Enquanto Ele Estava Morto...

Enquanto Ele Estava Morto... Estevão Ribeiro

Resenhas - Enquanto Ele Estava Morto...

Poggi 06/07/2010

Talento nato
Sabe aqueles autores que você só conhece garimpando um sebo ou feira de livros usados? Queria dizer que conheci ESTEVÃO dessa forma, porque denotaria que alguém mais leu esse livro antes de mim. Na verdade eu o conheci ontem (05/07/2010), quando me presenteou com uma cópia deste livro, vencedor de um concurso de incentivo cultural do ES. Nele, Estevão relata suas augúrias a procura do corpo do irmão que teria sido morto num garimpo no sul da Bahia enquanto relembra fatos marcantes em sua vida de preto, pobre e favelado em Vitória (e adjacências) mas sempre com um toque de humor refinado e nunca, jamais, piegas. Leitura deliciosa que me fez querer saber mais sobre quem é essa pessoa, qual seu trabalho, quais seus sonhos.

danilo_barbosa 18/03/2011

Refletir sobre a vida nas piores horas
Sabe aquelas malditas ligações que viram o seu mundo de pernas para o ar?
Bem, foi uma dessas que o nosso conceituado criador de HQs como Os Passarinhos, Estevão Ribeiro, recebeu.
Um dia, indo trabalhar, ele recebe uma ligação de um tio para avisar que seu irmão mais velho, Daniel, estava morto. Ele havia sido assassinado em um garimpo, na Bahia.
Mas esta era a chave do mistério. A pessoa que ligou para o seu tio confirmou o nome completo do irmão e não deu nem ao menos a localização exata de onde estava o corpo.
Coube ao autor partir nesta busca insólita do irmão dado como morto.
Assim começa a jornada de Estevão em seu livro Enquanto ele estava morto (Gráfica A1, 110 páginas) em busca de não apenas um parente que se perdeu, mas de seu passado, perdido entre amores, mágoas e desentendimento. Não espere deste livro grandes cenas, fatos heroicos ou reviravoltas mirabolantes. Aqui o conceituado cartunista abre suas veias textuais expondo seus dramas familiares e sua história nada heroica, mas sim humana.
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça: