Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Renata_ Pandora 02/06/2023

Quando descobrem o namoro do filho com uma das integrantes da família Albuquerque, os Botelho ordenam que Simão regresse a Coimbra. A Teresa são oferecidas duas opções: ou se casa com o seu primo Baltazar, ou vai para um convento.

Francisca66 08/05/2023

Ja li faz tempo mas quero deixar registado.
Atão é o seguinte.. Este é um livro de um autor português, do meu país e a história é MARAVILHOSA. É uma história que aconteceu mesmo na história de Portugal e vou ser bem sincera... Até hoje este livro foi MELHOR do que todos os livros estrangeiros que já li. Subestimam muito os autores portugueses e no entanto temos e já tivemos no nosso país alguns dos melhores autores do MUNDO!!!

incrível!

thauane alf 04/05/2023

?| Amor de perdição
Teresa Albuquerque, filha de Tadeu Albuquerque é apaixonada por Simão, filho de Domingos Botelho. Suas famílias, vizinhas em Viseu, se odeiam. Os pais não aprovam o relacionamento do casal por diversas intrigas familiares.

Simão vai estudar fora da cidade, em Coimbra, mas enquanto ele está lá, Tadeu faz de tudo para casar sua filha com um primo, Baltasar Coutinho. Em comunicação por cartas, Teresa avisa Simão dos planos do primo e do pai, o que faz com que ele volte correndo para sua amada.

Simão fica hospedado na casa de João da Cruz, um ferreiro de Viseu que devia um favor a seu pai, e que agora faz de tudo para ajudá-lo. Nisso, Simão e Teresa fazem planos para se verem, fugirem e viverem juntos, mas isso não dá certo.

Em um encontro noturno onde toda a família de Teresa está reunida, o primo Baltasar percebe a saída de Teresa para encontrar o amado e prepara homens para a próxima noite, que seria o dia em que os dois iriam fugir. Na próxima noite, Simão vem acompanhado para resgatar Teresa, mas os homens de Baltasar Coutinho não dão conta e Simão acaba matando o primo.

Simão a partir dali passa a ser uma ameaça à Teresa e Tadeu resolve levá-la a um convento em Porto, mesma cidade onde Simão está preso. Mariana, filha de João da Cruz, vai acompanhar o rapaz até o Porto e resolve morar lá com ele, pois é completamente apaixonada por Simão.

Ao saber de todas as ameaças e possíveis penas que Simão pode sofrer pelo assassinato de Baltasar Coutinho, Teresa lá do convento passa a sofrer muito e seus dias estão praticamente contados.

Por fim, Simão é encaminhado a um outro país para cumprir pena, acompanhado de Mariana, a mulher que é apaixonada por ele mas que ele nunca poderá amar. Na despedida, quando Simão está a caminho do Porto, Teresa está lhe avistando, acenando para se despedirem. Teresa falece logo após se despedir de Simão e ele morre logo após no navio, por conta de uma forte febre. Mariana se joga no mar junto ao corpo do seu amado.

Na minha opinião, apesar de possuir uma escrita um pouco complicada e algumas palavras que dificultavam o entendimento da história, é um ótimo livro. Um romance antigo bem clichê, o clássico amor proibido que dá pra imaginar o final.
Vale a pena ler.

Denise Ximenes 30/04/2023

O apóstolo Paulo explica!
Uma história que ilustra com fidelidade a proposta do Romantismo: o amor vivido intensamente, como objetivo principal da vida e, exatamente por isso, levado às últimas consequências. Um romance digno da obra shakespeareana!

O enredo diz muito sobre o autor. Aspectos de sua vida ali estão, sutilmente, retratados: relações ilícitas, parte da ambientação em um mosteiro, a prisão e o suicídio. Para enxergar isso, vale uma leitura atenta do epílogo e da cronologia da vida de Castelo Branco.

Termino estas palavras ousando: o resumo de Amor de Perdição pode ser traduzido por Paulo, em I Coríntios 13: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Recomendo para leitores mais experientes. A linguagem é um desafio!

Anafl28 12/04/2023

Amor de perdição vai contar a história de Simão e Teresa que viviam um romance proibido, já que as famílias deles se odiavam. Tendo pequenas semelhanças com Romeu e Julieta. A escrita é um pouco complexa e a história não me cativou muito, esses fatores dificultaram a minha conclusão do livro

Yas 03/04/2023

Um dos poucos clássicos que consegui ler até o fim e gostei. Apesar da escrita ser bem antiga e difícil, a partir de mais ou menos 30% do livro a história fica envolvente e gera curiosidade. Gostei!

LAvia 27/03/2023

Amor estranho amor
Só gostei perto do fim, tive muita dificuldade em continuar no início.
Fala de um amor que não consigo entender, amor que leva a destruição de muitas vidas, de afastamento da família e isso tudo em pessoas tão jovens, apenas 17 anos. Sei que foi outro momento, mas foi demais para mim.

Juliano.Ramos 26/03/2023

Uma cópia insossado Romeu e Julieta, só muda a tragedia no final. Mas as ideias são as mesmas, das brigas entre famílias e amores impossíveis, as tramas são as mesmas...

