A Mente de Adolf Hitler

A Mente de Adolf Hitler Walter C. Langer

Resenhas - A mente de Adolf Hitler

Tatiane256 23/02/2024

A mente de Adolf Hitler
Me prendeu na primeira página, uma investigação muito bem escrita, detalhes muito bem colocados e cara que mente perturbada desse homem.

Barbara1630 14/02/2024

?Hitler era voluntarioso, tímido e preguiçoso ?
Com essas características como imaginar que esse homem se tornou um líder sanguinário na Alemanha? Isso é o que o livro tenta relatar apesar de não ter informações suficientes em alguns momentos.
A leitura é impactante mesmo pq, percebe-se que alguns comportamentos, ideologias e discursos são usados com a mesma intenção maquiavélica em dia atuais. É chocante ver que as regras de Hitler ainda são replicadas por alguns políticos com intenção de manipular as massas.
Recomendo a leitura.

luhschett 29/01/2024

Impressionante e chocante ao mesmo tempo
Só o título do livro já tinha me atraído bastante, mas nada me preparou para o que eu li nele.
Toda a análise da imagem e da mente de Adolf Hitler realizada é impressionante. Cada revelação e suposição ao mesmo tempo te choca e te prende na linha de raciocínio apresentada pelo autor.
A leitura vale muito a pena, principalmente para aqueles que gostam de história e também de aprender um pouco sobre a relação entre o comportamento e a mente.

Szaz 05/12/2023

A sentença de um estado de espírito.
?[...] Perceberão que a loucura do Führer se tornou a loucura de um país, ou até mesmo de uma grande parte do continente. Perceberão que não se trata inteiramente das ações de um único individuo, mas que existe um relacionamento recíproco entre o Führer e o povo, e que a loucura de um estimula a do outro, e vice-versa. Não foi só Hitler, o louco, que criou a loucura alemã; a loucura alemã também criou Hitler.?

Nathallyn 06/12/2023minha estante
????????

Ira 11/01/2024minha estante
Exato. Qualquer documentário mostra o povo se atirando aos pés dele. Ademais da loucura de Hitler, foi muito pelo povo alemão a força que o fez transpor os limites da sanidade. Infelizmente, houve uma sinergia perfeita.

Rafael.Fires 17/09/2023

Fruto de uma séria investigação, realizada através de vários documentos que até então, estavam guardados por anos.
Um estudo pesado sobre a mente diabólica do líder nazista alemão que irá revirar o estômago de qualquer leitor.
Uma mente perturbada, um ego inflado e um poder narrativo sem freio. Problemas na infância, uma adolescência conturbada, um propósito de se erguer perante a nação.
Sem palavras para este estudo baseado em pesquisas de arquivos pessoais, trabalhado em cima do nojento Minha Luta, e uma bibliografia extensa para desvendar as atrocidades da vida deste crápula por trás dos panos, por dentro da mente.

Duda 03/09/2023

Uma leitura bem interessante e que te deixa curioso para saber mais. O livro conta com trechos do livro "minha luta" escrito por Hitler, entrevistas em que ele participou, análise de profissionais da saúde e até mesmo de pessoas próximas dele. É dividido em várias partes: l. Como ele acredita ser, ll. Como o povo alemão o conhece, lll. Como seus colaboradores o conhecem, lV. Como ele se conhece, V. Análise e reconstrução psicologia e por fim Vl. Seu provavel comportamento no futuro. Recomendo a leitura! Descobri coisas que jamais imaginei.

Ivinha 21/08/2023

A análise sobre a psique de um cara completamente psicopata esquizofrênico e neurótico.
Muito legal ver os prováveis motivos que o levaram a ser quem ele foi.
Recomendo? mas sabendo que pode ser uma leitura densa

MartinsAlan 06/08/2023

História bem escrita
A primeira parte do livro é bastante atrativa e historicamente rica em detalhes para entendermos um pouco mais da segunda guerra mundial. A segunda parte entra mais a fundo na mente do Hitler e se torna um pouco mais chata de ler. Mas e um ótimo livro. Cheio de fatos muito interessantes. E podemos comparar com o Brasil de 2023.

