Ou o poema contínuo

Ou o poema contínuo Herberto Helder

Resenhas - Ou o Poema Contínuo

Carla Porto 23/05/2016

na porta
não me surpreende ninguém ter ousado resenhar este livro. quisera ter esta honra mas confesso , não foram poucos os poemas em que meus olhos apenas percorreram as letras sem entender o mínimo sentido do máximo ofertado. com certeza foi dado à Helder o mastro das melhores palavras e dos vínculos entre elas. os poemas colhidos das laranjas, mármores, corolas, humus, das alturas profundas nos é ofertado mas não numa bandeja. há em mim uma angústia por não alcançar esse todo imenso. nunca li algo assim. que desconcerto. em poeta algum. resta deitar vênia a este homem poderoso, detentor deste cedro-pena que esculpiu esse poema contínuo. e almejar, visceralmente, numa releitura futura, alcançar um novo porcento de tudo que Herberto abraça, depois ergue. me esforcei por não abandonar este livro, como se segurasse um raio quente de luz demais. fui mais adiante, vou até o fim, mas há ainda um caminho por onde merecer esta obra. estou parada na porta, esperando ser atendida.