Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Bookster Pedro Pacifico 25/09/2020

Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb - Nota 10/10
Se você leu o título do livro e achou que essa é mais uma obra que segue aquela antiga fórmula de autoajuda, com diversos exemplos e repetidas frases de efeito, você está totalmente enganado.

A psicoterapeuta norte-americana conseguiu criar um fenômeno de vendas ao trazer para o leitor a sua experiência real com conflitos e angústias universais do ser humano, tanto do ponto de vista do psicoterapeuta, como daquele que senta do outro lado do divã, o paciente. Como a própria autora confessa, “de todas as minhas credenciais como terapeuta, a mais significativa é eu ser membro de carteirinha da raça humana”.

Talvez uma das características que mais conseguem aproximar o leitor da narrativa é a humanidade no relato de Lori. A autora nos conta a história de quatro pacientes, com diferentes questões que os afligem, e a sua própria experiência diante de cenários de vulnerabilidade e desamparo. Ao longo da leitura, me identifiquei com diversas passagens e questionamentos abordados pela autora e, sem qualquer dúvida, acho difícil algum leitor passar imune a essa identificação.

É legal dizer que, apesar de eu fazer análise há algum tempo, sei que o trabalho de Lori também pode ajudar muito a desmistificar velhas ideias sobre a terapia, que, ainda hoje, é vista como um tabu por muitas pessoas. Esse livro pode ser um bom início de um processo de autoconhecimento, em que a autora não busca trazer respostas para nossos problemas, mas sim despertar a nossa reflexão sobre as situações que vivemos. Como eu sempre falo, enxergar diferentes problemáticas a partir da perspectiva do outro passa, necessariamente, por uma autoanálise - ainda que não proposital.

A escrita também é muito convidativa, com referências acessíveis a teorias e a grandes nomes da Psicologia, permitindo uma leitura agradável, mas que não dá a sensação de ser uma abordagem superficial. Para o que a obra propõe, a minha experiência merece nota máxima.

site: http://instagram.com/book.ster
Frau Sampaio 04/10/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso! Sim, fui influenciada por você. ?

Rafaella 06/10/2020minha estante
Já coloquei na minha lista infinita, super influenciada!! Hahahaha

Letícia Matias 25/10/2020minha estante
Escolhi por causa do seu post! Amando a leitura, obrigada!!!

Débborah 05/03/2021minha estante
análise perfeita, pontualíssima em tudo que falou

Ana 14/03/2021minha estante
Li 60% do livro e estou achando ele bem enfadonho. ?

Jussara91 21/04/2021minha estante
O livro traz uma pequena mas significativa do que acontece nos consultórios de uma terapeuta,passando pelas variadas situações de vida .

Andrea Barros 19/07/2021minha estante
Excelente a sua avaliação da obra. Muito bem escrita e fundamentada. Parabéns. Estou lendo, influenciada por uma pessoa da família, mas a sua crítica com certeza ajuda os interessados no livro.

Amanda 13/09/2021minha estante
Livro simplesmente perfeito! É daqueles livros em que você se sente abraçado pelo autor e pelos personagens. Ri e chorei muito! Super recomendo ?

Emily 17/12/2021minha estante
Se não se importar poderia me falar a classificação indicativa

Thami 30/01/2022minha estante
Confesso que esperava mais do livro. Ele tem uma série de gatilhos também, recomendo que você esteja muito bem para ler o livro.

Line 29/09/2022minha estante
Totalmente convencida pelo Pedro ??

Pedooliveira 03/11/2022minha estante
estou lendo e não está sendo como eu esperava.

Sam.Menezes 23/11/2022minha estante
Estou em 50% e está sendo uma terapia, me identifiquei em várias passagens tbm

Iris.PaixAo 03/01/2023minha estante

Iris.PaixAo 03/01/2023minha estante

SOLANGE 17/01/2023minha estante
Terminei o livro ontem. Maravilhoso! Vale a pena!

Evelyn246 27/02/2023minha estante
Ela morava com o ex? E o filho dela foi com outro? Tem assuntos sobre o tema lgbtqia+?

Evelyn246 27/02/2023minha estante

Vitoria293 17/05/2023minha estante
Como faço pra lê pessoal?

Maick 04/06/2023minha estante
Só encontrei um errinho em uma escrita onde ela fala que o terapeuta dela é careca e logo uns dois capítulos adiante ela diz sobre o cabelo dele grisalho. Mas ele num é careca ??

Luiza2490 18/11/2023minha estante
Oii, Jesus te ama??

Maria 19/11/2023minha estante
Leitura incrível! Vale muito a pena

inesgondin 04/01/2024minha estante
QUE LIVROOOOOOOOOO ?????

