O Gerente Minuto

O Gerente Minuto Spencer Johnson
Keneth Blanchard,

Resenhas - O Gerente Minuto

Raquel726 30/05/2021

Para quem trabalha com liderança é otimo
Esse é um livro simples, que conta uma narrativa também simples e sem muitos rodeios de como gerenciar pessoas de forma eficaz e motivacional. O livro inteiro é bem claro, de fácil compreensão e também objetivo.
Creio que se seguir as instruções desse livro conseguirei gerir meu pessoal de forma mais profunda e prática.
Ótimo livro!

jucarva_ 15/09/2022

Tudo em minutos, literalmente ?
Basicamente, o livro repete as três regras básicas para ser um gerente minuto, que aparece no começo do livro, e os diálogos são sobre isso apenas. O livro é bem "técnico" e monótono, mas talvez ajude quem quer gerenciar melhor alguma coisa.

Saulo115 11/09/2022

Coerência...
"Ninguém trabalha realmente para qualquer outra pessoa. Eu simplesmente ajudo as pessoas a trabalharem melhor e, nesse processo, trazer proveito à empresa."

Katja 04/09/2009

Descobertas
bom esse livro é perigoso. Li por imposição de um antigo chefe. Ele criou um monsto.. Descobri que eu sempre fui uma funcionaria minuto e que o ambiente do meu trabalho eram horas, séculos....

Ricardo Nonato 17/04/2010

Satisfação Garantida!
Ótima leitura... autor claro, direto, e muito inteligente.

Pontos para reflexão:

1º- Pessoas satisfeitas consigo mesmas produzem bons resultados.

2º- Ajude as pessoas a alcançarem seu pleno potencial; flagre-as fazendo alguma coisa certa.

3º- O melhor minuto que aplico é aquele que invisto nas pessoas.

4º- Todos são vencedores potenciais; algumas pessoas parecem perdedoras, não se deixe enganar pelas aparências.

5º- Reserve um minuto: examine seus objetivos; examine seu desempenho; verifique se o seu comportamento está de acordo com seus objetivos.

6º- Nunca se aplica uma repreensão baseada em "ouvir dize".

7º- Três ingredientes básicos:
- Dizer à pessoa o que ela fez de errado;
- Informá-la como se sente a esse respeito;
- E lembrar-lhe que ela tem dignidade e valor resultam em grandes
melhoramentos no comportamento da pessoa.

8º- Nós não somos apenas nosso comportamento. Somos também, a pessoa que administra nosso comportamento.

9º- Comportamento e valor pessoal não são a mesma coisa.

10º - Objetivos iniciam comportamentos. Conseqüências mantêm comportamentos.

11º- Compartilhe seus conhecimentos com os demais.

dandxra 04/04/2023

Leitura rápida e de muito aprendizado
Lembro do dia que iniciei essa leitura e, em 16 páginas, esse livro me fez ser uma líder melhor. Nesse dia, tomei algumas atitudes baseadas no que li e ao final do expediente recebi uma mensagem ?Muito obrigada pelo dia de hoje!? de uma das pessoas da minha equipe.

Livro muito bom e sem enrolações. Recomendo para todos que estão passando por esse desafio de gerenciar pessoas.

Jazon 09/01/2013

O Gerente minuto
Vamos ao principal: gostei MUITO do livro. Muito mesmo!! Bem objetivo, fácil e gostoso de ler. São 100 páginas, sendo que algumas páginas o texto não ocupa nem metade da página! Eu diria que quem gosta de ler, vai finalizar ele em uma tarde. Quem não gosta de ler, vai finalizar em duas tardes!

O livro conta de forma romanceada a estória de um gerente que decide buscar informações com um gerente de uma grande empresa, que é conhecido pela sua capacidade de obter resultados incríveis. Este gerente é o chamado "gerente-minuto", que o personagem principal vai desvendando durante o livro.

O conceito da "gerência-minuto", quando li na aba, me pareceu um tanto "auto-ajuda" demais: reservar um minuto do seu dia para avaliar seu trabalho, sua equipe, etc.

Mas quando entendi o conceito real disso, percebi o quanto atual e verdadeiro é o que o livro prega. São três conceitos:

Objetivos-minuto, elogios-minuto, repreensões-minuto. O sufixo minuto serve para indicar que tudo isso deve ser abordado no menor tempo possível, sem rodeios e com a maior antecedência possível.

Basicamente o livro prega a arte de delegar. Treinar seus subordinados para que eles se tornem independentes. O livro até traz um fluxograma bem interessante, no final, para entendermos o conceito. Vou tentar descrever:

+ Estabeleça sempre os "objetivos-minuto" com seus subordinados, de forma objetiva e clara. Ele recomenda que tudo deve caber em uma folha branca, no máximo 240 palavras.

