Dash & Lily

David Levithan

Resenhas - Dash & Lily's Book of Dares

Sabrina Inserra 05/12/2011

Entre Páginas – Dash & Lily’s Book of Dares
O que você faria se, ao percorrer os corredores da sua livraria preferida, se deparasse com um caderno vermelho perdido entre os livros? Daria uma espiada no seu conteúdo? E se ele te desafiasse a realizar tarefas inusitadas? Você toparia?

Esse é o dilema enfrentado por Dash logo nas primeiras páginas do livro escrito por Rachel Cohn e David Levithan. Intrigado com o caderno misterioso de capa vermelha, o garoto resolve “entrar na brincadeira” e começa a se corresponder com Lily, a dona do Moleskine. A partir daí, os dois começam a propor desafios um para o outro e armam os maiores esquemas para conseguirem devolver o caderno – sem se conhecerem.

Aliás, o mistério das suas identidades permeia o livro inteiro. Adorei a forma com a qual os autores trabalharam a questão (polêmica, mas muito comum) da pessoa idealizada – ou, como eles chamam no livro, “a pessoa da sua cabeça”. Como os dois nunca se viram pessoalmente, cada um imagina o outro de uma forma totalmente diferente da qual eles realmente são (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência?).

“Você acha que contos-de-fada são apenas para meninas? Aqui vai uma dica – se pergunte quem os escreve. Eu te asseguro que não foram apenas mulheres. É a grande fantasia masculina – só é preciso uma dança para saber se ela é a pessoa certa. Só é necessário o som da sua música saindo da torre, ou um olhar para o seu rosto adormecido. Na hora você sabe – essa é a garota da sua cabeça, dormindo, dançando ou cantando na sua frente. Sim, as garotas querem os seus príncipes, mas os meninos também querem as suas princesas do mesmo jeito. E eles não querem uma corte muito longa. Eles querem saber imediatamente”.

E como são diferentes! Dash é o típico garoto descolado e um tanto quanto “cult”, cujo passatempo preferido é se refugiar entre toneladas de livros antigos, enquanto esquece a ex-namorada que se mudou para a Espanha (mas que ele nunca chegou a amar de fato). Para piorar a situação, é época de Natal, o feriado do qual menos gosta, e ele faz questão de fugir de tudo que lembre a ocasião.

Já Lily é o extremo oposto. A típica mocinha é ingênua e até um pouco imatura para a idade, com poucos amigos e um otimismo que chega a irritar de vez enquando. Além disso, ao contrário de Dash, o Natal é a época do ano mais aguardada por ela, que adora caprichar nas roupas temáticas (com direito a luvas, suéter e tudo o que a data dá direito!) e ama cantar nos corais natalinos. Já deu para perceber a confusão, não é mesmo?

A verdade é que Dash & Lily’s Book of Dare reúne elementos imbatíveis para qualquer coraçãozinho apaixonado (mesmo que essa paixão seja voltada apenas a bons livros): Natal + neve + romance + biscoitos caseiros. Tem como errar? Aliado a isso temos uma escrita divertidíssima que não poupa ninguém – nem Hermione Granger (aliás, há um “pequeno” erro nessa parte, devo ressaltar), nem os Muppets e nem Nicholas Sparks (número um de chacotas no universo literário!) – característica que parece se estender para as outras obras dos autores (na verdade, eu só tive contato com Will Grayson, Will Grayson, resultado da parceria de Levithan com o queridíssimo John Green, mas mesmo assim...).

Um fato engraçado e que é esclarecido no final do livro é a própria forma de escrita adotada pelos autores. Os dois encarnaram Dash e Lily e escreveram cada capítulo alternadamente, sem saber o que viria a seguir: “David escreveu os capítulos do Dash e Rachel escreveu os da Lily. Apesar de eles não terem passado os capítulos um para o outro em um Moleskine vermelho, eles os enviaram por e-mail sem planejarem nada de antemão. Esse é o jeito deles de trabalhar”.

Resultado: o livro já se tornou um favorito, que com certeza voltará para as minhas mãos em Natais futuros. Está mais do que indicado!!
Só uma ressalva: o livro conta com bastante gírias, o que pode “assustar” quem não está acostumado a ler em inglês. Se você ainda não pegou o ritmo na leitura em outra língua, sugiro que não comece por este.

Resenha publicada no blog Café com Blá Blá Blá: http://cafecomblablabla.wordpress.com/2011/12/05/entre-paginas-dash-lilys-book-of-dares/

Qualquer reprodução sem citar a fonte é PLÁGIO!

IDK. 20/07/2022

Não acredito que vou dizer isso mas prefiro a série da Netflix do que o livro.