Marcella S 05/01/2024minha estante
Livro maravilhoso! ??

Rosangela Max 30/07/2022

Terapia na prática.
Achei interessante a autora ter intercalado e se posicionado as vezes como terapeuta, as vezes como paciente e as vezes como uma mescla de ambos. Isso mostrou que os terapeutas são gente como a gente e também precisam lidar com seus problemas.
Achei que o diferencial do livro é esse: é a autora ter mostrado seu lado pessoal e o paralelo com seu lado profissional.
Há também alguns estudos de caso com quatro pacientes que, no princípio, pareciam ter um papel secundário no livro, mas que foram demonstrando sua grande relevância. No final, acabamos nos envolvendo na história de cada um deles. As expectativas que os levaram a terapia são diferentes entre si e dão um bom panorama sobre as orientações/análise que os terapeutas fazem para cada situação. Para quem nunca fez, terá um bom panorama no que consiste as sessões.
A escrita é fluída e clara.
Recomendo a leitura.

Leo Oliveira 09/01/2022

Começar o ano com esse livro foi um belo soco no meu estômago. Tantos relatos e frases incríveis, eu tô muito apaixonado!

Ju Souza 07/03/2024

Que história!
Nunca pensei que iria me apaixonar pelos casos e acasos contados nesse livro. Pois é, uma leitura divertida, bem estruturada, interessante e inteligente, capa de fazer com que os leitores reflitam sobre suas próprias escolhas na vida.

Simplesmente, leia!
dedag 07/03/2024minha estante
queroooo

Ju Souza 07/03/2024minha estante
Aproveita a leitura! Eu ameiii o livro.

AliceFonseca.25 07/03/2024minha estante
Ele é bom mesmo, principalmente pra quem tem vontade de ser terapeuta, ou fazer psico...?? Ou quer entender o que faz na terapia

Ju Souza 07/03/2024minha estante
Concordo, Alice. A leitura nos ensina muito sobre auto desenvolvimento.

_julliemarrie 07/03/2024minha estante
um dos melhores livros de não-ficção que já li!!

Ju Souza 07/03/2024minha estante
Sim. Fiquei curiosa querendo saber sobre o paciente que é produtor de tv.

AliceFonseca.25 07/03/2024minha estante
Eu tbm KkKKK fiquei curiosa pra saber como ele ficou depois...

Rafa 07/05/2021

Terapie-se
Difícil cravar o gênero do livro, poderíamos facilmente classificá-lo como biografia, autoajuda ou até mesmo ficção. A sua leitura é transformadora, o qual cada capítulo transmite o real valor das relações interpessoais. A capa do livro é um presságio da leitura rs
Roberta 07/05/2021minha estante
Interessante

Caroline 07/05/2021minha estante
Está na minha meta ainda para esse ano! Só vejo elogios sobre o livro ?

Rafa 07/05/2021minha estante
Vale a pena dar uma prioridade rs

Marcianeysa 29/01/2022

Muito além da terapia
A autora nos guia por sua história e de alguns de seus pacientes de uma fora bem humorada. Com esse pano de fundo, aproveita para explicar diversos conceitos da psicologia e como podemos entende-los. Deu vontade de ser amiga dela.

Isabela.Lisandro 22/01/2022

O poder de conhecer a si
Livro excelente para entender um pouco sobre as nuances que envolvem a terapia e o longo caminho do crescimento pessoal.

É comum pensarmos que nosso problema é único e nossa dor a maior dentre todas. Mas no fim, somos todos muito parecidos em nossas vontades e dificuldades...em nossa humanidade, afinal.

Gosto do jeito que a autora afirma que "crescemos em associação", pois foi o que senti acontecer comigo através das experiências de seus pacientes.

Indico a leitura!

madrugueilendo 01/06/2023

Uma experiência para agradecer no final
Eu não tenho dúvidas que ler esse livro foi uma das minhas melhores experiências literárias até hoje. de verdade, uma jornada de autoconhecimento que eu não conseguiria explicar nem se pudesse. tiveram momentos que eu tive que parar de ler para respirar e relembrar coisas da minha própria vida. precisei parar às vezes para digerir trechos que li que fizeram sentido a fases da minha própria história. quase como uma terapia, de fato, pois o livro te guia. Lori e Wendell te guiam, de certa forma. o que esse livro me trouxe vai muito além dessas páginas e das histórias entre elas. então por isso, obrigada.

Patrick.Ramos 17/03/2024

Foi como uma terapia
Confesso que no início da leitura não gostei muito, senti falta de um ritmo mais acelerado e com acontecimentos mais rápidos. Conforme fui avançando, entendendo mais a história, fiquei impressionado com a profundidade do livro.

