Mitos e Sagas

Mitos e Sagas Vários

Resenhas - Mitos e Sagas

Marlos 03/08/2022

Indubitavelmente, é sempre interessante conhecer outras culturas através do folclore regional, e os contos deste livro ajudam a entender um pouco da cultura nórdica, principalmente da região da Escandinávia e da Finlândia.

Frisa-se que, tendo em vista que são contos que abordam a origem de divindades e de criaturas fantásticas, bem como sobre eventos da criação do mundo, não é plausível exigir muita coerência narrativa.

Entretanto, confesso que, vista pelo lado do lazer, após certo ponto a leitura fica repetitiva e os contos começam a ficar meio contraditórios, mas não que isso prejudique a experiência do contato com outra cultura.

Concluindo, foi uma leitura que, apesar de não totalmente prazerosa, foi bem interessante e edificante.
janierisonsantos 04/08/2022minha estante
tenho muita vontade de conhecer melhor esses mitos, mas nunca sei por onde começar. alguns comentários que vi sobre esse exemplar me deixaram um pouco receoso de adquiri-lo kkk

Marlos 05/08/2022minha estante
Eu só comprei pois peguei um desconto, mas acho que vale mais a pena investir em outro livro. Kk

janierisonsantos 05/08/2022minha estante
kkkkk percebi isso na sua resenha.

Karina.Schiavoni 15/01/2022

O livro é interessante, mas como são muitos deuses e mitos o autor acaba correndo com os assuntos. As melhores partes pra mim, foram as que explicam a visão mitológica sobre o Loki, Hela, Odim e etc.

Achei muito rasa a explicação do que é o Ragnarok.
JAlia 01/02/2022minha estante
Sim... a parte do Ragnarok foi bem Mediana ...porém podemos ressaltar que esse acontecimento tem mais de uma ou duas versões!!! Ou seja... é difícil dizer qual é a mais palpável .... o livro nunca teve o intuito dos DETALHESSSS afinal é algo mais resumido mesmo... porém vale a experiência...

Karina.Schiavoni 01/02/2022minha estante
Sim, para os amantes do assunto com certeza vale a experiência!

Hozeane 05/10/2023

Para conhecimento
É um ótimo livro para quem quer conhecer um pouco mais sobre a mitologia nórdica. É uma leitura leve e sem complicação.
Leila Machado 05/10/2023minha estante
Amo Mitologia!??

Gus 10/08/2021

Agora eu entendi o Ragnarok
Ótima leitura para quem quer saber mais sobre os deuses Nórdicos como: Odin, Freya, Thor, Loki, etc.

Finalmente com a leitura desse livro pude entender o que realmente é o Ragnarok e só posso dizer que é tenso.
Marcos.Oliveira 03/09/2021minha estante
e olhe que o ragnarok mostrado neste livro ainda não é nada! se aprofunda no assunto que vc verá os detalhes kkkkkk no livro esta bem objetivo.

Marcos.Oliveira 03/09/2021minha estante
Verdade!!! pra quem ja tem uma noção da mitologia citada não fica tão confuso, mas pra quem é viking de primeira viagem vai ficar perdidaaaassso nos nomes.

