Paula

Paula Isabel Allende

Resenhas - Paula

Iolanda 12/05/2023

Que livro!
Este livro é um registro precioso de memória de uma autora tão importante da literatura.
A princípio, se pensa que Isabel Allende vai narrar sua dor durante o tempo de doença da sua filha, o que acontece, mas o livro é muito mais que essa trágica história. Acompanhamos também, toda a infância, juventude e maturidade de Isabel. A importância da sua família em sua escrita e o poder onipresente das mulheres em todas a gerações dessa família.
Acompanhamos também o registro da chegada da ditadura no Chile. Conhecemos melhor quem foi Salvador Allende, sua importância e como foi sua derrubada.
É um registro histórico de um período de trevas em que a América Latina viveu.
A história de Paula é muito, muito triste. Quanto sofrimento de uma mãe acompanhar o "desaparecimento" dia a pós dia de sua filha. O quão comovente é o cuidado e amor de Ernesto, marido de Paula e da mãe de Isabel.
Impossível mensurar a dor que está família passou durante o longo ano. Diante de toda essa dor, acompanhamos o nascer de uma criança, Andrea, mas uma mulher para este clã de mulheres fortes. A vida se renova...sempre!
É um livro de leitura obrigatória. Importante registro de como as histórias do dia-a-da inspiram a escrita de uma mulher sensível, a frente do tempo e de espírito tão feminino.

" Se escrevo alguma coisa, temo que ela aconteça, se amo demais alguma pessoa, tenho medo de perdê-la; no entanto, não posso deixar de escrever, nem de amar..."

Sandra Silva 01/05/2023

Uma carta de despedida, um livro de memórias, um porto seguro em meio a perda mais brutal para uma mãe. É isso que Paula é: quando sua filha é acometida por uma doença que lhe deixa em coma, Isabel busca na escrita forças para superar o medo e ansiedade. Escrevendo suas memórias para que a filha leia quando acorde, ela vai mesclando sua agonia de mãe, com sua história de vida, com o período turbulento de ditadura no Chile, o exílio na Venezuela, e suas aventuras amorosas.
Como confidentes que eram, Isabel conversa de forma livre e sem receios com a filha acamada e, nós, leitores, somos brindados com uma obra maravilhosa, cheia de história, de amor, de religiosidade, de família, e de extrema força.
Paula morreu nesse mundo, renasceu em espírito, e cumpriu a profecia de uma cigana, que disse a Isabel sua filha seria conhecida no mundo todo.
Uma leitura impactante e linda.

paulaferrazp 09/04/2023

?Pense que os outros tem mais medo que você.?

?A dor e um caminho solitário.?

?A vida é puro ruído entre dois silêncios insondáveis.?

Leilane 06/04/2023

Esse é o segundo livro que leio da Isabel Allende e o sentimento é o mesmo: essa mulher é uma contadora de histórias. Paula é uma história triste, dolorida. É uma carta da Isabel para sua filha Paula, após a porfiria ter deixado sequelas graves em seu corpo. Allende conta sua própria história, misturada com a história do Chile na ditadura, relatos da maternidade, a vivência de amores, e tantos outros temas, de um jeito que envolve o leitor. Lerei outros da Allende com certeza.

Carolina.Perdigão 30/03/2023

Isabel Allende é impecável, adoro sua narrativa. Quanto talento, que dom para escrever histórias ela tem. E que coragem de expor sua vida, seus sentimentos, angústias e medos neste livro tão íntimo e pessoal.

Cristian Monteiro 27/03/2023

Isabel Allende já era uma autora de sucesso quando foi surpreendida pela doença da filha, que logo entrou em coma. Enquanto angustiava ao leito de Paula, ela iniciou um diário contando a história da família e dela mesma, seria um presente para quando a filha acordasse.

O resultado é um livro que te tira o ar, ele vai te afundando na luta de Isabel em prol de Paula, numa verdadeira jornada/calvário e testemunhamos não só a filha se esvaindo e padecendo, mas também as forças de uma mãe teimosa.

