Identidade e Sexualidade

Identidade e Sexualidade Pedro Dulci

Resenhas -

Lucas.Laurindo 17/03/2021

"Você é muito mais do que você sente"
Com Bastante profundidade, mas de forma simples Pedro Dulci promove reflexões sobre identidade e sexualidade e como a igreja brasileira tem interagido com o tema.

De início, perpassa sobre diversos relatos a fim de sintetizar seus estudos sobre as ideologias, padrões e filosofias estabelecidas na sociedade, para que o leitor compreenda o tema que será abordado no decorrer da leitura. Em contraponto, provoca o pensamento dos Cristãos quanto a construção de seu papel no trato às pessoas que sentem desejos homo afetivos, e que estão presentes dentro da igreja Cristã.

Por fim, a ideia do livro é levar ao debate do tema entre cristãos, e procurar soluções para a igreja trazendo-a a moralidade Bíblica, visto que o pecado está presente nos heterossexuais e não somente no desejo homo afetivo. O pecado está na humanidade!

FLemos 13/07/2020

Panorama sobre Sexualidade e Identidade do ponto de vista bíblico
Este livro foi lançado oficialmente pela @editoramonergismo no início deste ano, mas uma prévia dele foi lançada em paralelo com o curso “Questões de Gênero: Sexo, Ciência e Sociedade” da ABC2 (@cristaosnaciencia) e vários posts sobre o assunto que o @pedrolucasdulci publicou no segundo semestre de 2019.
Pedro busca fazer um apanhado da sua visão sobre os temas principais da questão Sexualidade e Identidade, principalmente no que afeta os cristãos. Em apenas 94 páginas ele consegue abranger vários pontos, entre eles:
- Panorama sobre os estudos da Teoria Queer, e sua caracterização ou não como uma Ideologia;
- As consequências da queda na sexualidade do ser humano, seja de cunho hetero ou homossexual;
- Explora como atualmente agregamos nossa ética sexual cristã a padrões não bíblicos, escondidos no nosso imaginário de “família tradicional brasileira”;
- A necessidade urgente de retirarmos nossos padrões éticos para as questões sexuais das Escrituras;
- A relação entre Identidade x Sexualidade de acordo com a Bíblia, principalmente para quem se identifica como Cristão;
- A realidade da possibilidade de uma busca saudável por santidade para quem luta contra pecados na área sexual ou para quem passa por crises de identidade, seja por causa de suas preferências afetivas ou por causa da identificação com um gênero diferente do seu sexo.
Eu havia feito uma resenha detalhada, mas ficou muito parecido com um resumo e cheio de spoilers, então preferi deixar esses pontos para instigá-lo a adquirir o livro e conferir tudo com os argumentos do Pedro. Ele é de fácil leitura e ao lê-lo você verá que há gente séria pensando o tema sem hipocrisia, aliando o que há mais moderno da discussão sobre o assunto do ponto científico e aliado ao ponto de vista bíblico.
Aconselho também a tirar um tempo para ver os posts do Pedro sobre o tema (estão todos reunidos nos destaques de “Sexualidade” no Instagram dele), procurar palestras e pregações no Youtube, além de entrar em jejum e oração para que o curso da ABC2 seja lançado novamente. Eu fiz e foi realmente demais.
Se quiser ver mais resenhas como esta, me siga no Instagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Suellen 06/04/2021

Perfeito
Pena ser um livro tão curto, ele é maravilhoso demais.
Essas definições e estudo foram muito bem apresentadas, minha primeira leitura com esse tema de identidade e sexualidade e posso dizer que foi esplêndida!
Ele aborda a teoria queer, a questão da sexualidade ligada a queda de Adão, o fato de muitos cristãos confundirem a moral da direita como a moral evangélica (aquela besteira de ?meninos vestem azul e meninas rosa?), como a identidade cristã está firmada em Cristo e não na sexualidade... são muitos temas, recomendadíssimo, será um livreto que relerei sempre :)

EduardaMarquess 02/02/2023

O autor aborda a questão da sexualidade à luz das Escrituras, fazendo uso dos conceitoa de estrutura e direção, como forma de deixar clara a boa criação de Deus e o que nos fazemos dela. Achei interessante essa abordagem, pois acaba com o dualismo que, não raro, essa questão e tantas outras são tratadas. Então, coloco como pontos positivos a maneira que o tema fii abordado e as bias referências, mas achei o autor pouco autônomo, pois apesar das citações serem boas, como destaquei ao mencionar os bons aspectos da obra, em alguns momentos parecia que estava lendo um artifo baseado na obra de terceiros. E, talvez por ter lido o autor/obra mais citados, acabou ficando cansativo. De toda forma, recomendo a leitura. Acredito que o autor traz coisas que ajudam a enriquecer o estudo sobre o tema e também como ele é tratado na prática.

Caio Medeiros 04/05/2023

Identidade e sexualidade
Um livro curto mais que trás um aprendizado muito bom sobre a homossexualidade no meio cristão
Todo jovem cristão deveria ler...

Alessandra.Goncalv 21/09/2020

completamente necessário
um livro pra levar pro resto da vida. fiz muitos grifos. tem tanta coisa que pode ajudar cristãos que sentem atração por pessoas do mesmo sexo. se nossos jovens tivessem à disposição livros assim, nossa geração poderia AMAR muito mais.
Giovanna.Pereti 21/09/2020minha estante
Livro ótimo mesmo!!

