Mitos e Sagas

Mitos e Sagas Vários

Resenhas - Mitos e Sagas

Carstairs 19/03/2022

Bom, mas não o suficiente
Um livro interessante e que aborda ora com profundidade, ora de forma rasa, os mitos e as sagas nórdicas, concedendo informações interessantes sobre o panteão de deuses da cultura nórdica. Apesar de sentir que é mais um grande resumão compacto, do que de fato uma contagem digna delas, apesar de entender que são muitas deidades, a grande maioria delas é tratada de maneira rasa e superficial e alguns dos mitos são male male explicados.

Mesmo que algumas histórias tenham sido curtas, não perdem seu interesse já que consegue transpassar uma certa noção ao leitor e serve até mesmo como uma forma de introdução para aqueles que buscarem pesquisar mais a fundo os mitos e as sagas. Contudo, achei muito confuso e escasso em várias partes, especialmente quando chegou ao Ragnarok, o fim do mundo no ponto de vista dos nórdicos.

Não é um livro que eu recomendaria para aqueles que estiverem começando agora a descoberta e aprendizado do universo mitológico nórdico, mas serve como uma boa leitura de curiosidades para aqueles já habituados e situados.

Lala 24/02/2022

Para quem gosta de mitologia Grega e prefere uma versão resumida das lendas. Ele é uma ótima opção,para mim eu não curti muito. Gostei da escrita e o dicionário no fundo. Até as ilustrações dos deuses mas como comentei,ele conta os mitos de maneira resumida e não curto isso.

Cleberson 11/02/2022

O mundo é feito de coisas incríveis
Muitos detalhes ricos e muita cultura escandinava em contos e curiosidades.
Uma ótima leitura para quem gosta de odin,Thor, Loki e seus semelhantes.

Mahoffman 11/02/2022

Um livro bem compacto, eu diria...
Eu estava com as espectativas muito alta sobre esse livro. Fui super empolgada para ler porém, no meio do caminho fui desanimando e demorando um pouco mais para terminar a leitura.

São MUITAS histórias, mitos, sagas em um único livro. Isso deixou a leitura bem confusa e por ser muitas histórias elas acabam sendo muito rasas, rápidas e sem muitos detalhes (particularmente eu sou apaixonada pelos detalhes).

Pra mim foi interessante pois conheci diversos deuses, criaturas, monstros e mitos que eu ainda não conhecia. Por mais que foram histórias curtas, deu pra ter uma noção, uma introdução.

Mas sinceramente, me decepcionei um pouco sim, principalmente quando cheguei na parte do Ragnarok com uma escassez gigante de detalhes e até um pouco mal contato, confuso.

Pra quem está começando na descoberta desse mundo nórdico, eu não recomendaria esse box de início.

Alaina.Maria 03/02/2022

Mitos e sagas
As histórias do livro são ótimas para se adquirir conhecimento sobre a mitologia nórdica. Um ponto muito favorável do livro é que ele não conta apenas história dos deuses, mas também histórias de alguns homens. Porém, ele possuí a escrita confusa em alguns momentos.

JAlia 01/02/2022

Informações riquíssimas
Ele aborda histórias e deuses mitológicos de uma forma tão fácil de entender embora o nome de alguns dos seres ( Deuses,anões e etc) sejam bem difícil de pronunciar.

Gostei da qualidade da informação... ele resume muito bem as belas histórias dos Deuses e criaturas mitológicas.

Achei incrível!!!

Algumas que eu recomendo são:

-A criação do cosmos que conta o surgimento da mitologia e fala também sobre a ponte Bifrost e a árvore Yggdrasil.

-Os deuses nordicos! Recomendo verem: A guerra entre os Aesir e Vanir

E também sobre...Freya, Hela, loki, Nornas, Odin, Thor, valkírias e Skadi.

-História sobre o Kraken
- Divindades do Mar...Lorelei, Huldra, selkies.

- e também é claro o Ragnarok ( O apocalipse do mundo nórdico)

Lariely 31/01/2022

É confuso, mas muito bom
Eu gostei que o livro falou sobre outros deuses, além dos mais conhecidos e de outros seres que compõem a mitologia nórdica.
Eu nunca senti tanta falta de um glossário e a organização dos contos me incomodou um pouco, por exemplo: Teve um conto falando de um gigante e 24 páginas depois um da filha dele; e também achei que poderiam ter colocado os deuses mais desconhecidos antes dos mais conhecidos, porque eles eram citados em outros contos e eu não fazia idéia de quem era.

