Pauliceia Desvairada

Pauliceia Desvairada Mário de Andrade

Resenhas - Pauliceia Desvairada

Adriana791 28/03/2024

O livro é em forma de poesia retratando a Pauliceia num crescente de loucura.

Realmente, o título é perfeito!

Amei Macunaíma e comprei um box com os principais livros de Mário de Andrade por isso resolvi ler esse.

É bem fininho e um clássico da poesia brasileira, mas prefiro Mario Quintana quando se trata de poesia.

Achei que valeu a leitura pois não me tomou nem uma hora, mas não terei vontade de reler.

Fernanda1605 15/01/2024

Este orgulho máximo de ser paulistamente
Símbolo do movimento modernista de 1922, que rompeu barreiras e padrões na cultura brasileira, Pauliceia Desvairada é uma coletânea de poemas de Mário de Andrade sobre sua amada cidade São Paulo. O autor leu o poema ?Ode ao burguês? nas escadarias do Theatro Municipal naquele fevereiro de 1922, escandalizando a elite paulistana e levando vaias que iriam ser ouvidas ali dezenas de vezes a cada apresentação dos modernistas. O livro é bem rápido de ler e nos traz um panorama da capital paulista no início da industrialização e suas constantes mutações que viriam a transformar a cidade na grande metrópole que é hoje. O ?prefácio interessantíssimo?, que abre o livro, é uma atração à parte. Li em preparação para as comemorações do aniversário de São Paulo e foi uma experiência enriquecedora que me despertou um pouco mais ?este orgulho máximo de ser paulistamente?.

LevaiLevaiLevai 26/07/2023

Paulistano desvairado
Primeiro livro dito modernista, em que Mário de Andrade utiliza das novas estéticas vanguardistas para criar uma poesia essencialmente urbano-paulista. Há no livro um início de perspectiva de identidade nacional, mas que só será plenamente concretizado em Macunaíma. Há também uma crítica da sociedade por um viés marxista, mas que nunca chegou a aflorar tanto quanto em Oswald, Pagu ou Tarsola. Ainda assim, consegue utilizar do erudito e do popular. Entretanto o erudito é gritante, trazendo termos em outras línguas de um linguajar demasiadamente pequeno-burguês. É o início, portanto ainda não é uma estética muito bem estabelecida, mas os lapsos da novidade trouxeram frutos deliciosos nos anos subsequentes de modernismo no Brasil. Sinto falta em Mário do humor de Oswald, e sem esse humor, muito da poesia seguinte não seria possível. A literatura que não se leva tão a sério tem uma beleza indescritível.

Lu_prim 21/04/2023

Um marco da literatura brasileira
Tinha comprado esse livro por conta dos vestibulares mas só fui ler ele dps de já estar na faculdade, o quê, sinceramente, foi mt bom, consegui aproveitar a leitura sem torná-la um fardo.

Entender a vida do autor e todo o contexto histórico da obra é extremamente necessário, mas, mais q isso, é preciso ter paciência para pesquisar o significados e as traduções de várias palavras além de ler artigos para realmente compreender oq está escrito, afinal a presença de neologismos, versos melódicos e polifonia poética tornam a leitura um verdadeiro desafio de interpretação.

Um livro de peso histórico recheado de críticas, sarcasmos e denúncias político-sociais, leitura obrigatória para quem aprecia ou quer conhecer melhor o movimento modernista brasileiro.

Vivian.Jensen 31/12/2022

Uma obra modernista
Infelizmente uma obra modernista como essa deixa os leitores um pouco confusos com relação ao propósito da obra. Um prefácio gigantesco que era melhor que o livro em si, e que no fim nem dizia nada com nada. Leitura obrigatória do vestibular pelo centenário da semana de arte moderna, poderiam ter escolhido um livro mais próximo ao público estudantil.

Isadora.Valerim 10/12/2022

O livro explora o contexto da industrialzão do Brasil pela visão modernista da literatura, onde São Paulo, a cidade arlequinal, é o enfoque da obra.

Acredito que quem aprecia poemas gostaria da obra, mas eu, uma mera estudante (que gosta de leituras em prosa), tendo que ler o livro com o objetivo de fazer o vestibular da UFSC, não gostei da obra, mas também não desgostei.

Diria que assim como o livro, minha opinião é dual.

Gi Zanetti 29/11/2022

no começo eu nao tava entendendo nd. e qndo cheguei no final parecia q eu tava no começo. nao entendi. só senti. acho q foi por isso q eu gostei tanto.

chase_bia 22/11/2022

Li por causa da Ufsc, não gostei, mas faz parte. Não sou fã de livro de poesia, mas é clássico nacional e tudo mais

Juliana281 14/11/2022

São Paulo comoção de minha vida...
Comecei a ler por causa do trabalho da escola e confesso que amei os poemas do autor principalmente Inspiração e Religião, um marco do Mordernismo brasileiro.

oioioiisa 09/11/2022

alguns dos poemas são muito bons tipo ode ao burguês principalmente mas eu não sou de são paulo oq tenho a ver

cass.luce 02/11/2022

Interessante
É uma leitura complicada e rebuscada, mas vale a pena. Mostra uma São Paulo diferente e cheia de conflitos. O que é totalmente aceitável devido à época em que foi escrito.

Lelle. 13/10/2022

Mário de Andrade escreve sobre sua vida na cidade de São Paulo e como enxerga as modernidades de seu tempo. Eu gostei do livro, achei uma obra muito interessante, mas também um pouco confusa.

Antony.Trindade 19/09/2022

Mário fez uma crítica à elite paulistana da década de 20, criticou a burguesia falando da hipocrisia inserida nas famílias moralistas.

Paula 14/09/2022

Li para o vestibular e fui positivamente surpreendida. Não compreendi uma boa parcela mas no geral foi uma boa experiência.