A Volta Ao Mundo Em 80 Dias

A Volta Ao Mundo Em 80 Dias Júlio Verne

Resenhas - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

AndrAa58 15/12/2023

Uma delícia
Estou gostando dessa coisa de audiolivro ?

Aproveitando para viajar e encontrar a Andréa adolescente ?

Julio Verne, com muito humor e ironia, leva o leitor em uma viagem frenética ao redor do mundo. Uma aventura repleta de obstáculos e contratempos que cutuca a influência Inglesa pelo mundo (Egito, Índia, China, USA) e faz uma crítica bem humorada ao primórdio do cientificismo e as mudanças decorrentes da revolução industrial e colonização Inglesa.
Fabio 15/12/2023minha estante
Andrea, sei bem o que esta dizendo, porque hoje em dia eu não dirijo sem áudio livro?
Bom demais, né?

Sim ?

Fabio 15/12/2023minha estante
Agora, sobre o livro.... Júlio Verne é certeiro em seus livro... impecáveis

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Sim e tenho um apego emocional. Foi um dos primeiros autores que li. Minha mãe adora e tinha todos os livros dele em casa ? praticamente, comecei a ler com ele, Agatha Christie e Doyle ?

Rogéria Martins 15/12/2023minha estante
Estou doida pra ler algum título dele, Andréa! Sua resenha aumentou minha curiosidade ???

AndrAa58 15/12/2023minha estante
São deliciosos, Rogéria. ? Verdade que sou suspeita, ele mora no meu ?? infantil... ?

Rogéria Martins 15/12/2023minha estante
Adoro livros infantis, Andrea! ???

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Não é um livro infantil, Rogéria. Julio Verne é um dos autores favoritos da minha mãe, então ela contava as histórias. Cresci na companhia dele e tinha todos os livros dele na estante quando comecei a ler ?

Alan kleber 15/12/2023minha estante
Doyle e Verne também foram os responsáveis pela minha entrada no universo dos livros.

Rogéria Martins 15/12/2023minha estante
Ah, você escreveu coração infantil e minha cabeça já foi logo para livros infantis ?
Aqui temos alguns livros do Júlio Verne mas nunca li ainda. Que legal sua mãe te contando as histórias ???

Arys.Ohara 08/04/2023minha estante
EU DISSE QUE UMA HORA TU IA TERMINAR ESSE LIVRO???????

oz. 08/04/2023minha estante
esse resenha tá muito boa, me deu vontade de ler só pela sua raiva kkkk vou procurar outras edições

Gusta . 08/04/2023minha estante
@Arys.Ohara UM MÊS E 5 DIAS LENDO?????

Gusta . 08/04/2023minha estante
@oz manoKKKKKKKKk obrigado? eu sinceramente não gostei desse livrokkkkkkk talvez esta edição me fez odiar, mas enfim

Arys.Ohara 08/04/2023minha estante
@Gusta ao menos terminou, não sei se valeu sua raiva, mas de algo valeu, não é possível

Gusta . 08/04/2023minha estante
Pior que valeu a penakkkkkk Ainda tenho mais um pra ler, que é "Cinco semanas num balão".

Lavs_nf 12/04/2023minha estante
Guerreiro dms, mas eu não vou continuar a ler esse livro não ??

Gusta . 12/04/2023minha estante
realmente, nem precisakkkkkkkk

duda @seboprivado 07/03/2020

não vou mentir, fiquei bem decepcionada
Miguel.Queiroz 27/07/2020minha estante
Desabafa, mulher

duda @seboprivado 27/07/2020minha estante
kkjjkk
vê, eu comecei gostando do P. Fogg, ele é estranho e cativante e tal e a forma como toda a aventura começa é bem legal mas quando eles começam a viajar a coisa toda se torna super enfadonha e repetitiva, no sentido de somente descrições e descrições que, sinceramente, não ajudam na construção imagética da cena e muitas vezes também são desnecessárias pro restante da história no momento. vou te falar, eu adoro ler descrições, mas o que tem nesse livro é um porre, tem uma hora q é somente página atrás de página descrevendo lugar q ele passou e só, oq poderia ser legal but não é kjkkkk e aí eu acabei cansada e os personagens, que são bidimensionais, acabaram não fazendo diferença mais pra mim, sabe?! tem umas sacadas legais e pra época foi massa né mas é chato ? eu não via a hora de acabar

mto etnocentrismo chato também mas oq era a europa naquela época né, enfim ? sono de novo só de lembrar

icaro.samir 25/11/2020minha estante
Foi assim comigo com o livro Viagem ao centro da Terra.

duda @seboprivado 25/11/2020minha estante
SÉRIO???? eu amo o filme (kkk) quero muito dar uma chance pro livro ?

icaro.samir 25/11/2020minha estante
Por sorte o livro é fino. Mas tô até a coragem para ler os outros.

duda @seboprivado 25/11/2020minha estante
afff que decepção eu tive agr

Jujuba 24/02/2022

Viva uma aventura
Foi simplismente uma grande aventura. Os personagens sao super carismáticos e acho que aguça a nossa imaginação.
Marky 24/02/2022minha estante
Na Amazon está em promoção por R$ 0.99 uma coleção completa do Júlio Verne. Caso leia com Kindle

Eclética_aleatória 24/02/2022minha estante
Eu li ele pra escola, achei que ia odiar e saí amando e agora estou lendo vinte mil léguas submarinas

Junior 24/02/2022minha estante
Será uma das minhas próximas leitura

Mireille 25/02/2022minha estante
Tá na minha lista

Renan Rocha 10/03/2020

Viciante.
Da série de livros que nós só desejamos parar depois de terminarmos a leitura.
. 10/03/2020minha estante
Livro fantástico. Meu Verne favorito! s2

Renan Rocha 10/03/2020minha estante
Acho que li alguns livros dele na infância porém não me lembro mais das histórias. Ansioso para ler outras obras dele.

Moço, cê sabe onde a gente aperta ?pause? na vida para poder >só< ler?!

Haha XD

P.s.: Amei demais esse livro. ??

. 10/03/2020minha estante
Também to querendo saber onde está o 'pause' da vida Renan... Se encontrar me avise LOL

Renan Rocha 11/03/2020minha estante
Tá certo.
Haha ??

Fabio Shiva 05/04/2019

Três níveis de leitura
Antes de comentar sobre o livro, sinto que devo falar sobre como ele chegou às minhas mãos. Já faz um bom tempo que praticamente todos os livros que leio chegam através do P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante): pego, leio e passo adiante. E assim tenho lido sempre do bom e do melhor! Pois então, recentemente fui convidado a falar no Clube de Leitura Scotland Books (https://youtu.be/MtzbZkM-Ms4), e lá mencionei o fato de livros de ficção científica estarem entre meus favoritos. Ao chegar em casa, pensei que já fazia algum tempo que eu não lia um bom livro de FC e em como seria legal se eu encontrasse um livro assim no P.U.L.A. E no dia seguinte, surpresa: lá está me esperando esse livro do Júlio Verne, que hoje é um clássico da literatura mundial, mas na época em que foi publicado, em 1873, era ficção científica de primeiríssima qualidade! Claro que iniciei a leitura imediatamente. Por essas e outras é que me considero um feliz milionário de livros!

Antes de “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne eu só tinha lido “Miguel Strogoff”, ainda criança. Cheguei a citar “Viagem ao Centro da Terra” em meu romance “O Sincronicídio” (http://caligoeditora.com/?page_id=98), como o único livro de Verne que ainda não havia se tornado realidade, mas para essa citação me contentei em ler uma adaptação em quadrinhos.

