Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Bookster Pedro Pacifico 25/09/2020

Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb - Nota 10/10
Se você leu o título do livro e achou que essa é mais uma obra que segue aquela antiga fórmula de autoajuda, com diversos exemplos e repetidas frases de efeito, você está totalmente enganado.

A psicoterapeuta norte-americana conseguiu criar um fenômeno de vendas ao trazer para o leitor a sua experiência real com conflitos e angústias universais do ser humano, tanto do ponto de vista do psicoterapeuta, como daquele que senta do outro lado do divã, o paciente. Como a própria autora confessa, “de todas as minhas credenciais como terapeuta, a mais significativa é eu ser membro de carteirinha da raça humana”.

Talvez uma das características que mais conseguem aproximar o leitor da narrativa é a humanidade no relato de Lori. A autora nos conta a história de quatro pacientes, com diferentes questões que os afligem, e a sua própria experiência diante de cenários de vulnerabilidade e desamparo. Ao longo da leitura, me identifiquei com diversas passagens e questionamentos abordados pela autora e, sem qualquer dúvida, acho difícil algum leitor passar imune a essa identificação.

É legal dizer que, apesar de eu fazer análise há algum tempo, sei que o trabalho de Lori também pode ajudar muito a desmistificar velhas ideias sobre a terapia, que, ainda hoje, é vista como um tabu por muitas pessoas. Esse livro pode ser um bom início de um processo de autoconhecimento, em que a autora não busca trazer respostas para nossos problemas, mas sim despertar a nossa reflexão sobre as situações que vivemos. Como eu sempre falo, enxergar diferentes problemáticas a partir da perspectiva do outro passa, necessariamente, por uma autoanálise - ainda que não proposital.

A escrita também é muito convidativa, com referências acessíveis a teorias e a grandes nomes da Psicologia, permitindo uma leitura agradável, mas que não dá a sensação de ser uma abordagem superficial. Para o que a obra propõe, a minha experiência merece nota máxima.

site: http://instagram.com/book.ster
Frau Sampaio 04/10/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso! Sim, fui influenciada por você. ?

Rafaella 06/10/2020minha estante
Já coloquei na minha lista infinita, super influenciada!! Hahahaha

Letícia Matias 25/10/2020minha estante
Escolhi por causa do seu post! Amando a leitura, obrigada!!!

Débborah 05/03/2021minha estante
análise perfeita, pontualíssima em tudo que falou

Ana 14/03/2021minha estante
Li 60% do livro e estou achando ele bem enfadonho. ?

Jussara91 21/04/2021minha estante
O livro traz uma pequena mas significativa do que acontece nos consultórios de uma terapeuta,passando pelas variadas situações de vida .

Andrea Barros 19/07/2021minha estante
Excelente a sua avaliação da obra. Muito bem escrita e fundamentada. Parabéns. Estou lendo, influenciada por uma pessoa da família, mas a sua crítica com certeza ajuda os interessados no livro.

Amanda 13/09/2021minha estante
Livro simplesmente perfeito! É daqueles livros em que você se sente abraçado pelo autor e pelos personagens. Ri e chorei muito! Super recomendo ?

Emily 17/12/2021minha estante
Se não se importar poderia me falar a classificação indicativa

Thami 30/01/2022minha estante
Confesso que esperava mais do livro. Ele tem uma série de gatilhos também, recomendo que você esteja muito bem para ler o livro.

Line 29/09/2022minha estante
Totalmente convencida pelo Pedro ??

Pedooliveira 03/11/2022minha estante
estou lendo e não está sendo como eu esperava.

Sam.Menezes 23/11/2022minha estante
Estou em 50% e está sendo uma terapia, me identifiquei em várias passagens tbm

Iris.PaixAo 03/01/2023minha estante

Iris.PaixAo 03/01/2023minha estante

SOLANGE 17/01/2023minha estante
Terminei o livro ontem. Maravilhoso! Vale a pena!

Evelyn246 27/02/2023minha estante
Ela morava com o ex? E o filho dela foi com outro? Tem assuntos sobre o tema lgbtqia+?

Evelyn246 27/02/2023minha estante

Vitoria293 17/05/2023minha estante
Como faço pra lê pessoal?

Maick 04/06/2023minha estante
Só encontrei um errinho em uma escrita onde ela fala que o terapeuta dela é careca e logo uns dois capítulos adiante ela diz sobre o cabelo dele grisalho. Mas ele num é careca ??

Luiza2490 18/11/2023minha estante
Oii, Jesus te ama??

