Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

sabrina 22/03/2024

Um livro que muitos precisam ler!

É ao mesmo tempo cativante e triste acompanhar as histórias que a autora narra e a dela própria. Também foi muito interessante entender um pouco melhor o que se passa nas mentes dos terapeutas.

Sampaio 21/03/2024

Incrível!!
Mas que livro, perdi a conta de quantas vezes eu chorei, quantas vezes ele me fez questionar a minha vida e existencia. O desenvolvimento de seus pacientes é emocionate, me faz admirar mais ainda essa profissão e perceber o quanto ela é necessaria na nossa vida.

Isabela Yukie 21/03/2024

Realmente precisava conversar com alguém
O livro já começa te prendendo a história desde o início. O que acontece com protagonista (esqueci o nome dela ?) é algo tão comum na vida de um ser humano que é impossível não se sentir na pele dela. Na época que li esse livro me senti tão acolhida. Foi uma leitura incrivelmente dolorida e reconfortante.

Rahgm 20/03/2024

Livro maravilhoso!
"A natureza da vida é a mudança, e a natureza das pessoas é resistir a mudança"

Saio dessa leitura mais leve do que comecei!

gabriisza 20/03/2024

Um livro divertido onde você acompanha não somente a trajetória da autora como também a de seus pacientes, não deixando um livro maçante de ?conselhos?. Ao decorrer do livro senti que muitas das atitudes das personagens seriam também atitudes que já tomei e ao olhar de um terapeuta, que seria a autora do livro, explicaria muita coisa. Um livro de autoconhecimento.

geovana 20/03/2024

Vínculos profundos antes do adeus.
Livros que são como conversas muito legais que a gente tem com pessoas interessantes que sabem o que dizer na hora certa.

A Lori é uma psicóloga incrível e eu criei um certo "carinho" pela forma dela de ver as coisas antes e depois do Wendell e do seus próprios pacientes, a psicologia é um assunto que sempre me interessou muito e esse livro só mostrou mais uma vez como ser psicólogo é um trabalho tão complexo e admirável.
Os personagens, que são pessoas reais começaram o livro de uma forma e terminaram de outra tão diferente que eu fiquei orgulhosa, a Rita e o John foram evoluções lindas de se ler, no caso da Rita eu fiquei até um pouco emocionada.
Uma leitura muito boa pra quem gosta de pessoas sendo pessoas, errando e acertando como seres humanos normais.

?{...} Quem você foi próximo continua vivo em algum lugar dentro de você. Seus antigos amores, seus pais, seus amigos, pessoas vivas e mortas (simbólica ou literalmente), todos eles evocam lembranças, conscientes ou não. Com frequência, eles influem em como você se relaciona consigo mesmo e com os outros.?

Idayane.Ferreira 20/03/2024

Talvez você precise ler este livro
Foi uma das minhas primeiras leituras finalizadas de 2024 e uma das minhas favoritas até agora. Relata a terapia do ponto de vista da jornada profissional e também do paciente. É um livro reflexivo que trata sobre encontro e desencontros, afeto, autoconhecimento. Foi um livro que me fez ri e chorar, ao mesmo tempo que aprendi muito sobre autodescoberta. De todas as histórias dos pacientes da Lori, sem dúvida a que mais me emocionou foi a da Julie.

christian.andriola 20/03/2024

Tive resistência em começar essa leitura pela temática. Imaginei ser um daqueles livros motivacionais, mas a história me cativou.

A autora aprofunda o tema da psicoterapia com uma narrativa envolvente. Conta os acontecimentos das personagens e expõe a sensibilidade de assuntos importantes. Foi muito bom refletir, olhar para si e se perceber em alguns pensamentos e situações descritos no livro.

Larissamsa 20/03/2024

AUTÊNTICO E EMOCIONANTE ?
Que livro incrível, adiei essa resenha por vários dias? na verdade nem sei o que escrever ou a melhor forma de abordar o que eu aprendi com esse livro.
Foi uma leitura maravilhosa do início ao fim, me fez refletir, rir, chorar (obrigada John e Julie e outros ?personagens? que me marcaram tanto)

Cada capítulo tratava de uma assunto de psicologia/terapia de uma forma totalmente inovadora e íntima. Você aprende sobre psicologia sem perceber que está aprendendo psicologia.