A prosa de Júlio Verne é mesmo muito gostosa, recheada de cenas aventurescas com toques de humor, em uma combinação muito atraente. Os personagens são um tanto bidimensionais, mas dentro do contexto da trama isso não chega a ser um empecilho à boa fruição da leitura. Não resta dúvida de que o grande êxito que a obra alcançou, desde a época de sua publicação até os dias de hoje, é plenamente justificado.

Uma outra leitura se impõe, contudo, ao olhar de um leitor contemporâneo, que está a quase 150 anos de distância da sociedade que foi o pano de fundo de “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”. O que primeiro chama a atenção é o quanto a história está impregnada de evolucionismo cultural e etnocentrismo. Aqui as nações e povos do mundo são nitidamente percebidos e retratados como uma fila evolutiva que tem seu ponto mais elevado e desenvolvido na civilização europeia de modo geral e, em particular, no império britânico, representado pelo fleumático protagonista Phileas Fogg. Curiosamente, o francês Passepartout, conterrâneo de Verne, é retratado de forma humorística, funcionando como alívio cômico para as aventuras do herói.

Nesse contexto evolucionista, não deve ter causado estranheza aos leitores do século XIX que os indianos tenham sido retratados como um povo bárbaro e escandalosamente ignorante, que as mulheres japonesas tenham sido descritas como “pouco belas” e os índios americanos tenham entrado na história apenas para serem “esmagados como vermes”. Contudo, a um olhar de hoje tais descrições provocam repulsa e repúdio – ou ao menos deveriam provocar.

Dentro de um enfoque mais pessoal, percebi na leitura de “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” uma provavelmente involuntária metáfora para o intenso progresso tecnológico experimentado pela humanidade desde a revolução industrial, ao qual, infelizmente, não corresponde um equivalente progresso espiritual. Assim é que Phileas Fogg dá a volta ao mundo em desabalada carreira (para os padrões da época), sem contudo ter um mínimo de curiosidade a respeito das paisagens e povos que ele estava visitando com tanta pressa. A ponto de preferir ficar trancado em sua cabine, jogando cartas, sem ver nem aprender nada de novo. A meta da volta ao mundo constitui, em resumo, uma vitória da eficiência técnica, e nada diz respeito a um aprofundamento da mente e da alma. De que vale dar a volta ao mundo e voltar para casa exatamente o mesmo?

Este livro, em domínio público, está acessível em PDF:

\\\***///

Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:

site: https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica
Otávio - @literotavio 27/05/2019minha estante
Exatamente! Fui atraído pela leitura justamente pela premissa de viajar ao mundo e conhecer tantos lugares e culturas diferentes. É compreensível esse olhar etnocêntrico do Verne visto que a obra é do Sec XIX, mas é decepcionante e até repulsiva a maneira que o Outro é retratado no livro. Enquanto os britânicos são sempre exaltados por serem civilizados e agirem conforme a lei, o resto do mundo parece inferior e bárbaro. Uma pena!

Fabio Shiva 31/05/2019minha estante
Gratidão pelo comentário e pelas lúcidas reflexões, amigo Otavio!

LetAcia.Jandres 28/08/2019minha estante
olá, você poderia me dar um trecho do texto onde ocorre o etnocentrismo?

Roni 06/02/2023minha estante
Suas resenhas são sempre muito bem detalhadas. Gratidão por lê-las. Abraços

vitória 07/09/2020

eurocêntrico e racista
a história tem uma premissa bem legal de dar a "volta ao mundo" em 80 dias, mas eles excluem MUITOS países. quando os personagens se deparam com uma cultura diferente, ela é sempre retratada de uma forma ruim. o que salvou foi o final, gostei bastante da reviravolta.
Vanessa 08/09/2020minha estante
Siim, achei a mesma coisa do livro! Todos os países são retratados de forma preconceituosa, com exceção do Reino Unido e dos Estados Unidos, tidos como o auge da civilização. Isso retrata bem como eram vistas essas diferenças culturais na época.

