A Espanhola Inglesa

A Espanhola Inglesa Miguel de Cervantes

Resenhas - A Espanhola Inglesa

Michela Wakami 20/12/2023

Amei
A nossa protagonista além de ser muito bela é uma criatura admirável.
Dessa forma ela conquista o coração de quem a tem por perto.

Mas nem tudo são flores, também temos erva daninha, nessa linda história de amor.
AndrAa58 20/12/2023minha estante
Que legal, Michela. Não estava no meu radar. Você chegou a ler as outras novelas curtas dele?

Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Só li essa, amiga. Mas já quero ler as outras. Você as leu ?

AndrAa58 21/12/2023minha estante
Não, amiga. Foi você que me apresentou, nem sabia que existiam ?

Nat 23/10/2020

Isabela foi sequestrada aos sete anos de idade na cidade de Cádiz por Clotaldo, cavalheiro inglês e comandante de esquadra, pai de Ricaredo. Levada para Londres, a menina é criada como integrante da família mas apresentada socialmente como escrava. A situação complica quando o jovem Ricaredo se apaixona por Isabela, e ambos vão fazer de tudo pra fazer valer seus sentimentos dentro de uma sociedade completamente preconceituosa.

Uma história de amor impossível entre dois adolescentes, é disso que se trata esse livro (que ainda bem, é pequeno). Apesar de não ser muito meu tema favorito graças ao drama que esse tipo de história geralmente carrega, gostei da leitura pela sátira em relação ao preconceito predominante na Espanha do século XVI. Vale a pena, recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/10/198-livros-espanha-espanhola-inglesa.html

Michelle 02/01/2022

A espanhola inglesa
Dom Quixote De La Mancha é a obra favorita, li adaptações e a obra original. Então, quis conhecer essa novela escrita por Cervantes, e essa edição tem uma boa apresentação de Fernando Sabino.

Ana 05/10/2020

Romanesco
Clotaldo, um cavalheiro inglês e comandante de uma esquadra, rapta em Cádiz, uma criança chamada Isabela e leva-a para Londres, criando-a como sua filha. Na capital da Inglaterra a menina é apresentada perante a sociedade como escrava. O tempo passa, e a jovem se envolve romanticamente com Ricaredo, filho de Clotaldo. Ricaredo e Isabela precisam enfrentar os preconceitos e limitações da sociedade européia do século 16, na qual católicos e protestantes não podiam sequer conviver. Muito interessante.

Jansen 03/04/2015

Muito bom. Não pode deixar de ser lido.
Muito bom. Esta novela faz parte da sua obra Novelas Exemplares. Uma novela singela, que reflete todo o charme da época, seus bandidos e as ações nobres que foram muito bem descritas por Cervantes e era uma característica daquele tempo. Personagens fortes e um romance bonito. Diversão garantida.
Tradução de Luis de Lima e Apresentação de Fernando Sabino (ótima).

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
É a história de amor de Ricaredo e Isabela, que parece impossível de ser consumado. Muitas coisas acontecem nesse livro de Miguel de Cervantes para distanciar os apaixonados. É um romance bastante romântico e cheio de reviravoltas.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Manu 21/06/2021

A Espanhola Inglesa é uma pequena novela que conta as aventuras de Isabela, uma espanhola tirada de seus pais ainda criança, para ser criada de uma nobre família inglesa.
Conforme foi crescendo, ela mostrou ser uma jovem não só muito bela, mas também com todas as virtudes que se esperava de uma jovem àquela época.
Sem surpresas, o filho da nobre família inglesa, Ricarendo, apaixonou-se pela bela criada. O seu amor foi correspondido e trocaram promessas de casamento. Mas logo muitos obstáculos surgiram, sendo um deles o Conde Ernesto, apaixonado pela bela criada.
A novela apesar de curta, é incrível. Cervantes transmitiu nas poucas páginas, uma história com traços únicos, cativante, heróica, muito romântica e com grandes marcas da fé católica dos Espanhóis frente ao protestantismo Inglês.

Renata 31/12/2023

Uma novela que se lê em poucas horas, não só porque o livro é curtinho mas porque a gente não consegue se desgrudar das páginas. Escrita dinâmica, uma história de amor muito gostosa e claro que não podia faltar o tque de aventura de Cervantes. Amei!