Bap 21/12/2020

Uma excelente introdução
O livro é uma ótima introdução ao assunto. Uma abordagem fiel ao texto bíblico e muito respeitosa aos assuntos. Acredito que esse possa servir como um ponto de partida para discussões de sexualidade no seio da igreja, como também pode influenciar a maneira que os crentes em Jesus vão apresentar as respostas para os que ainda não fazem parte da igreja.
Concluindo, o livro é esclarecedor ao elucidar os conceitos, e mais importante, é muito assertivo ao detalhar e exemplificar como deve ser a abordagem cristã e fiel à palavra de Deus pra tratar de um assunto muito pr sente na sociedade.

Melqz 02/07/2021

Que livro!!!
Quer saber mais sobre ideologia de gênero, sobre a diferença primaria de todo ser humano entre identidade e apetite? Pedro Dulci em um livro pequeno consegue inserir no debate aqueles que não tem conhecimento sobre tal, também aborda os problemas da visão atual que mistura e unifica identidade e apetite e apresenta com um tom pastoral uma visão biblica sobre sexualidade, sexo e gênero.

Gui Souza 15/02/2022

Sexualidade e Identidade
Pedro Dulci nesse pequeno livro tenta realizar algo como um alerta, alertar aos evangélicos que estamos tratando as questões sobre gênero, sexo e identidade de forma errada, precisamos então, reformar nossa visão sobre esses e outros conceitos.

Dulci trás os conceitos de "Estrutura" e "Direção" para falarmos de forma mais bíblica sobre sexualidade, se baseando no trabalho de Albert Wolters em "A Criação restaurada" esses dois conceitos no ajudam a pensar melhor o que é "estrutural", ou seja, algo criado por Deus e o que é "direcional" algo que foi deturpado pelo pecado e teve sua direção original adulterada.

Ainda há discussões sobre como aplicar esses dois conceitos quando se falar em sexualidade, sobre a moral sexual cristã, a separação entre desejo/personalidade e por fim, sobre alternativas para cristãos que sentem atração pelo mesmo sexo, sendo elas o celibato e até mesmo, o casamento heterossexual.
Além de alguns conselhos que são dados durante a obra, é um texto que com certeza deve ser lido por pastores, líderes, país e jovens.
Alisson 16/02/2022minha estante
Este está na lista de próxima leitura ??

hugorreinaldo 01/07/2021

Como sempre Pedro Dulci trazendo temas relevantes! Livro claro e objetivo! Guardei muitos conceitos e ensinamentos e guardei outros para aprofundar ainda mais!

Paula.Morais 08/07/2020

Não podemos ser passivos em relação a este tema, além dos aprendizados para nós mesmos, temos responsabilidade sobre toda uma geração. O livro aborda o papel da igreja em lidar com pessoas que sentem atração por pessoas do mesmo sexo, o assunto é discutido a luz das Escrituras.

SauloBtista 15/08/2023

Necessário
Nesse livro Pedro dulci apresenta, discuti e trata um assunto que é e tem se tornado mais relevante a cada dia socialmente, apresentando uma visão bíblica do assunto, em especial apresentando a necessidade de tirar a sexualidade do centro da identidade.
No primeiro e segundo capítulos Dulci introduz os parâmetros básicos da discussão apresentando os significados sociais e culturalmente utilizados de gênero, sexo e sexualidade e uma contextualização histórica dos termos e movimentos associados para ajudar a entender o "terreno" do debate. Depois disso traz o conceito teológico básico e essencial para as argumentações posteriores "estrutura e direção".
Além de também destacar a problemática comum de confundir a moralidade cristã com falsos moralismos humanos.
Nós capítulos a seguir introduz a influência do pecado na área da sexualidade e a necessidade de trazer parâmetros e bases bíblicas para se tratar essas questões.
Concluindo o livro se prova necessário para entender e lidar melhor com essas discussões e com as dificuldades que a influência do pecado causa nessa área apresentando uma visão bíblica e pontos muitas vezes ignorados sobre o pecado.
O livro tem poucas páginas, mas muita coisa importante e citações que não cabem a essa já grande resenha.

alvsalmeida 29/02/2024

À Mesa do Jantar
Ah, se aprendêssemos a ouvir de verdade a quem precisa ser ouvido. Assim teríamos mais daqueles que falam o que precisa ser falado. Isso evitaria tantos erros, tantos escolhas erradas. Mas sabemos que isso é irreal até certo ponto e que o não falar, não se abrir e não desabafar faz parte da vida. Mas não da vida de todos.

E são por aqueles que falam, que pedem ajuda, que buscam entender a verdadeira Luz da Palavra que está exposta diante daqueles que buscam, é que encontramos uma porta num contexto que só haviam paredes altas e inalcançáveis.

O livro é libertador em diversos pontos. Ele revela, compreende, alerta, orienta e ensina. Carregamos erros e mais erros estampados nas lentes garrafais de séculos de dogmas ensinados pela igreja, misturando assim moralidade com identidade, comportamento e até cultura. E quando vemos pessoas inconformadas com padrões errados e que se posicionam e buscam falar sob o apoio da Verdade, então precisamos puxar a cadeira, sentar e estar a todo ouvidos enquanto se espera à Mesa do Jantar.

Fabiana 19/04/2024

Que bela reflexão!
O livreto do Pedro Dulci é muito interessante. Ele inicia questionando os conceitos dados às nomenclatura sobre gênero, sexualidade e sexo.
Depois ele traz o conceito teológico sobre estrutura e direção. Que pra mim, foi muito esclarecedor. Aqui ela aplica a cosmovisão bíblica observando os critérios bíblicos de criação, queda e redenção.
Depois, ele elenca alguns exemplos a fim de esclarecer o comportamento atual das igrejas em relação a esse tema.
E finalmente, apresenta a grande diferença entre essas questões e a nossa identidade.
Achei muito legal o livro.