Um Mundo Perfeito

Um Mundo Perfeito Leonardo Brum

Resenhas - Um Mundo Perfeito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Itxxx_ 18/01/2024

O livro é bom inicialmente, mas do meio pro fim a narrativa acaba com a "ação" deixando o livro "mais fictício" que o normal.

Alex.Monteiro 04/12/2023

A única coisa coisa que não gostei nesse livro e que alguns desejos são estranhos e atrapalharam um pouco o resto da história, tirando isso a escrita e ótima e a história envolvente, um suspense ótimo e sombrio.

Camila 09/02/2022

A mensagem do livro é bem legal, mas...
Achei a história cheia de falhas e muito repetitiva.
Muitas coisas ficam sem nenhuma explicação. ?????

Glaucio.Oliveira 19/01/2022

Resenha publicada originalmente em 09/08/2014
Resgatei algumas resenhas antigas que redigi anos atrás.
Confira no saudoso blog Brilho das Estrelas. Link abaixo:

site: http://brihodasestrelas.blogspot.com/2014/08/um-mundo-perfeito-leonardo-brum.html

Murilo 15/04/2016

Uma boa obra de fantasia nacional
Você provavelmente já leu alguma obra que passa a lição de que devemos tomar muito cuidado com as coisas que desejamos, pois elas podem acontecer. Algumas obras nos mostram os riscos desses desejos se realizarem de forma literal, outras nos mostram os riscos de acontecerem de forma deturpada, como o filme Endiabrado (Bedazzled), mas em todas esses desejos acabam atrapalhando a vida dos personagens.

Um Mundo Perfeito, do autor brasileiro Leonardo Brum, nos mostra o que acontece quando as pessoas têm o seu desejo realizado da forma mais literal possível. Vemos crianças virarem animais, por terem feito uma redação na escola falando qual animal gostariam de ser; vemos uma garota adquirir olhos que cobrem metade do rosto, por desejar possuir olhos tão grandes quanto personagens de animes; vemos uma professora passar a ser abduzida constantemente depois de desejar ir pro espaço; entre outros desejos que as pessoas costumam ter no dia-a-dia, porém no fundo sabem que a maioria deles não funcionaria se fosse cumprido de forma literal.

Tudo começa em uma pequena ilha chamada de Pedra-Luz, onde misteriosamente os 207 habitantes desaparecem do nada e um estranho ser é visto sobrevoando a cidade. O livro é cercado de mistério do começo ao fim e Brum soube conduzi-lo com maestria. Infelizmente o livro acaba pecando um pouco em sua conclusão, pois deixa algumas pontas soltas, mas ainda assim a vale a pena a leitura. Brum mostrou que tem um grande potencial para escrever obras de fantasia, pena o mercado ainda dar pouca oportunidade para os novos autores nacionais, pois temos muita gente boa surgindo por aí.

site: www.nerdbucks.com.br

Glaucio.Oliveira 04/08/2014minha estante
Clarice estava grávida de extraterrestres, os quais faziam experimentos com ela ao abduzi-la periodicamente na realidade paralela. Ao voltar para o mundo real, o bebê desapareceu, tal como tudo o que era fruto desses desejos na realidade paralela. Eu entendi assim.

Leo 18/08/2013

Complexa mas muito interessante.
Gostei muito, história de mistério muito criativa sobre as escolhas que fazemos e suas consequencias sobre nossa vida

Sandra Mika 21/02/2013

UM MUNDO PERFEITO

Priscilla 29/04/2012

E se você pudesse ter todos os seus desejos realizados? Seria maravilhoso, não é? Mas, pense bem. Todos os seus desejos. Até aqueles feitos em momentos de raiva e tristeza. E se eles se tornassem reais? É o que vemos em Um Mundo Perfeito do Leonardo Brum.

Conhecemos Pedra-Luz. Uma ilha próxima a Vitória que guarda uma lenda: a do diamante azul. Conta a lenda que sir José Luiz Pereira, o fundador da ilha, roubou o tesouro do famoso pirata Laurel Wind e junto dele, um diamante azul enorme. Capturado por causa do roubo, José Luiz consegue escapar subornando um dos piratas e ao encontrar o diamante deseja secretamente que toda a tripulação de Laurel Wind morra e o deixe em paz. Qual é a sua surpresa quando fica sabendo do naufrágio do navio do famoso pirata. Só que sir José Luiz não sabia das conseqüências do poderoso diamante...

Pedra-Luz vive à sombra dessa lenda e da mesma ganância de seu fundador. As pessoas almejam sempre mais, pensando somente em si mesmas.