vitória 09/09/2020minha estante
sim!!!! o viagem ao centro da terra é bem melhor

vitória 09/09/2020minha estante
até uma tribo nativa dos EUA é tratada com preconceito

Vanessa 09/09/2020minha estante
realmente. eu até perdi um pouco a vontade de ler os outros do autor, n achei a história essas coisas tb mas isso sou eu julgando hj a história escrita há mais de 100 anos kkk

J_Piexak 05/01/2022minha estante
Esqueci de comentar que é o 13° livro dos projeto "1001 livros pra ler antes de morrer"

mpettrus 08/03/2022minha estante
Primeira vez que leio uma resenha semelhante ao que eu passei com esse romance. Me frustrei bastante. E achei os textos introdutórios mais interessantes kakakaka no fim das contas, acabei abandonando a leitura. Mas, pretendo retomar?. num futuro não muito distante ?

J_Piexak 08/03/2022minha estante
Eu concluí a leitura porque sabia que se não terminasse dessa vez, nunca mais terminaria. Aproveitei que estava na metade e empurrei com a barriga até o final.

Carol Nery 23/08/2018

“- A volta ao mundo em oitenta dias?
- Sim.
- Quando?
- Imediatamente.
- Isso é loucura!”
Lendo esse diálogo inicial entre o Mr. Phileas Fogg e outros cavalheiros na sede do Clube que frequentavam, já se pode ter um ótimo prenúncio do clima dessa magnífica obra. Em 'A Volta ao Mundo em 80 dias', Júlio Verne nos conta a história de um gentleman inglês que após fazer uma aposta com seus colegas de um Clube para Cavalheiros – o Reform Club – que consistia em realizar uma viagem em torno do globo em apenas 80 dias. Caso não cumpra essa meta estipulada em dia e hora certa para se apresentar, Mr. Fogg abrirá mão de uma quantia de 20 mil libras que seria descontada em um cheque em favor dos cavalheiros do Clube.

O motivo real e que deu início a essa ideia da aventura em ínfimos 80 dias se deu quando a notícia de um grande assalto que aconteceu no Banco da Inglaterra três dias antes dessa conversa entre os cavalheiros. O sujeito possuía boas descrições, boa aparência, e ele levou 55 mil libras consigo. Fogg logo afirma aos colegas que dificilmente o ‘ladrão’ seria pego, pois na atualidade em que viviam, e com os avanços tecnológicos, facilmente se daria a volta entorno do globo no prazo de 80 dias. O assunto ficou acalorado e sendo discutido pelos senhores onde, ora buscaram colocar a teoria ora a prática desse planejamento a favor dos seus próprios argumentos.
Para Fogg, mesmo com qualquer dificuldade, imprevistos ou entreveros que pudesse haver durante o trajeto, ainda assim era possível fazer a volta ao mundo nos falados 80 dias. E dessa forma o gentleman resoluto combinou com os colegas a respeito dessa aposta, e seguiu imediatamente para sua casa, onde juntamente de seu funcionário, o qual chamamos pelo nome Passepartout – mas, na verdade se chamava Jean – seguiram para a maior aventura de suas vidas.
“Phileas Fogg pertencia ao grupo das pessoas matematicamente exatas, que, nunca afobadas e sempre prontas, economizam os próprios movimentos, escolhendo invariavelmente o caminho mais curto.”
Quando Passepartout buscou trabalho na casa de Mr. Fogg ele acreditava em uma vida pacata e de sossego servindo a seu senhor; afinal de contas Phileas Fogg é um homem enigmático, cheio de rotinas, metódico, enfim... Não aparentava ser dado a aventuras. Em uma reviravolta em poucas horas após ser contratado, os dois – patrão e empregado – deixam a casa sem bagagem; não era necessário levar nenhum dos seus pertences, nenhuma mala, e o que precisassem comprariam no caminho. Mr. Fogg levou uma considerável quantia em dinheiro, certo de que cumpriria o prazo da viagem, e não perderia 20 mil libras que tinha depositado no banco, e que havia deixado aos cuidados dos cavalheiros do Reform Club.
No decorrer da viagem realmente acontecem os imprevistos que geralmente somos acometidos. Por exemplo, a linha do trem que viajavam terminar em tal trecho, assim de repente, por estar inacabada, e os passageiros terem que se virar para chegar até a estação mais próxima. Nenhuma dessas dificuldades tirara em nenhum momento o ânimo de Fogg que sempre conseguia contornar os obstáculos, nem que precisasse prometer alguma recompensa financeira.

