O santo e a porca

O santo e a porca Ariano Suassuna

Resenhas - O Santo e a Porca

CecAllia0 21/11/2021

Divertido, fácil de ler
Li o livro pra escola e me surpreendi, pois achei que seria um livro chato mas foi super divertido de ler e de imaginar os personagens. Recomendo ler com os amigos e cada um fazer um personagem do livro, assim a leitura fica mais dinâmica. Super recomendo!!

João 30/10/2021

Exelente
Esse livro é muito, não me prendeu muito, mas é bom do mesmo jeito. E por ser do mesmo autor do filme, O Alto da Comparecida...

SamuellVilarr 27/10/2021

O Santo e a porca, Ariano Suassuna.
Como sempre, Suassuna em suas peças nos agracia com um espetáculo das inconveniências, das trivialidades, das ocorrências inoportunas e das cenas miraculosas que tão ricas são e demonstram a capacidade de redigir uma narrativa consistente e extrair a partir dessas ocorrências presentes na estruturação de sua história, um chamado para a reflexão implícita nas entrelinhas filosóficas de seus diálogos entre os personagens e uma busca para a verdade por meio da própria introspecção de sua obra, eis o seu objetivo principal, considero tanto o escritor quanto sua obra (aqui sua peça), indispensáveis.

Thiago662 26/10/2021

Há tempos não ria tanto lendo um livro. Texto leve, divertido!
Tema: Avareza! Até onde vai a ganância humana. E, no fundo, também uma grande crítica social. Suassuna lia o Brasil do sertão como ninguém.
Caroba quase uma irmã perdida de de João Grilo!
PS: Li alguma resenha por aqui, que diz que o texto funcionaria melhor encenado. Oras, mas é uma peça! Esse era o objetivo! Contudo, para quem curte ler, imaginar, construir personagens e cenários, é sensacional!

Stephany 21/09/2021

Kkkkkkkk eu amei
Oi gente, comecei esse livro ontem a tarde e terminei agora! Muito bom, muito engraçado! Eu nem sei resumir porque é um rolo só ?
Margarida vai casar com dodó, o pai do dodó quer casar com margarida mas é ex da tia benona, caroba é noiva de pinhão mais finge ser margarida e benona pra casar elas. Seu Euricão só pensa na porca que é um cofre e no santo Antônio. O livro tem uma leitura muito fácil, tanto de ler quanto de entender. Muito bom mesmo!!!

Camilla Tavares 19/09/2021

O santo e a porca?
Eu fiz uma montagem de o auto da compadecida em 2019 e eu adorei a história e o estilo de escrita do autor, super dinâmico e engraçado. Não foi diferente nesse livro, me diverti muito lendo e fiquei desejando montar essa peça um dia
Beatriz.Linhales 19/09/2021minha estante

Manuela222 21/09/2021minha estante
é mto delicinha esse livrooo

Beatriz.Linhales 18/09/2021

Mais uma do gênio
Pelo amor de deus não tenho coração pra Ariano.
Não tem o que falar, é sempre absurdo ler Suassuna e impossível desvendar o que esse homem pensava enquanto escrevia. Muita referência, muita genialidade, muito tudo. Teatro nacional?

Raiane M 11/08/2021

É uma leitura gostosa e rápida, porém mesmo sendo boa funciona obviamente bem melhor como uma peça que foi pra que foi escrito.

Melina 29/07/2021

O Santo e a Porca é uma peça teatral dividida em três atos. Absurda, engraçada e curtinha, conta a história de Euricão árabe, seu amor pelo dinheiro e sua relação com o santo, Santo Antônio. Na peça encontramos Caroba, personagem que rouba a cena, com sua esperteza; é a responsável pelo enredo, é quem promove as intrigas, e resolve todos os conflitos. De um jeito que só Ariano sabe fazer, somos levados a refletir sobre a avareza e a relação do homem com suas crendices.