Luiz Pereira Júnior 19/07/2022

Água com açúcar, sim, mas sem demérito por isso.
Primeiro, um aviso: “A espanhola inglesa” já consta de “Novelas exemplares”, a segunda obra mais conhecida de Cervantes (só perdendo, é claro, para o “Dom Quixote”).

Dito isso, eis o resumo da ópera (ou melhor, da novela): uma menina espanhola linda e graciosa é raptada e levada para a Inglaterra. Criada pela família de seu nobre raptor, cai na paixão do filho de seu raptor. O tempo passa e o amor amadurece entre as duas crianças. A rainha da Inglaterra escuta falar de sua beleza e de sua graça e ordena que a jovem vá morar na Corte. Para que o jovem prove merecer a linda espanholinha, a rainha impõe ao seu amado uma prova de fogo. Bem, a partir daí, tudo que eu escrever pode ser um spoiler (e não desejo estragar as surpresas que, a bem da verdade, nem são tão surpresas assim...).

Personagens maniqueístas com pouquíssima densidade psicológica (visto que era praticamente uma obra de entretenimento para a época), retrato da vida na Corte, pouca crítica social (a não ser que o leitor moderno observe por outros ângulos certos trechos da história), aventuras em cima de aventuras (todas contadas sem o mínimo de detalhes), enfim, uma obra para ler de uma sentada, sem maiores preocupações e tendo em mente o contexto da época.

Vale a pena? Claro que vale. Afinal, pode não ser o “Dom Quixote” (aliás, pouquíssimas obras poderiam se equiparar ao Quixote), mas ainda assim não é tão diferente de certos romances água-com-açúcar nos dias de hoje, se é que você me entende...

Robert 03/10/2023

Recomendo
Esse foi o primeiro livro/ Texto que li do Cervantes.
Eu recomendo para os que ainda leram. Especificamente, essa novela é simplesmente uma obra envolvente, embora a obra não seja complexa e nem traga um desenvolvimento da psiquê dos personagens, embora Cervantes tenha sido o percursor do realismo, essa "novelinha" cheia hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses, proporciona certas tensões, medo e esperança.
Como quase sempre na literatura barroca. Fato é caros amigos, leitores ou possíveis leitores, que não só existe um certo apelo aos amores impossíveis como alvo central da narrativa, como uma rica documentação dos antigos costumes da corte. A obra também não deixa esquecer um dos traços mais covardes e perigosos do ser humano, a inveja, para não lhes dar mais informações que comprometa a surpresa da leitura, para por aqui dizendo; leiam essa pequena obra.
Confesso que fiquei na expectativa para ler Dom Quixote.

Henrieth Hasse 05/02/2022

É um livro curto, dá pra ler em quase uma hora, ou nem isso. Gostei muito da história e da pompa do vocabulário.
E deixo um viva pra Isabela e Ricaredo ??

Oberdan 10/12/2022

Dois amores
Fechado na embalagem resolvi ler essa pequena novela de um dos autores muito conhecido pelo seu cavaleiro Dom Quixote, minha primeira leitura desse autor.
Falando de amores e aventuras uma mescla de sentimentos, A espanhola inglesa não foge da regra onde as personagens tem no decorrer da narrativa a inveja, a honra e a felicidade.
O que dizer mais da história, seria só spoiler.

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Dramalhão
Prepare a caixa de lenços... Sabe aquelas novelas mexicanas que passam na TV aberta durante as tardes? "La Española Inglesa" seria um enredo perfeito para elas.

Trata-se de uma história de amor com todos os ingredientes necessários para desunir o casal apaixonado, Isabela e Ricaredo, mas no último capítulo, o bem vence o mal e não dá para acreditar como tanta infelicidade pôde andar junta em apenas cem páginas. Veja só a lista: sequestro, conflito religioso, casamento por interesse, traição, envenenamento, um herói feito prisioneiro e uma mocinha com o rosto desfigurado a caminho de um convento.

Isso é Cervantes na melhor forma. Abordando as crenças e costumes da época, às vezes, um tanto estranhos aos nossos olhos, essa história foi escrita por um narrador genial, contemporâneo de ninguém menos do que William Shakespeare. Enfim, dois países rivais no século XVII que fizeram desse período, os anos de maior brilho da literatura ocidental.

Nota: Curiosamente, as personagens inglesas possuem nome em espanhol.