A Mesa Voadora

A Mesa Voadora Luis Fernando Verissimo

Resenhas - A Mesa Voadora

1 | 2 | 3 | 4

Renata CCS 25/02/2013

Veríssimo nos deixa com água na boca!
Como podemos notar pela capa e título do livro, A MESA VOADORA traz crônicas com assuntos relacionados à gastronomia. É impossível não nos identificarmos com as situações hilárias do livro e não nos encantarmos com a simplicidade com que Veríssimo trata o assunto e, como sempre, consegue tornar cômicas tantas situações cotidianas. Paris, Roma, Rio, vinhos, churrascos e ressacas em meio a muitas dicas de como se portar em alguns restaurantes, críticas sobre comida e até a desmistificação do que as pessoas da mais alta sociedade pensam, mas não falam a respeito. E quando você se dá conta, está pensando em comer uma lagosta em um restaurante chique da Europa ou talvez pensando naquele pastelzinho de feira com caldo de cana que a gente tanto adora. Tudo isso é narrado de forma criativa e divertida, bem ao estilo de Veríssimo. O autor ainda nos confessa que só vai à cozinha para abrir a geladeira e apenas ajuda na degustação, mas, ainda assim, se admira e gosta de passar um tempo lendo receitas e absorvendo suas magias. A leitura é rápida para momentos de descontração e risadas. Veríssimo nos deixa, literalmente, com água na boca. Recomendo que se leia esse livro com algo ao seu lado para beliscar, porque te digo, vai dar aquela fome!
Luiz.Gustavo 11/09/2020minha estante
Que delícia de crítica, me fez até comprar o livro ?

Veraci.Barbosa 29/12/2021minha estante
Oi Renata co o faço para ler o livro

Star Blue 26/12/2020

Delicioso!
Cada crônica um sabor, em cada sabor, um novo paladar...! De vez em quando um pouco salgado ou picante demais, mas a doçura de brincar com o sentido das palavras se faz sempre presente!
Este livro contém histórias variadas para se divertir com a degustação! Rsrs

Cris 13/01/2024

Melhor evitar se estiver com fome
O livro traz crônicas bem humoradas envolvendo, principalmente, algumas das experiências culinárias do autor pelo mundo, desde botecos até restaurantes de alta gastronomia. LFV sempre foi um amante da boa comida e de vinhos, e descreve detalhadamente estas experiências com muita criatividade.

Daniel.Duarte 23/04/2022

Razoável
Antes de sair descrevendo este livro preciso deixar claro uma coisa, nenhum leitor que se prese (e que conheça Luís Fernando Verissimo) deixara de elogia a capacidade dele de nos fazemos rir sozinhos em frente aos seus livros, deixar as pessoas ao redor curiosas ou espantadas com nossos gargalhadas importunas.
Porém, não fiquei completamente satisfeito com estes conjuntos de contos neste livro, porque me tirou risos sim, mas não as gargalhadas esperadas. Fato e que não gostei de tantas frases francesas no livro e muito menos alguns contos ao meu ver sem graça alguma.
Contudo, algo e claro! Ainda assim o livro é legalzinho, não bom nem perfeito, mas legal, e curto é faz o tempo passar em sei lá, a fila de algo ou no consultório de um dentista.
Amei, as descrições das ressacas e a maneira romântica descrevida em um ovo frito no arroz, mas como dito antes, esperei demais devido ao fato de conhecer o autor e seu renome!

sonia 03/11/2014

coma, ops, leia como sobremesa.
Um grupo de contos temáticos muito engraçados, falando de Paris, viagens, comidas e cenas do cotidiano.
Nem todos os contos me agradaram, mas a maioria foi acima da média.

Alessandra.Laine 02/12/2021

Sagrado Veríssimo !
Se pedissem pra ele escrever um livro sobre uma pedra, ele o faria ! E faria bem ! Que talento !

Esse livro abriu meu apetite ... quero mais Veríssimo !
Nina 03/12/2021minha estante
Fiquei curiosa! Nunca li nada dele.

Alessandra.Laine 04/12/2021minha estante

Sempre me impressiono com a diferença no nosso itinerário literário !

Vou te mandar uns textos dele ... será meu presente de Natal virtual ?

Quel 19/06/2021

Amei
Meu sonho foi ler a obra desse autor. Gostei muito de ler "A Mesa Voadora", quando está lendo deu vontade de comer. ?

Prof. Edivaldo 04/08/2020

Que mesa?
Confesso que esperava um pouco mais. Sua leitura não me atraiu em nada. Talvez seja pelo grande vocabulário gastronômico que o autor ostenta. Não sei. Aqui, a maioria dos textos tem como contexto os restaurantes franceses e os do mundo pelos quais frequentou o autor, aventurando-se pelo mundo da gastronomia.

Maria 19/08/2021

Verrisimo, como sempre, cura qualquer ressaca! Não sabia que ele sabia tanto sobre culinária e descobri que eu não entendo quase nada. Fiquei meio perdida por que ele utiliza de muitos termo específicos da gastronomia e muitas palavras em francês também, mas todas as crônicas são super leves, curtas e muito divertidas.

