A vida de Lazarilho de Tormes

A vida de Lazarilho de Tormes Anônimo do séc XVI

Resenhas - A vida de Lazarilho de Tormes

Monique 25/06/2022

Gostei muito dessa obra, de verdade. Infelizmente li em português porque não tive tempo de me concentrar no espanhol, mas não perdeu nem um pouco a graça do livro.

Leonardy.Negrini 16/12/2022

Uma Obra da Fome
"A Vida de Lazarilho de Tormes: De suas fortunas e adversidades" é um escrito anônimo datado de 1544.
Esta obra pícara (estilo literário no qual o herói é um jocoso ser e por meio dele fazemos grandes críticas sociais) retrata a vida do pequeno Lázaro, órfão de Pai e Padrasto, entregue por sua mãe a um Cego e que se vê obrigado a lidar com um terrível mundo de fome, maldade e ausência de referências positivas.
Em todas as situações pelas quais passa na vida, sempre envolvendo a troca de amos até a sua maturidade, há sempre um algo a mais que transforma o que poderia ser positivo em algo negativo, sofrível, devastador, mas, ao mesmo tempo, retratado com muito humor e jogo de cintura por este "trikster" Lázaro.
Recomendo muito !!!
#lerévida #leitura #avidadelazarilhodetormes #número48doano

kpcarv 20/06/2023

Leitura obrigatória incrível
Um clássico da literatura mundial e marco na literatura espanhola. Um livro que reflete muito bem a decadência do mundo feudal e traz elementos intrigantes do SER x PARECER, muito comum nos livros escritos por volta do século XVI. Comovente, divertido, repleto de sensibilidade e uma realidade nua e crua. Me surpreendi positivamente! Lazarillo de Tormes já está em minha lista de livros preferidos e que ainda quero reler. Super hiper mega recomendo.

Felipe902 25/03/2024

Trágico e cômico
"Seria cômico se não fosse trágico ou trágico se não fosse cômico."

A edição da editora 34 é perfeita! A letra é ótima e tem maravilhosas explicações durante o texto.
O livro em questão é de fácil leitura e a história é cômica e fluida, além de várias crítica a época do livro. Recomendo caso queria ler algo divertido e simples!

Helena Frenzel 20/07/2014

Uma obra de 1554, de autoria anônima, cujo conteúdo segue atual e proporciona uma leitura fácil e fluída. Talvez não venha a agradar a muitos, mas aos que gostam de textos antigos, grande é a probabilidade de que tenham uma rica experiência com a leitura de O Lazarillo, ou Lázaro para quem dispensa sufixos do diminutivo, tão amados em línguas como o Português e o Espanhol.

Trata-se da história de um homem que, ainda muito jovem, é dado como um 'criado' e vai passando a vida pelas mãos dos mais variados 'donos'. O livro conta sua trajetória até um ponto relativamente estável de sua vida, certamente o ponto em que sentou-se para revê-la, já que o texto é narrado em primeira pessoa e talvez bem reflita a arte popular das narrativas da época.

O texto é relativamente curto e de fácil compreensão (para quem consegue ler em Espanhol, idioma em que se encontra esta versão).

El Lazarillo de Tormes e outros títulos em Espanhol estão disponíveis para baixar gratuitamente e em diversos formatos no site: www.literanda.com

Mais de 50% do catálogo desta livraria virtual é composto por livros que se pode baixar legal e gratuitamente, e eles aceitam donativos para que possam seguir publicando mais obras neste modelo.

Lembrando que tenho feito algo parecido no Quintextos, totalmente gratuito, 100% do catálogo composto de livros para baixar gratuita e legalmente, em diversos formatos de arquivo.

"Nadie da lo que no tiene."

E El Lazarillo ainda tem muito para dar, 460 anos depois da 1a edição... Confira!

