Aventuras de Hans Staden

Aventuras de Hans Staden Monteiro Lobato

Resenhas - Aventuras de Hans Staden

Teka Maia 15/04/2024

Todos amam escutar histórias da dona Benta, todos se reúnem na varanda para atentos escutar as histórias da dona Benta...

Ivan.Lucas 25/07/2023

Agradável
É uma leitura bem agradável e ao mesmo tempo que nos diverte, nos ensina um pouco sobre nossa história e nossa gente. Interessante também vermos alguns dos personagens do Sítio em meio a narrativa. Recomendo!

Cristiane 09/07/2023

Muito interessante!!
Uma nova descoberta ocorreu enquanto lia esse livro, pois até o momento dessa leitura, não conhecia a história de Hans Staden.
Além de ter me divertido muito com as aventuras do personagem, e com a turma do Sítio, ainda pude aprender algo novo.
Após a leitura fui pesquisar mais sobre Hans e descobri que ele foi muito importante para que a literatura de nosso país fosse conhecida fora do Brasil, seus relatos viajaram o mundo, e isso é muito importante e especial.
Mais uma leitura rápida e enriquecedora!
Recomendo!

Luana 09/07/2023

Leitura de Conforto
Ao ler a obra de Monteiro Lobato,sinto voltar aos tempos de infância e gosto desse sentimento.A escrita é fluida e bem organizada e demonstra que é fácil ensinar história do Brasil de maneira leve.Pretendo reler todas as obras do Sítio PicaPau Amarelo.

Palloma.Alessandra 26/03/2023

Uma aula de história
Dona Benta conta aos seus netos a história de Hans Staden e as aventuras que ele viveu aqui no Brasil.

Guilherme Amaro 05/01/2023

As Aventuras de Hans Staden - Adaptação de Monteiro Lobato
As Aventuras de Hans Staden - Adaptação de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato quis que as crianças brasileiras conhecessem essas histórias. em reescrever essa edição para o público infantil. Primeira edição é de 1927, mas esse livro foi publicado em 2019, editora Ciranda Cultural, contém 80 páginas, com diversos desenhos do ilustrador Fendy Silva.
Dona Benta reconta esta que é uma das primeiras aventuras acontecidas em terras brasileiras para a turrma do Sítio do Picapau Amarelo.

" Que boa vida! - exclamou o menino. - Bem diz vovó que a história da humanidade é uma pirataria sem fim..." pg 17

- "Hans tinha consigo no forte um escravo cariótipo, que para ele caçava e o qcompanhaa em excursões. Certo dia en que apareceu a visita ao forte un tal de Heliodoro Hesse, gerente de um engenho de cana de São Vicente, Gabs que na véspera mandara o carijo à caça, ficou apreensivo com a sua demora. E foi procurá-lo, encontrou-o, e já vinham os dois de volta, a conversar, quando de súbito uma gritaria irrompeu de dentro da mata e um bando de selvagens surgiu, de flechas apontadas." Pg 33

" Os selvagens tinham muito apreço às penas do Guará, que lhes serviam de enfeites. Aqueles índios haviam justamente com a ideia de apanhar guarás. O destino quis que em vez dessa caça de penas vermelhas encontrassem um bípede de cabelos louros."
" Nisto surgiu na praia um grupo de tupiniquins, com vários portugueses à frente. É que o escravo carijó, que conseguira fugir quando os índios agarraram o artilheiro, correrá ao forte e deram o alarme.

" Por essa época surgiu em Ubatuba outro navio vindo de São Vicente. Embora inimigos, os portugueses e Tupinambás não deixavam de entrar em negócios. Esses índios produziam muita farinha de mandioca, gênero que os portugueses faziam grande consumo nas suas plantações, lavradas por escravos." Pg 60

" Adeus irmão! - disse Sánchez. - " Antes que eles ataquem a Bertioga, serão atacados pelos Tupiniquins cujas canoas estão prontas. Não desabjmes. Deus te há de acudir em melhor momento, já que neste nada podemos fazer pela tua salvação. " Pg 62

" O comandante disse-lhes que sua intenção sempre fora deixar o prisioneiro com Abati; mas o dez irmãos queriam o contrário, não tinha meios de resistir ao número. A comédia acabou bem. O comandante pediu as facas, espelhos, machados e pentes e entregou tudo a Abati." Pg 78

" O navio chamava-se Catherine de Vataville e tinha por comandante o capitão Guilherme de Moner." Pg 79

Elaine Messias 23/08/2022

Um Lobato na semana do Folclore
A intenção era terminar de ler ontem (dia 22) que é o dia do folclore, mas só terminei esta manhã e está valendo. O livro é um serão de D. Benta às crianças sobre Hans Staden e suas aventuras entre os índios Tupiniquins e Tupinambás. Uma ?resenha? de Duas viagens ao Brasil, por assim dizer, e o reconhecimento de que o livro de Staden foi o primeiro livro sobre nosso país.

