Mundo Perdido

Mundo Perdido Valerie Nieman Colander

Resenhas - Mundo Perdido

Claire Scorzi 28/11/2010

Uma menina-mulher num mundo destruído
Tive o prazer de reencontrar esse livro num sebo, depois de ter perdido o meu antigo exemplar para os cupins.
É um romance de ficção científica, com narrativa em primeira pessoa da heroína, Neena, com duas interrupções para mostrar o diário de Arden - um dos 'Mudados', sobrevivente das armas químicas.
A narração é simples sem ser banal; Valerie Colander consegue nos apresentar seus personagens sem descrevê-los em demasia, deixando algumas vezes que as atitudes de cada um nos façam ver quem eles são. Ela tem sucesso, também, em criar a situação - um futuro pós-hecatombe - sem longas descrições, mas transmitindo, em pequenos flashbacks, momentos-chave que levariam ao estado das coisas no futuro - que é o presente dos protagonistas. Nesse aspecto, é um texto enxuto e verossímil.
O romance acaba funcionando ainda como retrato do despertar sexual e emocional de Neena, que tem 14 anos quando o livro começa. A delicadeza não piegas da autora para expressar Neena e sua confusão, suas dúvidas, merece elogios.
Um livro desconhecido - para ser descoberto. Merece.
Andersontake 03/02/2012minha estante
Li esse livro com 14 anos, eu encontrei na biblioteca da escola, praticamente ele estava me chamando ^_^' poxa queria ter a sorte de reencontrar esse livro, depois de sua resenha me deu vontade ler ele novamente... ^_^'

Nine Stecanella 09/02/2018minha estante
Oi Claire! Comprei esse livro no sebo e sentei agora para anotar no Skoob e encontrei teu comentário. Minha boa impressão inicial aumentou depois desse comentário e vai ser minha leitura da vez.