O Filho Do Pescador

O Filho Do Pescador Teixeira e Souza

Resenhas - O Filho do Pescador

Mauro 11/03/2023

Melhor do que imaginei
"O Filho do Pescador" é um romance que foi lançado no Brasil em 1843 por Teixeira e Sousa.
É considerado o primeiro romance escrito no Brasil, lançado um ano antes de A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo.
Foi esse fato que me fez ter a curiosidade de ler a obra.
O livro narra a história de Laura e Augusto, ela que foi salva por ele em um naufrágio que a deixou viúva. Os dois casam-se, mas um conspiração assassina acaba os separando.
O livro é carregado dos exageros do romantismo, cheio de reviravoltas e uma necessidade de doutrinar/elevar o leitor sobre os sentimentos, pontos típicos das obras da época.
Um ponto interessante da obra é a protagonista Laura, que é mostrada como uma pessoa maligna ao longo da obra, mas que pode ter a chance de redenção; diferente dos romances da época, onde, quando a mocinha possui algum defeito, seu destino sempre era a depressão ou morte.
É uma obra realmente curiosa e, ao fim, fiquei feliz em ter lido.
Nota: 8,5

te amo shawn 28/03/2023

Tem mtos plots
Li mais por ter sido o primeiro romance do brasil, mas ao decorrer da história, comecei a achar a história interessante e melhor q mtos livros atuais. o livro possui varios plots q te deixam surpresos com as reviravoltas. gostei, leiam.

Daniel 19/01/2018

O primeiro romance brasileiro!
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2018/01/o-filho-do-pescador-de-teixeira-e-sousa.html