Sammy 25/07/2021

Vão!
Agora para o final, se abateu sobre seu Eurico uma melancólica crise de autocomiseração. O único que não terminou satisfeito, mas sim com um vazio. Perdeu a razão de sua avareza, está que cobria um breu nele.
O último discurso e solilóquio de Eurico me fez lembrar do desfecho que teve Otelo; um trecho que como disse T.S Eliot, "expressa bem a fraqueza humana universal". O mesmo para Eurico.

"Estão ouvindo? É a voz da sabedoria, da justiça popular. Tomem seus destinos, eu quero ficar só. Aqui hei de ficar até tomar uma decisão. Mas agora sei novamente que posso morrer, estou novamente diante da morte e de todos os absurdos, nesta terra a que cheguei como estrangeiro e como estrangeiro vou deixar. Mas minha condição não é pior nem melhor do que a de vocês. Se isso aconteceu comigo, pode acontecer com todos, e se aconteceu uma vez pode acontecer a qualquer instante. Um golpe do acaso abriu meus olhos, vocês continuam" cegos! Agora vão, quero ficar só!
[...]
"Bem, e agora começa a pergunta. Que sentido tem toda essa conjuração que se abate sobre nós? Será que tudo isso tem sentido? Será que tudo tem sentido? Que quer dizer isso, Santo Antônio? Será que só você tem a resposta? que diabo quer dizer tudo isso, Santo Antônio?"

Henrique 06/07/2021

Um livro que funciona mais como peça
A premissa desse livro, realmente é ser um "script" para uma peça, oq realmente deve funcionar num teatro ou em um filme, mas como um livro em si, ele n traz elementos que prende o leitor em certas ocasiões.

Da para perceber que todos os personagens foram criados com muito carinho pelo Ariano.

O enredo em si é o grande problema desse livro, pois parece que tudo se fecha muito certo e rápido dms, e torna a preocupação dos personagens muito sem fundamento, oq faz com q o leitor n sinta que realmente valeu a pena todo o trabalho de Caroba

A melhor personagem é Caroba, pois sem ela, nd dos acontecimentos teria se concretizado e o pior personagem é o Eurico, pois ele se torna muito repetitivo no seu mantra para Santo Antônio, o que faz com q seja exaustivo suas falas.

Quem for ler esse livro, buscando similaridade ou qualidade igual o "Auto da Compadecida", pode se decepcionar, mas vale a leitura, pois é um livro rápido de se ler e leva vc a conhecer um pouco sobre as relações familiares do Nordeste na época.

Wilza.Alves 30/06/2021

Ariano Suassuna tem uma escrita leve e divertida, alguns pontos são semelhantes com O auto da compadecida, mas nada que atrapalhe a experiência com a história. Caroba rouba a cena, é a melhor personagem do livro e Suassuna passa uma importante mensagem sobre avareza de modo descontraído. Orgulho ser da mesma região que esse grande autor, sem dúvida continuarei a ler o que ele nos deixou como legado.

Iracy 26/06/2021

Perfeito
Obra cheia de humor, regionalismo e ao mesmo tempo com diversas reflexões. Me diverti bastante com Eurico e as suas doideiras, de que qualquer um queria roubar a porca. E a coroba? Nooossa, astuta e sabendo lidar com toda confusão para casar xxxspoilerxxx. Enfim, uma peça teatral genial, com certeza a lerei mais vezes no futuro.

Gutemberg.Monteiro 20/06/2021

Magnífico como toda a obra de Suassuna!
O Santo e a Porca é uma peça leve, cômica e que leva à reflexão de uma forma, para mim, inovadora.
Para quem já leu O Auto da Compadecida, certamente irá gostar dessa obra, já que a construção é semelhante e o humor sempre inovador com as raízes do sertão.

Erich Alves 17/06/2021

Divertido!
Meu primeiro livro do Ariano Suassuna! Curtinho e bem divertido de se ler! Já pretendo ler O Auto Da Compadecida. Ótima obra.