Hesperio Garra de Aguilhão

Hesperio Garra de Aguilhão Elton Mesquita

Resenhas - Hesperio Garra de Aguilhão

Diego Rodrigues 02/08/2022

A fábula da aranha condenada a habitar o corpo de um humano
Escritor, tradutor e roteirista maranhense, Elton Mesquita nasceu no município de Chapadinha. Traduziu para o português autores como James Joyce, Stephen King e Agatha Christie. Publicou seu primeiro livro em 2019 e com "Hesperio Garra de Aguilhão" fez sua estreia na ficção. O livro narra a saga de Hesperio, uma pequena aranha que acaba se envolvendo em um incidente com o herdeiro do trono verde e é condenada a habitar o corpo de um humano. Enquanto tenta se entender melhor como ser humano, lidando pela primeira vez com sentimentos como solidão, tristeza, raiva e amor, Hesperio, agora um cavaleiro, se vê enredado em uma complexa trama que envolve cinco casas reais e a disputa pela posse de poderosos artefatos mágicos.

Com uma escrita leve e envolvente, Elton constrói uma intrincada narrativa repleta de batalhas sangrentas, reviravoltas, traições, magia e seres fantásticos. Os capítulos são curtos e sempre fecham com bons ganchos, dotando a leitura de um ritmo veloz. Quem me acompanha por aqui sabe que fantasia não é um gênero que tenho o costume de ler, é bem raro eu me aventurar por terras fantásticas, mas acabei sendo fisgado pela trama e, quando me dei conta, os personagens já haviam me cativado. O livro de Elton é sem dúvida uma grata contribuição a fantasia nacional e ganhou uma edição à altura pelas mãos da editora Sétimo Selo, que entrega um cuidadoso projeto gráfico e um livro repleto de ilustrações.

site: https://discolivro.blogspot.com/

rodrichu 16/09/2021

Eterno estranho
Eis que uma coisa pequena foi submetida a uma maldição: habitar um vaso e crescer com ele. Esse vaso é um gentil (um ser humano meio colorido) e, apesar do decorrer da história mostrar que não é só isso, a sua maldição é ser gente. Uma pequena aranha (talvez nem tão pequena assim) é condenada a vagar por aí e... ser gente! Ter que fazer escolhas e se angustiar com o resultado delas. Sentir saudade da simplicidade de caçar a presa e comer e voltar a sua toca escura, sem maiores preocupações. Gostei muito do livro e considero uma excelente leitura a qualquer um. Uma adição inesperada e muito bem-vinda à literatura nacional.

Francisco.Lima 30/04/2020

Quase uma fábula
O personagem principal, Hesperio, é movido por entender os sentimentos aos quais faz parte de seu novo ser, e também mostra no desenrolar do enredo o efeito dos sentimentos na história das personagens. Uma trama interessante com pouca previsibilidade e sem explicações desnecessárias, resumindo uma leitura leve e agradável.