Angu de sangue

Angu de sangue Marcelino Freire

Resenhas - Angu de Sangue

Daniel1841 13/04/2021

Livro narrado pelo próprio autor
Esta foi minha 3a experiência com audiolivros, e ter ele narrado pelo proprio autor tornou-a única.
Os contos são bem interessantes, mas um livro nesse formato acaba por carregar o estigma de não nos conectarmos com todos os textos apresentados.
Valeu super a pena ouvir o livro e fiquei instigado a conhecer mais do autor.

Antonio 25/08/2021

Uma pedrada
É um livro de contos curtos, com uma proposta gráfica muito bonita e ilustrado. Os contos são contundentes e doídos, com muito sarcasmo e ironia. A narrativa dos contos não é direta e linear, mas sim entrecortada, mesclando vozes e perspectivas, numa escrita ágil, visceral e moderna. De tédio não morre a literatura brasileira: viva Marcelino!

valmir 27/05/2011

Fantástico!
Contos curtos,mas contundentes,precisos,surpreendentes.
Vários temas: violencia,sexo,cotidiano,loucura,denúncia,amor...
Li de uma vez só,me prendeu da primeira a ultima página.
Recomendo!

Insta: @neilson_jr 23/01/2021

Não curti.
Não foi um dos piores, mas NÃO recomendo a leitura.

clara950 24/05/2023

É um livro bom pra passar o tempo, traz umas reflexões sociais boas, mas nd muito novo.

A escrita me deixava confusa as vezes

Nicholas Sana 06/06/2023

Um maravilindo
Falar de Marcelino e sua obra é falar da vida umana?.não de seres idealizados e maravilindos?.mas de umanos sem h mesmo, com o peso da sua própria existência sendo carregado não somente por ele, mas pelo leitor e todos os próximos a si:..(maioria!?) Angu mostra muito do que Marcelino vai carregar em toda sua vida?.uma força pra falar de pessoas que o coloca em sem dúvida como um Maravilindo Humano!!

Paulo1584 14/10/2023

Angu de sangue se come seco
Os personagens de Marcelino quando cospem sai é sangue pela boca.

xingamentos, perversões e subversões. tá dado o tom da coisa.

os contos são marcantes, com oralidade seca pancada. gostei muito principalmente do que dá título a obra. angu de sangue. parece um roteiro de amor, mas é pura violência. ai de quem der o azar de cruzar com gente que mata sem nem perceber.

são mazelas vistas num mendigo ou numa criança. no furto, no roubo, na fuga sem corrida, a faca que dilacera sem se deixar sentir. deixa um sabor amargo. ácido.

ótima pedida.

Aline164 01/01/2024

Primeira leitura de 2024 foi decepcionante
Infelizmente, uns contos esquecíveis.

Dá para perceber o trabalho com a linguagem, mas as histórias com personagens distantes da minha realidade (uma catadora de lixo, uma paciente prestes a receber um diagnóstico que talvez mude sua vida, uma filha que se comporta como "🤬 #$%!& " e de quem família se envergonha etc.), que normalmente prendem minha atenção, porque gosto de ler sobre realidades diferentes, não me cativaram.

Laureen.Scarelli 05/04/2021

Profundo e tocante... assim defino esse livro. Sinto que não captei o bastante da obra ainda e, por isso, a releitura vem logo. Mas, enquanto não chego lá, vou curtindo as reflexões acerca das críticas sociais que "Angu de sangue" me proporcionou. Obrigada, Marcelino! Que leitura doída!

Rafael 01/02/2022

Caroço e sangue nesse angu
Ler Marcelino é sempre uma satisfação. É sempre essa excitação pelo uso de cada palavra de forma tão criativa, caricata, pungente, amarga, sólida. Uma frase tiros e risos, fazendo ter caroço e sangue nesse angu. O retrato da realidade na ironia, no deboche, na desgraça contida nos passos dos personagens. Tudo isso nesse angu. Tudo isso. Marcelino Freire, sempre grande. Não dá pra não ler.

José Vitor 17/04/2023

"you had to kill me but it killed you just the same"
Visceral. é a palavra que define esse livro. marcelino freire expõe de maneira lírica e melancólica a violência cotidiana da realidade brasileira. com lampejos de esperança ele subverte a escrita e a utiliza de maneira a contextualizar e exemplificar cada conto do seu próprio jeito.
o autor brinca com a linguagem e a gramática de maneira fascinante, ele joga com as palavras e quebra a previsibilidade e construção de cada uma delas.
cada conto elucida o corriqueiro dia a dia violento de inúmeros cidadãos, inviabilizados por nós mesmos, leitores, que muitas vezes preferem não enxergar a realidade.
cada página é um relato, uma história, uma (não)vida, e o autor sabe muito bem como contá-la.

Ludmila 14/03/2024

Como em todo livro de contos, alguns são bons e outros nem tanto. No geral, pra mim, foi um livro ok.

Laion 30/01/2009

Link do autor

bia bbs besbi 17/04/2023

Mesmo sendo um livro pequeno e bem breve cada capítulo é tapa na sua cara, vai te fazer pensar e refletir muito sobre si mesmo e sobre o mundo como um todo,
É uma leitura rápida, que pode ser feita em uma sentanda mas é uma leitura intensa que vai fazer você sentir todas as emoções possíveis, e por isso mesmo eu amei esse livro.

carbononh 04/08/2023

Maravilhoso!
Eu não tenho o hábito de ler/ouvir audiobooks, pois tenho muito dificuldade de me concentrar apenas na voz. Então, essa foi uma experiência relativamente nova para mim. Este livro foi uma indicação de um professor de escrita, que me recomendou justamente pelas marcas de oralidade presentes no texto, uma característica marcante também nos meus textos. Apesar da minha linguagem ser um pouco diferente, fiquei encantada com o trabalho incrível na estruturação dos contos deste livro, das temáticas evocando as condições miseráveis da vida humana, e uma linguagem invertida e original que tanto descreve quanto nos fala de si, dos personagens, do mundo e de nós. Ouvir tudo ser recitado pelo próprio autor foi ainda melhor, pois este é um hábito que cultivo também com algumas pessoas queridas. A interpretação do autor deixa tudo ainda mais interessante, dramático e envolvente. Tentei me atenter a tudo o máximo possível, mas ainda pretendo ler o livro escrito, para ter uma experiência mais completa e imersiva. Livro maravilhoso! Recomendo a leitura.