Nana 20/07/2023

Passei o livro inteiro pensando na teoria do caos, pq se Hitler tivesse sido aprovado na Academia de Belas Artes, tenho quase certeza de que ele não teria feito toda a merda que ele fez.
DanielSLopes 02/08/2023minha estante
Eu estou lendo e estou pensando o mesmo. Mas eu vi em algum lugar uma análise em que comentaram que muito provavelmente ele teria se inclinado para o lado político da mesma forma. Talvez teríamos tido um ditador artista no lugar.

babibabibabi 26/06/2023

Nem a psicologia entende o Hitler
Foram várias páginas de fatos que levavam a hipóteses importantes quando o assunto era tentar entender o inimigo e combatê-lo. Mas o pavor sobe as espinhas quando nenhuma delas justifica algo tão horrendo como a Segunda Guerra. Hitler era um ser humano, nós somos seres humanos, não da medo dessa aproximação?
O livro é uma análise, e assim ele deve ser tratado. Assuntos/ fios de pensamento tratados anteriormente vão ser resgatados e isso pode tornar a leitura um pouco repetitiva.
Me interesso muito por aspectos psicológicos e achei o livro muito interessante.

Aninha 09/06/2023

Chato chato chato
Nossa,que livro chato! Talvez seja porque não seja o meu gosto de livros ou porque eu esteja de ressaca literária,mas não gostei nem um pouco do livro e demorei muito pra acabar,mas finalmente chegou ao fim

Paula 05/06/2023

Com o intuito de fornecer um perfil que pudesse contribuir para a derrota nazista na Segunda Guerra Mundial, o psicanalista Walter C. Langer foi imbuído da missão de decifrar um enigma chamado Adolf Hitler. Publicada originalmente enquanto o conflito ainda estava em curso, é uma obra única por se tratar de uma biografia psicológica construída a partir de entrevistas com pessoas que conviveram com o líder nazista.
Usando as informações disponíveis, Langer analisa a personalidade de Hitler, que é apresentado como um individuo extremamente narcisista, paranoico e obcecado pelo poder.
Essa análise me surpreendeu demais em alguns aspectos, a imagem sobre Hitler que eu tinha era a de sua imponência e poder que passava mediante seus feitos grandiosos e horripilantes, dignos de um líder de plena autoconfiança, poder decisório, determinação e exemplo de força. Mas no final, o sentimento que tive era de que Hitler era um homem patético e me faz questionar mais ainda como ele chegou onde chegou.

toria 04/06/2023

Na mente de um perverso
"sua mãe se reviraria no túmulo se soubesse oq ele acabou se tornando" é uma frase que ficou cmg durante toda a leitura, e de longe é a minha favorita.

o começo do livro é bastante promissor e interessante, mas ao decorrer da leitura se torna cansativo o tanto de achismo que tem. tudo se torna alvo de uma grande teoria e suposições doq TALVEZ aconteceu, e faz uma série de eventos partindo de um pressuposto que talvez nem seja real.
tirando fato que eu mais duvidei das coisas doq realmente acreditei, é um otimo livro pra quem gosta de psicologia e principalmente a psicanálise. ele volta bastante em questões do passado do Hitler.
tem um momento que eu questionei esse diagnóstico dado pelos médicos: "psicopata neurótico beirando a esquizofrenia". faz sentido em alguns pontos, mas em outros se encontra em completa contradição.
tem passagens que mostra ele entrou em períodos de depressão, angustia e (culpa) mas isso é exatamente o contrária de um psicopata, então tem certa contradição nesse diagnóstico.
a escrita é interessante, mas tem momentos que ela se rebaixa num nível tão desprezível, e eu não posso usar outra palavra pra descrever que não seja desprezível. em um parágrafo é uma linguagem formal, e depois de desenvolver uma teoria essa mesma linguagem se torna tão baixa que chega da vontade de parar de ler.

enfim, não acho que seja uma leitura desnecessária pq eu achei interessante de ler mesmo com todos esses pontos. é um livro que tenta reconstruir a mente de um ditador sociopata que transferiu suas frustrações no mundo a sua volta, que resultou no caos que conhecemos.

Vanessa.Maciel 21/05/2023

Interessante
O autor faz a análise detalhada de Hitler, desde o seu passado até suas tendências futuras. Do início ao meio é uma leitura bem interessante e faz refletir a respeito de outros líderes ditadores de nações como a Coreia do Norte. Perto do final se torna cansativo e repetitivo, sempre indo e voltando nos pontos já bem abordados. Mas a intenção inicial não era que fosse um livro e sim um relatório secreto de guerra, então pra mim continua sendo muito bom.