Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

booksdalaus 26/02/2024

Amor de perdição
O impulsivo Simão Botelho deixa de lado sua vida desregrada quando se apaixona por Teresa de Albuquerque, filha do arqui-inimigo de seu pai.

Para impedir o romance dos dois, o pai de Teresa arranja um casamento com o primo dela, Baltasar Coutinho ? mas a moça prefere ser enclausurada em um convento. Simão Botelho, então, resolve acertar as contas com Baltasar de maneira violenta.

Carregado de notas autobiográficas, este romance ilustra como a força de um amor pode vencer qualquer obstáculo, distância ou resistência.

Talita 22/02/2024

Leitura é um pouco difícil no início, mas com o tempo se acostuma.
O Romeu e Julieta português, tem romance, drama e emoção. Me senti na época de ensino médio kkk.

mimi 16/02/2024

Um clássico né
Amo que foi uma leitura de pandemia, um clássico português muito bem escrito para a época, gosto da ambientação e do desenrolar da história! muito bom!

Luana1648 12/02/2024

Amor de Perdição
Este livro apresenta uma história de amores, de um amor correspondido e de um amor não correspondido.
Mostra a beleza e a força do amor, que pode levar alguém a cometer atos surpreendentes.
A obra revela a injustiça em relação aos relacionamentos e como o mundo era.

xzysw_ 03/02/2024

Simão e Teresa me lembram muito Romeu e Julieta, ambos com suas famílias rivais que tentam a todo custo ficarem juntos, mas é um pouco estranho que eles não tenham tido exatamente um contato verdadeiro além do lado platônico (sem mais spoiler por aqui). Enfim, de alguma forma me apaixonei pela história pelo teor trágico dela que me pegou bastante.

Eliane406 23/01/2024

A obssessão
Ninguém sente em si o peso do amor que se inspira e não comparte .Nas máximas aflições, nas derradeiras horas do coração e da vida, é grato ainda sentir-se amado quem já não pode achar no amor diversão das penas, nem soldar o último fio que se está partindo. Orgulho ou insaciabilidade do coração humano , seja o que for, no amor que nos dão é que nós graduamos o que valemos em nossa consciência. pág.87

melbernardoo 22/01/2024

A desgraça afervora ou quebranta o amor?
Amor de Perdição é uma novela do escritor português Camilo Castelo Branco, publicada pela primeira vez em 1862. É considerada a principal obra do autor e uma das principais obras que marcam a segunda fase do Romantismo Lusitano, assim sendo um livro ultrarromântico, também é considerado o Romeu e Julieta português. Essa geração valoriza o sentimento acima de tudo e idealiza o ser feminino.

O narrador é onisciente, em suma, esse se mostra em terceira pessoa, mas em alguns momentos o mesmo se apresenta em primeira pessoa se inserindo no enredo de forma direta. Há um caráter genealógico- (auto) biográfico, somando esse fato as intervenções do narrador, o leitor é guiado para, no fim, concluir o desfecho desse amor proibido “Isso é que eu submeto à decisão do leitor inteligente. Fatos e não teses é o que trago aqui. ” (BRANCO, 2011, p. 156).

Além da semelhança que Amor de Perdição tem com o clássico Romeu e Julieta, é possível notar o espírito do “Sturm und Drang” muito usado pelos romancistas como Goethe em Sofrimentos do Jovem Werther. Ao ficar cara a cara com a impossibilidade de viver seu tão sonhado romance com Teresa, Simão passa toda a narrativa agindo de modo heroico, assim seguindo os padrões do heroicismo romântico, ainda que nenhuma de suas ações seja capaz de mudar a sina do casal.