E como pessoas não podem ser resumidas apenas por suas dores, Isabel resolve contar toda ou boa parte de sua vida, desde o lirismo e a inocência da infância, as histórias mágicas dos avós, a luta contra a ditadura, aventuras e curiosidades da carreira, amores, paixões, inseguranças, arrependimentos. Ela se revela inteira e no meio do caminho destrincha a história de todo um país.

Dani 19/03/2023

Começando 2023 com 5 estrelas
Não poderia começar o ano com uma leitura melhor!
Isabel Allende até agora não me decepcionando.

Essa foi a primeira leitura do ano do clube @leiamulheresjundiai e foi especial em dobro, porque foi o primeiro mediando a conversa (baita responsabilidade, mas um baita prazer!)

?Paula? é um livro bem íntimo da autora, mas sabemos que todos são um pouco dela não é!? E aqui ela deixa isso bem explícito.

Mais uma vez o que mais me encanto é com as fugas da realidade como enxergamos o mundo, em como a autora consegue deixar os momentos mágicos, efêmeros, envoltos em uma aura Gabriel Garcia Márquez rsrs, principalmente os ligado ao seu terrível presente.

Ester71 09/03/2023

Demorei a terminar dr ler este livro. Interrompi por um bom período e, quanto arrependimento. Deveria ter lido todo, logo de início. É uma biografia, gênero literário que eu gosto, mas, é de uma biografia MUITO ESPECIAL. Vida e morte misturadas, presente e passado. Eu amei.

Thais 08/03/2023

Triste e intimo
Esse livro revelou pra mim a face mais vulnerável de Isabel Allende
a escritora escreveu este livro no leito de morte de sua filha de 28 anos, que repentinamente entrou num coma e num estado vegetativo, que dependia de sua mãe até para engolir, até o dia de sua partida.
a autora revela seus maiores medos, angústias de ser uma mãe nesta situação e, além disso, conta um pouco de sua biografia e história de vida
um livro sensível, cheio de história, política e amor
vale a pena a leitura
Marcela 08/03/2023minha estante
arrasouuuu

Marina 03/03/2023

Demorei bastante a ler, não por ser ruim nem nada, mas porque não é um estilo de literatura q eu gosto. A escrita é muito boa, parece q tá acontecendo com vc.

Marianne Freire 03/03/2023

Com a filha inconsciente e internada em um hospital da Espanha, ?Paula? de Isabel Allende é a história do sofrimento de sua filha, com uma narrativa onde ela se imersa nas memórias da Infância, a ditadura do Chile (golpe militar de 1973) o exílio e a realidade dura política que a fazem uma autora de narrativa fascinante, forte, corajosa, admirável e esperançosa.

Isabel tem a ideia de criar um caderno de histórias da família para presentear a filha quando ela saísse do coma e do hospital mas isso não foi possível.

?Paula? é uma obra de se ler a conta gotas, com muita conexão, pelas experiência de força e vulnerabilidade, da grandeza e da fragilidade perante a doença e cuidados paliativos com a filha que Isabel teve.

Um ? autoretrato? mágico e comovente que leva o leitor a campos de exploração de sentidos do sensível e dos afetos, da doença rara, da época política, uma imersão na fragilidade como narrativa que faz de ?Paula? ser uma obra best-seller de Isabel Allende, a dando visibilidade para sua forma de escrita e ao escrever um caderno para a filha ter memórias e lembranças ao sair do coma.

Paula morre em 1992, e Isabel reúne os cadernos e anotações em ordem cronológica com a potência do amor que desejava que a filha reacordasse do coma.

A narrativa envolve seu núcleo familiar complexo, a vida de uma Allende transformada pela dor e pela perda.

As suas lágrimas em descrever um árduo desafio a fez uma escritora consagrada além da visibilidade da sua obra ?Casa dos Espíritos?, que houve muita repercussão.

