O Livro dos Sonhos

O Livro dos Sonhos Jorge Luis Borges

Resenhas - O Livro dos Sonhos

Hélio Rosa 19/07/2010

Arte de narrar
Obra-prima da arte de contar e de recontar histórias, o autor enfileira aqui sonhos significativos seus aos de outros grandes narradores, certamente recolhidos de sua vasta biblioteca de Babel.

Desta forma, às vezes linear, seguindo o fio da história da humanidade, às vezes saltando para uma cronologia absurda, ela vai nos contando os sonhos de diferentes homens em diferentes culturas, muitos de sua própria lavra, nos quais tigres e labirintos cruzam-se entre ruínas imemoriais.

Rosa Santana 01/03/2023

Condutor de histórias: O LIVRO DOS SONHOS!
?Cada um é testemunha de que há outra vida para o sonhador.?
H. Garro, Todo o mundo (1918)

Admirada com a erudição de Jorge Luis Borges! O autor de ?O Livro dos Sonhos? faz, aqui, um compilado dos sonhos descritos ao longo do tempo, na história da humanidade. Começa por aqueles descritos na Bíblia e segue o sonhar dos homens. Mas há, também, narrativas datadas de antes de Cristo, como os descritos por Homero, na Odisseia: como os dos Hititas, datados do segundo milênio antes de Cristo, entre outros.
Nesse desfile, o autor nos conduz à longínqua caminhada humana no planeta e nos diz o quanto, para eles, era importante sonhar! Mas, sobretudo, mostra as diferenças culturais ao longo do tempo e da dimensão do espaço! Sempre tratando o sonho com o mistério que ele encerra: a alma sai do corpo, enquanto sonhamos? Seu conteúdo é, mesmo, premonitório, digno de credibilidade? Podem eles ser uma forma mediúnica de manter vínculo com pessoas já falecidas a fim de obter algum ensinamento? São transmissões de mensagens das entidades espirituais para o sonhador? Representa um contato do homem com o divino? Em todas essas vertentes, sempre o caráter mágico e mítico das imagens oníricas estudadas pela psicanálise, neurociência, pelas religiões, mas, ainda hoje, sem que se tenha uma palavra final sobre o valor e sobre o caráter delas.
SONHO: até a palavra é, ela mesma, diáfana, vaporosa, e nos remete ao mistério e à insondável caminhada humana pelo planeta!
LIVRO: é o que nos conduz a outras histórias, a outras vidas, a outros sonhos! Assim, O LIVRO DOS SONHOS!

Transcrevo aqui alguns dos que mais gostei e que comprovam minha modesta análise:

A ALMA, O SONHO, A REALIDADE (trecho)
(?) Quando um daíaque sonha que caiu na água, pede ao feiticeiro que pesque seu espírito com uma rede, coloque-o em um recipiente e o devolva. Os santalis falam do homem que adormeceu e sonhou que tinha tanta sede que sua alma, em forma de lagarto, deixou o corpo e meteu-se em uma vasilha para beber; o dono da vasilha, porém, tapou-a, e o homem, impedido de recuperar sua alma, morreu. Faziam-se os preparativos para o enterro quando alguém destapou a vasilha e o lagarto escapou, reintegrou-se ao cadáver, e o morto ressuscitou. Disse que havia caído em um poço em busca de água e que tivera dificuldades para voltar; assim todos o entenderam.?
James George Franzer, O ramo de ouro (1890), in: O Livro dos Sonhos, 109

??

QUE PASSE
Ah, Muito bem! Façam entrar o infinito!
Louis Aragon, in: Borges, Jorge Luis, O livro dos sonhos, 119

?.

ROMÂNTICA
Uma vida desfrutada é um sonho de adolescente realizado na idade madura.
Alfred de Vigny, in: Borges, Jorge Luis, 117

O SONHO DE TCHUANG-tse
Tchuang-tse sonhou que era uma borboleta e não sabia se, ao acordar, se era um homem que tinha sonhado ser uma borboleta, ou uma borboleta que agora sonhava ser um homem.
Herbert Allen Giles, Tchuang-tse (1889). In, Jorge Luis Borges, O livro dos sonhos, pag 129

?..

TEOLOGIA
(?) a crendice peregrina que encontrei na Asa Menor, entre um povo de pastores que se cobrem com peles de ovelha e que são herdeiros do antigo reino dos Magos. Essa gente crê nos sonhos. ?No instante em que dormes?, explicaram-me, ?conforme tenham sido teus atos durante o dia, irás ao céu ou ao inferno.? Se alguém argumentasse : ?nunca vi partir um homem adormecido; de acordo com minha experiência, permanecem deitados até que os despertem?, responderiam. ?O afã de não acreditar em nada te leva a esquecer tuas próprias noites (quem não terá conhecido sonhos agradáveis e sonhos aterrorizantes?) e a confundir o sono com a morte. Cada um é testemunha de que há outra vida para o sonhador. Para os mortos é diferente o testemunho: eles permanecem convertendo-se em pó?.
H. Garro, Todo o mundo (1918). In: Borges, Jorge Luis; O Livro dos Sonhos, página 157
Hélio Rosa 12/03/2023minha estante
Adorei tua resenha! Dá -me uma impressão mais exata do teu percurso de leitura!
Recomendo um livro de temática semelhante, mais recente, que trata de sonhadores sufis e de redes de comunicação onírica, tem tradução brasileira mas não recordo o título...

Priscilla 24/05/2014

Comentario - 01
Me decepcionei um pouco com esse livro porque pensei que ele fosse integralmente escrito por Borges (ponto negativo pra mim que não pesquisei sobre), porém ele é uma reunião de escritos sobre sonhos (contos, etc) e apenas aproximadamente 3 deles são do próprio Borges. Ou seja, se você quer conhecer a escrita de Borges, não é o ideal começar por este livro. Mas o livro como um todo é bom, se você não deseja apenas ter mais do Borgito.

Luciano Luíz 30/01/2017

JORGE LUÍS BORGES é considerado o maior escritor argentino da história. Aqui ele fez uma coletânea de poemas, trechos de romances, contos, textos mitológicos e bíblicos que tem alguma referência ao tema sonhos. Em 2003 dei uma fuçada e não gostei. Depois me aventurei em 2006 e não fui muito adiante. Em 2017 consegui chegar à metade, só que não sou chegado em coletâneas que trazem somente fragmentos. Há aqui alguns poemas completos do Borges, mas fora isso não me interessei. É um livro pra quem curte usá-lo como base de pesquisa para futuras leituras quando motivado pelo tema abordado. Li recentemente A Interpretação dos Sonhos de Freud, e por enquanto isso pra mim já foi uma verdadeira overdose. Tá certo que o do Freud é um livro científico e aqui ficção. Mas não achei bacana as narrativas.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/?fref=ts