Maria 19/11/2023minha estante
Leitura incrível! Vale muito a pena

inesgondin 04/01/2024minha estante
QUE LIVROOOOOOOOOO ?????

Marcella S 05/01/2024minha estante
Livro maravilhoso! ??

TatianeSantos 23/02/2023

Todos nós deveríamos ter um Wendell
Talvez você deva conversar com alguém narra a história de uma terapeuta, seus 4 paciente e o terapeuta dela, com detalhes que cativa e nos faz ir dos risos às lágrimas.
Confesso que estava ficando cansativo e sem graça, mas quando ela vai contar sobre as terapia de Julie eu me emocionei tanto e me apeguei a leitura e cá estou para dizer que amei a leitura e que super indico.
Biblioteca do Felipe 23/02/2023minha estante
Quero esse livro.

TatianeSantos 23/02/2023minha estante
Tenho ele em PDF, se vc quiser!

Biblioteca do Felipe 23/02/2023minha estante
Opa!! ?? aceito!!

TatianeSantos 24/02/2023minha estante
Me envia seu e-mail.
Tenho vários outros se precisar só falar.

Biblioteca do Felipe 24/02/2023minha estante

Biblioteca do Felipe 25/02/2023minha estante
Muito obrigado!!!

Ju Souza 07/03/2024

Que história!
Nunca pensei que iria me apaixonar pelos casos e acasos contados nesse livro. Pois é, uma leitura divertida, bem estruturada, interessante e inteligente, capa de fazer com que os leitores reflitam sobre suas próprias escolhas na vida.

Simplesmente, leia!
dedag 07/03/2024minha estante
queroooo

Ju Souza 07/03/2024minha estante
Aproveita a leitura! Eu ameiii o livro.

AliceFonseca.25 07/03/2024minha estante
Ele é bom mesmo, principalmente pra quem tem vontade de ser terapeuta, ou fazer psico...?? Ou quer entender o que faz na terapia

Ju Souza 07/03/2024minha estante
Concordo, Alice. A leitura nos ensina muito sobre auto desenvolvimento.

_julliemarrie 07/03/2024minha estante
um dos melhores livros de não-ficção que já li!!

Ju Souza 07/03/2024minha estante
Sim. Fiquei curiosa querendo saber sobre o paciente que é produtor de tv.

AliceFonseca.25 07/03/2024minha estante
Eu tbm KkKKK fiquei curiosa pra saber como ele ficou depois...

Mariana 31/03/2022

Terapia escrita
Comecei essa leitura super influenciada por alguns amigos, Alex, você arrasou demais em me dizer que valia a leitura!!!!

A autora traz relatos sobre sua vida e sua rotina de terapeuta, alguns reais e desnuda questões importantíssimas que talvez eu nunca tivesse parado para pensar se eu, não estivesse recém- saída de um trauma, motivo de ler o Livro.

Com histórias de alguns personagens extremante complicados e humanos, Lori, nos mostra sobre nossas decisões, nossos medos, e sobre não parar.

Queria dizer que já amo o John, nunca vou esquecer a Julie, a Rita arrasou demais, e o Wendell é o cara. Eu gostaria de uma terapia com ela e com o Wendell, ahahaahahah.

Muito boa a leitura, eu enxergo de outra maneira a história que se encerrou na minha vida e que me fez chegar até esse livro e abro todas as portas ao novo!

??
Dayse.Ariane 31/03/2022minha estante
Que coisa boa. É muito bom experimentar mudanças proporcionadas pela leitura. Ótima resenha ?

Joane 31/03/2022minha estante
Quero muito ler!!

Mariana 31/03/2022minha estante
@dayse eu sempre me permito, e esse livro peguei justo por estar em um estado complicado, e foi uma beleza!

Mariana 31/03/2022minha estante
@joane, leia e compartilhe comigo?

almeidalewis 01/04/2022minha estante
Parabéns ???? Mari por essa jornada de conhecimento e aprendizado, obg por sua interação ???. Fiquei muito feliz em saber que de alguma maneira essa leitura agregou a sua vida . ??, Boas leituras ??