Flávio 28/11/2020

Antropofagia
Publicado em 1927, esta obra conta a história do Alemão Hans Staden, que veio ao Novo Mundo em um navio espanhol. Foi náufrago, participou das guerras terrestres contra os nativos, e por fim, foi capturado pelos Tupinambás, que continha a cultura da antropofagia. Toda a obra se passa em uma leitura dessa aventura, feita por Dona Benta, aos seus netos Narizinho e Pedrinho.

EvaíOliveira 16/02/2020

Mais uma aula de história na obra de Lobato
A leitura da vez de dona Benta para seus netos é a história de Hans Staden, comentada pelas crianças.

><'',º> 16/09/2019

"O moço Staden tinha o temperamento aventureiro; não se contentava com o sossego da cidade natal. Queria ver o mundo, viajar, cortar os mares, e insistia nisso por mais que seu pai lhe dissesse que boa romaria faz quem em casa fica em paz.".

Assim começa a aventura de Hans Staden, jovem alemão que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1548 e, em sua segunda viagem, foi capturado por índios canibais. Após naufragar na costa brasileira, o aventureiro encontra refúgio e vai trabalhar para a coroa portuguesa no Forte de Bertioga.

Ao sair para procurar um escravo, é capturado pelos temidos índios tupinambás, conhecidos por serem antropófagos, isto é, comedores de carne humana! Hans Staden é confundido com um português, povo odiado pela tribo, e agora terá que usar toda sua esperteza para escapar desses apuros.

Lobato reconta a história, dessa vez com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo como ouvintes. Enquanto a avó narra as aventuras do jovem alemão, Pedrinho, Narizinho e Emília não deixam passar nenhuma dúvida, e Dona Benta faz questão de explicar cada detalhe dessa grande saga.

Temas como história e antropologia, a colonização do Brasil, a cultura indígena, costumes, cerimônias e rituais dos índios são apresentados aos leitores.

livralivro.com.br

z..... 20/03/2017

Aventuras de Hans Staden (1927)
Um livro espetacular na série do Sítio do Picapau Amarelo, em que Lobato apresenta a História do Brasil de forma atrativa e instigante para jovens leitores. O drama foi real e impactante, ocorrido na terra recém-descoberta no século XVI, porém, o autor mostrou-se cuidadoso em contextualizar os fatos, que vão se apresentando como uma grande reportagem sobre Hans Staden e o país naqueles tempos.
A história é reveladora do contexto das navegações, das razões de buscas europeias pelo Brasil, da rivalidade entre portugueses e franceses, relação que tinham com os indígenas, cultura destes e significado de muitas palavras que usavam. Dona Benta é a narradora, sem haver qualquer manifestação de Emília, Visconde ou Tia Nastácia.
O texto se desenrola despertando interesse e aprendizagem. No final das contas, ressaltou o prazer pela descoberta e estudos, em valorização aos livros, à História do Brasil e à percepção de se compreender os fatos no contexto em que ocorreram.
Curiosidades à parte, Pedrinho é citado tendo vocação para Odontologia e Dona Benta reforça a imagem de uma educadora que se fez ausente em outros livros de Lobato em certos aspectos.
Fechando a história, em minha visão, faltou o relato do tempo de cativeiro do Hans Staden (9 meses) e também dar uma enfatizada que a experiência resultou em um dos primeiros livros sobre o Brasil.

Vini 27/10/2014

Ensinando de verdade.
Neste livro Monteiro Lobato reconta o livro "Duas Viagens ao Brasil" de Hans Staden pela ótica de Dona Benta e divertidas intervenções de Narizinho e Pedrinho.
Sempre de forma muito didática o autor explica termos tupi e questões culturais tanto dos povos selvagens quanto dos colonizadores do século XVI.
Trata das diferenças sociais da melhor forma: através da compreensão das diferenças.
É sem dúvida um livro que deveria figurar dentre a leitura obrigatória de todos os estudantes do ensino fundamental no nosso país.

site: http://e-vidabesta.blogspot.com.br/

Silvio Almeida 02/02/2014

Uma leitura imprescindível
Li a versão em quadrinhos adaptada e editada pela editora Globo.

Um livro que une conhecimento e entretenimento, de fácil leitura, agrada jovens e adultos.

Monteiro Lobato deveria ser leitura utilizada em todas as escolas do nosso país.

Regis santos 30/11/2011

As aventuras de Hans Staden
Aventuras de Hans Staden.
Este livro, de Monteiro Lobato, conta a historia de Hans Stadem um aventureiro alemão que é capturado e aprisionado por indigenas durante meses, e é quase devorado pelos indios, mais por sorte conseguiu escapar da morte e tambem da aldeia.

Gabriele Habitz 30/11/2011

Aventuras de Hans Staden
Neste livro conta a historia de Hans Stadem um aventureiro alemão que é capturado e aprisionado por indigenas durante meses, e é quase devorado pelos indios, mais por sorte conseguiu escapar da morte e tambem da aldeia.