Últimos Poemas

Últimos Poemas Pablo Neruda

Resenhas - Últimos Poemas

bistaka 15/06/2024

Primeiro livro que li do Neruda e terminei planejando ler outros. Os poemas são lindos e tão sentimentais, fazendo-nos lembrar que a beleza da arte e da vida está no simples fato de vivermos, de sofrermos, de rirmos, de nos transformarmos e de um dia partirmos.

Leitor Distraído 30/04/2024

Clima em versos
Lindo livro, escrita cheia de enigmas, beleza e sentimentos. Poemas construídos com simplicidade em sua linguagem, porém com rica carga poética e clima. Vale muito a pena! Indico a leitura juntamente com uma ótima xícara de café para acompanhar. ?Foi tão belo? lê-lo ?quando? lia. ?

thaisspleen 29/04/2024

... Paciência
"Se cada dia cai
dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.

Há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência."

palloma.pp 20/01/2024

"[...]Foi tão belo viver
quando vivias!

O mundo é mais azul
e mais terrestre de noite,
quando durmo,
enorme, dentro de tuas breves mãos."
(p. 139)

itsmarianita 08/01/2024

O último livro de Neruda
Gostei bastante da escrita desse célebre ganhador de Nobel escritor chileno Pablo Neruda. O livro é curto, mas com lindos poemas. Talvez se eu tivesse começado não pela última obra de sua vida, e sim por outros livros anteriores, essa leitura teria saindo mais emocionante.

Ross 03/01/2024

Poemas cheios de melancolia, amor e saudosismo. Da pra sentir a brisa do mar nas palavras de Neruda. Relerei sempre que quiser um afago dele.

milton_rocha 25/12/2023

Lindo
O livro permeia os últimos poemas deixados em vida pelo poeta, com alguns deles sendo acabados no seu leito de morte.

Os sinos, as ondas, o mar e a dureza das rochas são amplamente discutidos como fatores de vida e execução de uma boa vida. Em partes pelo barulho do mar e pela natureza repetitiva, e em outros cenários pela casa em Isla Negra, que reunia todos esses elementos.

O mais impressionante é o amor por Matilde, resgatado várias vezes com os elementos favoritos do poeta, emocionante de fato! Um dia espero sentir por alguém o que leio que Neruda sentia por Matilde, magnífico.

?Luego estos viajes
y el mío mar de nuevo:
tu cabeza en la cabecera,
tus manos voladoras
en la luz, en mi luz,
sobre mi tierra.

Fue tan bello vivir
cuando vivías!

El mundo es más azul y más terrestre de noche, cuando duermo enorme, adentro de tus breves manos.?

It's Gi (Taylor's version) 18/12/2023

Livro para quem já conhece Neruda
Sinto que comecei a ler Neruda pelo livro errado.
Gostei dos poemas de um modo geral. Tem muitas coisas lindas, coisas bem melancólicas, mas nenhum fez eu sentir o peso das palavras, a tristeza ou alívio da morte.
No mais, com certeza lerei outros poemas de Neruda se eu tiver a chance.
Recomendo para quem já gosta da poética nerudiana.

AlAxia.Amaral 10/12/2023

Apaixonada!
Mais um livro favoritado e direito do meu coração, Pablo colocou aqui poemas lindos que mexeram comigo. Se tornou agora meu escritor favorito ? Amei demais essas três leituras ?????

Vittor 12/10/2023

Indispensável
Livro maravilhoso junta vários poemas do Neruda, edição bilíngue boa para ler o original e a tradução logo ao lado, neruda é indispensável para todo amante de poesia.

Rodsluvian 21/08/2023

Deixou a desejar
Por mais que eu ame Neruda, esse livro eu não curti tanto quanto eu costumo gostar dos poemas dele. Infelizmente.

Kathleen 04/07/2023

Estava decidida a ler um livro de poemas e peguei esse pra ler. É um livro curtinho que toca na existencia de ser poeta, de refletir sobre a vida e sobre as coisas que nos perpassam. Não me foi um livro tão memorável, mas foi bem interessante a experiência.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/05/2023

A grande voz de Neruda se levanta pela última vez, cheia de nostalgia e melancolia, mas como querendo condensar nestes últimos poemas o sentido de toda a sua obra. Na sua leitura, poderíamos dizer, como o poeta à sua amada Matilde: "Foi tão belo viver enquanto vivias".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525407016

Volmir.Cardoso 01/05/2023

Neruda, pleno em seus últimos poemas
Neste livro, temos os últimos poemas de Pablo Neruda, escritos próximos de sua morte em 1973. Há uma indagação final sobre o ego, sobre o papel do poeta, muitas vezes próximo do papel de um tocador de sinos, anunciando algo óbvio, mas imperceptível. Há também a figura de Matilde, a amada que ajuda o poeta, sua Beatrice.
A tradução é ruim nesta edição, pois não respeita os ritmos propostos por Neruda. Ainda bem que é bilingue.