Em uma manhã, Ismael, funcionário da Central Foods, responsável pela entrega de alimentos na ilha, tem uma surpresa ao chegar para sua entrega de rotina: todos na ilha desapareceram.

Enquanto isso, todos os moradores vivem um pesadelo onde seus sonhos se realizaram, porém acabam por perceber que não é nada daquilo que realmente queriam...

Conheci a obra de Leonardo Brum por meio do Codex de Ouro, onde foi vencedor do melhor livro de suspense/terror de 2011.

Li o livro bem rapidinho. Ele é pequeno, com 246 páginas e uma história envolvente e criativa. Algumas coisas não me agradaram, como alguns diálogos que me pareceram forçados deixando assim algumas cenas meio bobinhas e – essa é uma opinião somente minha – onomatopéias. Particularmente eu não gosto delas em livros. Em quadrinhos elas se encaixam muito bem, mas no livro eu prefiro a descrição do som, acho que assim faz com que nossa atenção fique mais presa.

Leonardo Brum já lançou seu segundo livro: Terra Cruz que já desejo ler.

Deliciem-se com Um Mundo Perfeito e descubram se tal mundo é realmente possível e é claro, a força presente em nossos desejos e egoísmo.
-----------------------------------------------------
Policial da Biblioteca

Neto 06/03/2012

Lidos em 2011
Pontos positivos: Muita criatividade, uma história bem estruturada e interessante, as vezes até mesmo ousada. E muuuuito mistério no ar do tipo de trama que eu gosto. O final é muito interessante e sugere (quem sabe?) uma contionuação embora acho que é apenas uma mera impressão. Uma das leituras mais divertidas que fiz neste ano.

Pontos negativos: É preciso prestar atenção na cronologia utilizada pelo autor, que as vezes vai e volta no tempo. Fiquei zonzo algumas vezes mas a trama fecha bacaninha no final.

Muito recomendado.

Marcia Lopes 17/02/2012

Cuidado com os seus desejos!

A Ilha Pedra Luz foi fundada a um século atrás, por Sir Luís José Pereira, marinheiro conhecido por O Lobo do Mar. Conta-se que fora mantido cativo por dois meses pelo pirata Laurend Wind, sendo torturado para que devolvesse as jóias que ele roubara e escondera. Conseguindo barganhar sua liberdade com um dos homens do Capitão Wind , consegue voltar a ilha...e olhando o grande Diamante Azul que está em suas mãos brilhando a luz do sol, desejou que o Capitão e seus homens estivessem todos mortos. Desejo realizado e com ele uma maldição...
Agora todos os 207 moradores da ilha estão desaparecidos ao olhos mundo e misteriosamente estão presos num antigo navio pirata , rumo à morte e ao mesmo tempo na própria ilha vivem seu Mundo Perfeito, o que parecia ser uma bênção se tornou algo desesperador. Quem teria trazido de volta a maldição do Diamante Azul?
Imagine seus desejos realizados, não os conscientes , mas aqueles feitos num rompante de sentimentos como: querer desaparecer da face da terra no momento de desespero ou querer fazer sexo para sempre no momento do orgasmo?! Bem ,cuidado com o que pede, seus desejos podem se realizar!
Fora da ilha as autoridades , a mídia , tentam descobrir o que aconteceu.
Ismael um dos entregadores da empresa que abastece a ilha, sente algo de sobrenatural atrás desse desaparecimento e pede ajuda a uma amiga médium , no entanto, quando Zita entra em contato com a ilha é tomada por uma força maligna que a deixa em coma profundo...
E é nesse contexto que a estória fica pouco interessante, o autor não conclui satisfatoriamente o enredo que começou.Entre altos e baixos a leitura é interessante e agradável,depois que termina de ler você se pega por diversas vezes ,pensando nesses desejos que temos nos momentos de emoções.
O livro não é ruim mas também não é espetacular ,para quem gosta de livros também como fonte de prazer, no mínimo vai achar Um Mundo Perfeito muito divertido.
Eu recomendo.

Obs: Essa cidade Pedra Luz deve ser famosa por estórias fantástica,porque em O Senhor da chuva de André Vianco a estória se passa lá rs

baby 16/02/2012

Criativo
Essa história narra sobre o mistério de todos os habitantes de Pedra Luz que desapareceram. Uma terrível maldição que aconteceu e que tem a ver com os nossos desejos. Nem sempre o que a gente deseja é o melhor pra nós. Muito interessante, leitura rápida alguns trechos muito criativos. Final surpreende a gente, valeu a leitura :)

Bárbara 10/02/2012

Um Mundo Perfeito, Leonardo Brum
Demorei muito pra decidir o que escreveria aqui, porque ainda fiquei em cima do muro com esse livro. Afinal, o que pensar dele?
Se você acessa a página do livro no Skoob e clica em resenhas, percebe que a discussão em volta de Um Mundo Perfeito é grande. Várias pessoas detestaram e várias pessoas amaram. É um livro que vai de um extremo ao outro. E eu fiquei num extremo mais baixo.