Avaliação: Bom

site: http://bluemaedelle.blogspot.de/2014/03/el-lazarillo-de-tormes-autoria-anonima.html

Max Vagner 08/12/2020

Maravilhoso!
Livro sensacional, que inaugura o romance do tipo picaresco! Ele é uma narrativa curta, irônica e divertida sobre a vida de um homem comum do século XVI. Vale muito a pena, uma obra prima!
vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

Watafakovisk 28/02/2024

Tipo antes de tudo imagine que pra ser malandro precisa ser pícaro, esse romance tem sua forma, na época o romance mais lido era o de cavalheiro, com toda aquela 🤬 #$%!& de bons sentimentos e honra, convenhamos o pícaro não é herói, mas não é vilão, o personagem no livro passa de várias relações com várias personagens, na maioria homens, e percebemos que existe uma relação de poder entre o pícaro e o amo, oque faz o pícaro não ser o cavaleiro mas sim o escudeiro ( e sim um dos amos que o protagonista tem mais relação da um escudo para ele, cena bonita demais).
Porém o pícaro não se vê como inferioridade, pensa assim, o primeiro amo que o pícaro conhece é o cego, e esse cego mesmo demonstrando força através do físico, não intimida o pícaro, pelo ao contrário o protagonista tá a todo momento pensando em como pode ludibriar o cego e conseguir seu alimento e sua liberdade. Uma coisa legal também é que com esse amo, o cego, tem uma pintura inspirada nesse personagem, onde o pícaro numa tentativa de vingança tenta comer a linguiça do cego, porém o cego puto faz o pícaro vomitar a linguiça, e sim isso virou um quadro de Francisco de Goya.
No fim o pícaro é movido por sua necessidade de liberdade e de querer romper com seu amo, além de querer se alimentar, é oque faz o protagonista que passa por diversos amos durante o livro até conseguir viver por si mesmo e conseguir seu dinheiro para se alimentar. A fome é o sentimento que mais é comentando, talvez seja oque mova o pícaro a ser travesso.

Dija Darkdija 04/06/2011

A incrível história de alguém comum.
A narrativa de Lazarilho de tormes é uma paródia. A paródia que conta a incrível vida de um garoto cujo pai morreu na guerra, mas não por motivos heroicos. Essas e outras alusões paródicas as novelas de cavalaria estão sempre presentes, e não faltam peripécias (porém, todas egoístas e em busca da sobrevivência, não por atos heroicos e honra). Em resumo, é a incrível história de alguém "comum", que nos espanta pelo começo, meio e final exótico de uma suposta longa carta a "Vossa Mercê".

Colenci 30/09/2019

Diverte e enriquece o nosso imaginário sobre o contexto medieval. Ironia de alto nível.

Catarine Heiter 29/01/2023

Um livro que me surpreendeu demais! Não esperava encontrar uma escrita tão simples e uma história que me prendesse do início ao fim. Recheado de críticas à sociedade da época e seus costumes, é hilário em muitas passagens e interessante na forma como se apresenta: cada capítulo traz a vivência do protagonista em companhia de alguém a quem ele serve como criado. São pequenas histórias (e muitos infortúnios apresentados de forma sarcástica), como pequenos contos; cuja costura nos apresenta um todo com uma mensagem de forte impacto histórico e que nos coloca diante de muitas curiosidades do século XVI.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2023, na categoria ‘Civilizações antigas’.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Divertido. Me lembrou Dom Quixote, porém sem a loucura de cavaleiros.