Rifas 26/04/2020

Curioso
Esse box chegou para mim como um presente surpresa, pois meu avô achou que eu gostaria. Sempre me interessei por mitologia, e tive uma ótima experiência na leitura de Mitologia Nórdica de Neil Gaiman, então fiquei bem animado para a leitura dos dois volumes que compõe o box. Comecei minha jornada, então, pelos mitos e sagas dos povos nórdicos.
Logo de começo, duas coisas ficaram bem evidentes: a história era contada de forma objetiva e a pesquisa foi muito bem feita. Em primeiro lugar, então, a escrita é simples, diferindo já aqui da narrativa mais poética de Neil Gaiman, o que na maioria das vezes não é um problema, mas em algumas histórias sinto que ficaria melhor contado de outra forma. Segundo, nas primeiras páginas já percebi que descobriria muita coisa que ainda não sabia, pequenos detalhes que são interessantes, mesmo que simples.
Com o primeiro ponto, vem também o fato de que a leitura é bem fluida, e depois de pouco tempo você acaba o livro. Além disso, gostaria de apresentar como bom ponto, mesmo não tendo a ver com a narrativa, o projeto gráfico do livro e do box inteiro, que são ambos fantásticos.
Há, entretanto, alguns problemas no livro, que me fizeram tirar uma estrela da avaliação. Primeiro, existem alguns erros de concordância e coerência localizados, embora não sejam tantos. Segundo, a diagramação nem sempre faz sentido, tendo como exemplo o tópico “Adoração de Niord” dentro da parte da deusa Skadi, ao invés da parte do próprio Niord. Por último – sendo que esse em específico não é realmente um ponto baixo, mas só algo que me incomodou em alguns pontos -, os autores parecem não se decidir entre que nome usar para os seres; eu sei que existem mais de uma versão, mas esperava que fossem decidir um padrão, ao invés de ficar trocando de novo e de novo entre Fenrir e Fenris e Niord e Njord.
Por fim, como disse antes, sinto falta em algumas partes de algo mais poético na narrativa, em lugar do texto didático e sem emoção do resto do livro. Acho que, quando se tratam de mitos, é muito mais interessante ler quando a linguagem é menos objetiva e didática. De qualquer forma, é uma leitura que definitivamente vale a pena, e provavelmente vai servir como um bom glossário futuro sempre que precisar me lembrar de alguma coisa.

Roberta Irds 01/05/2020

Sempre bom saber mais!
O livro "Mitos e Sagas Nórdicos" fala desde a criação dos cosmos, origem, histórias, aventuras e por fim o Ragnarok: O Crepúsculo dos Deuses! É mencionado brevemente criaturas mágicas como anões, elfos e até mesmo o Kraken! Ficamos sabendo sobre outras divindades, como as do mar e os espíritos da terra. Ao fim do livro é falado sobre algumas sagas selecionadas com historias de incríveis guerreiros e por fim não menos importante temos algumas curiosidades nórdicas que inclui o significado das Runas!.

Drica Liller 10/04/2024

Quando comprei o box de contos, mitos e sagas nórdicos, imaginava algo bem diferente. A leitura em alguns momentos não flui bem e fica difícil entender a história.

giu 18/05/2020

gostei
Um livro super válido para quem tem interesse em conhecer mais sobre a mitologia nórdica, só achei que poderia ter sido mais aprofundado as histórias, mesmo assim, gostei bastante e recomendo.

Clara938 08/06/2020

Ragnarok!!!
Foi muito bom ler esse livro, super informativo, o conto que eu mais gostei foi o Ragnarok e com os nórdicos lidavam com a morte, é algo inspirador.

Tinúviel 16/06/2020

É um livro mais de caráter informativo do que literário, eu gostei mais do outro livro do box.

Lipe 17/06/2020

Para aqueles que buscam novos conhecimentos referente a cultura e/ou mitos é um excelente livro, para mim, atendeu muito bem o propósito do mesmo. Apesar de não ter me prendido muito ao tema e a própria leitura em si.
De fato achei de fácil compreensão!

Renan 19/07/2020

Confesso que, em algum momento, acreditei que não terminaria essa leitura. O livro é, algumas vezes, repetitivo e a leitura não é tão simples. Minhas partes favoritas foram as do Ragnarok e a explicação das Runas.

Ross.Lopes 03/08/2020

Extremamente divertido
Se você busca aprender mais sobre a mitologia e os deuses da cultura nórdica, esse livro é perfeito. Coeso, leve e expositivo de uma forma positiva. As vezes pode ser um pouco informativo demais, mas nada que chegue a comprometer a leitura. Um ótimo livro que cumpre seu propósito.

Lillyns 18/08/2020

Gostei bastante
O livro possui uma escrita bem simples e fácil de entender e isso ajuda bastante à compreender as histórias contadas(pois outros livros do mesmo tema, contam as histórias de forma bem confusa).
Considero a origem dos Deuses uma das partes mais interessantes.