Leitrô 21/01/2024

Nossa!
Para um romântico como eu, esse fim foi surpreende e triste, ainda em êxtase. Ok Camilo, você agora pegou pesado

airis0 10/01/2024

Simplesmente uma leitura interessante! Foi bom entender que este romance, ainda mais por ser de época e ultrarromantismo, aborda o relacionamento não como uma forma de espelhar, mas sim como uma forma realista. É angustiante ler e ver que eles viveram e morreram de amor e não por amor, e ao mesmo tempo que é angustiante é compreensível por tudo ter sido muito realista. Você se envolve nos personagens e entende cada um, entende a dor deles, torce por eles e ainda assim percebe que a realidade vai muito além do que podemos e queremos. Foi interessante acompanhar a trajetória dos dois e perceber o amadurecimento e o pensamento deles no final. De que em vão foi amar ou será que foi em vão? Isso só eles poderiam saber. Gostei de perceber que eles viveram e tentaram de tudo, foi emocionante. Além de ser um clássico, é também um momento de entender o amor com seu atual momento. Super recomendo!!

Mauricio.Carvalho 29/12/2023

O Romeu e Julieta português
Resumidamente trata-se da história de amor de dois jovens de famílias rivais. Lembra bastante a trama de um Romeu e Julieta.
Penso que seja uma obra extremamente marcada pelo seu tempo e pelo estilo ultra romântico que predominava à época.
Não é uma história que eu leria pelo prazer estético. Talvez não se difira muito de tantos romances de bolso publicados hoje como aquela série de livros "Sabrina", por exemplo.
Mas por ser tão fortemente marcado por sua época esse livro nós dá uma janela para a conhecimento de nosso passado e compreensão do presente. Ajuda nos a entender, por exemplo, o tratamento desigual ainda existente hoje entre homens e mulheres. É interessante ver nessa história, por exemplo, como a mulher era desprovida de direitos e de liberdade, sempre levada sob o cabresto do pai ou do marido. Isso dá-nos um melhor entendimento das lutas do feminismo hoje em dia.
Ou poderíamos notar como desde há muito tempo a justiça trata de forma diferente ricos e pobres.
Enfim, pra mim é uma leitura que vale mais como curiosidade histórica, do que prazer literário.

Morienti 27/12/2023

Amou, perdeu-se e morreu amando
Um romance envolvendo Simão Botelho, Teresa Albuquerque e Mariana da Cruz.
É considerado um Romeu e Julieta de Portugal e foi escrito na época do ultraromantismo português.
O livro discute a oposição entre a emoção e os limites impostos pela sociedade, e traz uma reflexão. A dificuldade quebranta ou avivanta o amor?

''Amou, perdeu-se e morreu amando''.

“Se viveres, um dia serás livre; a pedra do sepulcro é que nunca se levanta.”

Maria17400 28/11/2023

Muito bom! Li pra escola mas gostei muito, já quero ler a versão que tem um final feliz! Gostei dos personagens.

CarlosAugustoMatos 21/11/2023

Amor de Perdição: Uma Obra-Prima do Romantismo Português
Amor de Perdição é uma das obras mais emblemáticas do Romantismo português, escrita pelo autor em apenas quinze dias, quando estava preso por adultério. A novela narra a trágica história de amor entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, dois jovens que pertencem a famílias rivais e que enfrentam a oposição dos pais, da sociedade e do destino para viverem a sua paixão.

A obra é inspirada em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e apresenta as características típicas do romance romântico, como o idealismo, o sentimentalismo, o individualismo, o fatalismo, o nacionalismo e o historicismo. O autor utiliza uma linguagem rica e poética, com descrições detalhadas, diálogos dramáticos e reflexões filosóficas. O narrador é onisciente e onipresente, e intercala a narração dos fatos com comentários críticos e irônicos sobre a sociedade e a moral da época.

A novela é dividida em 20 capítulos, que seguem uma estrutura linear e cronológica, com alguns flashbacks e antecipações. O enredo se passa principalmente na cidade de Viseu, no século XVIII, mas também em Coimbra, Lisboa e na ilha de São Tomé. Os personagens são complexos e bem construídos, com destaque para os protagonistas, que representam o ideal de amor romântico, e para Mariana, a jovem que se sacrifica por Simão, sem esperar nada em troca.

A obra é considerada uma das mais importantes da literatura portuguesa, e uma das mais traduzidas e adaptadas ao teatro e ao cinema. É uma leitura obrigatória para quem quer conhecer a obra de Camilo Castelo Branco, e uma obra-prima da arte de contar histórias.

site: IG: @camatos2