Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Sara Muniz 16/03/2017

Resenha - Amor de Perdição
Amor de Perdição é uma novela escrita pelo autor português Camilo Castelo Branco. Escrita em 1861 e adaptada em 1979, é tida como o maior romance do autor e como uma obra muito importante para o romantismo português.

O autor conta que escreveu o romance em 15 dias, enquanto estava preso por adultério, e ele definitivamente não gostava nem um pouco do seu livro, tanto que não fazia questão de sequer abri-lo, pois segundo ele, ele "poderia ter feito muito melhor" (eu na vida em relação aos meus escritos, haha), mas apesar da visão pessimista do autor em relação à obra, eu gostei bastante dela.

Temos em Amor de Perdição uma trama que lembra bastante o famoso Romeu e Julieta, de Shakespeare. Mas, diferentemente de Montecchio e Caputelo, temos as famílias rivais Albuquerque e Botelho (clique aqui para ler a minha resenha de Romeu e Julieta).

Simão Botelho e Teresa Albuquerque se amam, mas são proibidos de ficar juntos por conta da rivalidade que existe entre suas famílias. Eles são vizinhos, o que torna tudo muito mais difícil de suportar. Simão faz faculdade, é um acadêmico. Enquanto Teresa, é a filha única da família e seu pai quer casá-la com um primo. Como ela nega e diz que já ama outro, seu pai ameaça colocá-la no convento e ela declara preferir isso ou a morte do que ter que se casar com Baltasar, seu primo.

Outros personagens importantes aparecem posteriormente, como João da Cruz e sua filha, Mariana. Ambos muito importantes para Simão e personagens secundários bastante influentes no rumo da história.

Avaliei o livro como ótimo porque, para começar, no primeiro dia em que comecei a lê-lo (eu o li em 3 dias, é um livro consideravelmente curto) eu quase me atrasei para pegar o ônibus porque simplesmente não queria parar de ler. As coisas vão tomando rumos, os personagens vão tomando atitudes que te instigam a ler cada vez, despertando aquela sede de saber se o casal de mocinhos vão ficar juntos no final. E em falar em final, o desfecho desse livro é literalmente desgraçado, bem ao nível Shakespeariano. Mas, ainda assim, eu gostei muito dessa obra. Os personagens são muito profundos e únicos, por mais que o autor tenha escrito em 15 dias. Eu imagino até que isso possa ter se dado naturalmente, uma vez que considerei a escrita do autor genial. Enfim, recomendo muito esse clássico e espero ter a oportunidade de ler o seu "oposto", que é o Amor de Salvação (e que tem um final feliz, by the way).

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/

Jefferson 07/12/2016

Simão - Tereza - Mariana e suas desventuras amorosas! Nas terras portuguesas, Simão e Tereza se apaixonam de forma bem inocente, porém acabam sendo vítimas da inimizade de suas famílias. O amor cresce a cada carta mandada e faíscas de esperança lançadas ao vento. Com a ajuda de João Da Cruz, o ferrador, Simão faz planos mirabolantes para obter Tereza em seus braços, já Mariana, filha do ferrador, se apaixona por Simão de forma subserviente.

Pedro.Augusto 26/09/2016

Acabou-se tudo!... - murmurou Simão. - Eis -me livre... para a morte...
Era em março de 1807.
Não tenho pai, não tenho ninguém, a minha vida não faz falta a pessoa nenhuma.

Nick.Mathias 26/08/2016

Romance
Não gostei muito.

Mayda Ribeiro 26/08/2016

Amor de Perdição
Em algumas partes a leitura é cansativa.

CACAU TOSTES 02/08/2016

Tudo por amor
Eu falo com toda convicção que esse foi o melhor livro que li ate o presente momento (02/08/2016) no requisito romance.
Lembro que lia no ônibus no percusso trabalho/casa e vice-versa e as lágrimas escorria no meu rosto, as pessoas me olhando e eu lá totalmente ligada na história.
Que livro emocionante, revoltante e fascinante.

Favoritíssimo

Nota: 10,0

Lucas Tavares" 03/10/2017minha estante
eita

z..... 20/07/2016

Outro dia vi uma frase interessante dizendo que o amor se expressa em ações. Acredito que foi em uma HQ, mas não tenho ideia de qual tenha sido. É uma conclusão de muitos também, onde me incluo. Ah, a referência ao quadrinho foi só para ser informal, porque minhas concepções, percepções e inspirações sobre o amor vem mesmo do texto bíblico em I Coríntios 13. O amor tem uma ação de valorização a quem se ama. Fato.

