Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


446 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Jaqueline 05/01/2023

Mais perdição do que amor!
Comecei o ano com uma leitura clássica e foi uma ótima escolha.

Foi o primeiro livro de Camilo Castelo Branco que eu li e achei que seria difícil por ter sido um livro escrito em 1862 mas não achei uma escrita até que fácil de acompanhar, bem descritiva uma narrativa bem construída e ainda tem aquele fator a mais; Ele escreveu essa obra enquanto estava preso na Cadeia da Relação no Porto (hoje é o prédio do Centro Português de fotografia) acusado de crime de adultério com Ana Plácido (crime esse que não foi provado) e enquanto ele negava totalmente o crime escreveu um romance de paixões proibidas...

Mas agora sobre a história, definitivamente não é meu tipo de romance não adianta. Isso de um casal que mal trocou duas palavras na vida e já estão perdidamente perdidos de amores e podem morrer ou matar por isso... Isso na minha concepção não é amor e sim obsessão, fora que eles tinham 15, 16 anos. Eu acabo passando mais raiva com esse tipo de leitura do que encantada com o suposto amor.

E sim de novo foi um livro escrito em 1861 claro que era outro contexto histórico, outra vida até mas não é o tipo de história para mim. Acompanhar os protagonistas Simão e Teresa estragarem a vida da forma como fizeram só vai dando raiva mesmo kkk e para mim a personagem central desse livro é a Mariana coitada que entrou nesse "triângulo amoroso" e também teve a vida marcada por isso. Mas também entendo quem gosta desse tipo de leitura e para quem é fã de Romeu e Julieta vai amar a história.
comentários(0)comente



Anne Claire 30/12/2022

Romeu e Julieta de Portugal
Contudo, baseado em fatos reais. Ademais, essa é uma das primeiras experiências com o gênero desta obra, que é o romance histórico. Amor e Perdição apresenta fatos que realmente aconteceram com o próprio escritor, Camilo Castelo Branco, e com parentes seus, além de ter como plano de fundo um período de mudança na História , uma vez que se passa na época da Revolução Francesa, em que o protagonista demomstra-se um entusiasta até. Portanto, apesar da trama ter como cerne a relação amorosa de Simão Botelho e Teresa de Alburquerque, proibida pelas duas famílias rivais, ela não se resume a isso pois possui muitas camadas, como por exemplo trechos em que pode-se extrair como as rebeliões da época afetavam Portugal, o que expõe as abordagens sociohistóricas e políticas do romance.
Contada por um narrador que não se contenta apenas em relatar a história, mas também de opinar e envolver os leitores nela, Amor de Perdição é uma boa recomendação para quem procura a leitura de um clássico romance e quem curte compreender mais sobre a cultura e história de outros países.
comentários(0)comente



sosodecampos 26/12/2022

Cartas...
Rivalidades e cartas, são definitivamente as palavras-chave para a descrição dessa obra magnífica de Castelo Branco. estava com saudades de uma escrita brasileira antiga, e resolvi ler este. uma honra ainda ter acesso aos livros que hoje em dia, são raros.
comentários(0)comente



13marcioricardo 23/12/2022

Acima das expectativas!
Uma agradável surpresa! Não esperava que fosse tão bom, apesar de ser um dos mais famosos romances da literatura portuguesa. Não compreendo porque tem nota tão baixa, mesmo achando exagerada toda a tragédia amorosa do romantismo, mas naquele tempo não havia muito o que fazer. Camilo Castelo Branco é um ótimo escritor.
Pavozzo 24/12/2022minha estante
Que bom que gostou! ?

Penso que uma das razões para a "nota baixa" seja o fato de esse livro ser um pouco difícil para o brasileiro médio...
O estilo da linguagem bem como as diversas palavras desconhecidas são um bocadinho desafiadoras. ?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Henrique 10/12/2022

Surpreendente intenso!!
Excelente obra dentre os clássicos da literatura romancista, acredito que seja subestimado. Personagens enérgicos e corajosos, com bravura, que nos fazem questionar ocasionalmente as decisões tomadas, ao mesmo tempo que permite que se instaure uns resquício de admiração pela impetuosidade. De modo a não deixar nenhum furo na narrativa, ao final Castelo Branco nos presenteia com uma revelação capaz de ressignificar toda a interpretação feita do livro.
comentários(0)comente



Evelyn.Rosa 08/12/2022

Começa fraco mas depois melhora
Minha experiência com Amor de Perdição foi bastante interessante. Tive que ler as pressas para fazer um trabalho da faculdade mas acabei me envolvendo e gostando bastante da história.
A narrativa conta a história do romance desditoso de Simão Botelho e Thereza de Albuquerque, é um Romeu e Julieta revisitado eu diria, mas com traços romanesco.
Romanesco porque é possível notar que os apaixonados acreditam na possibilidade de serem felizes em uma vida que não seja terrena, diferente do que acontece em Shakespeare onde tudo se encaminha para um desfecho trágico sem esperanças.
O livro é curto mas eu sinto que só engatei mas para a metade. O começo pode ser meio entediante mas vale a pena continuar, gostei bastante.
comentários(0)comente



Teté 05/12/2022

Esse eu li correndo pro vestibular e acabei não conseguindo absorver muita coisa dele. Pretendo relê-lo pra entender melhor.
comentários(0)comente