Sérgio Filho 12/05/2010

Na mesa com LFV

Há pecado mais delicioso que a gula? Para Luis Fernando Veríssimo, definitivamente não. Mesmo que isso venha agravar o seu colesterol.

Em A mesa voadora a comida não foge à inteligência (e ao estômago) do cronista gaúcho.

São crônicas que vão desde conselhos ao leitor, de como se comportar num buffet,– “É comum o garçom carregar no arroz para poupar o estrogonofe. Ao apresentar seu prato, encare-o e diga, com o olhar: ‘Eu conheço a sua laia, patife. Se me sonegar o estrogonofe, enfiarei a sua cabeça no molho vinagrete até que você morra!”–, passando por críticas à cultura do fast food – “Vivemos nas bordas dessa voracidade ao mesmo tempo ingênua e terrível (…). Somos cada vez mais fascinados e menos críticos diante do grande apetite americano e de um projeto de hegemonia chauvinista e prepotente como sempre, agora camuflado pelos mitos da globalização”— chegando à sua cômica frustração ante “o come e não engorda”—“Ninguém é mais admirado ou invejado do que o come e não engorda (…). É o que come o dobro do que nós comemos e tem a metade da circunferência e ainda se queixa:

- Não adianta. Não consigo engordar”.

Melhor do que as guloseimas alimentícias, só os textos de A mesa voadora, que são para um guloso leitor tão deliciosos quanto um refinado prato para um ávido gourmet.

Então prepare a mesa, abra o livro e saboreie os “pratos variados” de Luis Fernando Veríssimo.

Gustavo Medeiros 02/12/2020

Cômica gastronômica
Um livro bem leve que vai garantir boas risadas (vai depender de seu estado de espírito). Ele mistura gastronomia com humor e o resultado é bem inusitado. Vale como um passatempo nas horas vagas

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
É impossível não nos identificarmos com as situações hilárias do livro e não nos encantarmos com a simplicidade com que Veríssimo trata o assunto é super legal e muito divertido

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Gabriela 08/07/2012

A Mesa Voadora
Eu sou fã de Verissimo e adoro a forma como ele consegue transformar situações tão corriqueiras em algo divertido e gostoso de ler. Então não podia deixar de apreciar mais esse livro de crônicas dele. A Mesa Voadora, assim como Orgias, é um livro que a gente devora bem rápido, mas achei que as crônicas são um pouco menos divertidas. Talvez seja porque elas estão relacionadas à comida e eu não sou uma amante tão entusiasmada da cozinha.

Mas ainda assim, a leitura vale a pena. Quem não passou por um sufoco como relatado em "O buffet"? E quem teria coragem de degolar a galinha Margarete de "A decadência do Ocidente"? Aliás, quero deixar registrado aqui o meu apoio à rebelião contra a salsinha e que concordo com Verissimo que "salsinha" é qualquer coisa que esteja só de enfeite no prato.

Outra característica que gosto de Verissimo está presente em "Botecos", que é sua habilidade em inventar palavras que se encaixam perfeitamente no significado pretendido. Afinal, "flunfa" é ou não um nome perfeito para aquela sujeirinha/lãzinha que fica no umbigo? =D

Samu 04/05/2016

LF Veríssimo, é m bom escritor, tem uma fala mansa, boa de ler e fácil de entender, em forma da crônica então, acho ele fantástico e muuuuito bem organizado!
A leitura é ótima para todas as idades, porém em alguns o conteúdo pode ser para pessoas mais velhas (temas sexuais), mesmo que no caso desse livro o tema mais recorrente seja comida.
Outro ponto a ser considerado é que o autor tem uma visão bem machista, assim como nossa sociedade, eu opto por tentar ver isso de forma irônica, embora em alguns casos ache que não é essa a intenção do autor.

Márcia 19/09/2015

"A Mesa Voadora" foi o livro que me fez finalmente abrir os olhos para a inteligência do humor do Veríssimo, que enquanto traz crônicas leves e despretensiosas faz críticas sublimes tanto à questões globais que regem a sociedade como um todo quanto à hábitos nossos do cotidiano aos quais muitas vezes não empregamos uma observação tão aguda. Veríssimo enxerga piada em tudo e de uma forma muito elegante em sua simplicidade que neste livro me encantou.

Sempre fui resistente à contos e crônicas, simplesmente pelo fato de interromperem minha leitura justamente quando começo a engajar um relacionamento com o contexto ou com os personagens. Para quem está interessado em se aventurar pelos caminhos desse gênero literário (e gosta de humor) recomendo fortemente o Veríssimo e que comece por este livro dele.

Em "A Mesa Voadora", o autor traz crônicas relacionadas à gastronomia de uma forma que todo mundo que ama comer se identifica. Ele faz bastante referência à viagens pela França e, portanto, à prestigiada culinária francesa, porém de uma forma que todo brasileiro vai entender e rir muito.

Algumas crônicas são melhores que outras, mas como um todo o livro é uma bela pedida para uma noite insone ou uma fila chata.

1 | 2 | 3 | 4