Notre-Dame

Notre-Dame Ken Follett

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiza2030 27/03/2024

Esse foi o primeiro livro do Ken Follett que eu li, acho que ele conseguiu expressar o sentimento de muitos ao ver Notre-Dame em chamas. Foi interessante saber a história dessa igreja e agora quero muito ler outros livros desse escritor.

Marcia.Lara 13/11/2023

Informativo
Leitura facil e rapida, livro de não ficção sobre a Catedral, sua construção e incendio em 2019. Livro começa qdo o autor recebe a noticia do incendio, livro cheio de informações algumas com ilustrações.
Conta um pouco sobre sua construção que levou quase 100 anos.
No final, um presente, o primeiro capítulo do próximo livro.

Fred Zanitti 09/11/2023

Interessante...
Apesar de nãos aber o que esperar desse livro, achei interessante. Ele relata alguns dos acontecimentos históricos da França citando autores e personalidades famosas e obras como Corcunda de Notre Dame entre outras. O interessante foi a relação dele ao escrever o livro, pois a mídia associou sua famosa obra "Os Pilares da Terra" (onde ele escreve detalhadamente sobre a construção de uma catedral) ao conhecimento dele sobre o tema, pois para escrever a obra, demandou horas e horas de pesquisa, assim começaram a entrar em contato para saber sua opinião sobre como o incêndio possa ter começado. É um livro curto, quase que um documentário, e que vale a leitura pelo apelo histórico.

Helder Cavalcante 21/09/2023

Histórico
O autor traz breves anotações sobre a catedral. Follett tem o poder da palavra para nos inspirar e ?viajar? no tempo.

Leonardo.Heffer 17/09/2023

Gostei, mas não sabia o que esperar
Ken Follet resolveu criar um livro para contar, de forma extremamente breve, os principais acontecimentos sobre a Catedral de Notre Dame.

Não é um livro, mas sim um guia rápido, de pouco mais de 70 páginas (o resto do livro é o primeiro capítulo do novo livro dele), sobre os principais pontos da capital. É quase um guia do que realmente um livro.

Isso é ruim? Depende do leitor. Eu por exemplo amo Paris e tudo que diz respeito a cidade, principalmente a sua rica história, então pra mim o livro do Ken Follet foi mto bom. Uma leitura rápida como se me preparasse para visitar a catedral.

Por que esse livro existe. Provavelmente você deve lembrar do incêndio que destruiu a teto da catedral. O livro foi construído para angariar fundos para a reconstrução - apoiar, afinal a reconstrução com ctz vai sair mto mais cara do que os direitos autorais do livro são capazes de angariar.

Então, além de aprender um pouco de história, você ainda pode apoiar a reconstruir parte dela.

Joao Martins 04/09/2023

Adoro Ken, mas esse ficou bem abaixo. Para o que foi proposto com esse livro ok!
Vale a pena comprar e ler. Minimamente teremos participando da recontratação de Notre Dame.

Danielle 27/08/2023

Um visão geral sobre a construção da Notre-Dame
Ao escrever ?Os Pilares da Terra?, Ken Follet fez uma pesquisa minuciosa sobre catedrais tornando-se um especialista ou alho assim. Quanto ocorreu o incêndio da Notre-Dane em 2019, acabou sendo chamado para falar sobre a catedral. Esse livro, não é um relato detalhado sobre a catedral, mas uma visão abrangente sobre a sua construção.

Mara.Vasconcelos 18/08/2023

Livro que só tem sentido ter sido escrito pela nobre causa de arrecadar fundos para a reconstrução da Catedral. Informações que fora algumas curiosidades poderiam ser conseguidas pesquisando na internet.
A metade do livro é sobre Notre-Dame. A outra metade é uma amostra de O Crepúsculo e a Aurora, romance do mesmo autor.

Livrendo 23/07/2023

PERFEITO!!!
Mundialmente famosa, a catedral de Notre-Dame, em Paris, só entrou pra valer no meu universo pessoal a partir da leitura de O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo. Foi por meio dessa história que o ponto turístico saiu do campo de “atração a ser visitada um dia” para uma referência de história, de arquitetura e, por que não, de uma nação. Publicado em 1831, o romance de Hugo fez dela um organismo vivo, testemunha e palco da história. E assim ela passou a significar algo a mais nos meus níveis de conhecimento.

Fascinado pelo mundo medieval e toda sua cultura, principalmente no campo religioso, me encantei com a saga da construção de uma catedral, dedicada a santo Adolfo, narrada por Ken Follett no monumental e épico Os Pilares da Terra. Fui fisgado pelo livro, devorei a série e tenho a história como uma das melhores já escritas. Follett deu vida a personagens humanos demais, críveis em excesso e ambientou a trama tão bem que quase me fez também um personagem a vagar por aquele povoado e sua sanha em homenagear Deus com sua catedral.