+ Procure flagrar seus subordinados (especialmente os que estão começando) fazendo coisas certas ou "quase-certas" e aplique o "elogio-minuto".

+ Caso flagrar seu subordinado fazendo algo errado ou que necessite intervenção, aplique a "repreensão-minuto" o quanto antes.

O livro descreve de uma forma bem clara e objetiva as técnicas para aplicar estes três conceitos... eu confesso que não quero escrever aqui pois recomendo que vocês leiam mesmo o livro. Vale a pena, principalmente por ser de fácil absorção, mesmo para os que odeiam ler.

Ah, pra finalizar: quem pretende trabalhar com SCRUM, leia este livro!!! Vocês verão conceitos bem interessantes para utilizarem no dia-a-dia!!

BOM PARA: aquele gerente que precisa de orientação para lidar com seus subordinados.

RUIM PARA: quem não gosta de gente, ou quem acha que o problema são as pessoas.

RECOMENDADO PARA: Gerentes e executivos, juniores ou seniors. Ou então para quem tem subordinados. Aliás, é recomendado para todos que trabalham em alguma empresa!

Serge 22/01/2013

Trace objetivos curtos e claros, dê sempre feedback positivo e negativo
Pai tinha esse livro, eu já tinha lido há muito tempo. Lembrei dele por causa de alguém da minha rede de relacionamento que precisa desenvolver habilidades gerenciais. Comprei, reli e dei de presente.

Esse livro é um excelente começo, pois é simples, direto e seus resultados muito eficazes. Basicamente trata de alinhar expectativas, estabelecendo objetivos curtos e claros (os Objetivos Minutos), e corrigir rumos, dando feedback positivo (Elogios Minuto) ou negativo (Repreensões Minuto) sempre que necessário. Parece óbvio, mas na prática é muito difícil exercitar. A gente quer que as pessoas adivinhem o que queremos, ou pior, que façam as coisas do jeito que nós faríamos. Delegar não é isso.

O feedback negativo é temido por muitos. Para quem dá e quem recebe. O autor desmistifica as Repreensões Minuto, encarando-a como algo extremamente natural e necessário. Não precisa ser um sermão nem de uma "cerimônia". Basta dizer qual foi o comportamento observado (o fato), como você se sentiu quanto a isso (emoções, sentimentos, percepções) e como você gostaria que a pessoa tivesse agido. Sem julgamentos, o feedback é um presente que objetiva o crescimento do outro.

Uma parte muito legal fala de "flagrar as pessoas fazendo algo de bom". Nós temos um olhar muito crítico para encontrar e apontar problemas e defeitos, mas um bom líder (um bom pai, um bom marido, ...) precisa estar atento às coisas boas e deixar claro que percebeu. Não precisa necessariamente com palavras. Um olhar, um toque no ombro, um gesto. Quem não se sente bem em ser elogiado!?

Guardia 09/07/2010

Resenha: O Gerente Minuto
O livro é dividido em 16 capítulos, nos quais é apresentado ao leitor um personagem “jovem” que procura ansiosamente pelo “gerente eficaz” encontrando-no em um gerente de uma cidade próxima que o apresenta três princípios de gestão que mudarão sua vida.
Tendo como autores o Ph.D. Kenneth Blanchard com reputação internacional como consultor de assuntos gerencias. Formado pela Universidade de Colgate, completou cursos de pós-graduação na famosa Universidade de Cornell, onde obteve seu Ph.D.. E o Dr. Spencer Johnson, autor de mais de uma dúzia de livros sobre Medicina e Psicologia, é formado pela Universidade Southern Califórnia, membro do Royal College of Surgeons, e foi interno na Clínica Mayo.
O Método do Gerente minuto chega a parafresear conceitos das Teorias Clássicas e das Relações Humanas, uma vez que foca seus objetivos nos resultados sem se deixar esquecer dos conceitos humanísticos e do fator psicológico intrínseco dos seres humanos.
Desta forma podemos resumir o método de Gerencia-Minuto em apenas dois pilares: Objetivos-Minuto e Feedback.
Notamos estas características na elaboração dos Objetivos-Minuto, quando, de uma forma clara e objetiva, o Gerente-Minuto chama seus colaboradores e deixa que eles mesmos façam suas estratégias e tracem os caminhos para que eles mesmos possam alcançar os objetivos. Desta forma o comprometimento torna-se maior, visto que a autonomia e a responsabilidade de que algo que eu mesmo opinei e decidi como se deve fazer é tão somente minha. O Gerente-Minuto apenas atua como um orientador e coordenador do trabalho.
O Feedback, que sintetiza os outros dois conceitos da Gerencia-Minuto, que são os Elogios-Minuto e a Repreenção-Minuto, faz com que a pessoa tenha um referencial de como anda o desenvolvimento de seus Objetivos, já discutido acima e, também, para que a pessoa tenha uma segunda referência, o de como deve ser seu comportamento e trabalho referenciando um certo ponto. Fazendo assim a base de um triângulo com ápice no sucesso.
Notamos, também, que, com relação aos Elogios-Minuto, quando houver a necessidade de aplicação deste, o paradigma de que todo chefe é uma pessoa que apenas cobra e vigia as atitudes erradas dos colaboradores se quebra e se introduz a idéia de parâmetros de qualidade, com referência à empresa, gerando um “link” de comprometimento de que é aquela atitude que se espera, dali por diante, como mínimo em questão de comportamento.
Outrora, a Repreensão-Minuto norteia a pessoa quanto à autonomia que foi dada a ela no estabelecimento dos Objetivos-Minuto, como foi dito antes, a própria pessoa opinou, de forma direta no estabelecimento destes objetivos. A aplicação da Repreenção-Minuto tem que ser feita baseada nas atitudes da pessoa e não em sua índole, na atitude do funcionário não na pessoa.
Embora se nota que este método tem bases comportamentalistas e vislumbra-se a pirâmide de Maslow, não se pode deixar de notar que esta técnica gera um ambiente de confiança e justiça entre gerencia e colaboradores, já que há parâmetros a serem seguidos e todos sabem destes parâmetros e também há um crédito, por parte da gerência, nos seus feedbacks, pois há um ambiente seguro, as pessoas se sentem a vontade para demonstrarem suas franquezas e erros.

