To Sleep in a Sea of Stars

To Sleep in a Sea of Stars Christopher Paolini

Resenhas - To Sleep in a Sea of Stars

GabrielCohen 30/03/2023

Ótimo exemplo de Space Opera!
O que dizer sobre este livro? Encontro-me, ainda, absorto em pensamentos após o término de sua última página. Quando terminei de ler o livro e o fechei pela última vez, o som das páginas cerrando mais me fez lembrar de portões tombando; bloqueando uma assombrosa estrada pelo resto da eternidade.

Começarei dizendo que esta review será completamente enviesada pelo meu julgamento pessoal. Desde pequeno gostei das obras de Christopher Paolini. Para mim, Eragon foi o ponto chave para que eu, de fato, me interessasse em ler outras obras. Foi a virada da chave que me abriu infinitas portas para este mundo incrível de leitura. E To Sleep in a Sea of Stars foi um regresso a fascinate escrita de Paolini. Por isso, quando terminei de lê-lo, fechei mais uma porta com enorme pesar. Dito isto, terão pessoas que discordarão de mim (um terrível erro, sim).

A primeira coisa que me surpreendeu neste livro foi o quão brutal ele se apresentou logo no começo. Não no sentido de ter muita sangue ou membros voando por aí (que tem, mas não foi isso que chamou minha atenção); falo da brutalidade no sentido do quão realista o livro se fez (e não estou falando sobre a porção de ficção científica). O livro deixou explícito que as ações de um personagem tinham consequências reais e que não teriam nenhuma mágica ou super conveniência pra salvá-lo de sua ingenuidade ou arrogância.

Faz-se evidente, também, a extensiva pesquisa e estudo que Paolini fez no decorrer do livro. A forma que ele moldou teoremas e teorias em ficção sem perder a sensação de uma estrutura concreta foi sensacional. Com o passar das páginas o leitor é apresentado a novos pedaços e avanços tecnológicos; que imprimem uma certa crença de realidade naquele que lê a obra. Teve momentos que nem parecia ficção, beirando a realidade de uma forma agradável, nem um pouco entediante. Vale destacar, também, a atmosfera sensacional do livro. Paolini fez um ótimo trabalho ao retratar a ausência de gravidade no espaço e conseguiu, com maestria, transportar o leitor para o ambiente.

Passando para os personagens, não teve um único que conseguiu me entediar. Foi supreendentemente agradável ler sobre as idiossincrasias de cada um deles em particular; cada personagem evidentemente humano e cheios de falhas, mas igualmente carismáticos a sua própria maneira. Kira, a personagem principal, foi como um sopro de ar fresco. Em meio a tantos livros com protagonistas ?heróis? que não pensam duas vezes antes de se sacrificar para o bem maior, ler sobre um personagem com um certo egoísmo humano criou uma grande intimidade e profundidade com o decorrer das páginas. A personagem se fez crível em suas ações, ela tinha medos e desejos; não uma mera fantoche de uma profecia clichê (não que livros com personagens heróicos sejam ruins, apenas saturados).

E o que falar de Gregorovich? Com certeza o personagem mais cativante do livro; cada vez que ele falava algo eu era obrigado a reler a sua fala pelo menos umas três vezes. Não porque o que ele falava era confuso e de difícil entendimento, não? era de uma humanidade assombrante. A arrogância inerente de um ser com intelecto sobre-humano era evidente, assim como a insegurança que infestava sua mente de tamanha grandiosidade. Já tinha algum tempo que não lia sobre um personagem tão carismático. O melhor do livro, sem dúvidas.

Por último, vale ressaltar que To Sleep in a Sea of Stars não é ?hard sci-fi?, então, se você for novo no gênero, ainda poderá acompanhar tudo o que está acontecendo. Por favor, faça um favor a si mesmo e dê uma chance a este livro maravilhoso.

JuBarros_ 26/09/2020

A definição de desperdício...
O que dizer sobre esse livro?!

Um livro de ficção científica com uma sinopse intrigante e mais de 800 páginas, o que poderia dar errado??? Então...

Ouvi falar sobre o lançamento desse livro no começo do ano e fiquei mega ansiosa, tanto é que assim que ele foi lançado comecei a ler. Bastaram os primeiros capítulos para perceber que não seria nada do que eu esperava.

Os diálogos nos primeiros 20% do livro são sofríveis, muitas vezes expositivos e artificiais. Os personagens tendem a tomar decisões beeem estranhas, levando em consideração a situação na qual estão e o pouco de backstory que o autor deu pra eles.

Os relacionamentos não tem uma base muito boa, as pessoas se conhecem e depois de algumas horas já estão dispostas a sacrificar a vida umas pelas outras. Tenho que admitir que apesar dessa fundação meio estranha, com o passar do livro você aceita e começa a gostar da maneira com a qual os personagens interagem entre si. Sem sombra de dúvidas as interações da Kira com o ship mind (Gregorovich?) são as melhores, a relação deles é a que mais faz sentido.

Esse livro deveria ser BEEEM menor. Quando eu penso sobre a história eu gosto das ideias, mas ele esticou tanto (800 páginas!!!) que ficou difícil de aproveitar. No geral o rumo do livro é ok, não é nada revolucionário. As cenas de ação são muito bem feitas, mas muitas vezes eu me peguei entediada no meio delas, não pelas descrições em si, mas porque o desfecho delas e muitas vezes previsível.

Honestamente, depois de uns 50% eu já não me importava mais com o que estava acontecendo. Só continuei lendo porque tinha esperança de que ficaria melhor e estava curiosa com o final dessa história. Acho que a única razão pela qual eu consegui terminar esse livro foi a narradora do audiobook, ela fez um trabalho fenomenal!! Mas tenho que admitir que depois de uns 75% eu aumentei a velocidade do áudio porque não aguentava mais esse livro.

Como essa foi a estréia do Paolini em sci fi, tenho esperança de que nos próximos livros do fractalverse ele vai se sair melhor. Eu gostei das possibilidades que ele deixou pra futuras histórias nesse universo.
Pedro 13/02/2021minha estante
Concordo