Em determinado momento, antes de deixarem os domínios ingleses e partirem rumo à China, encontraram uma jovem indiana chamada Alda, que estava correndo o risco de morrer queimada junto com seu falecido marido. Em suas peripécias, Passepartout conseguiu resgatar a jovem que a partir daquele momento, segue a viagem com eles a fim de ser entregue a parentes em Hong Kong.
“A volta ao mundo em oitenta dias! Estaria se havendo com um louco? Não...”
A leitura se dá de forma muito ágil, pois em todo o tempo acontecem situações inusitadas que precisam de atitudes mirabolantes de Fogg, como também de Passepartout, para que consigam vencer o trecho determinado da viagem, pois sempre existe um dia e horário correto para se pegar o próximo tipo de condução no país seguinte.
Sem contar que durante a aventura, conhecemos o inspetor de polícia chamado Fix. Ele acredita que as características do sujeito que assaltou o banco na Inglaterra batam fielmente com as características de Mr. Fogg e o segue durante todo o percurso, correndo sempre contra o tempo, pois o mandato que solicitou para a prisão do gentleman nunca chega no momento oportuno. Esta obra de Verne não é uma história que teve somente um momento de bom clímax, mas diversos clímaces em momentos estratégicos.

A edição da editora Zahar é ilustrada e contém inúmeras notas explicativas que auxiliam como também se tornam essenciais para o melhor entendimento da obra, que é cheia de referências a fatos históricos. Interessante ressaltar que podemos encontrar nas notas algumas “correções” feitas a um e outro equívoco que Verne cometeu durante a escrita. Uma excelente edição para aqueles que gostam de entrar de cabeça e ir a fundo dentro de uma história.
“Feitas as contas, Mr. Fogg não ganhara nem perdera nenhum dia.”
A obra 'A Volta ao Mundo em 80 Dias' foi lançada em fascículos/episódios no Les Temps – jornal cotidiano parisiense que circulou até o ano de 1942 – no ano de 1873, algo inovador que causou grande furor na época. Tanto os jornais europeus, como os americanos publicavam as aventuras de Phileas Fogg em sua absurda aventura em 80 dias. Foi um sentimento de frustração na época perceber que o aventureiro não existia, tão somente saiu do imaginário e nas páginas escritas por Verne.
Vivendo em uma época onde a tecnologia não havia dado seus primeiros passos, a escrita do autor se mostra extremamente viável, crível. Suas previsões tecnológicas poderiam beirar o impossível na época em que foram escritas, mas já há algum tempo denota de forma incrível sua capacidade perceptiva e de “previsão do futuro”. Existem relatos – ditos pelo próprio Santos Dumont – que o pai da aviação se inspirou em Verne para que desenvolvesse seus projetos aéreos.
Verne era aficionado com História, com Geografia, com viagens marítimas... E ele nos brinda como uma escrita cheia de aventuras, de sonhos, de resiliência, e descrições minuciosas que nos leva aos países e culturas visitadas sem sair de casa; só por ter um livro nas mãos. Acredito que durante e após a leitura de A Volta ao Mundo em 80 Dias, o leitor poderá ficar como que ruminando esse espírito heroico que Verne descreve tão vem. O seu Phileas Fogg não desiste frente à primeira dificuldade, e sempre com um semblante sereno, propõe uma solução para o revés. Quero mais desse espírito nas minhas labutas diárias!

