Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

jurdangf 16/11/2023

Morrer por/de amor
Odeio a sociedade, ela quer impor tudo, uma imagem que eles criaram, mas ninguém é igual e desde que as atitudes que te trazem liberdade não ferirem o outro, pq não deixam a gente em paz? SOU LIVRE me deixem viver, seja por amor, seja por qualquer coisa, mas deixa eu viver minha vida.
bem melhor viver por amor e não vejo causa melhor para morrer.

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Nossa, mais romantista que esse, desconheço... Clássico romance "Romeu e Julieta", batido, hiper mega exagerado romântico. Representante fiel do Romantismo.

duda 25/10/2023

Um amor perdido e que mata. Um romance trágico entre os filhos de dois inimigos, parece com Romeu e Julieta não é mesmo? Mas somente esse detalhe. No final, os três morrem e fica a impressão que Simão tinha um terceiro irmão que narra a história: Camilo Castelo Branco.

gabiaz 14/10/2023

Eles perderam tudo mesmo
A Mariana é um anjo, merecia tudo do bom e do melhor. Ela e o pai dela levaram o livro todo nas costas.
Aliás, Teresa conseguiu ser coadjuvante na própria história.
lariisuprema 18/10/2023minha estante
amém

nimoriarty 27/10/2023minha estante
tava pensando em ler esse livro... você recomenda?

gabiaz 28/10/2023minha estante
Ah, não é um livro ruim. Você só tem que aguentar passar pelo começo. E outra coisa, se você não gosta de coisas muito melosas, então não é lá um livro muito bom. Mas tirando tudo isso, vale a pena. É um clássico do romantismo, né.

Eduardo1670 03/01/2024minha estante
Falou tudo diva

Batista 02/10/2023

Ultrarromântico
Realizei um projeto em sala de aula, só por causa de um comentário de aluno: ?tinha que tirar as cartas do romance que ficaria bem melhor?. Provei pra ele ao final do projeto que, sem as cartas, não haveria romance. Formei pares que deveriam se comunicar apenas por cartas e dei o motivo: as famílias eram inimigas. Até o aluno que criticou a presença das cartas, fez as mesmas cartas ridículas, porque, como já disse Fernando Pessoa: ?Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas?.

Diego Rodrigues 28/09/2023

"De que céu tão lindo caímos!"
Clássico da literatura portuguesa, "Amor de Perdição" foi concebido em 1861, durante o período de cárcere do escritor Camilo Castelo Branco, condenado pelo crime de adultério pelo envolvimento com uma mulher casada, a também escritora Ana Plácido. Com claros ares shakespearianos, a obra narra os infortúnios acerca de um amor proibido. De famílias rivais, o fidalgo Simão Botelho e a bela Teresa de Albuquerque apaixonam-se, amor este que cobrará um alto preço e que provocará a derrocada não só dos apaixonados mas também daqueles que os cercam, convergindo em um trágico fim.

O livro integra o ultrarromantismo e traz todos os ingredientes que são de direito à esta corrente literária. Aqui teremos muito sofrimento, dramas familiares, encontros e desencontros, lágrimas (muitas lágrimas!), conspirações, cartas trocadas na surdina, ameaças de suicídio por não poder estar com o ser amado, etc. Sim, a obra tem os seus excessos, usa e abusa de dramaticidade, mas brilha pelo primor narrativo. É um livro que prende, simplesmente! E claro, não deixa de provocar reflexões sobre as questões do coração, bem como levanta algumas críticas sociais, principalmente direcionadas à fidalguia e ao clericalismo.

Pra quem já está habituado ao romantismo do século XIX, a leitura pouco trará de novo. Deve-se levar em conta a representatividade da obra dentro contexto da literatura portuguesa, para assim compreender melhor toda a sua importância, além, é claro, dos traços autobiográficos que a mesma guarda com seu autor. Castelo Branco teve uma vida amorosa conturbada, permeada de escândalos e polêmicas. O romance de Simão e Tereza claramente se espelha no de Camilo e Ana, com o autor inclusive tomando pessoas de seu convívio como inspiração para a criação dos personagens secundários. Redigida na Cadeia da Relação em apenas quinze dias, é de se imaginar o furor com que a obra foi concebida, talvez como uma forma de tentar exorcizar aquilo que o escritor trazia no peito.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Milena.Fratelli 20/09/2023

Linguagem difícil, amor romântico, clássicão daqueles que nem sempre são mega prazerosos de ler, mas vale por ser clássico. Simão, Teresa e Mariana amaram perdidamente.

Dani 05/09/2023

Um clássico clichê do romantismo
Eu amei esse livro, mas acredito que tenha gostado mais como estudante de literatura do que como leitora realmente.

Ele traz todas as características explícitas do romatismo, claramente baseado em romeu e julieta e nas antigas tragédias, com grandes declarações e certeza de mortes por amor.

Ótimo para estudar sobre o amor cortês, as cantigas de amor trovadorescas, os sonetos apaixonados de Camões. Possui as principais características que Camões usava, o mito do andrógino, amor pelos olhos, o encontro das almas num possível pós-vida (a ideia de Platão sobre a transmigração das almas), o triângulo amoroso básico.

Algo ainda mais interessante é ser meio autobiográfico, o que me fez ter interesse na vida do autor. Além de podermos ver um pouco do contexto histórico de Portugal no século XIX.

Muito bom para estudiosos e quem gosta de um bom drama bem meloso (Só a linguagem que achei um pouco complicada para me adaptar, por ser antiga e de Portugal).

maria.duda 04/09/2023

Tive que ler para a faculdade
um reconto de Romeu e Julieta, com o mesmo final mas mais realista
a única pessoa nessa história que tenho pena é Mariana

Daniela707 31/08/2023

Muito melhor do que eu esperava. Precisei ler esse livro pra aula e não coloquei muitas expectativas, mas foi bem melhor do que eu esperava.
É uma típica tragedia de amor estilo Romeu e Julieta, o casal que não pode ficar junto pq a família se odeia. E esse amor - e ódio - é levado até as últimas consequências, com ninguém abrindo mão do que sente ou pensa. O final foi o que eu esperava. É uma tragedia, não tem final feliz, mas dadas as circunstâncias, acho que foi o mais feliz que poderia ter sido.
Eu gostei muito do livro, é um livro curto e rápido de ler, a linguagem não é complicada.

Maharet Sys 19/08/2023

Essa é a segunda resenha que eu faço, porque eu fui idiota e apaguei a primeira. Provavelmente vai faltar coisas, porque não lembro muito dos meus sentimentos lendo esse livro...

Vamos lá.
Esse é um romance clássico que trabalha o amor entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, jovens de famílias rivais.
Foi interessante, porque o autor trabalha muito com a complexidade de sentimentos como amor. É lindíssimo, e o trabalho da editora Scipione é magnifico. É uma ótima forma de ter um primeiro contato com a obra. As ilustrações ao longo da obra são belíssimas também. O trabalho da Renata Pallottini também foi primoroso nessa adaptação.

Agora, sobre a obra em si...
Eu chorei vendo o sofrimento da Teresa e do Simão. É uma história muito, muito bonita. Certamente vou reler logo, logo.