Bluebird, Bluebird

Bluebird, Bluebird Attica Locke

Resenhas - Bluebird, Bluebird

Fabio Pedreira 18/02/2021

Bluebird, Bluebird
Darren Mathews é um agente negro da força especial Texas Ranger. Ele tem sentimentos bem conflitantes sobre o estado, já que ao mesmo tempo que cresceu ali e adora tudo aquilo, o Texas também é a casa de uma das maiores irmandades arianas do país.⁣

Ele até tentou se afastar, indo cursar direito, mas a vida acabou trazendo-o de volta e fazendo com que se tornasse um Ranger. Agora, devido a uma situação complicada, Darren está com seu distintivo em jogo. Mas, dois assassinatos - o de um advogado negro de Chicago e uma mulher branca local - na pequena cidade de Lark pode fazer com que ele tenha a chance de se redimir. Mas claro que não vaibser fácil assim.⁣

Tem um tempão que eu queria ler esse livro, e felizmente ele não me decepcionou. Blue Bird, Blue Bird é um thriller que tem como foco toda a questão racial, mas apesar de o foco ser o interior do Texas, onde isso essas diferenças são mais enraizadas, ela trata da questão como um todo.⁣

Um livro que certamente tem um peso enorme e talvez tenha um peso dobrado quando se refere aos Estados Unidos. Principalmente por tudo que tem passado ultimamente.⁣

É um livro bem rápido de ler, da pra fazer isso em um dia. E a trama é muito interessante, lembrando um pouco o estilo de faroeste moderno. Aliás, devido a toda questão dos Rangers e o clima de western, o livro me lembrou muito a série Longmire.⁣

Mas um dos pontos fortes são os personagens. A autora construiu personagens muito bem desenvolvidos, fáceis de se importar e/ou odiar. ⁣

O livro todo é como se fosse um filme. Provavelmente o fato da autora ser roteirista contribua pra isso, e certamente me fez querer ver esse livro sendo adaptado.⁣

O fim também deixa um gancho para a continuação (sim, são dois livros). A história desse termina aqui, não é final aberto, mas ainda assim, tem um gancho envolvendo a vida pessoal de Darren. Espero muito que a editora traga o segundo livro.⁣

No fim, Blue Bird, Blue Bird é um bom thriller, recomendo demais pra quem gosta do gênero e pra quem não gosta também.

Diogo Matos 08/03/2021

Um bom policial
O livro aborda uma investigação de crime racial no sul do Estados Unidos, mais especificamente no Texas.

Nosso protagonista é um Ranger negro, que durante a sua investigação se depara com o preconceito e segregação presente na área até os dias atuais, levando em conta que história se passa em 2016.

Trata-se de uma ótima leitura, pois a investigação é bem trabalhada e as pontas amarradas em seu desfecho.

Recomendo a leitura.

Janine 09/03/2024

Recomendo
Que livro impressionante, a leitura é como assistir a um filme, te prende do início ao fim. Muito reflexivo por tratar de questões raciais e sobre a cultura texana. Comecei sem expectativas e me surpreendeu.

Thainá - @osonharliterario 06/10/2020

O ódio racial e a obsessão romântica nos dias atuais
Nascido e criado no Leste do Texas, o local que adora chamar de lar, por influência de seu tio e por também desejar trazer a justiça que as pessoas negras merecem Darren Mathews tornou-se um Texas Rangers, sendo um dos poucos homens negros com tamanha autoridade. Entretanto o seu distintivo é retirado e Darren é suspenso da polícia quando tenta ajudar e acalmar um amigo que tem a propriedade invadida, resultando em um assassinato inesperado.

Enquanto tenta clarear a mente e não surtar com a decisão futura sobre o possível destino do amigo e o seu próprio, Darren fica sabendo de um assassinato que ocorreu em Lark, uma cidade próxima: um homem negro, residente de Chicago, e uma mulher branca, residente local da cidadezinha, foram mortos e seus corpos encontrados em um rio. A autoridade de Lark não vê uma ligação entre os dois assassinatos e afirma a possibilidade de que o homem desconhecido foi morto em um assalto, dando assim mais atenção a morte da mulher branca.