Achei a Lily bastante mimada e com "white girl problems", os POVs dela foram meio sem graça e não via a hora dos do Dash começar (me identifiquei bastante com ele e depois acabei descobrindo que temos a mesma personalidade MBTI kk)
Certos trechos no livro que não achei que fizeram muito sentido ficaram bem melhor na série e vice versa. Talvez leia o segundo no final do ano também.
Leitura perfeita para o natal, romance de aquecer o coração.

marci 31/10/2020

dash & lily
"Mas meu presente para mim mesmo naquela véspera de Natal era um retiro completo do mundo. Não liguei a TV. Não liguei para nenhum amigo. Não verifiquei meu e-mail. Nem olhei pela janela. Só o que fiz foi apreciar a solidão. Se Lily queria acreditar que havia alguém lá fora só para ela, eu queria acreditar que poderia ser alguém aqui dentro só para mim."

Eu passei o livro inteiro pensando nisso que é tudo que eu to precisando fazer no momento. Sobre o livro, é bom porém eu esperava mais, quando eu comecei a gostar de verdade o livro acabou do nada. (Eu fiquei assim????????)

Julia.Santana 28/12/2020

Livro ótimo pra ler na época natal - virada de ano, da um quentinho no coração, bem fofo

leticiabaez 04/07/2021

??
Se você espera uma história que te surpreenda, esse livro não é pra você. Mas a história não é ruim, é apenas um romance calmo, eu gosto de chamar livro de transição, quando você precisa de um livro tranquilo como uma pausa entre dois livros ?furacões?. É um romance fofinho que aquece o coração.

Babi 24/03/2021

Dash e Lily o Dream couple mais improvável impossível
Sério, eu não pensei que fosse gostar tanto do livro, mesmo tendo engolido a série rapidinho em um dia só, o livro trouxe todo o sentimento de volta que no natal de 2020. A série com certeza vai entrar na minha lista de favoritos.
Pra quem quer treinar o inglês, é uma ótima pedida, tanto audiobook quanto o ebook são maravilhosos.

Lily as vezes me deixou um pouco irritada, mas aí eu lembrava que ela só tem 16 anos kkk e só estava agindo conforme a idade, agora o Dash não me decepcionou nenhum instante!!!!

O plot do final valeu muito mais a pena do que o final da série ?

Maria8457 11/04/2021

Do you dare?

What a 'Dashing' book! The sweetest one I've read in a very long time. For English language lovers, it's a must!!!!

Amandha 10/02/2011

Leia minha resenha aqui: http://shelfjunkies.tumblr.com/post/2870686266

PorEssasPáginas 31/05/2013

Resenha Dash & Lily's Book of Dares - Por Essas Páginas
Resenha original no blog Por Essas Páginas: http://poressaspaginas.com/resenha-dash-lilys-book-of-dares

Imagine: Você está na sua livraria preferida, na prateleira dedicado ao seu autor preferido (ninguém mais ninguém menos que F. Scott Fitzgerald) quando se depara com um caderninho vermelho olhando pra você, pedindo para ser aberto. É isso que acontece com Dash, que cede aos impulsos de sua curiosidade, abre o caderno e encontra o seguinte:

“Eu deixei algumas pistas para você.
Se você as quiser, vire a página.
Se não, coloque o caderno de volta na prateleira, por favor.”

Dash obviamente aceita o desafio, e assim começa sua correspondência com Lily. A história se passa na cidade de Nova York às vésperas do Natal – época idolatrada por Lily e detestada por Dash. Seus desafios os levam à diversos cantos da Big Apple, onde a cada nova leitura do caderno eles sentem que se conhecem – e se entendem – cada vez mais.

Com capítulos divididos entre o ponto de vista de Dash e o ponto de vista de Lily (David Levithan sendo o responsável por Dash, e Rachel Cohn por Lily), a história se desenvolve ao redor da amizade formada pelas páginas do caderno, e em como cada um deles passa a ver esse relacionamento inusitado como um ponto de luz em suas vidas. Mas o mais interessante na história de Dash & Lily é como o livro lida com expectativas, especialmente por parte de Dash. Através das coisas que Lily escreve, Dash a imagina de uma maneira que pode não ter absolutamente nada a ver com a verdadeira Lily. Quantas vezes nós não fazemos isso? Criamos uma projeção do que gostaríamos que as pessoas fossem, e quando elas cometem o crime de serem elas mesmas e não quem nós projetamos, nós nos decepcionamos. É exatamente isso que Dash e Lily devem enfrentar e tentar superar, caso eles decidam se encontrar um dia.

Recheado de bom humor, espírito natalino, e uma pitada de fantasia que vai te deixar com um sorriso no rosto e uma vontade enorme de caminhar pelas ruas de Manhattan, Dash & Lily’s Book of Dares é um livro perfeito para ser lido ao lado da árvore de Natal, tomando um chocolate quente e desfrutando de cookies tão gostosos quanto os que Lily faz.