Com certeza será uma das melhores leituras de 2024!

São tantas citações marcadas? muito difícil escolher, cada uma me marcou de uma forma.

?Hoje em dia todos se movem na velocidade do querer.?

?Vamos editar sua história.?

?Grande parte do que dizemos para nós mesmo nunca diríamos para pessoas que amamos ou com as quais nos preocupamos [?]?

?As vezes nós somos o motivo das nossas dificuldades.?

?Mudança e a perda andam juntas.?

? Você pode ter toda a percepção do mundo, mas se não mudar quando estiver à solta lá fora, o insight são inúteis.?

Vou parar aqui, caso contrário escreverei o livro inteiro. ??

Julia2041 19/03/2024

Essencial
Confesso que demorei um grande período de tempo pra terminar esse livro, pensei muitas vezes em abandonar, pois não conseguia enxergar a beleza da mesma forma como todos falavam por ai.
Porém, continuei insistindo em ler durante determinado período de tempo nem que fosse um pouquinho, comecei a reparar que talvez não estivesse pronta para ele e aos poucos, com o passar do tempo, pude mudar minha visão sobre ele. Estou no terceiro semestre de Psicologia, comecei esse livro no início do segundo e com certeza a forma como enxergo as coisas hoje em dia são diferentes. Acho essencial para os estudantes de psi, principalmente aqueles que pretendem seguir a parte clínica, ou até pra quem somente se interessa sobre o assunto...
No final, me vi tão apegada a esse livro e aos personagens quanto a personagem principal se viu apegada as sessões com Wendel. Por mais que os últimos capítulos nos deixem com aquele gostinho de quero mais, também nos faz entender que aquilo já foi o suficiente.
Recomendo muitoooo, juro que vale a pena, escrita impecáve.

Carol 19/03/2024

Boa reflexão
Esse livro me fez olhar pra mim mesma, além de ter uma escrita incrível, engloba vários temas ao mesmo tempo e com pontos de vista diferentes. É uma experiência única ver no começo pessoas tão fragilizadas evoluindo para uma maturidade emocional e aprendendo a lidar com seus problemas. Mostra como a vida tem oscilações e te faz sentir como se realmente você tivesse na terapia.
Há realmente coisas que precisam ser ditas por mais óbvias que elas sejam, porque o dia a dia deixa a gente tão cego que não conseguimos nem nos enxergar. Acho que esse livro me ajudou a me enxergar, quero continuar com o sentimento de quando terminei de ler ele.

victoria830 17/03/2024

Liberdade
Ler esse livro foi uma das melhores coisas que eu fiz. livro pesado, com muita carga emocional. frases que as vezes são tão óbvias mas que não colocamos prática.
jamais esquecerei da Julie? que mulher forte. quanta sensibilidade da autora em contar essa história de uma forma que só ela conseguiria.
acordo e de vez em quando continuo lembrando do que li. é um livro pra vida. me senti mais livre com meus sentimentos pós lê-lo.

dianacgoncalves 17/03/2024

De frente para a terapeuta
Foi uma leitura mais lenta, demorei para ser cativada pela história mas depois acabou fluindo.

Uma das partes que mais gostei do livro foi poder ver a evolução dos pacientes. Me senti na terapia.

Anne.Caroline 17/03/2024

A beleza de rever a vida através da análise
Não tem como ler esse livro e não ter vários insights. Acho que pra quem faz terapia, especialmente, em vários momentos se pega pensando exatamente como a personagem central do livro.
Gostei da forma como a autora contou várias histórias com problemáticas diferentes, em idades diferentes e com temas centrais tão diversos. A existência e a mente humana realmente são mistérios desvendados por cada um, dia a dia. Que delícia ver o processo de evolução deles dentro da terapia. E principalmente, da terapeuta se encontrando novamente nas suas sessões como paciente. É profundo! Chorei em vários momentos. Achei que, pela complexidade das questões levantadas, em alguns momentos pode parecer meio arrastado.
Eu gostei demais! Eu terminei de ler há uns dias e vira e mexe ele vem na minha cabeça, me fazendo pensar em vários pontos da minha vida.

Raquel.Lima 17/03/2024

A leitura começou a me prender só do meio para o final, mas é um livro maravilhoso, com muitos ensinamentos, vale super a pena!