que têm curiosidade em entender um pouquinho mais sobre o incrível mundo da medicina. O autor inicia sua trajetória quando ainda era um calouro, passando por todas as etapas de sua vida acadêmica e discutindo sobre questões éticas e morais, dialogando de forma clara sobre todas as cobranças e desmistificando a visão de um "Deus", muitas vezes dada aos médicos.

O roteiro irônico consegue ser percebido desde o primeiro momento e, além de boas risadas, o livro nos leva a grandes reflexões a respeito de tudo. Terminei a leitura com um sorriso de orelha à orelha e, estando ainda no meio da graduação, me sinto mais inspirada do que nunca. Definitivamente um livro marcante para qualquer um e de leitura obrigatória.

Bárbara Scaquetti 10/07/2020

Eu me diverti muito e super me identifiquei
O livro é bastante didático
Almir.Junior 17/08/2020minha estante
oi barbara onde conseguiu o livro?

amanda.sousa.33 29/02/2024

O livro levanta muitas questões sobre a medicina, muitas que, às vezes, não são tão óbvias assim. Acompanhamos a trajetória da formação de um cirurgião enquanto este nos mostra as glórias e os percalços vividos dentro dessa profissão e na construção e vivências da carreira. É uma boa leitura e possibilita muita reflexão.