Mariana 01/04/2022minha estante
Eu que agradeço, porque de repente eu nem teria lido se não tivesse visto suas postagens. Foi essencial em um momento de muito desequilíbrio. Vou guarda-lo com carinho, me ajudou mesmo

bruno 21/02/2023

Talvez você não deva ler esse livro
Fui ler esse livro porque tinha combinado com a minha amiga da gente escolher um livro pro outro ler e anotar. não consegui gostar do livro, estava esperando que ele fosse diferente, mas ele é extremamente o que ele se propõe a ser.

o livro segue essa terapeuta, sua experiência em relação a encontrar um terapeuta e sua trajetória com o tratamento de 4 pacientes. não consegui me conectar com as histórias, achei a leitura maçante em vários momentos e a vibe autoajuda não é agradou, não é que seja ruim, porém não funcionou pra mim.
Alane.Sthefany 21/02/2023minha estante
Rachei com o título da resenha ???

Deskvice 21/02/2023minha estante
Acho que esse livro não só quer ser algo com autoajuda, não li ainda, mas acredito que sirva como reflexões de cada terapia, principalmente para interessados em psicólogos, estudantes ou psicólogos. Comprar um livro do tipo não acho que vá ajudar em algum problema pessoal, mas relatar problemas que co sequentemente pode ser assemelhado aos seus e que talvez se identifique ou não, mas com o propósito de mostrar o quanto o desabafo é essencial para alguém.

Deskvice 21/02/2023minha estante
Tô lendo um que vai muito nessa vibe de sessão terapêutica, e é incrível! Dibs em busca de si mesmo! Sensacional, mas estou lendo principalmente com fins acadêmicos e pra entender melhor a abordagens e os significados existenciais dados pelo autor a cada personagem, e ver o quanto singular é cada terapia, e cada pessoa.

bruno 22/02/2023minha estante
eu acho que o meu problema com esse livro foi que eu nao consegui me conectar com a história mesmo, achei tudo meio impessoal, sabe? e sobre a parte autoajuda foi que eu sinti que ela tava meio que ensinando vc a escolher um psicólogo, como se sentir mais a vontade em uma consulta e coisas assim. acredito que não tenha pegado pra ler no momento certo, talvez eu tivesse tido uma melhor experiência com ele se os temas do livro fossem tratados de outra forma.

Manu 23/02/2023minha estante
Penei pra terminar a leitura, eu nao costumo ler sinopse porque me tira a vontade de eler, então quando peguei esse, nem sabia do que se tratava, comecei gostando e depois foi cada vez pior, muito cansativa a leitura e por ter quase 450 páginas puft tava ja surtando

bruno 23/02/2023minha estante
quando eu cheguei na metade do livro eu só queria que acabasse, nqo aguentava mais e por ser tão maçante vc me consegue aproveitar as coisas que ela tá tentando passar ??

Anne Balbueno 14/01/2021

Uma viagem dentro si
Esse livro é absolutamente perfeito e comovente.

"Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós."

Um dos motivos que essa história me tocou tanto foi o fato de eu também fazer terapia. Você consegue se relacionar 100% com a Lori (também terapeuta na vida real), sua trajetória, seus pacientes, suas histórias de vida e seu progresso.

Às vezes olhar pra dentro gera um trabalho absurdo, e nem tudo são flores. Mas você sai dessa narrativa com uma sensação de leveza e reflexão.

Amei com todo meu coração.
NatyNatalia 14/01/2021minha estante
Já está no ritmo dos terapeutas para a nossa discussão? Rsrs

Anne Balbueno 14/01/2021minha estante
Naty pensei nisso agora HAHAHHAHAA aumentou muito minhas expectativas quero ver só ?

NatyNatalia 14/01/2021minha estante
???? também já quero super ler, mas vou esperar mais uns dias.

Bella.Novaes 16/01/2021minha estante
eu senti a mesma coisa como paciente lendo esse livro

Anne Balbueno 16/01/2021minha estante
Bella simmmm, muito bom né

aaclrsz 04/02/2024

Medo de ser responsáveis por nossas próprias vidas.
Como uma aspirante em estudar psicologia, e talvez até uma possível futura formada no curso, digo com uma propriedade gigantesca (dita, apenas por mim), que esse livro é essêncial para todos.

Há muito tempo não me conectava tanto assim com um livro. Tenho um amor terrível por narrações sobre a complexidade que é a vida, e como nós reagimos a ela. Carregar uma vida é a maior responsabilidade para todos, e a autora nos joga isso como um tapa na cara indescritível.

- "Não podemos ter mudança sem perda, motivo pelo qual é tão frequente as pessoas dizerem que querem mudar, mas mesmo assim continuarem exatamente iguais."

Esse livro aborda de uma maneira além de reflexiva, e sim, profunda, como cada ação que tomamos leva um significado. Um trauma de infância? Uma transferência a um acontecimento recente? Uma defesa ou um pensamento autodestrutivo?