Jules Verne nasceu em 8 de fevereiro de 1828 na cidade de Nante. É considerado por alguns críticos literários como precursor da ficção científica na literatura – ele previu em suas obras a viagem à Lua, o surgimento de submarinos, a televisão, e máquinas voadoras, por exemplo. Faleceu em 1905, aos 77 anos, após solicitar que lhe levassem o exemplar de Vinte mil Léguas Submarinas que não conseguiu se quer abri-lo uma última vez.

site: http://www.coisasdemineira.com/2018/08/resenha-volta-ao-mundo-em-80-dias-jules.html
Gleidson 23/08/2018minha estante
Uma resenha ótima, condizente com o livro que também é ótimo!

Carol Nery 24/08/2018minha estante
Nossa, obrigada. Eu sou nova nesse negocio de fazer resenhas. Um dia eu chego lá. ???

Aloisio.Lessa 21/02/2020minha estante
Adorei essa leitura. Até agora o melhor do autor dos que li.

Helô 12/03/2024

Leia se você não gosta de ler
Nessa saga das resenhas, me desafiei a fazer resenha de um dos livros que eu não gosto, e esse foi o escolhido. Esse foi o pior livro que já li na minha vida, e aqui está o motivo:
Os personagens são rasos, o mistério é sem graça, a história demora muito para se desenrolar e quase não tem desenvolvimento. Não me conectei com nenhum personagem e achei todos mal temperados e sem sal. Não indico pra ninguém.
Mary Ann 13/03/2024minha estante
Eu li outra versão que é escrito pelo Walcyr Carrasco, é a mesma história só que com uma linguagem mais fácil, eu gostei bastante

Amanda S 13/03/2024minha estante
Vixe, ainda não li... E agora q não devo ler tão cedo! Hahaha

NatAlia.Martins 17/03/2024minha estante
Ah.. eu li esse livro tão rápido de tanto que gostei! E já vou ler de novo. Enfim.. cada um com a sua opinião! Rsrs

Frederico.Krueger 04/07/2023

O calmo e sereno Phileas Fogg
Sinopse: Tudo começa com um inglês rico que, com uma personalidade fria e serena, aposta com seus companheiros que ele conseguiria realizar uma viagem por todo o mundo em 80 dias e, assim, a história se desenrola cheia de aventuras e descrições precisas e matemáticas dos locais por onde passa Phileas Fogg, o inglês rico, seu criado Passepartout (francês) e mais uma figura que será conhecida ao longo do livro.

Crítica: O livro em si é extremamente bom, com detalhes precisos sobre todo tipo de local ao qual Phileas Fogg passa, sendo essa descrição da paisagem ou da população. Vi que muitas pessoas falaram que o livro não possuía aventura em si, só tendo alguns momentos que foram de fato emocionantes. Tendo a discordar. Esses leitores estão acostumados com um tipo de aventura infantil, em que a todo momento o personagem principal se encontra fugindo da morte ou batalhando com fantasmas/bandidos/algum personagem do mal ou sofrendo por amor ou algo do tipo. Esse livro não tem esse tipo de aventurinha aí, Phileas Fogg é o homem mais pontual já existente e sua aventura é realizar uma viagem ao qual ele tenha que ser o mais pontual possível para chegar pontualmente no lugar da aposta. É necessário se colocar no lugar dele para sentir como cada passo, cada ação, casa decisão é extremamente importante para que ele não perca toda a sua fortura e continue como um homem honrado e pontual. Além disso, durante o livro existentem uma série de combates e conflitos que caracterizam uma aventura, sendo extremamente errôneo afirmar que o livro é monótono ou lento, sendo que o autor precisa fazer um livro sobre uma viagem de 80 DIAS.

