Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas - Amor de Perdição

Giuliany.Queiroz 28/02/2023

Um lindo romance trágico
O que posso dizer desta obra maravilhosa? Não é a toa que Amor de Perdição é considerada uma das mais importantes obras durante a fase do Romantismo cá em Portugal. Camilo Castelo Branco escreveu este livro em 15 dias enquanto estava preso na Cadeia da Relação, Porto. Poucos sabem, mas o protagonista, tal como outras personagens, existiram. Acontece que Simão Botelho era tio do escritor. O romance trágico, que ficou conhecido como imitação portuguesa de Romeu e Julieta, possui uma narração linda e um vocabulário bem rico, mas nada tão complicado. Como é de se esperar, me emocionei com a perda de algumas personagens. Porém, para ser sincera, o casal principal não me agradou muito, as personagens não possuem química e a Teresa é pouco participativa e digamos que um pouco "sem sal", ao contrário de Mariana, amiga confidente de Simão. Na minha opinião, Mariana se destaca mais do que a própria protagonista, sem contar que ela e Simão dariam um perfeito casal.
Recomendo com certeza essa obra prima, uma leitura cheia de emoções.

Duda 27/02/2023

Li esse livro há um tempo, mas a história ficou extremamente marcada em minha memória. É um amor extremo, angustiante, e completamente marcado pela melancolia do mal do século. Quem gosta de Goethe vai gostar de Camilo Castelo Branco.

Michela Wakami 21/02/2023

Já estou com saudades dos personagens, amei demais acompanhar essa tragédia romântica.
Simão, Teresa, João da Cruz e Mariana conquistaram meu coração.
Se você gosta de uma história sofrida, não deixe de ler esse grande clássico da literatura portuguesa.

Cristiana.Teodoro 18/02/2023

Clássico português
Está história de amor é um clássico português muito complexo, porque eles são vizinhos e a escrita é uma grande obra porque obriga-nos a ter atenção a certos pormenores e a descartar outros que apesar de lá estar, não são necessários.
É uma grande confusão desde o primeiro momento e aconselho a lerem com muito cuidado porque tem muitos momentos "chatos", mas o amor que encontramos aqui é muito forte porque apesar dela ir para o Convento, eles não desistem um do outro.
Levam o seu tempo e passam por muitos obstáculos até conseguirem viver o seu amor, mas deve ser lido.

Alice2908 12/02/2023

Dramático
Um livro clássico e muito bem escrito, que infelizmente só é trágico, você consegue se entregar a angústia dos personagens e parece que é um sofrimento que nunca vai ter fim, e infelizmente o sofrimento acaba, mas dá pior forma possível, é uma forma muito mais muito mais trágica de se ver o amor que nos é apresentada aqui

Galvão 10/02/2023

Amor de perdição
Meu Deus, eu acho que nunca tinha lido um em que me identifiquei tanto, uma paixão forte demais, que pode ser venenosa.
Esse triângulo amoroso entrou de um jeito no meu coração, onde só consegui pensar na Mariana e no que ela passava em relação ao Simão e como ele tratava ela..
Esse livro é sobre se apaixonar, ser levado ao extremo e, perdição.

Mariana113 04/02/2023

Aaah sei lá, tive de ler para a escola e posso dizer que até foi interessante, li-o em dois dias...

Gostei da escrita do autor e das personagens, como gosto de triângulo amoroso não posso dizer que não gostei do livro

Plot meio á toa mas não posso julgar porque não foi escrito neste século...

Lala 28/01/2023

Team Mariana
Esse livro é engraçado porque ao mesmo tempo que as coisas são muito mal desenvolvidas, a trama te prende e ele tem o dom de te deixar curioso.
No início, eu tive bastante dificuldade com a linguagem, mas depois ela começou a fluir e se tornou até que tranquila (não sei se porque eu me acostumei ou pq a escrita realmente fica mais clara).
Pra um livro chamado AMOR de Perdição, a parte do amor foi muito jogada. Acho que esses dois não tem um momento de interação presencial no livro e nenhum diálogo além de cartas trocadas. O mínimo era mostrar o como eles se conheceram e se apaixonaram, mas nem isso mostra, já começa a trama com eles se amando e você nem entende o motivo. Achei a Teresa bem genérica, o Simão também, mas ele foi um pouco mais interessante que ela. Acho que ele devia ter ficado com a Mariana pq teve muito mais interação entre os dois e pareceram sentimentos (msm que unilaterais) mais reais do que o amor idealizado de Simão e Teresa. Eu tava torcendo pra ele notar a Mariana e se apaixonar por ela, mas claro que não rolou kkk.
Também não derramei lágrima nenhuma (e olha que eu sou chorona) pq eu não me importei com ninguém, já que eles são todos meio sem sal, então quando alguém morria eu falava "ih, morreu" e só.
Apesar de tudo, a trama é envolvente e não tem como negar isso. Eu queria muito saber no que ia dar e algumas coisas me pegaram de surpresa. Foi interessante acompanhar o desenrolar do caos e da tragédia. No fim das contas, ele acabou me entretendo.

