A casa na Rua Mango

A casa na Rua Mango Sandra Cisneros

Resenhas - A casa na Rua Mango

eumariaa 04/03/2024

"um dia eu vou ter a minha própria casa, mas eu não vou me esquecer de quem eu sou ou de onde eu vim" (P. 119)

Naturebs 14/02/2024

Leitura Finalizada ?
Na história vamos acompanhar Esperanza, uma adolescente (creio eu) que conta sobre a sua vizinhança na rua mango. A história e os capitulos são bem curtinhos mas te prende e te faz querer ler mais e mais sobre oa moradores e sobre os pensamentos da personagem.

Me identifiquei muito com a esperanza em como ela se sente em relação a sua casa na rua mango. Uma casa simples e humilde. Moro em uma casa assim e trabalho duro para que um dia possa ter meu próprio cantinho, um espaço confortável e que seja meu!

Super recomendo!

Boa leitura ?

money0806 14/01/2024

A escrita da autora é bem fluida,os capítulos são curtos e legais.
tinha umas partes lá bem pesadas q na época q o livro passa eram mais normalizadas e vc fica assi: ?,mas achei q ela falou desses assuntos de forma leve ate.

acho que as únicas parte q não gostei mto foi a introdução > ENORME < e q as vezes eu me perdia enquanto eu lia em relação aos personagem e afins.

Yasmin O. 29/12/2023

Um livro que começa doce, inocente, e paulatinamente torna-se mais melancólico e pungente, a medida em que a menina Esperanza, de origem mexicana, nome mexicano, traços mexicanos e nacionalidade estadunidense vai amadurecendo e refletindo sobre questões sociais, a condição feminina, a naturalização da violência, pertencimento e raízes, com uma linguagem cada vez mais poética. Um livro singelo mas muito especial.

"Quando menina, ela sonhava em ter uma casa silenciosa só para ela, do jeito que outras mulheres sonhavam com seus casamentos. Em vez de juntar rendas e lençóis para o seu enxoval, a jovem mulher compra coisas velhas dos bazares beneficentes na encardida Avenida Milwaukee para sua futura casa-toda-dela: colchas desbotadas, vasos rachados, pires lascados, abajures precisando de amor".

"Quando eu estou triste demais e magra demais para ficar ficando em pé, quando eu sou uma coisinha minúscula contra tantos tijolos, então é quando eu olho as árvores. Quando não há mais nada para se olhar nesta rua. As quatro que cresceram ignorando o concreto. As quatro que alcançam e não se esquecem de alcançar. As quatro cuja única razão é ser e ser."

"Eu poderia ter sido alguém, sabe?, minha mãe diz isso e suspira. Ela viveu nessa cidade a vida toda. Ela sabe falar duas línguas. Ela sabe cantar ópera. Ela sabe consertar uma tevê. Mas ela não sabe que trem pegar para ir para o centro. Eu seguro a mão dela bem apertada enquanto nós esperamos o trem certo chegar".

Dayanne Porto 24/12/2023

Sobre uma busca de pertencimento
A Casa na Rua Mango nos traz muitas reflexões sobre pertencimento. Através de Esperanza, nossa protagonista, vemos como é ser uma garota de família mexicana vivendo nos EUA e crescendo envolta por dois mundos: um de cultura mexicana e outro de cultura estadunidense.

Esperanza não sabe onde se encaixa nisso tudo, mas o sonho dela é descobrir.

Cheio de personagens interessantes, este livro traz muitas histórias que se cruzam de formas diferentes. Cada uma trazendo um ângulo singular da visão de mundo de Esperanza e das pessoas em volta dela.

Taísy 06/12/2023

Leitura fluida e bem poética
Leitura bem fluida, livro mais curtinho e de velocidades mais rápida.

Me pareceu um livro mais juvenil em alguns momentos, outros nem tanto.

Alguns temas muito difíceis, ela trata com tanta poesia e inocência que quase passam despercebidos.

Beatriz 04/12/2023

Como eu li este livro para a escola, a leitura dele demorou muito e me deixou entediada. Eu acho que nunca escolheria esse livro pra ler sendo eu mesma porque ele não trata de nenhum assunto específico e não tem narrativa ou, na minha opinião, sequer objetivo final. Mas não se pode desqualifica-lo totalmente. Ele trata de assuntos importantes acerca da vida de uma menina de origens mexicanas que, nascida nos Estados Unidos, enfrenta diferentes problemas ao longo do seu crescimento envolvendo questões de identidade e autoestima. É um ótimo livro para refletir e se compadecer com a situação da menina. Se esse tipo de livro de não ficção lhe agrada, vá em frente e se prepare para ficar completamente confuso com o estilo de escrita da autora e com a falta de conexão entre as histórias.