Darren, curioso com o ocorrido e desejoso por respostas, adentrará em um jogo de poder muito perigoso para pessoas de sua raça, tendo assim que lidar com o desdenho e má investigação da polícia local como também com a própria IAT, a Irmandade Ariana do Texas.

Quanto mais o Texas Rangers cava, mais problemas e menos soluções ele encontra. Os dois crimes estão mesmo relacionados? Um deles é um crime de ódio contra a raça do homem negro ou Darren está vendo apenas o que deseja ver? E a justiça? Ela realmente acolhe a todos ou apenas aqueles que a convém?

A autora tem uma escrita única – lenta, mas repleta de detalhes – que nos deixa instigados a saber o que está acontecendo de verdade naquela cidade. O que não estamos vendo? Ela trata de crimes raciais, racismo e ódio, de maneiras tocantes, sufocantes e incômodas. É impossível ler e não se sentir incomodado com tais nomes, tais termos.

O livro se passa em 2016, mas o racismo ainda é tão vivo no Leste do Texas (como em outros lugares) que, muitas vezes, temos a impressão de estarmos lendo uma história do século passado. E isso nos mostra como as barreiras raciais ainda permanecem intactas através dos anos, e isso talvez seja a parte mais aterrorizante da obra.

Bluebird, Bluebird é um livro enriquecedor, tanto por conta dos temas abordados como também pela obra em si, pelo seu significado. A leitura nos faz abrir os olhos para a realidade de agora que, mais do que nunca, precisa ser transformada, mudada. Por isso recomendo demais esse livro, principalmente pelo forte tema racial e de intrigas familiares ambientadas no Texas.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/10/06/resenha-bluebird-bluebird-attica-locke/

DêlaMartins 17/10/2022

Racismo, polícia, supremacistas brancos, crimes
É o meu 50o livro deste ano!!! Nem eu acredito... Com a ajuda da insônia durante o fim de semana, li rapidinho, mesmo não sendo um livro para devorar.
Romances policiais não fazem parte das minhas preferências, mas vi que era relativo a racismo e arrisquei.

A narrativa é no Texas, num lugarejo pequeno, Lark, onde existe muito racismo e uma gangue de supremacistas brancos que intimida os negros e faz "justiça " com as próprias mãos. Darren, policial do Texas Rangers, uma polícia especial do estado, sempre quis uma oportunidade para atuar em casos de crimes de ódio racial e, acaba se envolvendo na solução de um caso de assassinato de um homem negro, seguido por um assassinato de uma mulher branca. Embora a polícia local não tenha dado importância para a morte do negro, Darren acredita que os casos estejam interligados e assim atua, contra a maioria dos envolvidos. Darren é negro e, quando se envolve no caso, o faz de forma errada porque estava suspenso por ajudar um negro sem autorização de seus superiores. Isso traz alguns problemas para ele.

Mexendo onde não deve, Darren bate de frente com forças violentas da irmandade ariana. A narrativa toda é sobre a busca da solução dos crimes, sem muita ação, com poucas surpresas. Outros personagens estão envolvidos e suas histórias são também narradas no livro.

O racismo sem máscara de cidadãos norte-americanos e, aqui é bom ressaltar que esse racismo não vem só de civis, mas de autoridades e entidades oficiais também, está presente no livro inteiro. Chocante.

Um bom livro, mas recheado de estereótipos.

iasmin 20/02/2024

Muito bom, merece mais reconhecimento!!a leitura foi bem tranquila e fácil, o livro traz uma temática super atual com questões qe precisam ser trazidas a tona ao debate na sociedade contemporânea, todas abordadas com uma leveza surreal, apesar de trazerem tanta significância