Amanda 23/03/2020

A história é fofa, porém a personagem da Lily me pareceu muito infantil. Acho que a ideia de enredo funcionária melhor com personagens mais velhos

Fabiana 13/01/2021

Uma leitura leve, justamente o que eu precisava no final do ano de 2020. Acabei conhecendo essa história através da série, que eu acabei gostando muito.

Eu gostei muito do livro, super divertida e gostosa... a história se passa em Nova Iorque e no natal. Imaginar os cenários do livro foi nostálgico pra mim, por ter passado o natal lá em 2019. Ri bastante em certos momentos e adorei a construção dos personagens (até mesmo de Dash que é meio chatinho na minha opinião).

Recomendo muito esse livro, principalmente se você está a procura de uma leitura super leve e gostosa.

Cacá 10/01/2012

Entre idas e vindas do caderno, filmes de natal, biscoitos, lojas absurdamente lotadas, casas iluminadas, museus de cera, amigos intrometidos, ex-namoradas e familiares excêntricos, Dash e Lily trocam desafios e confidências, se abrem, desabafam, divagam, tudo através das páginas do caderno, e têm um período natalino bem diferente do que imaginaram.

Gostei do Dash & Lily, mas confesso que esperava mais da história, pelo tanto que gostei do Nick & Norah (ah, as expectativas altas...). Meu problema, na verdade, foi só com a Lily, porque das partes do Dash, que é um lindo, não tenho nada a reclamar. Por várias vezes achei a Lily muito bobinha (pra não dizer chata), muito cheia de mimimi pro meu gosto, enquanto super me identifiquei com o Dash, inclusive nessa coisa de não gostar do natal. Além, é claro, do tanto que ele gosta de livros e de o lugar preferido dele ser uma livraria (característica que ele divide com a Lily, então vamos dar um crédito a ela).

Resenha completa no blog:

estantedaju 01/01/2022

Recomndo pra quem busca uma leitura leve de Natal!
Proposta interessante, principalmente quando Dash e Lily estão no ápice da troca do caderninho de desafios que deveriam ser seguidos para que eles se conhecessem e descobrissem se combinam mesmo. Uma leitura de Natal gostosa.

Mano 20/06/2021

Uma história gostosinha até
Quando eu vi a série na Netflix eu achei tão bom de assistir que fiquei curioso para saber como era o livro. Essa é uma daquelas histórias que não precisa pensar muito, não precisa grandes envolvimentos, apenas sentar, descansar e curtir a leitura.

Não dá para esperar um super livro, mas entre um livro pesado e outro, entre uma história que te impactou e outra, é uma ótima pedida. A história em si me convenceu muito mais na série do que no livro; as situações na série - que não houveram grandes modificações, mas pra fins de entretenimento visual é justificável - são mais dinâmicas, mais rápidas, te convencem mais. Inclusive alguns pontos das personalidades de ambos, visualmente, ficam mais fáceis de assimilar e entender.

No todo, é um bom livro pra ler na semana do Natal, acompanhar esses dois protagonistas pensando naquele sonho do Natal nova-iorquino. O inglês do livro não é difícil, tem umas sacadas no inglês geniais, que com certeza, pra quem gosta, são ótimos meios de estudo. Ademais, a forma como o livro termina não me deixou intrigado para querer continuar lendo os próximos livros ou querer saber o que acontece com Dash e Lily. Para mim, ficou aquele sensação de "conheci dois seres humanos curiosos durante um tempo e bastou para mim". Mas, acredito que um pouco mais de enjoyabilidade de alguns vai surtir esse desejo de saber por onde anda esses dois seres tão exquisites.

Izabela 12/05/2015

Esse livro é mega-ultra-blaster especial para mim, de verdade. Tudo porque eu ganhei de presente de uma leitora, o quão demais é isso? Eu expliquei melhor o presente no Book Haul de Março, então se você quiser ver nos detalhes é só vir aqui. A leitora (Ana) escolheu esse livro porque ela achou que combinava muito com meu estilo (acertou!!) e porque ele é em inglês. É muito amor junto e misturado. O livro é uma delícia de ler e você nem percebe o tempo passando, o que pode ser um perigo, rs. O inglês é um pouco mais complicadinho (para mim foi tranquilo, mas sei que vocês gostam de saber isso, digamos, então, que é um livro bom para quem já passou do nível intermediário), mas não tem muitas gírias, o que pode ajudar. Ah, o livro ganhou cinco estrelas e mereceu muito cada uma delas. A história é contada (e escrita!) por duas pessoas diferentes, mas vou explicar isso (e todo o resto) nos detalhes aqui na resenha. Então, se quiser conhecer melhor o livro é só continuar lendo!