Conclusão: Compre e leia.
marshmelle 05/07/2023minha estante
concordo 100%!!! quando você se entrega total à história, você enxerga como o personagem e não tem como não se envolver com tudo que acontece. gosto muito de aventuras desse tipo também

marshmelle 05/07/2023minha estante
aliás, resenha toda organizada, é um mito mesmo

Frederico.Krueger 05/07/2023minha estante
@marshmelle muito obrigado marshmellowzinha

Madu 04/01/2022

Só não dou zero por que não é possível. Entediante, horrível e personagens chatos. O "romance"( será que podemos chamar aquilo de romance) surge do nada no final do livro, sem sentido nenhum.
J_Piexak 05/01/2022minha estante
Amiga, acabei agora e só dei duas estrelas porque o autor é muito inteligente. Pena que não usou isso de forma atrativa.

Madu 05/01/2022minha estante
Nossa sim, no começo estava até muito interessante mas depois ficou tão entediante sabe?

J_Piexak 05/01/2022minha estante
Exato! Até o resgate da Mrs. Alda eu tava adorando. Depois foi ficando muito lento e repetitivo. Pulei várias páginas e descrições.

Andre.28 30/06/2020

A Fluidez de Um Clássico de Aventura
“Aventura e emoção numa longa viagem em volta do mundo em 80 dias.” Essa frase anterior até parece chamada da Sessão da Tarde, mas é um clássico de aventura da literatura britânica da segunda metade do século XIX. A Volta Ao Mundo Em 80 dias romance de aventura clássico escrito pelo escritor francês Julio Verne e publicado em 1872 traz elementos interessantes pra quem adora esse gênero literário. Um tipo de literatura adaptada a idade científica, representação dos avanços modernos e da "belle époque" da segunda metade do século XIX e início do século XX. De uma literatura rápida e fácil esse é o tipo de livro para quem gosta de aventuras. Temos aqui os princípios básicos dos moldes modernos de narrativa de ação e aventura.

Narrado em 3° pessoas e com diálogos "embutidos" no texto o livro conta a história de Philleas Fogg, um jovem aristocrata britânico que aposta 20 mil libras com seus amigos numa viagem de volta pelo globo terrestre em 80. Nesta viagem ele leva seu criado atrapalhado, o francês Jean Passepartout. Nessa grande aventura Phileas Fogg se depara com o neurótico e atrapalhado oficial Mr. Fixx que quer prendê-lo a todo custo, além de uma viagem pela Índia conhece um oficial do exército sir. Francis Cramaty que o ajuda a salvar uma bela moça indiana a sra. Aouda, mulher viúva do velho rajá Bundelkund, livrando-a de ser queimada em uma fogueira.

Com um discurso bem simples, Verne vai descrevendo as paisagens e os países em que a aventura vai se desenvolvendo. Temos uma grande passagem pela Índia e pela costa chinesa. Após um incidente em que o criado de Philleas se perde em Hong Kong e da pantomima de Passepartout no Japão o enredo vai chegando aos Estados Unidos e pela problemática viagem pelo Atlântico. A dinâmica e a condução das descrições são de um fazer até que bem simples, remontando as paisagens idílicas dos locais pelo qual o nosso herói britânico Phileas vai passando. Não há tantos segredos, apenas a ideia de como o mundo é complexo, vasto e cheio de aventuras e civilizações distintas a civilização ocidental.