Márcia 11/12/2023

A vida de Lazarilho de Tormes - Anônimo do séc XVI
Uma obra clássica da literatura espanhola que faz parte do gênero da picaresca. E um romance escrito em primeira pessoa, como se fosse uma longa carta. A primeira versão dessa obra data de 1554 .
A história começa quando Lazarilho ainda é um menino. Ele filho de pais muito pobres, eles moram em uma aldeia em Salamanca. O pai de Lazarillho é morto pelos mouros em uma guerra.
Após a morte do pai, a família cai em grande miséria e mãe para sair dessa situação, arruma outro homem. Apesar de Lazaro não gostar muito , ele acaba aceitando a presença desse homem na vida de sua mãe.
Vários episódios acontecem com o padrasto de Lazaro que faz com a família acabe a miséria novamente.
Passado um tempo, Lazaro conhece na cidade um cego, que sobrevive pedindo esmolas na rua. Esse cego esta precisando de um menino para ser seu guia.
O cego pede a mãe de Lazarilho para que ela deixasse o seu filho ser seu guia. Ela acaba permitindo pq a família não tinha o que comer.
O cego era muito sovina e esperto. Não dava de comer para Lazarilho , a ponto que para poder comer, Lazarilho roubava do seu mestre, o cego.
Para se vingar do cego por deixa-lo sem comida, Lazarilho faz pequenas maldades com ele.
Depois do cego, o Lazaro tem como mestre um clérigo . Esse clérigo também é muito sovina, que não deixa comida para o pequeno Lázaro. Como vingança, Lázaro arruma uma maneira de roubar a comida que o clérigo esconde.
Depois do clérigo, o próximo mestre é um escudeiro. Com esse mestre, Lázaro tem que arrumar comida para ele e para o seu mestre, o escudeiro.
O escudeiro só tem a aparência, não tem nem dinheiro e nem comida.
Após o escudeiro, seu próximo mestre é um frade . Com esse mestre ele ficou durante pouco tempo.
Depois do frade, o próximo é um buleiro. O buleiro vende bulas para as pessoas, ele aproveita as missas para vender suas bulas e enganar as pessoas.
Depois, o seu mestre é um capelão. Lázaro começa a ser o responsável por distribuir agua pela cidade. Foi uma boa época para Lazaro, ele consegue juntar algum dinheiro e se libertar do seu amo.
Por último, ele se torna um pregoeiro na cidade de Toledo, alcançando o ápice de sua liberdade, física e financeira. Durante esse período ele se casa com uma criada de um meirinho, que conforme o fuxico na cidade, ela atende ao Lázaro e ao seu dono (o meirinho).
Lázaro não dá muita importância aos boatos, já que sua vida esta bem mais feliz com ela.
O gênero da picaresca, representado por esse livro, é uma ruptura com as histórias de cavalaria. Esse livro também é uma critica a igreja católica, que não era bem visto na Espanha na época da escrita desse livro.

thaugusto 27/07/2010

Lazarilho de Tormes, Anônimo
Publicada originalmente em meu blog cultural: O Que Dr. House Diria? (http://todomundomente.blogspot.com)

Ainda que o mercado editorial brasileiro coloque mensalmente nas prateleiras uma quantidade razoável de livros, basta um olhar mais apurado para observar diversas lacunas.

Autores consagrados cujas obras estão esgotadas há tempos, outros que possuem apenas sua obra máxima publicada – quando sua vasta literatura é rica – e alguns que demoram anos, anos, para desembarcar no país.

Publicado no século XVI, aproximadamente em 1554, Lazarilho de Tormes é considerada uma das obras fundamentais da literatura universal e um marco na literatura picaresca – o pícaro, figura originada do termo, é um personagem sempre astucioso que consegue se dar bem em diversas situações por conta de seus ardis. Popularmente, seria nossa figura mítica do malandro. Talvez eu nunca teria contato com a obra – ou teria um contato tardio – se não tivesse estudado a literatura espanhola.

Escrita de maneira anônima, em uma época que criticar os costumes e assinar em baixo levava a morte, a narrativa conta a história de um andarilho, que dialoga diretamente com o leitor, em forma de cartas, contando seus infortúnios e adversidades.

O texto relembra a infância da personagem e pontua-se por situações que o narrador acha importante, apresentando, assim, diversas caricaturas da sociedade da época, apontando seus vícios e hipocrisias. Nada é o que parece, criando um panorama de aparências.

Fazendo-se de vítima a maior parte da narrativa, a personagem central exprime seu desejo de subir da vida. Não de maneira normal e honesta, mas sim como uma típica personagem picaresca: seguindo sua malícia e malandragem.

Tratando-se de uma obra proibida em sua época, o que se tem hoje de Lazarillo de Tormes, formando a base da publicação contemporânea, são quatro edições distintas, cuja primeira edição data de 1554. Uma dessas edições, curiosamente, foi encontrada apenas em 1992, escondida entre duas paredes e muito bem conservada.

A edição desta resenha é a melhor publicada no país. O cuidado realizado pela Editora 34 é notável, apresentando a obra original ao lado da tradução. Não bastando isso, há um bom texto introdutório sobre a obra, explicando qual foi o texto utilizado como base para a tradução e, quando há discrepâncias entre o texto seguido e outro original, há inserções feitas no rodapé. E ainda um texto crítico ao final da obra.

Há outras edições publicadas no país, inclusive com preço mais acessível, de bolso. Porém, levando em conta os diversos originais que a obra pode se basear e a complicada tradução do espanhol arcaico, vale a pena investir nessa edição, a altura dessa obra clássica.

Maria Martini 18/02/2023

Da lista 1001 livros antes de morrer
Historinha fluida, fácil e agradável de ler, mas eu sou mal acostumada, preciso de um plot twist, alguma surpresa que não veio.