Barbara 07/01/2023

MUITO DRAMA SLC
Mas tbm, não poderia ser diferente, segunda fase do Romantismo o bagulho é louco. Mariana, a trouxa do século ??
°Abba 07/01/2023minha estante
o bom e delicioso romantismo ? ?

Barbara 07/01/2023minha estante
É tanto drama q chega eu acho engraçado HAUSAUH

Sara 06/01/2023

Supreendente
Comecei a ler este livro porque tinha que o fazer por causa da escola, mas foi uma leitura bastante agradável que, sem dúvida, excedeu as minhas expectativas.
Mesmo sendo um livro do século XIX, a linguagem é parecida com a atual tornando mais fácil a compreensão da obra.
A história do amor destes dois jovens e de todo o seu envolvente é de veras cativante, mesmo sendo verídica.
Cartas, rivalidade, mortes, amores e desamores resumem este clássico da literatura portuguesa que não desaponta.
Realmente, o Romeo e Julieta português.
Recomendo!

Jaqueline 05/01/2023

Mais perdição do que amor!
Comecei o ano com uma leitura clássica e foi uma ótima escolha.

Foi o primeiro livro de Camilo Castelo Branco que eu li e achei que seria difícil por ter sido um livro escrito em 1862 mas não achei uma escrita até que fácil de acompanhar, bem descritiva uma narrativa bem construída e ainda tem aquele fator a mais; Ele escreveu essa obra enquanto estava preso na Cadeia da Relação no Porto (hoje é o prédio do Centro Português de fotografia) acusado de crime de adultério com Ana Plácido (crime esse que não foi provado) e enquanto ele negava totalmente o crime escreveu um romance de paixões proibidas...

Mas agora sobre a história, definitivamente não é meu tipo de romance não adianta. Isso de um casal que mal trocou duas palavras na vida e já estão perdidamente perdidos de amores e podem morrer ou matar por isso... Isso na minha concepção não é amor e sim obsessão, fora que eles tinham 15, 16 anos. Eu acabo passando mais raiva com esse tipo de leitura do que encantada com o suposto amor.

E sim de novo foi um livro escrito em 1861 claro que era outro contexto histórico, outra vida até mas não é o tipo de história para mim. Acompanhar os protagonistas Simão e Teresa estragarem a vida da forma como fizeram só vai dando raiva mesmo kkk e para mim a personagem central desse livro é a Mariana coitada que entrou nesse "triângulo amoroso" e também teve a vida marcada por isso. Mas também entendo quem gosta desse tipo de leitura e para quem é fã de Romeu e Julieta vai amar a história.

Anne Claire 30/12/2022

Romeu e Julieta de Portugal
Contudo, baseado em fatos reais. Ademais, essa é uma das primeiras experiências com o gênero desta obra, que é o romance histórico. Amor e Perdição apresenta fatos que realmente aconteceram com o próprio escritor, Camilo Castelo Branco, e com parentes seus, além de ter como plano de fundo um período de mudança na História , uma vez que se passa na época da Revolução Francesa, em que o protagonista demomstra-se um entusiasta até. Portanto, apesar da trama ter como cerne a relação amorosa de Simão Botelho e Teresa de Alburquerque, proibida pelas duas famílias rivais, ela não se resume a isso pois possui muitas camadas, como por exemplo trechos em que pode-se extrair como as rebeliões da época afetavam Portugal, o que expõe as abordagens sociohistóricas e políticas do romance.
Contada por um narrador que não se contenta apenas em relatar a história, mas também de opinar e envolver os leitores nela, Amor de Perdição é uma boa recomendação para quem procura a leitura de um clássico romance e quem curte compreender mais sobre a cultura e história de outros países.

sosodecampos 26/12/2022

Cartas...
Rivalidades e cartas, são definitivamente as palavras-chave para a descrição dessa obra magnífica de Castelo Branco. estava com saudades de uma escrita brasileira antiga, e resolvi ler este. uma honra ainda ter acesso aos livros que hoje em dia, são raros.