Eu, em particular, não gostei e tive uma experiência de leitura torturante, já que ela aconteceu em sala de aula contra minha escolha.

isa 05/11/2023

Terminei esse livro tem um tempinho, mas me permitir esperar respirar o livro antes de escrever aqui.
esse livro é fora do que eu tô acostumada a ler, então eu meio q tive um grande estranhamento no começo.
o livro é lindo e aborda de maneira sutil e leve as coisas tao delicadas que passamos no cotidiano, esse é o primeiro livro dos ?romances é formação? que pretendo ler. recomendo demais esse livro!

Bia 07/10/2023

O sonho americano não é tão doce
Depois de tanto tempo sem um livro assim, finalmente meus dias de glória chegaram.
Confesso que não ia escrever uma "resenha" mas o título dela, que na verdade é uma frase do livro me impulsionou.
Vamo começar com a escrita fluída, sem frufru e encheção de linguiça, simples, objetiva e perfeita me fez literalmente me sentir como uma vizinha da Esperanza ou como ela mesma.
O livro vai contar em capítulos bem curtos sobre uma vizinhança composta principalmente por imigrantes, a autora não cai em esteriótipos e é sempre muito assertiva.
No final te mostra a força das pessoas que independente de tudo se deslocam de seu país, com sua cultura e sua família em busca de um "futuro melhor" e um sonho americano não tão doce, na verdade bem amargo na maior parte do tempo.
Não quero falar demais porque preciso que todo mundo leia esse livro e pegue menos spoilers possíveis.

Obs: se quiser ler ou presentear qualquer brasileiro, independente de idade ou gênero, dê esse livro, você não vai se arrepender.

Julia3607 04/10/2023

Incrível
Adorei a dinâmica do livro como um diário, capítulos curtos e como ela foi criativa a escrever um livro sobre ela mesma

ares 19/09/2023

Uma leitura leve pra passar o tempo
O livro é uma coletânea de historinhas contadas pela visão de uma menina mexicana que mora numa casa a qual não pertence.
As histórias são legais pra conhecer o cotidiano dos moradores da rua e mostrar coisas da época que eram consideradas normais (como assédio e casamento ilegal de menores)
Acho que pela falta de uma história que seguisse um único ponto fixo, não me cativou tanto, mas ainda assim foi uma leitura legal

Pandora 31/08/2023

"A Casa na Rua Mango" da Sandra Cisneros é aquele livro de leitura fácil e rápida feito para ler sem pressa. É um lido para ser lido com amor, com vagar e amando CADA palavra.

Cada capítulo funciona como um conto curto interligados pelo fato de serem histórias das moradoras e moradores da Rua Mango. Quem conta é Esperanza, uma menina filha de imigrantes mexicanos vivendo nos Estados Unidos da América.

A Sandra Cisneiros construiu um livro muito doce, muito afetuoso, muito sincero sobre a experiência de de sair da infância e entrar na adolescência em uma periferia. O machismo, a violência, o peso da desigualdade, a fragilidade da vida, a vida doméstica acidentada, a culpa, mas não só isso. Cisneiros fala dos nossos sonhos de garotas periféricas, dos nossos desejos, esperanças e empenho em seguir nossa vida tentando avançar sem trair as origens.

Eu, como garota da Casa 65-A da Rua Maraú (que não é uma rua e sim uma longaaa escadaria que liga Nova Descoberta ao Alto Treze de Maio) me identifiquei, chorei, sorrir e li o livro com vagar, sentindo cada conto, cada dor, cada esperança, os detalhes com saudade, ternura e vontade de viver em um mundo no qual as pessoas das Ruas Mango e Maraú tenham acesso ao que lhes é de DIREITO, um mundo mais justo para TODES nós.

Tarsila.Helena 19/08/2023

Leve, mas reflexivo
Não se esquecer de onde você vem é a real mensagem deste livro. O valor daqueles que ficam em uma rua pobre, onde muitos não querem estar, mas que tiram o máximo proveito possível.

E o objetivo de ser um livro tranquilo de ler, sem escrita rebuscada ou capítulos longos, foi alcanço. Ri, chorei e achei muito bonita a escrita. Recomendo

jubs.fodinha 12/08/2023

Latinos sofrendo como sempre
Esse livro é tão cativante que o prefácio já me deixou abatida. A história é sobre, nada mais nada menos, uma menina enfrentando os problemas de morar nos Estados Unidos tendo origens mexiacanas. O livro deixa explícito o tanto que a autora pôs de si nas histórias contadas nele, e isso, pra mim, é muito bonito.
A história do livro contém temas um tanto pesados, como violência e abuso, mas tudo é escrito de forma tão leve que nunca fica um clima realmente pesado. A forma como ele é escrito realmente passa a imagem de uma pré-adolescente / adolescente inocente dos anos 80 descobrindo como é a vida. Todas as histórias nele são lindas e comoventes, dando até vontade de chorar em algumas delas.
É um livro pequeno com histórias curtas de leitura muito fluida, mas bem fluida mesmo. Dá tranquilamente pra acabar ele em uma dia em não muito tempo. Parece um livro muito infantil, mas não, recomendo demais.

(Outro livro que peguei da biblioteca da escola há muitíssimo tempo atrás que não me arrependo de ter lido.)