Mitos e Sagas

Mitos e Sagas Vários

Resenhas - Mitos e Sagas

Lady Marques 07/07/2021

É um bom livro
Gostei das histórias, mas achei um pouco confuso em questão de alguns acontecimentos, mas acho q isso é mais por conta do livro contar a história de cada deus ao invés de tudo junto, e de os nomes serem um pouco difíceis para memorizar (para mim), tirando isso o livro é bom e eu recomendo.

Alexandre 05/01/2022

Uma boa apresentação
Bem melhor que o outro volume do box! Nesse volume são apresentados os personagens e histórias da mitologia época viking, enquanto o outro já são contos da era cristã.
Não há um aprofundamento nas histórias e nem nos personagens por se tratar de um livro realmente introdutório. Nisso ele cumpre bem o seu propósito.
Pra mim houveram dois pontos negativos. Algumas partes ficaram um tanto confusas e eu acredito que seja por falhas na tradução. Outro ponto negativo foi que num determinado momento do livro eu me interessei sobre um assunto e quis ler mais sobre na Internet. Ao fazer a pesquisa o texto que estava escrito no Wikipedia (em inglês) era o mesmo que constava no livro. Não dá pra saber quem copiou de quem, mas nem é esse o ponto, o ponto é que mostra que o conteúdo do livro realmente é apresentado de forma bem superficial sem muitos acréscimos ao que já temos na Internet.
De qualquer modo me instigou a querer ler mais sobre a mitologia nórdica! Ler o Edda e o Kalevala devem trazer o que eu busco.

Kamy 07/04/2021

Não consegui gostar desse livro, não me apeguei a ninguém e a nenhum personagem.
Achei que foi tudo muito raso, a narrativa não foi instigante, não traz curiosidade, nada. Quase não tem diálogos (espero que no segundo livro tenha), só no finalzinho aparece um pouco de diálogo.
Foi uma experiência diferente.

Marcos Aurélio 06/05/2021

Odin, Thor, Freya, Frigga, Idun, Uller.
Gostei muito deste livro, outro no estilo didático apresentando os personagens da mitologia nórdica.

Os personagens e suas façanhas são apaixonantes. O Ragnarok, a batalha final é repleta de surpresas, embora descrita superficial e brevemente.

Para quem quer conhecer a mitologia nórdica e aprender é interessante. Quem já teve contato talvez ache a leitura repetitiva, cansativa. Gostei especialmente de conhecer as runas, e o alfabeto rúnico."Runa significa tanto letra quanto segredo ou mistério".

Marlos 03/08/2022

Indubitavelmente, é sempre interessante conhecer outras culturas através do folclore regional, e os contos deste livro ajudam a entender um pouco da cultura nórdica, principalmente da região da Escandinávia e da Finlândia.

Frisa-se que, tendo em vista que são contos que abordam a origem de divindades e de criaturas fantásticas, bem como sobre eventos da criação do mundo, não é plausível exigir muita coerência narrativa.

Entretanto, confesso que, vista pelo lado do lazer, após certo ponto a leitura fica repetitiva e os contos começam a ficar meio contraditórios, mas não que isso prejudique a experiência do contato com outra cultura.

Concluindo, foi uma leitura que, apesar de não totalmente prazerosa, foi bem interessante e edificante.
janierisonsantos 04/08/2022minha estante
tenho muita vontade de conhecer melhor esses mitos, mas nunca sei por onde começar. alguns comentários que vi sobre esse exemplar me deixaram um pouco receoso de adquiri-lo kkk

Marlos 05/08/2022minha estante
Eu só comprei pois peguei um desconto, mas acho que vale mais a pena investir em outro livro. Kk

janierisonsantos 05/08/2022minha estante
kkkkk percebi isso na sua resenha.

R.Sanches 02/06/2021

Curiosidades nórdicas.
Um livro que apresenta o mundo das sagas e mitos nórdicos, uma série de deuses e criaturas das histórias ditas na Finlândia, Islândia e Noruega.

Acaui 26/03/2022

Interessante
"Reunimos contos que abordam a criação do cosmos e dos homens, o surgimento dos deuses e dos gigantes, os feitos e as personalidades de Odin, Thor, Loki e outras criaturas fantásticas, como elfos e anões, além da grande batalha de Ragnarok, que tudo destruirá para que o mundo renasça."

Guilherme 12/03/2021

Bom, pra quem tem interesse.
Pra quem tem interesse em mitologia nórdica, é um ótimo livro pra introduzir o assunto é entender um pouco mais, fala, sobre runas, significados, ragnarok, mitos e algumas sagas...etc.

Não é um livro que você lê e você vai sair sabendo tudo sobre, mas é um ótimo livro, recomendo pra quem tem interesse.

Karol 30/04/2021

Gostei bastante.
Muitas descobertas novas, apesar de achar que alguns detalhes são irrelevantes.

Renan 19/07/2020

Confesso que, em algum momento, acreditei que não terminaria essa leitura. O livro é, algumas vezes, repetitivo e a leitura não é tão simples. Minhas partes favoritas foram as do Ragnarok e a explicação das Runas.

Hernandez 07/05/2020

Informativo
O primeiro livro do box é mais informativo que literário. Você tem as origens dos deuses e é apresentado às figuras da mitologia nórdica. Para quem já conhece a mitologia, é um livro um tanto quanto simples demais, mas que pode acrescentar alguns detalhes. Eu esperava algo diferente, mas entendi que o box foi separado justo dessa forma, um livro para te localizar numa nova mitologia e outro com as lendas e as histórias que vêm dela. É uma leitura simples e rápida, mas que cansa um pouco quem espera algo mais ligado à literatura.

Carstairs 19/03/2022

Bom, mas não o suficiente
Um livro interessante e que aborda ora com profundidade, ora de forma rasa, os mitos e as sagas nórdicas, concedendo informações interessantes sobre o panteão de deuses da cultura nórdica. Apesar de sentir que é mais um grande resumão compacto, do que de fato uma contagem digna delas, apesar de entender que são muitas deidades, a grande maioria delas é tratada de maneira rasa e superficial e alguns dos mitos são male male explicados.

Mesmo que algumas histórias tenham sido curtas, não perdem seu interesse já que consegue transpassar uma certa noção ao leitor e serve até mesmo como uma forma de introdução para aqueles que buscarem pesquisar mais a fundo os mitos e as sagas. Contudo, achei muito confuso e escasso em várias partes, especialmente quando chegou ao Ragnarok, o fim do mundo no ponto de vista dos nórdicos.

Não é um livro que eu recomendaria para aqueles que estiverem começando agora a descoberta e aprendizado do universo mitológico nórdico, mas serve como uma boa leitura de curiosidades para aqueles já habituados e situados.

Max 24/06/2021

Uma boa explicação de forma resumida, dá para ver as muitas referências em outras histórias com base na mitologia Nórdica, por exemplo Sigurd e Turin dos cintos dos Filhos de Húrin, entre muitos outros.
A parte Runica achei meio pobre, poderia ter mais, mas no geral excelente conteúdo .

Ross.Lopes 03/08/2020

Extremamente divertido
Se você busca aprender mais sobre a mitologia e os deuses da cultura nórdica, esse livro é perfeito. Coeso, leve e expositivo de uma forma positiva. As vezes pode ser um pouco informativo demais, mas nada que chegue a comprometer a leitura. Um ótimo livro que cumpre seu propósito.