Viagem de um naturalista ao redor do mundo - Volume 1

Viagem de um naturalista ao redor do mundo - Volume 1 Charles Darwin

Resenhas - Viagem de um naturalista ao redor do mundo - Volume 1

Lipe 20/06/2011

NOTA: ..... 10!
Publicado pela primeira vez em 1839 com o título de Journal and Remarks(Diário e observações,A Viagem De Um Naturalista Ao Redor Do MUndo é aquele tipo de livro que você começa a lê e não consegue mais parar, no meu caso, induzido por uma curiosidade sobrehumana. Um livro que consegue mostrar muitas das esperiências sociais, biológicas e geológicas que o grande Charles Darwin presenciou, ao longo de sua viagem ao redor do mundo a bordo do Beagle.
Seria um livro perfeito se o tradutor na detonasse a pontuação. Mas, vale lembrar, que não é a elegância do texto em si que vai encantar o leitor, mas sim a capacidade que o autor têm de cativar um público e, vale lembrar mais ainda, que foi um texto redigido pára cientistas e para simpatizantes da história natural, e da geologia.
Confesso que fiquei decepcionado com o fato de ele ter falado tão pouco sobre o Arquipelágo de Fernando de Noronha.
Enfim, é uma leitura pra vida toda, seja você cientista ou não. Mas será sempre um ótimo livro pra todos que se interessarem por evolucionismo. É encantador ver a teoria dele crescer através de dúvidas do própio Darwin!!!

Raony 21/07/2017

Ter um kindle é uma benção e uma maldição. É bom porque tem aquele monte de livro disponível e tal, alguns grátis, outros bem baratinhos. E é ruim porque tem aquele monte de livro disponível. E daí você sabe que muitos nunca cumprirão sua missão de serem lidos e fica aquele ódio da mortalidade humana e da efemeridade de nossa passagem pela terra, além da culpa em cada rolagem da timeline ou jogo feio do São Paulo assistido, pois a gente poderia estar lendo (e não tô falando da culpa acadêmica de "você tem que ler pra produzir", mas de uma auto-cobrança do tipo "meça seu lazer, parça"). A sensação diante do kindle abarrotado de arquivos é tipo quando vc abre o Netflix e roda diante daquela infinidade de opções e acaba sem ler/assistir nada. Isso quando vc não começa um, para, vai pro outro, para, volta praquele lá, não, mais um, e assim vai. Antes de ter um kindle eu raramente deixava de lado um livro que comecei a ler. Agora já coleciono uma quantidade razoável, alguns eu estou tentado a retomar, outros foram abandonados para sempre. A vida é curta demais. Enfim. Uma pequena lista dos renegados:

Charles Darwin: viagem de um naturalista ao redor do mundo v.1

Foi o primeiro, comecei fascinado mesmo. Acompanhando o diário de viagem dele no Beagle, depois que ele passou passou pelo Brasil fui achando mais chatinho (muita lista de plantinhas e pouca narrativa sobre os acontecimentos) até que abandonei. É um que eu talvez retome, mas não sei, desconfio que não. Teria que ler "A Origem das Espécies" primeiro, pra dar uma dimensão melhor

Dani 23/08/2022

Relatos do início da viagem d3 Darwin
O livro é um diário escrito pro Darwin no início da sua expedição com o Beagle. Ele relata de tudo um pouco do que ele vê e vivencia: espécies botânicas e animais, marinhos e terrestres, povos nativos americanos, costumes dos gaúchos uruguaius, geologia e etc.

YasminGR455 21/01/2021

É incrível a forma como Darwin descreve o cenário de suas viagens, nos faz sentir como se estivessemos junto vivendo suas aventuras. Também detalha com tanto deslumbre a fauna, flora e geologia dos locais, o que para alguns talvez possa ser cansativo, se não estiver interessado nos aspectos científicos da obra, mas a mim pareceu mágico. Sua análise da população local é um tanto condescendente e eurocêntrica, mas considerando que se trata de 1833 é completamente aceitável. Esse livro vale muito a pena ser lido, principalmente para pessoas que, como Darwin, se encantam com a pluralidade deste mundo

Fat212 25/08/2021

Muito além da ciência
Darwin mostra em detalhes como era a vida nessa época. Não só a possível relação entre espécies, mas o desenvolvimento das comunidades.
Mostra ainda a triste realidade do Brasil à época. Preconceito, ganância e superficialidade são algumas características que ainda observamos. Em alguns trechos parece que estamos lendo sobre os dias atuais.

umi minoris 10/02/2022

Desde dezembro que tô lendo esse livro, comecei esperando que fosse ser uma leitura bem rápida por conta do tamanho, mas acabei me arrastando todo esse tempo por falta de tempo e pelos diversos trechos enfadonhos da escrita. Meu interesse principal eram as descrições biológicas, e principalmente zoológicas, dos lugares da viagem e isso de fato foi bem suprimido, Darwin descreve muitos fatos curiosos e em relação a isso vale bastante a pena. No entanto, algumas descrições geológicas, sobre espécies domésticas e sobre a política e modo de vida das diferentes regiões podem se arrastar por páginas e serem bem desinteressantes, embora nem todas a sejam. Por fim, é inevitável mencionar o meu extremo incômodo com a quantidade de comentários racistas, xenofóbicos e altamente imperialistas do Darwin ao entrar em contato com nativos ou pessoas escravizadas das regiões que ele visita.

aldogusmao 20/05/2022

Um livro fundamental para quem se interessa por Ciência
Um clássico que já reli inúmeras vezes, sempre com assombro e prazer pela inteligência e clareza do texto: o relato da viagem de Charles Darwin no Beagle. Li esse livro pela primeira vez na adolescência, um exemplar da biblioteca da escola, e não consegui largá-lo enquanto não terminei. Foi para mim uma aula de objetividade científica, agudeza de observação, persistência e resiliência diante de dificuldades enormes que não o impediram de concluir uma expedição que forneceria o material para a elaboração da teoria da seleção natural exposta no brilhante livro ?A Origem das Espécies?. Este diário de viagem de Darwin teve uma importância extraordinária na minha formação científica e intelectual. Altamente recomendado para todos aqueles que se interessam por Ciência e História.