O livro conta a história do Dash e da Lily (jura? rs), dois adolescentes que moram na mesma cidade, mas que nunca se viram na vida. A cidade em questão é New York e a história se passa em uma das épocas mais mágicas do ano, o natal. Dash sempre detestou essa data, ele acha que tudo é falso demais e que as pessoas ficam ainda piores nesse feriado. Enquanto que Lily é apaixonada pela data. Ela conta os segundos até o dia do natal, participa de grupos de corais (de músicas natalinas), gosta de preparar comidas típicas e tudo mais. O problema é que exatamente no mesmo mesmo ano, mês e dia a vida dos dois resolve mudar o padrão do feriado. Os pais de Dash, que são separados, viajaram e cada um acredita que o filho está com o outro, ou seja, ele está sozinho... Mas porque quis isso, por mais que os pais não saibam. E aí temos Lily, cujo os pais, muito bem casados, estão em outro país comemorando uma lua de mel atrasada. Por mais que o irmão dela tenha ficado, ele está mais ocupado com o namorado dele, ou seja, ela também está sozinha. Dois adolescentes sozinhos no natal em New York. Espera, mas a cidade é gigante como eles se encontrariam? Com um livro de desafios, é claro.

"You take down the red notebook and open it.

And then you do whatever it tells you to do." - Página 1

Como Lily estava muito chateada com essa história de não ter o natal dos sonhos, seu irmão resolveu criar um livro com desafios para colocar ao lado do livro favorito dela em uma biblioteca que ela sempre vai. Ou seja, na lógica dele, só acharia o livro o par ideal dela. A pessoa com os mesmos gostos e vontades. E não é que deu certo? Enquanto andava pela biblioteca Dash achou o tal livro (que era, na verdade, um caderninho vermelho) e resolveu encarar os desafios. Os primeiros eram relativamente simples, juntar algumas palavras que estavam espalhadas entre outros livros, mas depois foram ficando mais criativos. Isso porque Dash resolveu que duas pessoas podiam jogar aquele jogo, essa era a lógica. Se Lily podia desafiá-lo, ele também podia desafiá-la. E nessa troca de desafios e caderninho vermelho eles vão fazendo muita coisa na cidade mais movimentada do mundo na época mais movimentada do ano. É claro que nem tudo é só desafios e flores, alguns problemas sempre surgem aqui ou ali, mas a resposta para tudo pode estar em um desafio de um caderninho vermelho. E você, aceitaria o desafio?

"I dare you." - Página 249

A escrita do livro é genial. Como comentei ali em cima, o livro é narrado por dois personagens diferentes (Dash e Lily), mas ele também foi escrito por duas pessoas diferentes! Exatamente, os capítulos narrados pela Lily foram escritos pela autora Rachel Cohn, enquanto que os capítulos narrados pelo Dash foram escritos pelo David Levithan. Os dois foram escrevendo de acordo com o que o outro escrevia. Na contra-capa do livro eles explicam que escreviam o capítulo e mandavam para o outro por email. Aí o outro escrevia mais um capítulo e mandava por email de volta e por aí foi. Até que terminaram o livro. É genial. Eu me diverti muito com os personagens principais, mas, ao mesmo tempo, Dash me irritou bastante. Lily tem as crenças dela, mas entende que as pessoas podem pensar diferente e que ela tem direito sim de ser mais feliz no natal, enquanto que Dash só sabe reclamar, criticar e (querendo ou não e direta ou indiretamente) falar mal de algumas religiões. Dei uma pesquisada e vi que isso é algo comum na escrita do Levithan, mas isso não muda o fato de que me incomodou muito. Você tem todo direito do mundo de não acreditar (no que quer que seja), mas você tem a obrigação de respeitar que não pensa como você. Tirando isso, eu gostei muito do Dash, mas Lily é minha personagem favorita do livro (por mais que em alguns momentos ela pense um pouco na onda do Dash).

O livro é um young adult bem levinho e gostoso de ler. Como comentei antes, a leitura é rápida e quando você percebe o tempo já passou correndo. Se gosta de histórias fofas, divertidas e cheias de desafios esse livro é para você. Eu me diverti de verdade com os desafios e me senti dentro do livro, fica a dica. Não sei se tem previsão para o livro em português, mas existem outros livros dos autores (separadamente) publicados em português. Ah, a dupla dinâmica publicou outros dois livros assim (nesse estilo de cada capítulo um escreve) e um deles até virou filme, fiquei com muita vontade de ler e de ver! Se já leu algum livro de um desses autores, ou até mesmo esse livro, comenta aqui em baixo o que achou! Ah, comenta também se já teve vontade de ler esse livro! Vou adorar conversar com vocês!

site: http://www.brincandodeescritora.com/
Anny 09/06/2021minha estante
Eu comprei só por sua resenha pois parece incrível , mas não chegou ainda ? quando eu ler vou dizer oq achei ??