Chorei litros com a história de Julie. A evolução de Jhon. A volta atrás na vida de Ruth. A percepção de Charlotte. E a descoberta da terapeuta, nela mesma.

A mente humana é surreal. As nuances que nos completa nos fazem ser isso que somos. Babacas? Egoístas? Narcisistas? E, como concertar cada traço grotesco da formação da nossa psiquê?

Motivos pelo qual talvez você deva conversar com alguém.
nuvemsamu 04/02/2024minha estante
lindo vidinha, vdd vdd vdd

vo le ta, vo te

nuvemsamu 04/02/2024minha estante
minha mulher vai fazer psicologia e vai fazer livros assim também okay, minha mulher é incrível

nuvemsamu 04/02/2024minha estante
verdade momo, eu concordo mto princesa

Julia Moraes 04/03/2021

Com certeza vai entrar pros meus livros preferidos de 2021! Amei a experiência de ver a terapia pelo "outro lado", me fez repensar como eu levo a minha própria terapia e como posso compartilhar minha vida sendo o mais sincera possível.
Isabela.Cavalcanti 14/03/2021minha estante
amiga é ficção?

Julia Moraes 16/03/2021minha estante
É não menina, são relatos de uma terapeuta de vdd. É muuuuito bom

Isabela.Cavalcanti 17/03/2021minha estante
eu pensei q era autoajuda. é essa vibe n né? autoajuda eu n curto n, acho a maior enrolação.

Julia Moraes 18/03/2021minha estante
Não não, tbm não curto auto ajuda

Julia.Braz 25/07/2023

Uma leitura descomplicada sobre terapia
Se você quer ter uma ideia de como funciona a terapia, curiosidade do que acontece quando você se dispõe a entrar em uma sala para contar seus problemas íntimos a um estranho, onde você espera desesperadamente por alguma ajuda ou epifania da vida sobre como resolver seus problemas, esse livro pode ajudar a entender como o processo funciona, ou pelo menos ter uma ideia.

A parte interessante é ver a vida da terapeuta e sua humanidade, ela lidando com si mesma e seu trabalho de orientar seus pacientes, como cada história trás indagações e nos faz refletir de maneira simples, ou as vezes complexa, sobre os temas e situações que vão surgindo, acho que todos que lerem poderão tirar algum proveito do que o livro pode fazer você sentir, descobrir, pensar ou acolher.
Brasil 25/07/2023minha estante
Livro excelente! História muito boa e muito bem escrita. Engraçado,cativante e real.

Dmattosss 25/07/2023minha estante
Vejo muita gente falando que a "história" é boa, mas não consigo entender se é um livro de auto ajuda ou uma ficção baseada em fatos reais... o que você acha?

Julia.Braz 25/07/2023minha estante
Eu acho que é uma fusão muito boa dos dois, você tem as histórias dos pacientes que vai criando uma curiosidade em saber o que aconteceu em suas vidas, que decisões eles tomaram e no meio das sessões vai nos familiarizando sobre o processo terapêutico e alguns conceitos e mensagens. É tão fluido que você nem percebe só vai absorvendo tudo.

Brasil 26/07/2023minha estante
Tem nada de auto ajuda. Ele pode "ajudar" de uma maneira não pretensiosa. Mas esse rótulo não serve.

Tati 07/02/2023

Muito bom!
Que leitura gostosa !
Amei ,amei ... a autora desse livro é maravilhosa ,adorei a maneira que ela trata a psicologia aqui ,tudo que ela aborda ,mostrando o lado que muitas pessoas não conhecem , sobre a terapia ,adorei os personagens também s2 .. Por muitas vezes me identifiquei com alguns acontecimentos, deu até uma vontade de se consultar com ela kkkkk ... recomendo demaisss s2
Rapha 23/02/2023minha estante
Saiu a resenha, ihuuu hahaha

Tati 23/02/2023minha estante
Kkkkkkkk ... Só comentei um pouquinho, somente o que achei ,não sei fazer aquelas resenhas maravilhosas como as pessoas fazem ???

Rapha 24/02/2023minha estante
Hahaha magina Tati, resenha leve e descontraída tem seu valor tmb ?

Will 25/01/2024minha estante
Terminei hoje. A expectativa era zero e, no fim, me surpreendeu positivamente. Achei um pouco melodramático o final, mas ainda assim, manteve seu valor.