Grazy 28/01/2022

Uma boa leitura
Achei o livro um tanto confuso no começo, já que não tinha conhecimento da maioria dos nomes ali citados, mas quando começam a se conectar a leitura se torna fluida e agradável.
Acredito que é um bom começo para quem se interessa por mitologia nórdica.

Elleinad 16/01/2022

Não sabe nada sobre mitologia nórdica?
ESTE LIVRO É PERFEITO PRA VOCÊ, caso sua resposta seja sim a pergunta do título, ou caso você fique todo confuso com essa mitologia. Era o meu caso, sabia muito pouco sobre por conta do " Magnus Chase" e filmes/séries que abordavam sobre o assunto, mas sempre me senti confusa e com esse livro eu pude entender melhor, ainda mais sobre a parte dessa cultura que mais me interessa : as runas.

É um livro bem leve e tranquilo de ler, as vezes dava um bug na história kkkk mas eu adorei!

Karina.Schiavoni 15/01/2022

O livro é interessante, mas como são muitos deuses e mitos o autor acaba correndo com os assuntos. As melhores partes pra mim, foram as que explicam a visão mitológica sobre o Loki, Hela, Odim e etc.

Achei muito rasa a explicação do que é o Ragnarok.
JAlia 01/02/2022minha estante
Sim... a parte do Ragnarok foi bem Mediana ...porém podemos ressaltar que esse acontecimento tem mais de uma ou duas versões!!! Ou seja... é difícil dizer qual é a mais palpável .... o livro nunca teve o intuito dos DETALHESSSS afinal é algo mais resumido mesmo... porém vale a experiência...

Karina.Schiavoni 01/02/2022minha estante
Sim, para os amantes do assunto com certeza vale a experiência!

nic 15/01/2022

conhecimento
o livro é um resumão bem resumido da cultura nórdica, é um ótimo livro para quem quer conhecer um pouco mais sobre.
o livro conta sobre os deuses mais conhecidos da mitologia, faz um breve resumo sobre o Ragnarok e ainda explica o significado das runas.
o livro tem uma leitura não tão fácil por conta dos nomes que estão em idioma original mas é uma leitura rápida!

Yuki 08/01/2022

Instrutivo kkk
Cada vez mais que estudamos sobre povos antigos e suas culturas, mais vemos, ainda que contadas de formas diferentes, que o fundo permanece o mesmo. Início, meio e fim que não se alteram.

Alexandre 05/01/2022

Uma boa apresentação
Bem melhor que o outro volume do box! Nesse volume são apresentados os personagens e histórias da mitologia época viking, enquanto o outro já são contos da era cristã.
Não há um aprofundamento nas histórias e nem nos personagens por se tratar de um livro realmente introdutório. Nisso ele cumpre bem o seu propósito.
Pra mim houveram dois pontos negativos. Algumas partes ficaram um tanto confusas e eu acredito que seja por falhas na tradução. Outro ponto negativo foi que num determinado momento do livro eu me interessei sobre um assunto e quis ler mais sobre na Internet. Ao fazer a pesquisa o texto que estava escrito no Wikipedia (em inglês) era o mesmo que constava no livro. Não dá pra saber quem copiou de quem, mas nem é esse o ponto, o ponto é que mostra que o conteúdo do livro realmente é apresentado de forma bem superficial sem muitos acréscimos ao que já temos na Internet.
De qualquer modo me instigou a querer ler mais sobre a mitologia nórdica! Ler o Edda e o Kalevala devem trazer o que eu busco.

Rei 30/12/2021

Um livro muito bom sobre Mitologia nórdica
Até um certo ponto fala sobre os deuses nórdicos, os monstros que la moravam, mas depois de um tempo ficou muito só histórias nada com nada, mas é bem informativo o livro.

Caren Gabriele 30/12/2021

Breve comentário
Diferente do primeiro volume do box, a leitura de Mitos e Sagas Nórdicos foi bem arrastada. Os organizadores desse compilado não tiveram qualquer cuidado com a narrativa, apenas compilaram informações.

A quantidade absurda de nomes similares e jogados de qualquer forma no livro também não ajudam. Além disso, senti falta de notas de rodapé que esclarecessem alguns sentidos ou até mesmo o contexto atribuído aos povos que acreditavam e replicavam essas histórias.

O que fica, no final, é o fato de que Odin passava o rodo em geral. E que estupro não era uma palavra utilizada nos mitos, mas a ação era muito comum.