A vida de Lazarilho de Tormes

A vida de Lazarilho de Tormes Anônimo do séc XVI

Resenhas - A vida de Lazarilho de Tormes

Felipe902 25/03/2024

Trágico e cômico
"Seria cômico se não fosse trágico ou trágico se não fosse cômico."

A edição da editora 34 é perfeita! A letra é ótima e tem maravilhosas explicações durante o texto.
O livro em questão é de fácil leitura e a história é cômica e fluida, além de várias crítica a época do livro. Recomendo caso queria ler algo divertido e simples!

Watafakovisk 28/02/2024

Tipo antes de tudo imagine que pra ser malandro precisa ser pícaro, esse romance tem sua forma, na época o romance mais lido era o de cavalheiro, com toda aquela 🤬 #$%!& de bons sentimentos e honra, convenhamos o pícaro não é herói, mas não é vilão, o personagem no livro passa de várias relações com várias personagens, na maioria homens, e percebemos que existe uma relação de poder entre o pícaro e o amo, oque faz o pícaro não ser o cavaleiro mas sim o escudeiro ( e sim um dos amos que o protagonista tem mais relação da um escudo para ele, cena bonita demais).
Porém o pícaro não se vê como inferioridade, pensa assim, o primeiro amo que o pícaro conhece é o cego, e esse cego mesmo demonstrando força através do físico, não intimida o pícaro, pelo ao contrário o protagonista tá a todo momento pensando em como pode ludibriar o cego e conseguir seu alimento e sua liberdade. Uma coisa legal também é que com esse amo, o cego, tem uma pintura inspirada nesse personagem, onde o pícaro numa tentativa de vingança tenta comer a linguiça do cego, porém o cego puto faz o pícaro vomitar a linguiça, e sim isso virou um quadro de Francisco de Goya.
No fim o pícaro é movido por sua necessidade de liberdade e de querer romper com seu amo, além de querer se alimentar, é oque faz o protagonista que passa por diversos amos durante o livro até conseguir viver por si mesmo e conseguir seu dinheiro para se alimentar. A fome é o sentimento que mais é comentando, talvez seja oque mova o pícaro a ser travesso.

Márcia 11/12/2023

A vida de Lazarilho de Tormes - Anônimo do séc XVI
Uma obra clássica da literatura espanhola que faz parte do gênero da picaresca. E um romance escrito em primeira pessoa, como se fosse uma longa carta. A primeira versão dessa obra data de 1554 .
A história começa quando Lazarilho ainda é um menino. Ele filho de pais muito pobres, eles moram em uma aldeia em Salamanca. O pai de Lazarillho é morto pelos mouros em uma guerra.
Após a morte do pai, a família cai em grande miséria e mãe para sair dessa situação, arruma outro homem. Apesar de Lazaro não gostar muito , ele acaba aceitando a presença desse homem na vida de sua mãe.
Vários episódios acontecem com o padrasto de Lazaro que faz com a família acabe a miséria novamente.
Passado um tempo, Lazaro conhece na cidade um cego, que sobrevive pedindo esmolas na rua. Esse cego esta precisando de um menino para ser seu guia.
O cego pede a mãe de Lazarilho para que ela deixasse o seu filho ser seu guia. Ela acaba permitindo pq a família não tinha o que comer.
O cego era muito sovina e esperto. Não dava de comer para Lazarilho , a ponto que para poder comer, Lazarilho roubava do seu mestre, o cego.
Para se vingar do cego por deixa-lo sem comida, Lazarilho faz pequenas maldades com ele.
Depois do cego, o Lazaro tem como mestre um clérigo . Esse clérigo também é muito sovina, que não deixa comida para o pequeno Lázaro. Como vingança, Lázaro arruma uma maneira de roubar a comida que o clérigo esconde.
Depois do clérigo, o próximo mestre é um escudeiro. Com esse mestre, Lázaro tem que arrumar comida para ele e para o seu mestre, o escudeiro.
O escudeiro só tem a aparência, não tem nem dinheiro e nem comida.
Após o escudeiro, seu próximo mestre é um frade . Com esse mestre ele ficou durante pouco tempo.
Depois do frade, o próximo é um buleiro. O buleiro vende bulas para as pessoas, ele aproveita as missas para vender suas bulas e enganar as pessoas.
Depois, o seu mestre é um capelão. Lázaro começa a ser o responsável por distribuir agua pela cidade. Foi uma boa época para Lazaro, ele consegue juntar algum dinheiro e se libertar do seu amo.
Por último, ele se torna um pregoeiro na cidade de Toledo, alcançando o ápice de sua liberdade, física e financeira. Durante esse período ele se casa com uma criada de um meirinho, que conforme o fuxico na cidade, ela atende ao Lázaro e ao seu dono (o meirinho).
Lázaro não dá muita importância aos boatos, já que sua vida esta bem mais feliz com ela.
O gênero da picaresca, representado por esse livro, é uma ruptura com as histórias de cavalaria. Esse livro também é uma critica a igreja católica, que não era bem visto na Espanha na época da escrita desse livro.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Divertido. Me lembrou Dom Quixote, porém sem a loucura de cavaleiros.

kpcarv 20/06/2023

Leitura obrigatória incrível
Um clássico da literatura mundial e marco na literatura espanhola. Um livro que reflete muito bem a decadência do mundo feudal e traz elementos intrigantes do SER x PARECER, muito comum nos livros escritos por volta do século XVI. Comovente, divertido, repleto de sensibilidade e uma realidade nua e crua. Me surpreendi positivamente! Lazarillo de Tormes já está em minha lista de livros preferidos e que ainda quero reler. Super hiper mega recomendo.