Essas coisas que soam tão retóricas me vieram à mente durante a leitura dessa obra, onde a ação no sentido amoroso que creio tem de menos. O livro mostra o sofrer de um romance à distância e a tragédia é celebrada como uma libertação, tendo uma causa explícita ao olhar e julgamento do leitor. Esse é o ponto chave na minha opinião. Está claro que a obra foi um manifesto do Camilo Castelo Branco contra as imposições e julgamentos que ele sofreu por conta de sua história amorosa na época da publicação. Não vemos a ação entre os amantes, no jogo de trocas e descobertas que justificam o sentimento exacerbado (principal aspecto que o diferencia de "Romeu e Julieta", que a obra faz lembrar), mas um crescente desencontro e tragédia anunciada. Que mata as protagonistas, soa irracional e instiga o leitor a uma visão desconfortável. Não é o amor o foco, mas a oposição a ele na disposição arbitrária. Nisso o livro é bem sucedido.

O caráter de defesa do autor, por sua história e manifesto contra o julgamento e condenação, está evidenciado principalmente na primeira parte do Capítulo XIX.

Em relação à história, é funestamente horrível e encaminhada em um propósito ideológico. É uma história de sofrimento por não se viver o amor em suas ações.

Gostei de Mariana. Está sim, a parte na história que transforma o amor em ações, ao ponto de ser altruísta. Simão e Teresa são dois desesperados com uma vontade de viver o que é o amor, reduzindo a esperança e visão de mundo ao outro. Isso sempre será perigoso, pois é o "amor" que mata a si mesmo e ao que diz amar. Só vemos tristeza no livro e um amor solitário. Não tem luta, mas entrega... à morte. Que amor mais derrotado e conformista, sem vigor e sem vida...

Essa foi uma releitura depois de dez anos. Dessa vez vi apenas isso, sem qualquer empatia ou encanto. Gosto mais do outro livro do autor, "Amor de Salvação". Ah, quero reler também...

A edição que li foi da Martin Claret, de 2005, que tem a capa rosada destacando o pálido e sofredor rosto de Teresa (não deixa de ser uma oposição à sua realidade melancólica). Deveria estar envolta em trevas, pois é isso que, embora tenha suas razões, Teresa fez acontecer para si.

Luana Tavares 01/07/2016

Resenha do livro Amor de perdição
Este livro relata histórias de amor que sempre acabam em perdição. O conto foca em 3 personagens, considerado um triângulo amoroso entre Simão, Teresa e Mariana. Ele é narrado em 3º pessoa e tem como característica o ultrarromantismo em que tem o exagero do romantismo.
Simão e Teresa tem um amor proibido devido serem de famílias rivais. E o pai de Teresa, Tadeu de Albuquerque, ao descobrir que estavam apaixonados proíbe a união do casal, fazendo com que Teresa se comprometa em casamento com seu primo Baltasar.
Em torno disso ocorrem vários acontecimentos no casamento em que o primo de Teresa resolve colocá-la em um convento. Simão ao saber, resolve deixar sua vida de luxo, (pois era filho de Domingos e D. Rita que eram um casal rico da cidade), para ir morar em um lugar mais simples onde tem a ideia de tirar as escondidas, Teresa, do convento. Nisso, lá conhece Mariana, que acaba se apaixonando por ele também, e começa a lhe ajudar levando notícias dele para Teresa e vice-versa.
E a história vai cada vez se prolongando com vários acontecimentos e que no final faz com que os levem à perdição devido o sofrimento que passam por amor.
O livro, Amor de Perdição, escrito por Camilo Castelo Branco, é um livro que é narrado com palavras bem difíceis justamente por ser um livro de época, da era do romantismo. É um conto em que é aconselhável a leitura àqueles que gostam de livros antigos e românticos, mais é um livro que deve se ter uma boa compreensão para ler por causa da linguagem.

Lele 28/06/2016

O amor proibido
Um livro que relata-se de um amor proibido, onde o pai faz de tudo, para separar esse amor. O contexto da história é marcante, e com certeza todos iram torcer pelo casal, pois a história é comovente.
Ele fala do amor de Teresa e seu amado Simião, dois jovens que pensavam em ser felizes. Porém, nem tudo era como eles queriam.
O pai de Teresa, era totalmente contra esse amor, com isso ordenou sua filha a se casar com seu primo, e logicamente ela recusou.
Devido as consequências, seu pai tomou outra decisão, e mandou Teresa para um convento (isso só afastou o casal apaixonado). Mas, mesmo tudo conspirando contra a felicidade deles, jamais desistiram desse amor. Ou será que sim?
Portanto, para saber se eles ficam juntos no final. Se o pai de Teresa morre ou até mesmo Simião, basta ler e desvendar se esse amor vai além.

Maitê 17/06/2016

nunca tinha lido nada do autor e não fazia ideia do que se tratava o livro mas tive uma boa surpresa ao lê-lo. É uma tragedia romântica meio que baseada em fatos reais da família do autor, como se fosse um Romeo e Julieta português.