Que Farei com Este Livro?

Que Farei com Este Livro? José Saramago

Resenhas - Que Farei com Este Livro?

Evy 23/06/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Peças Teatrais / Mês: Junho (Livro 4)
Definitivamente eu sou fã de Saramago. Até mesmo no gênero teatro, que não é o meu forte, ele conseguiu me cativar. Confesso que a leitura das três peças que compõe esse livro foi mais simples e agradável para mim. Acredito que isso se deva aos longos e poéticos, embora não tão poéticos quanto Shakespeare, diálogos e conversas ao longo das três incríveis histórias. Copiei lindas citações e embora o tema, político e ao mesmo tempo existencial, também não seja dos meus favoritos, a leitura fluiu e só confirmou a habilidade do autor português.

A primeira peça, chamada "Que farei deste livro?" trata do retorno de Luís de Camões das Índias com seus escritos, Os Lusíadas. Na obtusa Inquisição e medíocre corte de Lisboa da época, Camões tem que negociar a permissão para publicar a sua obra, que veio a se tornar a amior da língua portuguesa. Gostei bastante dessa primeira peça, e foi das três a que li com maior interesse. Os diálogos são ótimos, afiados e cativam o leitor.

"A noite", segunda peça do livro, relata a noite de 24 para 25 de abril de 1974 quando se inicia a Revolução dos Cravos. Com sua habilidade e ironia, Saramago nos faz experimentar o impacto imediato que a Revolução tem sobre a redação de um grande jornal. São relatados nesta, a rotina de uma redação com seus conflitos internos, pequenas revoltas, afetos, bajulações e conveniências. Os diálogos são ainda mais afiados, nesta, e não há como não querer saber como tudo vai terminar.

Em, "A Segunda Vida de Francisco de Assis", o próprio volta à terra nos dias de hoje e encontra sua ordem transformada numa empresa gigantesca e lucrativa. Das três, foi a que achei mais original e que li com maior interesse. O texto todo é uma luta entre a razão e a força, mostrando bem o capitalismo, as chefias, a política, a valorização e desvalorização dos produtos e das pessoas. E a eterna luta de Francisco, que termina a peça dizendo: "Agora vou lutar contra a pobreza. É a pobreza que dever ser eliminada do mundo. A pobreza não é santa. Tantos séculos para compreender isto".

Gostei muito da leitura deste livro, embora não consiga ainda dar cinco estrelas para este gênero literário.

Leitura recomendada!
Léia Viana 25/06/2011minha estante
Eu preciso muito lhe dar os parabéns.
Ler algo fora de seu gênero literário e ainda conseguir se expressar de maneira clara na resenha não é para qualquer um não.
Parabéns mais uma vez!

Bruna 29/06/2011minha estante
Fiquei com muita vontade de ler este livro (mesmo não gostando do gênero teatral, também)! Saramago é sempre muito criativo e afiado.

Li 30/06/2011minha estante
Nunca consegui terminar um livro de Saramago, acho o estilo dele tão maçante...
Coloquei na cabeça que lerei algo dele para outubro, vamos ver se consigo! O tema deste resenhado por vc é interessante... e bem atual! Quem sabe?! rs

Bjoos

Viquinha 01/07/2011minha estante
Viu? Conseguiu ler um do seu agrado. O bacana é que você está aberta às experimentações literárias. Isso é o que importa. =D

Beijocas

Gláucia 13/11/2010

Teatro de Saramago
Bastante versátil, nesse livro Saramago se propõe a um gênero diferente, o teatro. É composto por três peças onde o forte é o tema, sempre original a la Saramago.
Que Farei com Este Livro?: Luís de Camões voltou das Indias onde esteve por 17 anos escrevendo sua obra máxima, Os Lusíadas e agora precisa de autorização de el Rei (a quem os livros aborrecem) e, o mais difícil, da pena censora da Inquisição.

A Noite: se passa na redação de um jornal na véspera da Revolução dos Cravos de 1974 e narra as várias posições dos redatores da folha, que é de direita.

As Duas Vidas de Francisco de Assis: ele volta aos tempos atuais e descobre que sua obra, a ordem franciscana se trnasformou numa empresa gigantesca e lucrativa. O tema dessa terceira peça foi a mais interessante e original, porém não gostei do final.

Em resumo, pelo que li, creio que elas ficaram muito bem no papel, mas não sei se seriam boas no palco.

Juliana JRS 05/06/2020

Três peças não relacionadas entre sim. Leitura interessante apesar de não ser o meu gênero preferido.

Veri 18/03/2022

Não é meu gênero
Qual não foi minha decepção quando abri o livro e descobri que era composto por 3 peças de teatro.

Definitivamente não é meu gênero. Em poucas passagens consegui entrar no ritmo e mergulhar na estória.

Mas deve ser uma questão minha, não do livro.

Thiaguinho 08/08/2023

Ótimos textos dramáticos
Os três textos do livro são ótimos. Não consegui definir qual é o melhor. O segundo texto foi o mais confuso por precisar de mais contextualização. Ainda sim, é um ótimo texto.

Marcos Nandi 21/02/2024

O eixo principal desta peça é Luis de Camões. A peça vai falar da condição do artista e dos desconcertos do mundo que moldaram a figura de Camões.

A ação se passa em Almeirim e Lisboa, entre 1570 a 1572. O plano de fundo é uma Portugal que está passando por uma crise real, já que o rei não quer se casar, há um conflito da rainha com os jesuítas, e um infante extremamente pernicioso que não pensa no futuro e vive de forma pródiga, e claro, uma peste matando milhões.

É um livro legal falando sobre as dificuldades de Camões ao publicar "Os Lusíadas". E como, desde aquela época, era difícil ser artista e publicar alguma coisa. Quando não é a censura, é a falta de dinheiro, quando não é a falta de dinheiro, é a falta de apoio.

29/09/2013

O livro reúne três peças teatrais de Saramago, escritas em períodos diferentes, todas versando sobre personagens históricos.
A primeira (“Que farei com este livro?") fala sobre a dificuldade que Luís de Camões teve de publicar Os Lusíadas, devido ao desinteresse de D.Sebastião e à perseguição do Santo Ofício. Mostra um Camões humanizado, uma pessoa como qualquer outra, inclusive com problemas financeiros.
A segunda peça do livro se passa em uma redação de um jornal conservador, durante a noite da Revolução dos Cravos.
Na terceira peça, São Francisco de Assis retorna à terra e encontra sua ordem religiosa transformada num mero negócio.
Quando vi este livro, me interessei pelo fato de ser composto de três peças teatrais do Saramago, tendo em vista que sou fã de “Don Giovanni ou o Dissoluto Absolvido”, peça escrita pelo mesmo autor. Talvez o fato de eu estar esperando um trabalho semelhante a “Don Giovanni” (cujo texto é hilário e muito dinâmico), tenha feito com que eu me decepcionasse um pouco com “Que Farei com este Livro”.
Posso dizer que, até agora, de todas as obras que li de Saramago, “Que farei com este livro” foi a que menos gostei. Opinião estritamente pessoal, sem dúvida.

Inês Montenegro 06/02/2016

Resenha disponível em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/24/frei-luis-de-sousa-almeida-garrett-que-farei-com-este-livro-jose-saramago/

Volnei 24/12/2016

Que farei com este livro
Este livro conta a saga de um escritor ao tentar publicar seu livro. Seria uma alusão ao escritor português Luis de Camões.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

EduardoCDias 10/09/2019

Teatro
Três histórias para o teatro, não conectadas, mas sensacionais! Destaque especial para a terceira, uma crítica feroz ao catolicismo e à instituição igreja.