E numa triste noite a Notre-Dame de Victor Hugo, catedral arduamente construída como a de Kingsbridge de Follett, incendiou-se em um dos mais tristes episódios recentes de destruição do patrimônio histórico no mundo. “Incontestavelmente, a Igreja de Notre-Dame de Paris é ainda hoje um majestoso e sublime edifício. Mas, por bela que se tenha conservado ao envelhecer, é difícil não suspirar, não se indignar a gente à vista das degradações, das inúmeras mutilações que simultaneamente o tempo e os homens têm feito sofrer ao venerável monumento…”, escreveu Victor Hugo. Quão bem esse trecho se encaixa ao vislumbrar, séculos depois, a catedral em chamas?

No ensaio Notre-Dame, Ken Follett, construtor de catedrais, resgata a importância histórico-cultural da igreja. Em uma narrativa que se assemelha a um rico guia turístico, ele nos leva a desvendar detalhes da construção, destruição e reconstrução, reformas, ampliações, restaurações. O seu olhar de admirador é compartilhado conosco de forma que passamos a entender aquele monumento muito mais do que como um simples templo religioso. E nos faz olhar para nosso entorno porque, afinal, como não pensar no Museu Nacional incendiado no Rio de Janeiro e sem receber nenhuma solidariedade das autoridades? Qual importância damos aos nossos monumentos históricos que registram e são testemunhas do processo de construção do nosso Brasil?

De fácil e rápida leitura, Notre-Dame é informativo e cultural. Um pequeno texto de amor à arte, arquitetura, história, religião. “Catedrais sempre foram cheias de turistas. Na Idade Média, eles não eram chamados de turistas, e sim de peregrinos, mas viajavam pelas mesmas razões: para ver o mundo e suas maravilhas, expandir a mente, educar-se e, talvez, entrar em contato com algo milagroso, sobrenatural, eterno”

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Adri.RMonteiro 21/07/2023

Ken Follett narra um pouco da história da Catedral de Notre Dame, sua construção é inspiração de grandes obras de Victor Hugo, como por exemplo OS MISERÁVEIS e o NOTRE DAME DE PARIS.

Para escrever OS PILARES DA TERRA, Ken estudou sobre as catedrais medievais. Logo que a catedral de Notre Dame pegou fogo, entraram em contato com ele para mais informações.

Esse livro foi feito nos cinco dias seguintes ao incêndio e a renda arrecadada com as vendas foi revertida para a catedral.

Livro breve, com leitura agradável e uma pitada de ?saudade do que não vivi?, pois tenho muita vontade de ir para Paris.

Pheriannath 11/06/2023

Tocante e informativo
Contextualizando Notre Dame, suas principais passagens históricas e o impacto que a catedral teve na vida do autor. E principalmente o que acarretou ver a catedral queimar em 2019 e o que isso resulta no coração parisiense.

A alguns anos visitei a Igreja e convento de São Francisco em Salvador, e realmente é possível absorver toda a magia e opulência que a igreja católica exercia. O ouro nas paredes, o altar todo de prata, o túmulo dos donos do nordeste do Brasil logo abaixo do altar. Os mesaninos com os brasões das famílias mais ricas, do café, da cana, do diamante. É possível até mesmo sentir a presença dos artesãos e construtores, os escravos responsaveis por toda aquela magnitude feita com sangue e morte.

Realmente há algo mágico em se visitar uma catedral e uma igreja histórica. Principalmente se ela é um pedaço da história do nosso país. Construída com sangue de tantos escravos, sendo o palco de tantos acordos selados, que de forma direta ou indireta, nortearam ao Brasil de hoje.

Consigo mensurar a dor de um Parisiense em ver Notre Dame queimar. Senti o mesmo com Museu Nacional do Brasil um ano antes. A diferença cultural está no fervor nacionalista em querer ver e ser reconstruído um patrimônio histórico do seu país.

Frank.Gonzalez 22/04/2023

Após o incêndio da catedral de Notre-Dame, Ken Follett , narra os sentimentos e nostalgia pela grande construção e traça uma narrativa histórica do monumento .

Carlos Nunes 04/03/2023

A história de uma catedral
Um livreto beneficente, escrito por Ken Follett meios às pressas, como ele mesmo conta, em meio à comoção provocada pelo incêndio na catedral. Um ensaio biográfico desse monumento mundial, escrito com bom humor e quase veneração, que nos apresenta muitos aspectos sobre a história da Notre-Dame e as inúmeras modificações e revezes pelos quais passou no correr dos séculos. Lido como preparação/complemento para a releitura de O CORCUNDA DE NOTRE DAME.

1 | 2 | 3 | 4 | 5