Maia 23/03/2023

Clássicos da literatura portuguesa
Naturalmente quem estuda em Portugal sabe que "Amor de Perdição" é um clássico, escrito em 15 dias e uma suposta sugestão biográfica do autor. Por isto e pelo romance está claro que é um livro muito bom, tudo desde os detalhes à história em si é cativante e apaixonante. Adorei e recomendo

mariihreis 22/03/2023

Não foi uma leitura fluida, tanto por causa da linguagem quanto pelo tema. Gosto do romantismo, mas confesso que às vezes prefiro a teoria porque a literatura é exageradamente dramática. Para mim, o livro só foi ficar legal após a página 50, mas depois a leitura volta a ficar lenta. Enfim, não é um livro que recomendo. Só terminei a leitura porque de fato algumas situações me trouxeram inspiração para o livro que estou terminando de escrever.

Ramos 11/03/2023

Amor de Perdição
Não achava que ia gostar, mas estou a adorar. Não é um livro "seca"; ou seja, não é um livro em que se lê, lê, lê e parece que não aconteceu nada. Neste livro Camilo mostra uma escrita dinâmica, na qual o foco são as ações e os sentimentos das personagens. Com isto, Camilo pode ter momentos de "pausa" entre as ações, nas quais comenta a ação como narrador-autor, sem que aborreça o leitor. Desta forma, o leitor consegue absorver melhor as suas reações e comentários, tornando-as até agradáveis, sem arruinar também o seguimento da ação.

beatriz 03/03/2023

Europeus me assustam
Achei muito doido ser uma história verídica, antigamente tudo era tão dramático, é algo bonito de se ver na literatura mas se eu vivesse aquilo eu ia enlouquecer

Gica Brombini 01/03/2023

" - Estou mais livre que nunca. A liberdade do coração é tudo."
"Enlevo e susto em corações que se estréiam na comédia humana são sentimento congeniais."
Meu Deus, que experiência maravilhosa! Eu nunca imaginei que poderia gostar tanto de "Amor de Peridção".
Depois de semestre atrás de semestre tendo aula com o mesmo professor na matéria de Literatura Portuguesa, nunca achei que iria me interessar genuinamente pelas obras apresentadas dentro desse conteúdo. Felizmente, no segundo semestre no terceiro ano de Letras Vernáculas, um milagre ocorreu, e uma nova professora assumiu essa matéria.
A primeira obra que lemos foi esta, "Amor de Perdição", e não achei que me apegaria tanto a essa história. A escrita é maravilhosa e impecável, e as sátiras e críticas, o tom irônico do narrador, que se soma ao contexto de produção e das próprias vivências do autor, Camilo Castelo Branco como escritor português são exelentes.
A leitura pode ser um pouco difícil ou até massante para quem não está acostumado a ler clássicos, e a narrativa pode ser pouco imapctante ou relevante quanto seria para alguns leitores do séxulo XIX (1800), mas eu devo frisar que, se você está na área da Literatura, esta é uma leitura obrigatória.
Eu compreende que, para mim, a experiência pessoal de ler um clássico sempre se torna mais relevante combinado aos meus estudos teóricos e históricos. Por vezes, a leitura pode não ter aspectos de interesse para mim como leitora comum, mas que, olhando do ponto de vista acadêmico, muitas coisa se transforma e cresce para mim.
Aqui, ambas as coisas aconteceram. Mesmo lendo como análise, fazendo marcações a respeito de pontos de estética ou técnica específicas de escrita e criação narrativa, consegui me conectar muito com alguns personagens, e ainda me deliciar com o dessenrolar dos dramas aqui enfrentados. Cada final de capítulo me levava ao próximo e assim por diante.
Teresa e Mariana são maravilhosas protagonistas femininas e que, por muitas vezes, contrapoem os padrãos estabelecidos para as "mocinhas" de romances românticos (atenção, me refiro aqui as obras narrativas produzidas no período literário do romantismo). Por outro lado, apesar de não ter me apegado pessoalmente ao Simão, é impossível não admirar sua crianção que vai contra aos ideais de um herói romantico, pois suas ações pendem muito mais aos impulsos humanos de ciúmes e agressividade, que fojem do esteriótipo do cavalheiro perfeito ou "príncipe encantado". Apesar de ainda ser explorado auqi, um foco narrativo pautado em amores inalcançáveis, as desenvolturas de enredo e dos personagens secudários começam a ser muito mais exploradas, o que nos aproxima de um senso de humanidade em relação aos protagonistas. As "brincadeiras" feitas pelo próprio autor através de um narrador que se comunica diretamete as leitoras da época também contribui para essa ideia de proximidade com a realidade e com os comentários ácidos que criticam os modelos romanescos que vieram anteriormente a obra de Castelo Branco.
Uma experiência extraordinária!

Natasha 28/02/2023

Um verdadeiro romance
Um romance em si no gênero porquê na história é tragédia, não tinha muito interesse no livro mas cada reviravolta é emocionante de se ler.