A narrativa trabalha também nas entrelinhas a questão a geografia, a observação de um período onde a Coroa britânica detinha muitas possessões na Ásia e África. Acrescenta-se a essas questões, um momento de grandes avanços no trânsito de cargas, serviços e pessoas nos quatro cantos do mundo. Os adventos tecnológicos que começavam aparecer, também se estendiam ao universo dos grandes transportes, fluxos migratórios e postos avançados são também e grande utilidade ao funcionamento político da Grã Bretanha. É um típico enredo pra quem deseja curar ressaca literária. Cumpre bem o papel a que se propõe e tem uma narrativa agradável. Sem segredos, é a história que cai perfeitamente no gosto de qualquer leitor
Alice @leituras_da_alice 01/07/2020minha estante
Que bom que gostou do livro, é ótimo porque é fluido e cheio de aventuras( bem doidas) e curtinho, além de que pra mim teve partes engraçadas haha
Acredita que eu lia o nome do criado como Passaporte , só percebi já quase no final kkk
Aliás, dei uma olhada no seu blog, bem legal tentei comentar, mas não deu certo, deixa pra próxima.

Andre.28 01/07/2020minha estante
Obrigado pela visita no blog! Tô tentando mexer mais nele. Adorei a tua resenha desse livro, me despertou a curiosidade pra ler *_*

Andre.28 01/07/2020minha estante
Passepartout é um nome bem complicado kkkk. Phileas é um verdadeiro lorde, não perdeu a calma em nenhum momento.

@ALeituradeHoje 26/08/2018

Deliciosamente Surpreendente
Volta ao Mundo em Oitenta Dias é Genial!!! Extraordinário!!! 💛
Quase duvido quem leia as últimas páginas e não dê uma risadinha.

Mas como eu posso explicar essa risadinha?
Não dá! Só lendo...

O excêntrico Mr. Phileas Fogg, rico morador de Londres, metódico, com seu dia a dia todo desenhado, sempre igual, acaba por fazer uma extravagância, ao apostar com seus conhecidos do clube do qual frequentava (sempre na mesma hora, para fazer sempre a mesma coisa), que era facilmente possível dar a volta no globo em 80 dias.

Acompanhado de seu novo fiel criado, Passepartout, Mr. Flogg monta um itinerário cuidadoso levando em consideração inclusive tempo, para possíveis imprevistos e saí em viagem para provar sua teoria. Começa por seguir para o sul da Europa, de lá para o Egito e assim por diante passando por Índia, Japão e Estados Unidos.

No decorrer da viagem muitas coisas divertidas acontecem e acompanhamos uma aventura magnifica. Nossos heróis enfrentam neve, tempestades, ataques de índios. Viajam de trem, navio, trenó e elefante. Conhecemos e nos divertimos com as personalidades únicas de cada personagem.

Julio Verne passeia com as palavras e nos diverte em cada página. Mesmo pra quem não leu nenhuma das obras dele já entende com esta, o porquê do renome do autor. De uma criatividade primorosa, Julio Verne é realmente um mestre da aventura.

Mas confesso que o melhor está no final. Ah! Gente, não sei quem leu, mas eu não esperava aquele final. Joguei minha cabeça para trás e ri, porque... bom... porque... só lendo. .
Francisco Dunas 26/08/2018minha estante
Jules Verne é apaixonante. Já li quatro obras dele. O final do livro em questão é bem engraçado mesmo.

Lygia Ambrosio 27/08/2018minha estante
Quero ler esse livro. Gosto muito das obras de Jules Verne!

Natiele 14/04/2018

É favorito que se chama?
A volta ao mundo em 80 dias me transportou para lugares incríveis lendo este livro senti como fizesse parte da aventura o autor tem uma narrativa brilhante que me envolveu é um livro leve e fantástico que eu recomendaria para qualquer pessoa!

Júlio Verne foi a mente responsável pelo meu amor pela leitura, escrevo isso como uma nota para uma natiele do futuro : Jamais esqueça as historias do Júlio.

"NÃO DE A VOLTA AO MUNDO A MENOS QUE A FELICIDADE ESTEJA LÁ "
Lineu 01/07/2018minha estante
Vc deu nota zero para o livro

Natiele 01/07/2018minha estante
Eu sempre esqueço de avaliar hahaha obrigada pelo toque