Daniela694 10/05/2021

Livro maravilhoso
Amei esse livro do início ao fim! A Lori fala de questões tão essenciais da vida, que tem hora que parece que ela está falando com a gente. Existem muitos conceitos interessantes da psicologia que inclusive fui pesquisar mais a respeito, pois fiquei curiosa. A autora fez eu ter uma visão muito boa de como funciona uma terapia, gostei bastante disso. Para quem nunca fez e nunca teve muito contato é legal para quebrar alguns tabus e quem sabe considerar um dia conversar com alguém.. acredito que todos nós em algum momento da vida realmente precisamos conversar com alguém! Enfim, eu fiquei comovida com as histórias dos pacientes, com a história da Lori, e até mesmo com a minha própria história! Ela faz com que a gente reflita sobre ter mais paciência com nossos próprios aprendizados e processos de mudança que ocorrem ao longo da vida. Recomendo muito a leitura!
Najara Claudino 10/05/2021minha estante
Gostei da resenha! Deu vontade de ler

Daniela694 10/05/2021minha estante
Que bom ? eu gostei bastante do livro! Confesso que em algumas partes eu dei uma dispersada ? mas num geral aproveitei muita coisa, vale a pena ler!

Najara Claudino 10/05/2021minha estante
Que bom, Dani!!! ?

Mica CM7 30/06/2022

Primeiro você fará, depois compreenderá.
Então, achei que leria mais rápido. Foi arrastado em alguns momentos. Mas, não diminuiu a sua importância.

De fato, tem muito conteúdo importante e nos mostra a realidade de muitas pessoas e o quanto a terapia pode fazer a diferença.

Cada história nos traz uma aprendizado e embora muitos achem que não precisam de terapia, vemos aqui, que somos dependentes de relacionamentos e para que sejam saudáveis, precisamos nos conhecer em nossa humanidade.

Como uma paciente da terapia, me vi em muitas situações e reafirmou que estou fazendo a coisa certa e que embora, o terapeuta não possa nos salvar e nem nos dar respostas pra tudo, ele consegue nos conduzir em ambas situações e o melhor é que isso fica permanentemente conosco independente do terapeuta.

Indico a leitura do livro, vá com calma e muita alma.
4L4N 30/06/2022minha estante
Livro muito bom! ??

Mica CM7 30/06/2022minha estante
Uma baita surpresa, queria que muitos ao meu redor lessem. É pedir demais? Rsrs

4L4N 30/06/2022minha estante
Tbm gostaria! Não é pedir de mais não rsrrs

Rafa 07/05/2021

Terapie-se
Difícil cravar o gênero do livro, poderíamos facilmente classificá-lo como biografia, autoajuda ou até mesmo ficção. A sua leitura é transformadora, o qual cada capítulo transmite o real valor das relações interpessoais. A capa do livro é um presságio da leitura rs
Roberta 07/05/2021minha estante
Interessante

Caroline 07/05/2021minha estante
Está na minha meta ainda para esse ano! Só vejo elogios sobre o livro ?

Rafa 07/05/2021minha estante
Vale a pena dar uma prioridade rs

Dyeni 22/02/2022

Leiam
Eu não tenho palavras para descrever esse livro. Me identifiquei diversas vezes com os personagens. É um livro que todo mundo deveria ter o prazer de ler. Eu não costumo me interessar por livros autoajuda, mas esse é muito mais do que isso, é um livro que literalmente conversa com você. Que surpresa boa foi essa leitura.
Henrique0 22/02/2022minha estante
Penso em comprar, vale mesmo??

zaza 22/02/2022minha estante
quero muito lerrr, mas n gosto de livro de autoajuda então tô com medo de comprar e n gostar...

Dyeni 22/02/2022minha estante
Vale muito a pena. Super recomendo ??

Deaolive 22/05/2021

Terminei com grande esforço. Achei chatíssimo e cansativo.
O livro conta várias histórias mas nenhuma me prendeu. Cheio de jargões técnicos sobre psicologia e terapia, não passa disso.
Livro superestimado pela crítica.
Mary 26/05/2021minha estante
Eu abandonei, não consegui. Que bom que não sou a única!

Deaolive 26/05/2021minha estante
Mary, dá um alívio quando não somos os únicos, não é? Mas é bom, tenho certeza q não nos deixamos convencer pela opinião geral.

14/10/2021minha estante
estava tão empolgada com a leitura baseando-me nas ótimas resenhas.
Cheguei a única pessoa que não estava curtindo haha. Acabo de abandonar. Muito lento...histórias que não precisariam estar lá..