Ele funciona como se estivéssemos em uma terapia, apesar de querer resultados rápidos no início e com poucos seções, os resultados mais duradouros e eficazes vem com o tempo. Em muitas partes do livro ele traz muitas reflexões, algumas situações, pessoas, ou frases que são ditas, te fazem refletir sobre algo que aconteceu ou acontece em sua vida.

Foi uma excelente leitura, gostei muito da proposta, demorei um pouco mais a leitura pois queria compreender melhor o que era ensinado. Fico contente por não ter desistido do livro, no fim valeu a pena.

Vênus_Alice 15/08/2023

Talvez você deva conversar com alguém
É um livro sobre uma terapeuta, seu terapeuta e suas terapias e pacientes.

A conversa transforma, uma conversa pautada na ética, na imparcialidade e que respeita o processo (que muitas vezes pode ser bem lento e repetitivo, mas que no final, vimos que percorremos um longo caminho).

Achei tão sincero e acolhedor a escrita dela, trouxe o lado humano de um psicólogo, é uma profissão que já carregar tantos estereótipos, e que aqui foi quebrado aquele que o terapeuta precisa ser neutro e um robô.

Um livro que fala de huminidade do lado profissional, dos afetos e como eles nos afetam.

Mendonca_mai 24/02/2023

Quotes
?Os vagalumes também adoram a escuridão. Existe beleza nesses lugares. Mas é preciso olhar ali dentro para vê-la.?

?Porque as verdades mais poderosas, aquelas que as pessoas levam mais a sério, são as que elas descobrem pouco a pouco, por conta própria.?

?O amor frequentemente pode se parecer com muitas coisas que não parecem amor.?

?Aquilo que causa noite dentro de nós também pode deixar estrelas.?

?Mesmo no melhor relacionamento possível, você pode se magoar às vezes, e por mais que você ame alguém, às vezes você magoará essa pessoa, não por querer, mas por ser humano. Você, inevitavelmente magoará seu companheiro, seus pais, seus filhos, sua melhor amiga, e eles o magoarão, porque, quando a pessoa se propõe à intimidade, magoar-se faz parte do acordo.?

?Cada um de quem você foi próximo continua vivo em algum lugar dentro de você."

giordanabueno_ 19/02/2024

Talvez eu deva conversar com alguém
O meu primeiro livro lido depois de 2 anos sem nenhuma leitura.
A leitura foi ótima e leve, infelizmente me identifiquei com os pacientes da terapia kkkkkkkk o final foi realista, e não prometeu nada mais que isso

Larissa.Pozzi 18/06/2021

Um dos melhores livros que eu li
Eu amo psicologia! E amo histórias reais! E amo ver pessoas sendo elas mesmas, mostrando suas falhas, mesmo quando deveriam ser ?referência?. Eu achei a leitura super gostosa, daquelas que você quer ver a evolução dos personagens e terminar logo, mas não quer que o livro termine. Fiquei tão envolvida que comecei a seguir a Lori no Instagram. Não vejo a hora que ela lance mais livros. Recomendo esse pra todo mundo!
Isa 18/06/2021minha estante
Eu estou lendo esse livro!!!! :D também estou adorando!

mortali 16/07/2022

??????
misericórdia, que sufoco. eu demorei um milhão de anos até terminar esse livro, não conseguia sair da mesma página kkjjkkk, mas tudo certo! é um livro que, na minha opinião, é muito sensível, emocionante e importante. todos deveriam ler, ao menos uma vez na vida.

mesmo minha experiência com a leitura não tendo sido maravilhosa, eu não odiei. apesar de tudo, consegui absorver muitas coisas, assim como me emocionei diversas vezes. é um livro que eu gostaria de ler novamente, em uma outra fase da minha vida.

com licença que, agora, eu vou voltar para os livros fúteis que eu normalmente leio ?

Beatricets 08/12/2021

Parece livro de coach mas não é, juro
Eu não sabia o que esperar mas esse livro é simplesmente grandioso! Todo mundo deveria ler.

Um livro que te faz refletir sobre questões humanas e sem frases motivacionais (porque parece livro ruim de auto ajuda mas eu juro que NÃO é).

Lori soube explicar a terapia de uma forma tão incrível, leve e realista, através dos dilemas de seus pacientes e da sua própria vida. E é muito fácil se identificar com os personagens e seus conflitos. Personagens reais que te ensinam tanto?

Eu amei a experiência de ler esse livro. Recomendo pra todo mundo!
Anne Balbueno 08/12/2021minha estante
Foi meu preferido do ano! Fiquei muito surpresa pq achei que era de auto ajuda hahahaha

Carolina.Ferreira 08/12/2021minha estante
Nossa sim. Simplesmente maravilhoso e nada de autoajuda.