Achei estranha a história. Num momento, todos os moradores de uma Ilha desejam alguma coisa. Todos juntos, ao mesmo tempo. Clarice quer ir para o espaço, Janete quer ter olhos iguais aos dos desenhos japoneses, Izaak quer transar com todas as mulheres mais lindas de Pedra-Luz, cada aluno de Clarice deseja ser um animal e um deles decide que quer ser um Melão. etc. Com o poder de um diamante azul amaldiçoado, todos esses desejos se realizam. No início, alguns gostam do que pediram, mas, depois, começam a perceber que não é nada bom ter tudo aquilo que deseja.

Eu fiquei perdida na leitura e muitas vezes pensei em largar o livro, por isso sempre colocava metas para mim mesma: "Ah, hoje leio mais 10 páginas, amanhã leio 20." E foi isso que fez com que eu terminasse o livro (juntando com a conhecida leitura-quase-dinâmica.

Achei que o autor pecou ao tentar trazer um pouco dos mistérios do seriado Lost para seu livro. Pecou e errou muito ao fazer isso, principalmente se um de seus leitores for um fã da série de J.J. Abrams.

Não gostei da história, não gostei do mistério, não me encantei com os personagens e não fui com a cara do final.

Vitor 05/04/2011

Leitura até interessante, mas com altos e baixos
“Todas as coisas tinham um tom avermelhado, porque havia uma grande mancha da mesma cor que cobria o céu, e então não sabiam dizer se era dia ou noite. Talvez estivessem em outro planeta. Talvez fosse o fim do mundo, o começo do apocalipse.”

A trama de suspense de Leonardo Brum faz parte da nova safra de autores brasileiros na área da literatura fantástica. Esse nicho do mercado brasileiro está em ritmo ascendente, embora longe de um nível realmente satisfatório. Novos escritores precisam se virar como podem, seja com a publicação independente ou com a publicidade dos blogs literários. Por isso mesmo, é muito importante que todos que apreciem essa área anunciem as obras como puderem.

Na pequena e pouco populosa ilha de Pedra-Luz, existe uma antiga lenda que vem novamente à tona, para o grande infortúnio de seus moradores, que serão vítimas de seus próprios desejos obscuros. Logo de início o autor tenta imprimir um ritmo de mistério, deixando-nos ansiosos pelo que virá a seguir.

O autor consegue alcançar bons níveis de suspense em seu livro de estréia, embora não se deva esperar nada tão elaborado quanto o seriado Lost, por exemplo. Há sacadas inteligentes e momentos criativos, embora eu ache que a história poderia ter ido bem mais longe se possuísse diálogos mais dinâmicos. Vale apontar também os momentos de lirismo na escrita, como na descrição das alucinações e no caso do menino com o melão (só lendo pra saber, hehe...)

Porém, há falhas graves na narrativa de Brum. Primeiramente, a escolha de nomes deixou a desejar. Tá certo que o uso de nomes tipicamente brasileiros não é um erro, mas alguns soam bem estranhos. Os diálogos são espertos em certos momentos, mas em outros tornam-se inverossímeis e tolos, como quando um personagem afirma o óbvio para o outro (não é sempre, mas não deixa de ser um ponto a se ressaltar...). Ademais, o desfecho poderia ser extremamente mais bem trabalhado e climático.

Não se pode dizer que Um Mundo Perfeito seja um livro espetacular, tampouco que seja ruim. Talvez tenha faltado um tanto de experiência para Brum, que mostra acertos e erros em seu primeiro romance. O livro é sim uma leitura interessante, mas certamente não passa de mediano.

Luigi R. 28/03/2011

Sinceramente, achei ótima, muito criativa, feita num lugar comum, uma ilha com moradores comuns, tudo comum. "Cuidado com o que você deseja... que um dia pode conseguir" Leonardo Brum, conseguiu entrar no espirito da coisa e tirar de sua profundidade uma história que todos os personagens entraram de uma forma ótima no livro, deixando que todos os moradores do lugar fossem uma só pessoa, Yzaak provou um gosto amargo de seu próprio vício, só não gostei que Janate deveria dar uma lição nos que debocharam dela, e também tem muito palavrão, mas fora isso, eu adorei e vou recomendar para todos os meus amigos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6