?Paula? é espirituoso, reflexivo, doloroso, onde Isabel Allende trabalha a ciência da arte dos cuidados hospitalares da filha como um recurso da escrita de um livro para apreciação e comoção do leitor.

Um romance autobiográfico de impacto, ver Paula morrer é arrebatador, mas vê-la viver pelas lentes de Isabel Allende é vê-la viver novamente e eternamente.

?Adeus, Paula, mulher.
?Bem-vinda, Paula, espírito?.

Fabiana.Salgado 02/03/2023

Comovente
Linda história de dedicação, amor de devoção de uma mãe por sua filha. Com relatos detalhados e emocionantes da trajetória de sua vida, permeando pelo amor ao marido, sofrimento, ditadura do Chile, nascimento dos filhos e tudo que envolveu a vida de Isabel Allende.

fer 23/02/2023

Paula
Conheci mais da família Allende nessas páginas. senti toda a beleza, amor, intensidade e divindade das pessoas que compõem esse núcleo tão complexo. senti muitas emoções, desde a infância da Isabel, com abusos e questões políticas, até a morte de Paula, com uma gatinha de estimação ao lado. foi uma leitura muito impactante, muito linda, genuína. estou estonteada com a escrita da Allende, com a vida da Allende? Paula foi uma mulher incrível que viveu seus poucos 28 anos, e teve uma mãe, Isabel, diferente e única, que vivenciou as mais diversas possibilidades que a vida oferece. o Espiritismo que envolve esse livro tbm nos encanta, os ideais revolucionários nos faz querer lutar e toda a força de Paula, dá uma grande vontade de cair em prantos. eu coloco esse livro como um dos melhores já lidos em toda a minha vida e guardo comigo todas as semelhanças, diferenças, atitudes, pensamentos e ilusões trazidas por essas palavras que ficou dentro de mim. a Literatura transforma.

Wellington.Pimente 18/02/2023

Livro intenso e brilhante
Um livro, que praticamente é uma vida. Um livro que é uma verdadeira obra de arte, por sua profundidade, sensibilidade, história, drama, amores, um livro intenso e brilhante.

Thamiris.Treigher 14/02/2023

PERFEITO
Alguém consegue me explicar como Isabel Allende consegue ser tão milimetricamente PERFEITA? Sinceramente, me faltam até adjetivos. Tô percebendo que todos os livros dela serão favoritados. Assim como "A Casa dos Espíritos", "Paula" foi favoritadíssimo!

Nesse livro, conhecemos não só a Isabel Allende como escritora, mas também como pessoa. Esse é um relato autobiográfico, em que Allende conta como foram os meses cruéis em que sua filha Paula, de 28 anos, esteve em coma. A narrativa é alternada entre a rotina massacrante de esperar alguma melhora de Paula e os relatos da história da família.

Essa alternância alivia um pouco a tensão e a angústia de acompanhar a internação de sua filha, o sofrimento de seus familiares, a rotina sem fim no hospital e a completa ausência de qualquer resposta ou sinal de melhora de Paula.

As lembranças que Isabel Allende narra são muito marcantes, e vão da sua infância ao golpe militar de 1973 no Chile, que mudou a vida da família para sempre; até os dias atuais, com a filha gravemente enferma. São amores, traições, alguns momentos cruéis (com gatilhos), aventuras, resistência, lágrimas, risos, sensualidade. Conhecemos inclusive o árduo caminho que Allende percorreu até virar uma das maiores escritoras do mundo -- uma trajetória nada fácil, por sinal.

Esse livro é absolutamente emocionante, mágico e inesquecível, com lições - despretensiosas, mas certeiras - sobre a morte, o luto, o amor, a família, a ditadura, o exílio e a vida.

Recomendo fortemente a todos!
Joao 14/02/2023minha estante
Depois da experiência maravilhosa que tive com "A casa dos Espíritos", pretendo ler tudo que essa mulher escreveu!

Thamiris.Treigher 14/02/2023minha estante
João, então você vai amar esse, com toda certeza. Eu também pretendo ler tudo dela, essa mulher é surreal!