Oliveira 25/04/2023

Algo diferente
Comecei por ler o livro por obrigação sinceramente mas para meio até q comecei a gostar, assim q comecei a ler a segunda parte tornou se um pouco difícil de compreender oq passava e no final acabei por n gostar tanto visto q para mim n fez sentido a continuação da história.

Marcos606 22/03/2023

Romance picaresco
De estrutura aparentemente simples destinado à "sua misericórdia", tratamento que implica alguém de estatuto social superior, parece ser uma espécie de confissão a um alto dignitário eclesiástico, talvez o arcebispo de Toledo.

A originalidade do livro, porém, rompe qualquer molde e cria um subgênero literário realista específico, o romance picaresco, por meio das aventuras do menino Lázaro.

Uma crítica amarga à hipocrisia social, foi incluída no Índice de Livros Proibidos da Inquisição. Sua profunda influência marcou tanto a literatura espanhola que se pode dizer que, sem ela, Dom Quixote de la Mancha não poderia ter sido escrito.

Maria Martini 18/02/2023

Da lista 1001 livros antes de morrer
Historinha fluida, fácil e agradável de ler, mas eu sou mal acostumada, preciso de um plot twist, alguma surpresa que não veio.

Catarine Heiter 29/01/2023

Um livro que me surpreendeu demais! Não esperava encontrar uma escrita tão simples e uma história que me prendesse do início ao fim. Recheado de críticas à sociedade da época e seus costumes, é hilário em muitas passagens e interessante na forma como se apresenta: cada capítulo traz a vivência do protagonista em companhia de alguém a quem ele serve como criado. São pequenas histórias (e muitos infortúnios apresentados de forma sarcástica), como pequenos contos; cuja costura nos apresenta um todo com uma mensagem de forte impacto histórico e que nos coloca diante de muitas curiosidades do século XVI.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2023, na categoria ‘Civilizações antigas’.

Leonardy.Negrini 16/12/2022

Uma Obra da Fome
"A Vida de Lazarilho de Tormes: De suas fortunas e adversidades" é um escrito anônimo datado de 1544.
Esta obra pícara (estilo literário no qual o herói é um jocoso ser e por meio dele fazemos grandes críticas sociais) retrata a vida do pequeno Lázaro, órfão de Pai e Padrasto, entregue por sua mãe a um Cego e que se vê obrigado a lidar com um terrível mundo de fome, maldade e ausência de referências positivas.
Em todas as situações pelas quais passa na vida, sempre envolvendo a troca de amos até a sua maturidade, há sempre um algo a mais que transforma o que poderia ser positivo em algo negativo, sofrível, devastador, mas, ao mesmo tempo, retratado com muito humor e jogo de cintura por este "trikster" Lázaro.
Recomendo muito !!!
#lerévida #leitura #avidadelazarilhodetormes #número48doano

Monique 25/06/2022

Gostei muito dessa obra, de verdade. Infelizmente li em português porque não tive tempo de me concentrar no espanhol, mas não perdeu nem um pouco a graça do livro.

Pedro do Contra 21/01/2022

A crítica clássica, e o clássico com crítica.
"Lazarilho de Tormes" foi uma perfeita surpresa. Se trata, talvez, do primeiro romance medieval, e nem por isso ele é baseado em contos de cavalaria. Seu teor? Crítica social, do começo ao fim, e até eu que prefiro ser ingênuo e achar que uma estória pode ser tão somente uma estória, dessa vez não posso negar a primazia que anônimo autor deu na obra para a crítica à Igreja e à nobreza.

O romance é autobiográfico, e por isso está em primeira pessoa em quase toda a extensão do texto. O autor do livro com certeza domina a língua e os meios de como escrever e não ser pego pela inquisição. As peripécias de Lazarilho faz da obra uma tragicomédia, as desgraças pelo que passa em sua vida ganha ares de piada e malogro, deixando o texto gostoso e, por vezes, tristes. Sentimentos interessantes a se misturar.

A edição é sensacional, como sempre. A Editora34 realmente sabe como tratar um texto e dourar uma obra já laureada pela história. Excelente tradução Heloísa Costa Milton e Antonio R. Esteves, com revisão de Valeria De Marco. A presente edição, a 2ª, traz o que há de descobertas recentes sobre os manuscritos mais antigos da obra, além de um estudo crítico de Mario M. González. Ou seja, um primor de edição. A é, a edição é bilíngue.

Apesar de ser considerado um clássico da literatura de língua espanhola, a sua leitura tende a ser corrida e gostosa, em nenhum momento me senti entediado e cansado, pelo contrário, a divisão dos contos instiga mais a leitura. Vale muito a pena ler e ter a obra em sua estante.

Detalhe: comprei por 15 reais na Black Friday, um dos poucos achados que tive a sorte de fisgar.

Max Vagner 08/12/2020

Maravilhoso!
Livro sensacional, que inaugura o romance do tipo picaresco! Ele é uma narrativa curta, irônica e divertida sobre a vida de um homem comum do século XVI. Vale muito a pena, uma obra prima!
vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

Colenci 30/09/2019

Diverte e enriquece o nosso imaginário sobre o contexto medieval. Ironia de alto nível.