29/11/2022

O Autor é um romancista do século XIX, escritor daqueles romances de amor romântico mesmo, daqueles que escorre mel do livro enquanto você lê, do tipo em que os personagens são capazes de morrer de amor de tanto sofrimento. E este livro trata-se de um clássico que já foi cobrado em vestibular. Atualmente não sei se ainda é. Eu gostei do livro, mas não acredito que os vestibulandos iriam gostar. É um livro para leitores mais maduros, que já tenham uma vivência entre livros para que possam entender o que se passa e entender a linguagem.
O livro é quase um Romeu e Julieta português. Mas a narrativa te prende e você fica ansiosa por saber o desenrolar da história. Nosso herói é um arruaceiro que quando se apaixona se transforma e foca nos estudos. Porém, as famílias são contrárias a esse relacionamento e o pai da nossa heroína faz de tudo para que ela se case com o primo, mas nada consegue demovê-la da decisão de não se casar com outro e ela é trancada num convento.
Muitas cartas são trocadas entre os apaixonados, tentativas de resgate, de encontros furtivos e tragédias. Amores não correspondidos também, e personagens fiéis que tentam ajudar na felicidade do casal.
comentários(0)comente



Nayara 20/11/2022

Afff
Li na época de escola, há mais de 15 anos atrás.. Não lembro o que achei na época, mas resolvi reler e desgostei muito. Difícil leitura (compreensível a época em que foi escrito e tudo o mais), mas me refiro ao conteúdo, ao contexto da história mesmo.. não gostei.
comentários(0)comente



Thais 10/11/2022

É importante ler, pra saber o que sentir sobre ele
Acho que o gosto é muito pessoal, já conhecia o nome do livro e do autor desde os tempos de escola, mas nunca me foi obrigatória a sua leitura. Mas como sou curiosa, achava o título legal, fui procurar anos depois para ler, e sinceramente, eu adorei.
Li uma versão muito menor que a usual, com imagens, mas foi apenas essa que achei pra comprar.
Eu apenas queria saber a história e agora sei, é um clássico com elementos clássicos, drama e uma história que não parece se encaixar hoje em dia, drama de familias, morte e um casal que se ama sem ao menos terem se tocado.
Mas o que mais me interessou nessa história foi que cada personagem cativava de sua forma, Mariana amou da forma mais dolorida, aceitou que seu amado amava a outra, a amava também mas de forma diferente, Teresa que tantas vezes se pode ver "livre", preferia ao convento do que renunciar o amor, e Simão que amava as duas, via o esforço de Mariana e de seu pai que nunca lhe faltaram com a lealdade. O final me surpreendeu, apesar do livro praticamente nos indicar que teria um final trágico, o amor dos três matou os três.
comentários(0)comente



Vitoria.Santos 27/10/2022

não sei se curti, mas é até fácil de ler. Só li por causa da faculdade, e não gostei dos personagens principais
comentários(0)comente



Aline 26/10/2022

Um livro que nos faz refletir sobre a existência
Esse livro não fala simplesmente do amor e de um casal apaixonado, mas das relações que eles tem com o mundo e as pessoas do seu convivio. E isso realmente contou pontos comigo, mesmo sendo uma leitora que gosta de finais felizes. Camilo Castelo Branco, assim como alguns escritores do século XIX, traz uma visão mais realista da vida e da existência humana. Eu percebi que ele não romantiza os fatos. E mesmo não usando desses artificios, sua narrativa é envolvente e intrigante. Não parei de ler o livro, do começo ao fim. Terminei em um dia e o final simplesmente foi inesperado. E por ser diferente das nossas expectativas, merece cinco estrelas.
comentários(0)comente



Weiiirdo 12/10/2022

Apesar de clássico, derrubou minha muralha de apatia
Recomendado. Não consegui largar, não por causa de uma linguagem fácil, mas porque o enredo vicia, a partir de certo ponto.
Este é um Romeu e Julieta à portuguesa. Dois amantes querem ficar juntos, mas suas famílias inimigas, podres de orgulhosas, impedem.
Parece típico do Romantismo, até cafona, tendo em vista a amargura que hoje em dia é moda. Mas Castelo Branco construiu personagens tão cativantes e complexos que terminei uma história cheia de comportamentos duvidosos sem a menor vontade de julgá-los. Eu, que costumo ser uma leitora frígida, só conheci a compaixão ao fim deste livro.
E ele traz não somente uma história única em sua tipicidade, mas também comentários mordazes sobre uma época decadente, de elites privilegiadas, hipócritas e autoritárias, junto a pobres envenenados pela ignorância e explorados pelas mesmas elites.
Castelo Branco tem uma voz muito clara e um discurso cativante, agridoce. Respondendo à sua pergunta imortal, eu lhe digo que o amor é fortalecido pela desgraça sim. Nem o desespero pode matá-lo.
O que fiquei incapaz de dizer com certeza é se ainda sei separar "amor" de "obsessão". Talvez a maior mensagem deste livro seja que amor não deixa de sê-lo apenas porque não é saudável.
Ana Usui 14/10/2022minha estante
Belíssima resenha




spoiler visualizar
comentários(0)comente



446 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR