Guardia 09/07/2010
Resenha: O Gerente Minuto
O livro é dividido em 16 capítulos, nos quais é apresentado ao leitor um personagem “jovem” que procura ansiosamente pelo “gerente eficaz” encontrando-no em um gerente de uma cidade próxima que o apresenta três princípios de gestão que mudarão sua vida.
Tendo como autores o Ph.D. Kenneth Blanchard com reputação internacional como consultor de assuntos gerencias. Formado pela Universidade de Colgate, completou cursos de pós-graduação na famosa Universidade de Cornell, onde obteve seu Ph.D.. E o Dr. Spencer Johnson, autor de mais de uma dúzia de livros sobre Medicina e Psicologia, é formado pela Universidade Southern Califórnia, membro do Royal College of Surgeons, e foi interno na Clínica Mayo.
O Método do Gerente minuto chega a parafresear conceitos das Teorias Clássicas e das Relações Humanas, uma vez que foca seus objetivos nos resultados sem se deixar esquecer dos conceitos humanísticos e do fator psicológico intrínseco dos seres humanos.
Desta forma podemos resumir o método de Gerencia-Minuto em apenas dois pilares: Objetivos-Minuto e Feedback.
Notamos estas características na elaboração dos Objetivos-Minuto, quando, de uma forma clara e objetiva, o Gerente-Minuto chama seus colaboradores e deixa que eles mesmos façam suas estratégias e tracem os caminhos para que eles mesmos possam alcançar os objetivos. Desta forma o comprometimento torna-se maior, visto que a autonomia e a responsabilidade de que algo que eu mesmo opinei e decidi como se deve fazer é tão somente minha. O Gerente-Minuto apenas atua como um orientador e coordenador do trabalho.
O Feedback, que sintetiza os outros dois conceitos da Gerencia-Minuto, que são os Elogios-Minuto e a Repreenção-Minuto, faz com que a pessoa tenha um referencial de como anda o desenvolvimento de seus Objetivos, já discutido acima e, também, para que a pessoa tenha uma segunda referência, o de como deve ser seu comportamento e trabalho referenciando um certo ponto. Fazendo assim a base de um triângulo com ápice no sucesso.
Notamos, também, que, com relação aos Elogios-Minuto, quando houver a necessidade de aplicação deste, o paradigma de que todo chefe é uma pessoa que apenas cobra e vigia as atitudes erradas dos colaboradores se quebra e se introduz a idéia de parâmetros de qualidade, com referência à empresa, gerando um “link” de comprometimento de que é aquela atitude que se espera, dali por diante, como mínimo em questão de comportamento.
Outrora, a Repreensão-Minuto norteia a pessoa quanto à autonomia que foi dada a ela no estabelecimento dos Objetivos-Minuto, como foi dito antes, a própria pessoa opinou, de forma direta no estabelecimento destes objetivos. A aplicação da Repreenção-Minuto tem que ser feita baseada nas atitudes da pessoa e não em sua índole, na atitude do funcionário não na pessoa.
Embora se nota que este método tem bases comportamentalistas e vislumbra-se a pirâmide de Maslow, não se pode deixar de notar que esta técnica gera um ambiente de confiança e justiça entre gerencia e colaboradores, já que há parâmetros a serem seguidos e todos sabem destes parâmetros e também há um crédito, por parte da gerência, nos seus feedbacks, pois há um ambiente seguro, as pessoas se sentem a vontade para demonstrarem suas franquezas e erros.
Referência Bibliográfica:
BLANCHARD, K. & JOHNSON, S. O Gerente Minuto. 18ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 112 pp.