Referência Bibliográfica:
BLANCHARD, K. & JOHNSON, S. O Gerente Minuto. 18ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 112 pp.

Felipe Sampaio 17/11/2011

Resenha: O Gerente Minuto, Keneth Blanchard, Spencer Johnson
O Gerente Minuto basea-se na Liderança Situacional, mostrando a verdadeira importância de gerenciar pessoas e seus comportamentos, passando ensinamentos que visam a melhoria continua do grupo de trabalho, sem deixar de obter resultados.
É teoricamente perfeito, assim como deve ser proporcionalmente difícil implantá-la em empresas com a cultura organizacional forte.

Jhoow 13/05/2015

O Gerente minuto
Blanchard, Kenneth H; Johnson, Spencer. Tradução de Ruy Jungman. O Gerente-Minuto. 28a Edição. Rio de Janeiro: Record, 2007.

O livro começa com uma procura de jovem por um gerente eficaz, para isso ele procurou em diversos lugares, entrevistou vários gerentes, e não encontrava o que ele queria e essa busca o levou, durante muitos anos, a lugares muito distantes do mundo, esteve em pequenas cidades e nas capitais de grandes nações. Ao encontrar, ele conhece o conceito de Gerente-Minuto, algo que nunca tinha ouvido falar, onde são apresentados os três grandes conceitos de um gerente minuto, Objetivo-Minuto: como estabelecer objetivos e padrões de desempenho e fornecer o feedback de que seus funcionários precisam para realizar suas tarefas melhor, Elogios-Minuto: como obter um alto nível de desempenho e aumentar a produtividade através do reforço positivo, Repreensões-Minuto: como recolocar vencedores em potencial no caminho certo para um desempenho superior. O livro descreve de uma forma clara e rápida as técnicas para aplicar estes esses conceitos, Ex: Objetivo minuto,
Concordar sobre seus objetivos, definir o que será considerado bom comportamento/desempenho... Elogios minuto, dizer à pessoa com antecedência, que vai informá-la sobre como ela esta se saindo, elogia imediatamente a pessoa... Repreensões minuto, dizer à pessoa, com antecedência, que vai informá-la sobre como está se saindo, e isto claramente e sem rodeios.
Lendo esse livro, aprendi junto com o jovem rapaz que o importante não é apenas quantidade, mas também qualidade, que funcionários satisfeitos produzem mais e melhor. Aplicando esses três conceitos como gerentes, iremos conseguir lidar com os problemas diários customizando tempo, focando no desenvolvimento dos colaboradores, assim alcançando a meta e visão da corporação. Eu gostei do livro! Foi uma leitura rápida, divertida e objetiva.

Idolatria aos livros 14/01/2023

Ótimo livro
Muito a se aproveitar, mas outros conceitos dificílimo de implementar na geração que está chegando agora lno mercado de trabalho!

AmadosLivros 08/06/2011

Blog Amados Livros:

Ricardo 20/10/2014

Livro Minuto
Manual vapt-vupt de gerenciamento de pessoas. Para isso utiliza uma historinha e alguns exemplo empíricos, mesmo assim, acredito que as idéias funcionam quando aplicadas junto com outros tipos de conhecimentos.